Ir para conteúdo

Alunos Entram Em Confronto Com A Polícia Militar Na Usp


verdegulho

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

O clima na USP é de perseguição, João Grandino, o atual reitor, é um extremista

Lincoln Secco: A USP deve ter autonomia, sim!

por Lincoln Secco

Não é comum ver livros como armas. Enquanto no dia 27 de outubro de 2011 a imprensa mostrou os alunos da FFLCH da USP como um bando de usuários de drogas em defesa de seus privilégios, nós outros assistimos jovens indignados, mochila nas costas e livros empunhados contra policiais atônitos, armados e sem identificação, num claro gesto de indisciplina perante a lei. Vários alunos gritavam: “Isto aqui é um livro!”.

Curioso que a geração das redes sociais virtuais apresente esta capacidade radical de usar novos e velhos meios para recusar a violação de nossos direitos. No momento em que o conhecimento mais é ameaçado, os livros velhos de papel, encadernados, carimbados pela nossa biblioteca são erguidos contra o arbítrio.

Os policiais que passaram o dia todo da última quinta feira revistando alunos na biblioteca e nos pátios, poderiam ter observado no prédio de História e Geografia vários cartazes gigantes dependurados. Eram palavras de ordem. Algumas vetustas. Outras “impossíveis”. Muitas indignadas. E várias poéticas… É assim uma universidade.

A violação da nossa autonomia tem sido justificada pela necessidade de segurança e a imagem da FFLCH manchada pela ação deliberada dos seus inimigos. A Unidade que mais atende os alunos da USP, dotada de cursos bem avaliados até pelos duvidosos critérios de produtividade atuais, é uma massa desordenada de concreto com salas superlotadas e realmente inseguras. Mas ainda assim é a nossa Faculdade!

É inaceitável que um espaço dedicado à reflexão, ao trabalho, à política, às artes e também à recreação de seus jovens estudantes seja ameaçado pela força policial. Uma Universidade tem o dever de levar sua análise crítica ao limite porque é a única que pode fazê-lo. Seus equívocos devem ser corrigidos por ela mesma. Se ela é incapaz disso, não é mais uma universidade.

A USP não está fora da cidade e do país que a sustenta. Precisa sim de um plano de segurança próprio como outras instituições têm. Afinal, ninguém ousaria dizer que os congressistas de Brasília têm privilégios por não serem abordados e revistados por Policiais. A USP conta com entidades estudantis, sindicatos e núcleos que estudam a intolerância, a violência e a própria polícia.

Ela deve ter autonomia, sim. Quando Florestan Fernandes foi preso em 1964, ele escreveu uma carta ao Coronel que presidia seu inquérito policial militar explicando-lhe que a maior virtude do militar é a disciplina e a do intelectual é o espírito crítico… Que alguns militares ainda não o saibam, é compreensível. Que dirigentes universitários o ignorem, é desesperador.

Lincoln Secco é professor livre-docente de História Contemporânea da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

quero ver fazer "massagem" em mim sozinho, sem uma arma na cinta e sem a farda, vai toma tanto soco na cara que nem o pai vai reconheçer. digo e repito coxinha cuzão tira a farda e vem na mão, e pra mim os cara da usp tava mais do que certo, vai pega ladrão porra, não estudante maconhero, como se não tivesse coisa muito mais importante pra fazer, como ja é grito nas arquibancadas inglesas: ALL COPS ARE BASTARDS

Esse tipo de pensamento que não cabe nos dias de hj...os PMs usam arma e cacetete exatamente pq alguns acham que podem resolver as coisas na força...e no mundo civilizado, o monopólio da força é do Estado, isso é um ponto pacífico, senão vira floresta, lei do mais forte e os mais fracos que se fodam.

Não concordo, no meu ver a galera da USP ta representando, se todos agirmos assim a maconha legaliza amanha, agora se todos esperarmos que venha uma divindade selestial e regulamente a maconha, vamos ficar esperando muito tempo ainda.

:335968164-hippy2:

Discordo completamente, fale com as pessoas sobre a repercussão desse fato, pelo menos entre meus conhecidos, a imagem que ficou é de um bando de maconheiros muleques, irresponsáveis, que preferem ver alguém baleado no campus do que conviver com a PM pq a PM não vai deixar fumar maconha no estacionamento da faculdade...porra, sobe numa árvore, vai andar de carro, se esconde na escada....o que naõ dá é pra achar q a polícia não tem que cumprir a lei, IMO, viajaram.

Além de não deixar fumar maconha na frente da viatura, o que mais a presença da PM numa faculdade atrapalha???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada né Togo, afinal tu é Homem, Branco, Heterossexual, Empresário e ainda se acha bonitão... Hehehe..

Agora queria ver se tu nao fosse... Nao tivesse a cara da USP apesar de estudar lá... Ser preto, pobre e feio e tomar enquadro da policia justamente por isso...

JÁ Cansei de dizer a seguranca dos campus deve ser de responsabilidade da porra da prefeitura universitária. Quantos bandidos e estupradores a porra da PM tirou de circulação do campus nesse tempo de convênio?

Esse terrorismo da seguranca publica, a sedução das grades e do policiamento ostensivo criam esse senso comum alienado... Pra nao dizer torpe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

isso e o que ele diz neh.. certeza mesmo agente só tem de que ele eh retardado mental.

mas beleza esse tipo de doente da cabeça gosta e precisa de atençao, por isso ele fica nessa, eh só ignorar que ele vai precisar achar outro meio pra gerar polemica, e q seja o meio do cu dele no caso neh ehehehe

rsrsrs

É verdade....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O conflito na USP

Prof. Dr. Henrique S. Carneiro (DH-FFLCH-USP) 30/10/2011

A tentativa de prisão de três estudantes pela PM na FFLCH e a reação dos seus colegas em sua defesa é um episódio revelador das muitas contradições que existem em nossa sociedade.

Em primeiro lugar, fica patente o sentido absurdo do proibicionismo de certas drogas. O uso de cigarros ao ar livre em lugar retirado seja de tabaco, de cravo ou de maconha, não afeta ninguém exceto os seus usuários. É uma conduta tipificada na teoria do direito como isenta de qualquer princípio de lesividade. O bem estar público não estava sendo afetado. Ninguém estava sendo ameaçado em seus direitos nem havia nenhuma violência em curso. A própria legislação vigente por meio da lei 4330 já entende que o uso de drogas em si não deva ser penalizado.

O uso de maconha em parques, praias e locais abertos é prática disseminada entre milhões de usuários e sua injustificada repressão envolve uma compreensão de que o papel da polícia deva ser o da coerção em massa de práticas culturais recreacionais e de estilos de vida característicos da juventude e das camadas populares. Essa função torna a polícia um veículo de distúrbio da paz social e uma fonte de corrupção devido às extorsões comumente praticadas contra usuários de substâncias ilícitas.

Toda a violência adveio da intervenção da polícia que terminou inclusive usando armas químicas lacrimogêneas que, embora sejam chamadas de “não-letais”, são armas extremamente tóxicas e inclusive cancerígenas. PMs chegaram a ameaçar atirar bombas no interior do prédio da Ciências Sociais e há relatos de que ao menos um tiro foi disparado para o ar. Após a brutal invasão da tropa de choque em 2009, novamente gases tóxicos são espalhados pelos prédios da FFLCH e estudantes agredidos pela polícia que supostamente estaria lá para defendê-los.

A PM no Brasil é um entulho autoritário do período da ditadura militar, é uma polícia militarizada com foros privilegiados que se constitui na força policial mais violenta do mundo, com registro de torturas, assassinatos, até mesmo de juízes, como ocorrido recentemente no RJ, onde a formação das chamadas “milícias” mostra como ocorre um acelerado processo de deriva delinquencial de uma parte do aparelho policial.

O uso de drogas por jovens não pode ser tratado como um caso de polícia. Menos ainda num ambiente escolar, onde o diálogo e a busca de soluções negociadas e não violentas deve ser uma parte constituinte do projeto pedagógico.

O uso de maconha pela juventude há muitas décadas é parte tanto de uma atitude de rebeldia e desafio, elogiável característica da juventude que lhe confere boa parte de sua capacidade de indignar-se, como de uma busca de recursos alternativos aos remédios farmacêuticos para se lidar com a tensão e ansiedade da vida contemporânea ou para se potencializar a criatividade. Quando se sabe que personalidades científicas como Carl Sagan, Stephen Jay Gould, Oliver Sacks ou Sérgio Buarque de Hollanda usaram maconha não se objeta que tal uso tenha sido contraproducente para sua criatividade. Quando um empresário como Steve Jobs declara que sua experiência com LSD foi uma das coisas mais importantes de sua vida ou quando cientistas como Francis Crick reconhecem que a experiência com psicodélicos tem enorme potencial cognitivo, eles não são acusados de apologistas.

Em 1967, diversos intelectuais de todo o mundo, como Gilles Deleuze, François Chatelet, entre outros, assinaram manifesto publicado no Times de Londres, solicitando a despenalização da Cannabis. Passado quase meio século e essa reivindicação continua presente e, mais do que nunca, necessária.

É mais do que hora da comunidade acadêmica se manifestar novamente contra a proibição do uso da Cannabis, explicar para a opinião pública os argumentos contra a mortífera e imperialista guerra contra as drogas imposta ao mundo pelo governo dos EUA e defender o direito ao autocultivo de maconha e exigir que a questão social e cultural das drogas não continue sendo tratada como caso de polícia.

Se até um professor titular da faculdade, ex-presidente da República, se autocriticou de sua política de drogas e aderiu à campanha antiproibicionista, porque a maioria de nosso corpo docente não se manifesta na forma de um abaixo-assinado contra a continuidade da proibição e perseguição ao uso da maconha no país, propondo uma alteração da atual legislação?

fonte: rede de emails do professor Henrique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo de todos seus pontos togo, monopólio da força deve ser do Estado? Só numa tirania, num estado livre o cidadão comum deve sim ter o direito de se defender, ou senão vira a lei da floresta que você falou, ou tu acha que a polícia pode te proteger? Eu saí dessa ilusão há algum tempo, até porque a casa que eu morava antes já tinha sido assaltada 6 vezes mermão.

E o que o chucknóia falou é perfeito, a mídia utiliza desse terror do aluno assassinado pra amedrontar e defender essa perda de liberdade e autonomia do estudante da USP, como gosto de citações aqui vai uma:

"Aquele que sacrifica sua liberdade por segurança não merece nenhum dos dois. Pessoas dispostas a negociar sua liberdade por segurança temporária não as merecem e perderão ambos." Benjamin Franklin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Nada né Togo, afinal tu é Homem, Branco, Heterossexual, Empresário e ainda se acha bonitão... Hehehe..

Agora queria ver se tu nao fosse... Nao tivesse a cara da USP apesar de estudar lá... Ser preto, pobre e feio e tomar enquadro da policia justamente por isso...

JÁ Cansei de dizer a seguranca dos campus deve ser de responsabilidade da porra da prefeitura universitária. Quantos bandidos e estupradores a porra da PM tirou de circulação do campus nesse tempo de convênio?

Esse terrorismo da seguranca publica, a sedução das grades e do policiamento ostensivo criam esse senso comum alienado... Pra nao dizer torpe...

Fala isso pra família do muleque baleado no estacionamento da faculdade....Depois desse ocorrido, se vc tivesse uma filha que estudasse na USP e saisse de lá a noite, sozinha, ia querer a PM por lá ou não??? Mesmo que ela fosse negra, pobre e feia...

Sedução das grades, terrorismo da segurança pública...esse discurso é muito bonito enquanto vc não se torna a vítima dessa merda toda. Ou vc acha q alguém acha normal e legal viver assim???

Se tão de sacanagem com alguém por lá, que se denunciem esses abusos, mas achar um absurrrrrrrrrrrdo a polícia levar nego fumando maconha pra DP não vai ajudar em nada, é a lei porra, quer a PM não cumpra a lei????

E eu sou feio pra cacete Chuck, nem tenho a ousadia de me achar bonitão.....e ser empresário não quer dizer que tenho grana nem q tenho vida fácil, vc sabe bem disso né não

EDIT- Poderiam fazer um protesto reclamando de enquadros em negros, pobres e feios...aí seria justo

Discordo de todos seus pontos togo, monopólio da força deve ser do Estado? Só numa tirania, num estado livre o cidadão comum deve sim ter o direito de se defender, ou senão vira a lei da floresta que você falou, ou tu acha que a polícia pode te proteger? Eu saí dessa ilusão há algum tempo, até porque a casa que eu morava antes já tinha sido assaltada 6 vezes mermão.

E o que o chucknóia falou é perfeito, a mídia utiliza desse terror do aluno assassinado pra amedrontar e defender essa perda de liberdade e autonomia do estudante da USP, como gosto de citações aqui vai uma:

"Aquele que sacrifica sua liberdade por segurança não merece nenhum dos dois. Pessoas dispostas a negociar sua liberdade por segurança temporária não as merecem e perderão ambos." Benjamin Franklin

Mas q liberdade foi perdida na USP pela presença de viaturas da PM?? Liberdade de fumar maconha em qualquer lugar deve mesmo ser reprimida. Que tipo de ativista é vc se defende uma coisa dessas??? Onde está o respeito ao outro??? Acha que se um dia legalizar vai sair acendendo baseado em tudo que é lugar, sem se importar com os outros???? Tá errado bro, não é por aí não. Vc acha q a violencia em são paulo é inventada pela mídia....só lamentos, eu vivo essa porra todo dia, vc teve sua casa assaltada 6x e ainda acredita que isso tudo é criado pela mídia???????? Vai ver quem te assaltou foi um repórter pra conseguir matéria pro dia seguinte então...

E cara, o monopólio da violencia é do estado em qualquer regime democrático, me mostre um país onde vc pode agredir o outro livremente. Países civilizados funcionam assim, ninguém tem direito a usar a força, a não ser o próprio Estado quando julgar necessário. Qualquer outro que fizer uso da força responderá por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Monopólio da força não significa poder agredir o outro, e sim ter também poder, seja uma arma ou treinamento.

E te digo que o maior fator pra ser assaltado em SP não é presença policial e sim seu estilo de vida, quem ostenta se dá mal, simples assim. O muleque que foi baleado no caso reagiu a assalto armado, e tinha um carro importado blindado, conhecendo o redor ali da USP você deve saber do contraste social que existe entre a FEA e a São Remo, esse é o fator mais importante que acredito existir na criminalidade, enquanto um carinha tá lá usando nota de 50 de troco temos 50 muleques sem um real sequer passando fome na favela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Certo, a PM entrou lá por causa da violência dentro da Cidade Universitária. Fato

Querendo mostrar serviço: Quantas armas foram apreendidas? Quantos criminosos foram presos (não vale maconheiro)? Quantos crimes foram evitados?

Mostras serviço prendendo maconheiro. Típico da PM

Depois vão mostrar serviço aplicando multas de trânsito!

Chuckzitto, Dankai, to com vcs e num abro! :thumb:

É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Monopólio da força não significa poder agredir o outro, e sim ter também poder, seja uma arma ou treinamento.

E te digo que o maior fator pra ser assaltado em SP não é presença policial e sim seu estilo de vida, quem ostenta se dá mal, simples assim. O muleque que foi baleado no caso reagiu a assalto armado, e tinha um carro importado blindado, conhecendo o redor ali da USP você deve saber do contraste social que existe entre a FEA e a São Remo, esse é o fator mais importante que acredito existir na criminalidade, enquanto um carinha tá lá usando nota de 50 de troco temos 50 muleques sem um real sequer passando fome na favela.

Aí concordo bro, quem ostenta se dá mal mesmo, mas um local com aglomeração de pessoas é um prato cheio pra bandidagem, se naõ tem segurança eles fazem a festa. Pq bandido hj em dia rouba até tampa de bueiro, se não fosse o mano do blindado naquela hora e fosse um com um Uno zuado, ia ser roubado da mesma forma. Agora o buraco da violencia é mais embaixo mesmo, se triplicar o efetivo policial ainda não resolve. Mas sou a favor de segurança em locais como uma faculdade. Pelo menos ajuda em alguma coisa

Certo, a PM entrou lá por causa da violência dentro da Cidade Universitária. Fato

Querendo mostrar serviço: Quantas armas foram apreendidas? Quantos criminosos foram presos (não vale maconheiro)? Quantos crimes foram evitados?

Mostras serviço prendendo maconheiro. Típico da PM

Depois vão mostrar serviço aplicando multas de trânsito!

Chuckzitto, Dankai, to com vcs e num abro! :thumb:

O simples fato de ter a PM no campus já ajuda a diminuir a violencia, mesmo que não prenda ninguém. Mas não tenho nenhum número pra saber se funciona mesmo ou não, é suposiçaõ pura.

Me admira muito tanta gente achando que esse tipo de protesto nos ajuda, pra mim parece mulecagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas pense aí togo, lugar movimentado E iluminado, não acontece nada, a USP parece uma floresta à noite mano, nego rouba e se entranha lá no mato nunca mais acham, antes de botar a pm lá dentro melhorasse a iluminação, controlasse melhor quem entra ou deixa de entrar no campus, aí ninguém teria problemas, no final vira um debate ideológico com dois lados, os pró pm e os anti pm, os anti sendo os "esquerdinhas" filósofos ou sociólogos, acaba que a inteligência sai correndo só fica a pancadaria e ignorância.

E segurança, é pra ser da própria usp né? Que eu lembre antes desse convênio já haviam alguns carros da polícia andando pelo campus, mas agora parece que com o convênio soltaram a coleira e deixaram os cães caçarem à vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Concordo de novo, tem q melhorar muita coisa. Nem tenho idéia formada se a segurança tem que ser própria ou feita pela PM. Só me soa como mulecagem protestarem pq a PM tá cumprindo a lei, quebrar tudo pq quer fumar maconha livremente onde bem entender.

Como eu disse antes, se a PM tá cometendo abusos lá dentro, que se proteste por isso, aí é justíssimo. E a pergunta que fiz pro CHuck vale pra vc também, se vc tivesse uma filha q estudasse lá de noite, fosse e voltasse sozinha pra facul, não ia querer q tivesse uma viatura em cada esquina da USP???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

A gente precisar ter em mente tambem que o ocorrido não se deu de forma pensada pelas lideranças estudantis. Foi uma reação espontanea de massa, e todo mundo sabe que a massa tem certas formas especificas de reagir.

Tem muita coisa acumulada por traz das ações de pms e estudantes.

Não posso engulir esse raciocinio de pretor "dura lex sed lex". Numa dessas esculhacharam um barbudo e olha a merda que deu...hehehehe.

A hipocrisia desse raciocinio no Brasil e no Mundo atual é que algumas leis são duras, mas são lei, outras são duras, mas não necessariamente são leis e existem até aquelas que são moles!

Na esquina do meu predio tem um boteco de frente pro outro. Não se passa 1 hora sem que uma viatura faça a ronda aqui na rua. Nunca ví uma unica abordagem a um menor consumindo alcool. A lei é dura mas ignorada.

Em contrapartida temos uma porcentagem enorme de pessoas dentro do sistema penal encarceradas por furto de bens de valor insignificante. A lei é dura mas é lei!

Tambem temos o caso das leis "moles". Leis ridiculamente brandas, as vezes multas irrisorias, para corporações que cometem infrações de especulação imobiliaria, abuso ao consumidor, ofensas raciais, contaminação ambiental, etc etc.

"Os estudantes não podem fumar maconha, eles não estão acima da lei, a lei vale para todos".

Ahã, a lei vale para todos, podes crer, vai nessa campeão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Viviane: "Onde estava a maravilhosa PM quando a menina da Biologia tomou um tiro? Provavelmente, correndo atrás dos "maconheiros" ou intimidando alunos que, como eu, não fumam maconha e nem fazem uso de nenhuma droga. "

Defesa da diversidade da FFCLH da USP

" (...) a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP é atacada pelos setores mais retrógrados da nossa sociedade. Por isso, gostaria de pedir que divulguem esse belo texto escrito pela aluna de letras Débora Shinohara, onde a mesma faz uma defesa emocionada da diversidade e riqueza de nossa querida “FAVELECH”, traduzindo o sentimento de muitos que ali estudam e que por ali passaram. É importante que as vozes dissonantes do discurso “ordeiro” encontrem apoio e espaço em meio aos raros espaços progressistas que ainda sobrevivem em nossa imprensa. Abraço. Pedro Ramos de Toledo”

Sobre a FFLCH

por Débora Shinohara, no blog Viomundo

Às vezes eu fico de saco cheio de ir pra USP. Muitas vezes falto nas aulas. Não sei quantas vezes já amaldiçoei as pessoas da Letras e da FFLCH. A diferença é que as pessoas da minha faculdade que eu não suporto não são as mesmas que os “homens de bem” não aguentam; e aqui digo com o maior orgulho: nunca vou me enunciar como uma “cidadã de bem”.

Não me incomodo com os maconheiros. Eles ficam no canto deles, não enchem o saco de ninguém. Não, pais de família, eles não vão oferecer maconha pro seu filho. Eles não vão corromper seu pupilo.

Não me incomodo com os participantes do movimento estudantil, e, muito timidamente, é bem verdade, apoio-os. Em todos os meus anos de FFLCH, nunca vi uma decisão de greve ser desnecessária. Além disso, só se decide por greve quando não há mais opções. E disso vocês não sabem, “homens de bem”, porque vocês não comparecem às suas assembleias e nem conhecem seus Centros Acadêmicos.

Não me incomodo com os funcionários grevistas, bastante concentrados no nosso prédio. Não me incomodo com Brandão, com Tia das greves, com qualquer “baderneiro” que possa aparecer. Só quem participa de greves sabe como é penoso e cansativo o processo.

Não me incomodo em ficar sem bandejão, biblioteca e circular quando há greves. Porque isso é bônus pra mim, classe média. Se algum amigo que realmente (e pensem no significado de realmente) necessitasse deles fosse contra, talvez repensasse minha postura. Mas quem fica contra são aqueles que têm condições de comer na lanchonete de sua própria unidade, que nem circular usam, que têm condições de comprar/ xerocar livros.

Não me incomodo com o DCE (Diretório Central dos Estudantes) e com o CAELL (Centro Acadêmico). Posso divergir de algumas opiniões de seus membros, da linha seguida por uma gestão, mas reconheço que nada é mais importante do que estas entidades estudantis.

Aliás, não me incomodo com grupos de minoria lutando por seus direitos. Feministas, negros, homossexuais, todos têm espaço no nosso prédio. Claro que sempre tem os Monteirinhos Lobatos falando que são feminazis, gaystapo e ditadura negra. Mas tudo bem, eles até suportam porque isso é como um fardo pro homem branco.

E quando eu digo “não me incomodo”, o que eu realmente quero dizer é que eu gosto muito de todos esses grupos. Todos eles constroem uma FFLCH aberta, plural. Se você entrou na FFLCH de uma maneira e está saindo do mesmo jeito, provavelmente não gosto de você. Porque inclusive quem já entrou na FFLCH politizado sabe que mudou, sabe que amadureceu. E se você acha que continua o mesmo, não aprendeu nada com a FFLCH, e você me incomoda.

Também muito me incomoda quem encara a FFLCH como escola de línguas, e ainda acha ruim professor ser politizado. Quem chora porque atravessou a cidade e o professor não foi, e nem teve a consideração de mandar um aviso dizendo que estava doente. Quem diz que prefere a UNIP à USP por causa das greves (conselho: vá em frente!). Quem diz que seus anos de Letras foram um desperdício. Quem diz que os esquerdinhas acabam com a fama da FFLCH (embora ela seja superreconhecida pela pesquisa – e vamos nos lembrar que grande parte dos professores é de esquerda). Quem reclama dos grupos de encontro das minorias, porque isso já é assunto superado. Quem diz que tudo bem protestar, mas não vale fazer greve. Quem reclama da greve, mas se beneficia de bolsas de estudos e contratações de professores.

Se essa é a FFLCH que vocês construíram como sua, é bem feito que vocês sejam chamados de maconheiros, vagabundos e esquerdopatas, porque vocês merecem. Agora, se a sua FFLCH lhe fez amadurecer, desenvolver posições políticas, conhecer outras realidades e apoiar pessoas que ou não fazem mal a ninguém, ou lutam pelo direito de todos, a sua FFLCH é a minha e a gente se orgulha muito dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Esse tipo de pensamento que não cabe nos dias de hj...os PMs usam arma e cacetete exatamente pq alguns acham que podem resolver as coisas na força...e no mundo civilizado, o monopólio da força é do Estado, isso é um ponto pacífico, senão vira floresta, lei do mais forte e os mais fracos que se fodam.

eu discordo de vc irmão, se a policia não fosse arbitraria e truculenta essa atitude violenta não seria nescessaria, eu acho que o ato dos estudantes foi de extrema importancia, agora os coxinhas vão pensar 2 vezes antes de sair enquadrando estudante e vão procurar quem realmente tem que ser preso, bandido e não maconheiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores Jurídicos GR

Vou postar bem por cima aqui, apenas para expressar um pouco minha indignação com algumas coisas.

Bem, antes de mais nada, SEMPRE apoio o movimento, seja como e quando for. Claro que essa parada aí da USP deu o maior auê e antes de mais nada, concordo que a polícia agiu errado em descer o cacete na galera, até porque, polícia quase sempre age assim no país...Fazer o que se quem está ali para defender o povo não precisa nem de uma quinta série?!

Agora por outro lado, concordo um pouco com a visão do Togo. Porra galera, se agente quer MESMO que mude essa merda de Lei, não adianta agente "sonhar" que é apenas uma planta e tudo mais.... Quer saber? Acho o FIM da idiotice e hipocrisia alguém poder ser preso por cultivar uma planta, mas infelizmente, é a Lei. Na verdade, justamente é a Lei que nos protege de muita coisa na sociedade, sendo que mesmo assim, muita gente reclama de várias delas.

Como o amigo togo aí disse, a PM tá ali para cumprir a Lei (se na lei dizer que pode puxar uma .45 e dar um balaço em que está fumando um malboro, então eles teoricamente poderiam fazer isso). Querendo ou não querendo, nossa querida Maria ainda não está legalize em nosso país e REALMENTE não é com atitude como aquelas ali que algo vai mudar. Quer mudar? Então porque os estudantes simplesmente não deram as mãos, sentaram no chão e qualquer coisa assim e trancaram a passagem?! Precisa um otário subir em cima da viatura para aparecer em todos lugares queimando o movimento e ainda outro idiota levantar um cavalete?!

A realidade é dura e se REALMENTE queremos caminhar junto a legalização, precisamos mostrar antes de mais nada, a seriedade da causa. Não é por esse caminho se igualando aos porcos que vamos conseguir alguma coisa. Muito pelo contrário, assim, só seremos cada vez mais visto com "pré - conceito" e como "rebeldes bitolados".

Lei é Lei, e infelizmente, essa é a verdade. Logicamente, podemos discutí-las nos dias de hoje e é ISSO que devemos fazer, não nos igualarmos aos probicionistas ignorantes através da força física. Nessa mesma linha, também acho que queima totalmente o movimento algumas pessoas dizendo que a pessoa deve poder "vender" o excedente. Novamente, temos Lei gente, sendo que ela justamente PROÍBE isso. Agora pergunto na sinceridade, se querermos ser levados a sério, não precisamos defender essa bandeira "que não faz mal nenhum vender o excedente", concordam? Pessoalmente, não vejo problema nenhum mesmo, mas infelizmente, a sociedade não pensa assim. Vamos nos ater a defender o que interessa, não ficar em utopias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Esse tipo de pensamento que não cabe nos dias de hj...os PMs usam arma e cacetete exatamente pq alguns acham que podem resolver as coisas na força...e no mundo civilizado, o monopólio da força é do Estado, isso é um ponto pacífico, senão vira floresta, lei do mais forte e os mais fracos que se fodam.

Discordo completamente, fale com as pessoas sobre a repercussão desse fato, pelo menos entre meus conhecidos, a imagem que ficou é de um bando de maconheiros muleques, irresponsáveis, que preferem ver alguém baleado no campus do que conviver com a PM pq a PM não vai deixar fumar maconha no estacionamento da faculdade...porra, sobe numa árvore, vai andar de carro, se esconde na escada....o que naõ dá é pra achar q a polícia não tem que cumprir a lei, IMO, viajaram.

Além de não deixar fumar maconha na frente da viatura, o que mais a presença da PM numa faculdade atrapalha???

Porra, finalmente alguem sensato que não reza pela cartilha daqui, ou diz AMÉM, para ignorância e molecagem que rola.

Esses moleques da USP só fodem com a imagem da cannabis, vão jogar a opinião pública contra nós e dessa vez com razão, infelizmente.

Eu defendo a maconha mas não defendo débil mental querendo aparecer só pq fuma maconha.... esses idiotas da USP ficam colocando cartaz, depredando patrimonio público e enrolando camiseta na cabeça, tá parecendo mais REBELIÃO DE PRESIDIÁRIO do que movimento estudantil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Como eu disse antes, se a PM tá cometendo abusos lá dentro, que se proteste por isso, aí é justíssimo. E a pergunta que fiz pro CHuck vale pra vc também, se vc tivesse uma filha q estudasse lá de noite, fosse e voltasse sozinha pra facul, não ia querer q tivesse uma viatura em cada esquina da USP???

Ele já respondeu essa pergunta que eu fiz para ele.

Resumidamente, e de forma ignorante, ele disse que é corajoso o suficiente e prefere enfrentar a criminalidade do que ter a proteção da PM... novamente, sem levar em conta que outras pessoas( como, no caso, mulheres) talvez não tenham essa mesma segurança ou coragem. Ou seja, pessoas que olham para o próprio umbigo, apenas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Minha opinião é que na verdade a policia errou em não selecionar os policiais que iriam fazer a ronda na USP, ou pelo menos orientá-los.

Até porque todo mundo sabe que mexer com estudante dá nisso ai. E na Cidade Universitária todo mundo sabe o que acontece, os estudantes sentem que tem, como se fosse uma licença poética para fazer de tudo lá dentro, o que eu concordo. Faltou um pouquinho de política na polícia;

Concordo que a violência não é o caminho.

E acho que se nossas filhas não podem estudar de noite por conta da falta de segurança, é muito culpa da policia sim, que fica perdendo tempo atras de maconheiro só porque tá na lei,.desculpe o termo, mas foda-se que tá na lei, tantas coisas estão na lei e a polícia não faz nada! Algumas leis a polícia ignora, essa deveria ser mais uma.

Ou a polícia não sabe que tem menor em bar enchendo a lata no país inteiro??????

Polícia do Brasil é Hipocrita e ainda por cima MILITAR!!! Lugar de Militar é no Quartel treinando pra defender o País!!!!!!!

gallery_65772_6350_46723.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem assim, mas fica aí com a tua interpretação...

Nunca houveram mulheres estupradas por PM's no Brasil... Tá bom...

Não é a PM que vai condicionar a porra da segurança num campus universitário. Porque a CIDADE UNIVERSITÁRIA NÃO É UM PARQUE! Os recursos de vigilancia e treinamento da segurança universitária é a resposta para a situação...

Mas como tem gente aqui que leu uma cartilha a vida inteira e acha que a moral só se baseia naquilo que o próprio acha certo... os que tem opinião contrária são: De esquerda, egoista, infantil e etc...

Tá bom, o louco sou eu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Nunca houveram mulheres estupradas por PM's no Brasil... Tá bom...

Mano, qual o sentido dessa frase ? O que o cú tem a ver com as calças ? Eu tó certo em deduzir da sua frase que é melhor tirar a PM pq eventualmente pode ter um estuprador entre eles ? Vou fumar 1 aqui para ver se surge um prisma para entender isso...

Não é a PM que vai condicionar a porra da segurança num campus universitário. Porque a CIDADE UNIVERSITÁRIA NÃO É UM PARQUE! Os recursos de vigilancia e treinamento da segurança universitária é a resposta para a situação...

Ok, eu também concordo que a PM num campus universitário não é o ideal. Nào seria o caso de PRIMEIRO fazer o treinamento da segurança universitária para DEPOIS tirar a PM de lá ? Bandido é um bicho covarde ele vai onde as vítimas estão mais expostas... se vc expulsa a PM antes de resolver o problema de segurança a bandidagem vai aproveitar essa falha e fazer mais vítimas.

Mas como tem gente aqui que leu uma cartilha a vida inteira e acha que a moral só se baseia naquilo que o próprio acha certo... os que tem opinião contrária são: De esquerda, egoista, infantil e etc...

Sem comentários para o seu preconceito e ignorância. Usuário de maconha, incluindo eu, tem opinião contrária da maioria da sociedade com relação a erva, olha o tamanho da merda que vc escreveu, vc acabou de afirma que todo mundo que luta pela liberação da cannabis é de esqueda, egoista, infantil, etc.

Outra, eu não tenho cartilha....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu tá pondo o chapeu onde tua interpretação te leva.

Tu disse que a PM garantiria minha hipotética filha a sua plena segurança... acho que isso é balela, ou então a cadeia tava cheia de bandido e só teria gente de bem na rua...

Quem agiu com preconceito e o cacete foi tu quando falou em cartilha... Awey? agora não vem querer dar uma de bonzão desconstrutor de argumento que não rola...

A pior ilusão é a que a gente acredita que não existe... "Eu não tenho cartilha..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

×
×
  • Criar Novo...