Ir para conteúdo

Entrevista Do Nem Na Época

Filha de Iansã

Recommended Posts

• Usuário Growroom

http://revistaepoca.globo.com/tempo/noticia/2011/11/meu-encontro-com-nem.html

Era sexta-feira 4 de novembro. Cheguei à Rua 2 às 18 horas. Ali fica, num beco, a casa comprada recentemente por Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, por R$ 115 mil. Apenas dez minutos de carro separam minha casa no asfalto do coração da Rocinha. Por meio de contatos na favela com uma igreja que recupera drogados, traficantes e prostitutas, ficara acertado um encontro com Nem. Aos 35 anos, ele era o chefe do tráfico na favela havia seis anos. Era o dono do morro.

Queria entender o homem por trás do mito do “inimigo número um” da cidade. Nem é tratado de “presidente” por quem convive com ele. Temido e cortejado. Às terças-feiras, recebia a comunidade e analisava pedidos e disputas. Sexta era dia de pagamentos. Me disseram que ele dormia de dia e trabalhava à noite – e que é muito ligado à mãe, com quem sai de braços dados, para conversar e beber cerveja. Comprou várias casas nos últimos tempos e havia boatos fortes de que se entregaria em breve.

Logo que cheguei, soube que tinha passado por ele junto à mesa de pingue-pongue na rua. Todos sabiam que eu era uma pessoa “de fora”, do outro lado do muro invisível, no asfalto. Valas e uma montanha de lixo na esquina mostram o abandono de uma rua que já teve um posto policial, hoje fechado. Uma latinha vazia passa zunindo perto de meu rosto – tinha sido jogada por uma moça de short que passou de moto.

Aguardei por três horas, fui levada a diferentes lugares. Meus intermediários estavam nervosos porque “cabeças rolariam se tivesse um botãozinho na roupa para gravar ou uma câmera escondida”. Cheguei a perguntar: “Não está havendo uma inversão? Não deveria ser eu a estar nervosa e com medo?”. Às 21 horas, na garupa de um mototáxi, sem capacete, subi por vielas esburacadas e escuras, tirando fino dos ônibus e ouvindo o ruído da Rocinha, misto de funk, alto-falantes e televisores nos botequins. Cruzei com a loura Danúbia, atual mulher de Nem, pilo-tando uma moto laranja, com os cabelos longos na cintura. Fui até o alto, na Vila Verde, e tive a primeira surpresa.

LOGÍSTICA

A Rocinha é uma das maiores favelas do Rio. Entre os bairros ricos da Zona Sul e a Barra da Tijuca, é um ponto estratégico para o crime (Foto: Genilson Araújo/Parceiro/Ag. O Globo)

Não encontrei Nem numa sala malocada, cercado de homens armados. O cenário não podia ser mais inocente. Era público, bem iluminado e aberto: o novo campo de futebol da Rocinha, com grama sintética. Crianças e adultos jogavam. O céu estava estrelado e a vista mostrava as luzes dos barracos que abrigam 70 mil moradores. Nem se preparava para entrar em campo. Enfaixava com muitos esparadrapos o tornozelo direito. Mal me olhava nesse ritual. Conversava com um pastor sobre um rapaz viciado de 22 anos: “Pegou ele, pastor? Não pode desistir. A igreja não pode desistir nunca de recuperar alguém. Caraca, ele estava limpo, sem droga, tinha encontrado um emprego... me fala depois”, disse Nem. Colocou o meião, a tornozeleira por cima e levantou, me olhando de frente.

Foi a segunda surpresa. Alto, moreno e musculoso, muito diferente da imagem divulgada na mídia, de um rapaz franzino com topete descolorido e riso antipático, como o do Coringa. Nem é pai de sete filhos. “Dois me adotaram; me chamam de pai e me pedem bênção.” O último é um bebê com Danúbia, que montou um salão de beleza, segundo ele “com empréstimo no banco, e está pagando as prestações”. Nem é flamenguista doente. Mas vestia azul e branco, cores de seu time na favela. Camisa da Nike sem manga, boné, chuteiras.

– Em que posição você joga, Nem? – perguntei.

– De teimoso – disse, rindo –, meu tornozelo é bichado e ninguém me respeita mais em campo.

Foi uma conversa de 30 minutos, em pé. Educado, tranquilo, me chamou de senhora, não falou palavrão e não comentou acusações que pesam contra ele. Disse que não daria entrevista. “Para quê? Ninguém vai acreditar em mim, mas não sou o bandido mais perigoso do Rio.” Não quis gravador nem fotos. Meu silêncio foi mantido até sua prisão. A seguir, a reconstituição de um extrato de nossa conversa.

Acho que em menos de 20 anos a maconha vai ser liberada no Brasil. Já pensou quanto as empresas iam lucrar? "

NEM, LÍDER DO TRÁFICO

UPP “O Rio precisava de um projeto assim. A sociedade tem razão em não suportar bandidos descendo armados do morro para assaltar no asfalto e depois voltar. Aqui na Rocinha não tem roubo de carro, ninguém rouba nada, às vezes uma moto ou outra. Não gosto de ver bandido com um monte de arma pendurada, fantasiado. A UPP é um projeto excelente, mas tem problemas. Imagina os policiais mal remunerados, mesmo os novos, controlando todos os becos de uma favela. Quantos não vão aceitar R$ 100 para ignorar a boca de fumo?”

Beltrame “Um dos caras mais inteligentes que já vi. Se tivesse mais caras assim, tudo seria melhor. Ele fala o que tem de ser dito. UPP não adianta se for só ocupação policial. Tem de botar ginásios de esporte, escolas, dar oportunidade. Como pode Cuba ter mais medalhas que a gente em Olimpíada? Se um filho de pobre fizesse prova do Enem com a mesma chance de um filho de rico, ele não ia para o tráfico. Ia para a faculdade.”

Religião “Não vou para o inferno. Leio a Bíblia sempre, pergunto a meus filhos todo dia se foram à escola, tento impedir garotos de entrar no crime, dou dinheiro para comida, aluguel, escola, para sumir daqui. Faço cultos na minha casa, chamo pastores. Mas não tenho ligação com nenhuma igreja. Minha ligação é com Deus. Aprendi a rezar criancinha, com meu pai. Mas só de uns sete anos para cá comecei a entender melhor os crentes. Acho que Deus tem algum plano para mim. Ele vai abrir alguma porta.”

Prisão “É muito ruim a vida do crime. Eu e um monte queremos largar. Bom é poder ir à praia, ao cinema, passear com a família sem medo de ser perseguido ou morto. Queria dormir em paz. Levar meu filho ao zoológico. Tenho medo de faltar a meus filhos. Porque o pai tem mais autoridade que a mãe. Diz que não, e é não. Na Colômbia, eles tiraram do crime milhares de guerrilheiros das Farc porque deram anistia e oportunidade para se integrarem à sociedade. Não peço anistia. Quero pagar minha dívida com a sociedade.”

Drogas “Não uso droga, só bebo com os amigos. Acho que em menos de 20 anos a maconha vai ser liberada no Brasil. Nos Estados Unidos, está quase. Já pensou quanto as empresas iam lucrar? Iam engolir o tráfico. Não negocio crack e proíbo trazer crack para a Rocinha. Porque isso destrói as pessoas, as famílias e a comunidade inteira. Conheço gente que usa cocaína há 30 anos e que funciona. Mas com o crack as pessoas assaltam e roubam tudo na frente.”

Recuperação “Mando para a casa de recuperação na Cidade de Deus garotas prostitutas, meninos viciados. Para não cair na vida nem ficar doente com aids, essa meninada precisa ter família e futuro. A UPP, para dar certo, precisa fazer a inclusão social dessas pessoas. É o que diz o Beltrame. E eu digo a todos os meus que estão no tráfico: a hora é agora. Quem quiser se recuperar vai para a igreja e se entrega para pagar o que deve e se salvar.”

Ídolo “Meu ídolo é o Lula. Adoro o Lula. Ele foi quem combateu o crime com mais sucesso. Por causa do PAC da Rocinha. Cinquenta dos meus homens saíram do tráfico para trabalhar nas obras. Sabe quantos voltaram para o crime? Nenhum. Porque viram que tinham trabalho e futuro na construção civil.”

Policiais “Pago muito por mês a policiais. Mas tenho mais policiais amigos do que policiais a quem eu pago. Eles sabem que eu digo: nada de atirar em policial que entra na favela. São todos pais de família, vêm para cá mandados, vão levar um tiro sem mais nem menos?”

Tráfico “Sei que dizem que entrei no tráfico por causa da minha filha. Ela tinha 10 meses e uma doença raríssima, precisava colocar cateter, um troço caro, e o Lulu (ex-chefe) me emprestou o dinheiro. Mas prefiro dizer que entrei no tráfico porque entrei. E não compensa.”

Nem estava ansioso para jogar futebol. Acabara de sair da academia onde faz musculação. Não me mandou embora, mas percebi que meu tempo tinha acabado. Desci a pé. Demorei a dormir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Agora imagina qtas pessoas pagaram com a vida por causa desse bandido ! na moral na minha humilde opnião , nada justifica isso, e muito menos achar o cara cabeça boa ! isso eh balela ! cada um que vá atras de plantar seu remedio seja ele maconah ou cocaina ...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Agora imagina qtas pessoas pagaram com a vida por causa desse bandido ! na moral na minha humilde opnião , nada justifica isso, e muito menos achar o cara cabeça boa ! isso eh balela ! cada um que vá atras de plantar seu remedio seja ele maconah ou cocaina ...

concordo em partes...... concordo em : (cada um que vá atras de plantar seu remedio seja ele maconha ou cocaina) por isso que cultivo os 2!!!! rsrsrsr

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Realmente, me surpreendi com a figura e a cabeça do cara.

Ser chefe de morro não é coisa pra zé ruela, se não fosse a proibição, e a falta de oportunidades, caras como esse, como o Fernandinho Beira Mar, seriam grandes empresários bem sucedidos, e provavelmente teriam uma visão e ação social muito maior e melhor do que muitos endinheirados por aí.

Mas como as coisas são, fica difícil.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Lembrando que isso é um compacto que a própria mulher fez, não são as palavras exatas dele.

Sei lá, eu não acho que o cara esteja errado. Tem muita gente fazendo pior atrás de faixada de bom moço. O cara sabe que é uma coisa lucrativa e perigosa, e aceita o risco. Tem muita gente que destrói vidas todos os dias no seu trabalho, por muito mais dinheiro, de uma forma corporativa, e sai com imagem de bom moço. Eu não sei se eu não faria o mesmo por uma filha.

Não sou contra ele. Concordo com ele, não é o bandido mais perigoso da rocinha muito menos do Brasil. Os bandidos perigosos mesmo estão atrás de belos cargos, recebendo muito bem pra isso. A mídia transforma um cara com um pouco mais de influência ali dentro da própria comunidade como se ele dissesse pros caras assim: "Vão lá e se matem". E os outros obedecem. Não é igual Osama, não é igual Al Qaeda, aqui no Brasil os traficantes não obedecem por causa de um ideal, não obedecem cegamente à alguém. Eles fazem o deles e se der merda, pula fora. É a lei da sobrevivência.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não sei se era o único caminho, nem o que muitos adotariam, mas foi o que ele escolheu e quem sou eu pra julgar?

No final não acho ele o culpado pelos males da sociedade, mas sim um reflexo dela (que prefere culpá-lo ao invés de olhar pro próprio umbigo)...

Agora que ele parece ser muito inteligente e ter uma visão surpreendentemente esclarecida e sensata da situação é quase inegável...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não sei se era o único caminho, nem o que muitos adotariam, mas foi o que ele escolheu e quem sou eu pra julgar?

No final não acho ele o culpado pelos males da sociedade, mas sim um reflexo dela (que prefere culpá-lo ao invés de olhar pro próprio umbigo)...

Agora que ele parece ser muito inteligente e ter uma visão surpreendentemente esclarecida e sensata da situação é quase inegável...

Na favela, a tua filha com uma doença rara nos ossos, tem outra opção mais fácil de dinheiro fácil e rápido? Duvido...

Lembrando que ele precisava de 50 mil, que o traficante ofereceu ali, na lata. Podia pagar a vida toda. 50 mil é muito mais do que a maioria das pessoas naquela favela vão mover de dinheiro na vida inteira delas. Eu tenho certeza que era a única opção. Ou isso ou ele tentava a mega-sena toda semana, hahahaha.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Aliás todo mundo sabe que traficante também tem sua ética... Que inclusive é cantada em muitos funks, raps, entre outros. Traficante normalmente tem moral com a sua área porque ele faz muito mais do que a maioria já viu algum governo fazer lá, agora inventar que é os traficantes que não deixaram eles subirem lá? Hoje em dia tudo bem, mas negligenciaram tanto a favela que ela acabou se tornando um negócio grande e poderoso, aí, depois de 500 anos, decidiram ir lá "arrumar a favela". O cão que eles bateram a vida toda, está acoado no canto dele, se defendendo.

O que eu tenho visto hoje em dia com as UPPs, na televisão, é que dizem que "agora sim" o governo pode fazer alguma coisa lá pelo saneamento básico e condições mínimas de vida, porque antes o "tráfico" não deixava. Eles estão responsabilizando os traficantes pela pobreza do país! Puta que me pariu!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu passei lá no Rio essa semana... Chega a ser engraçado, ali na faixa amarela, que passa algumas favelas, eles botaram um "bloqueio" branco (com alguns desenhos infantis pra disfarçar alguma coisa, ainda não entendi bem o que... ), passando de carro se você olha pro lado não dá nem pra ver a favela, é como se dissessem para os gringos que estão indo do aeroporto ali pra área da barra, "ignorem esta parte medíocre do nosso país", é esse o pensamento que os governantes tem aqui, e o resultado tá aí.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O cara é uma 'vítima' da sociedade doente, acredito que como a maioria vão para o crime como 'última alternativa'. Coloco 'vítima' entre aspas porque ele sofre as consequências do mundo capitalista moderno como todos nós mas isso não justifica as escolhas que teve na vida. Ter virado bandido por causa da doença da filha não faz dele menos culpado, muito menos um pobre coitado. A entrada no mundo do crime como última alternativa também é entre aspas porque foi a escolha dele, outras pessoas escolheriam diferente, alguns morreriam de fome mas não pegariam um fuzil.

Não é um santo mas também não é o pior bandido do mundo como a mídia tenta fazer parecer. Muito pior são os patrões dele que nunca serão presos e os policiais corruptos que se envolvem com o tráfico. Devem cumprir a lei, ele paga pelos crimes que cometeu e pronto, assunto encerrado.

Agora uma coisa me deixa muito curioso, esses traficantes que a polícia dizem ser 'chefes do tráfico', obviamente não são. Porque eles rodam e nunca entregam os chefes reais que estão fora da favela? Eu negociaria redução de pena em troca entregaria todos filhos da p%#@ que ficam assistindo tudo pela TV enquanto um bando de pobre morre na favela.

Link para o comentário

• Growroom Premium
Xii o Idolo dele é o Lula... Xiii Jão! O senhor de Cérebro Insano deve estar de Regozijos... (Bandido ama Bandido... e tal)... :character0053:

tipo "ladrão que rouba ladrão"?

no geral da 'grande estrutura' ele é só um 'soldado', uma gota no oceano, uma peça da máquina... em Brasília tem gente muito mais perigosa, poderosa e danosa do que ele.

se for ver, esses donos de morro, as vezes fazem muito mais pelo seu povo do que o próprio governo, polícia, milícia juntos.

os proibicionistas, dizem que os usuários e viciados que patrocinam o tráfico, eu vejo o governo patrocinando o tráfico (com a proibição) e a polícia dizendo que somos nós os culpados pela violência e criminalidade. Hipocrisia camufla a corrupção.

Cara o fato de ele ter matado muita gente pra chegar lah n ker dizer q ele n seja cabeça boa... esse eh o unico caminho q ele podia tomar... assim como a maioria dos bandidos... n tem escolha... pelo menos esse tem uma cabeça boa... rs

Concordo! o cara é o que é porque não teve escolha. no brasil, pobre não tem vez, não tem saúde, educação, porra nenhuma, e se tivesse escolha, teria outro no lugar dele. a grande máquina do tráfico não é ele... ele é somente uma pecinha do enorme sistema.

Link para o comentário

• Growroom Premium

O cara é uma 'vítima' da sociedade doente, acredito que como a maioria vão para o crime como 'última alternativa'.

a coisa me deixa muito curioso, esses traficantes que a polícia dizem ser 'chefes do tráfico', obviamente não são. Porque eles rodam e nunca entregam os chefes reais que estão fora da favela? Eu negociaria redução de pena em troca entregaria todos filhos da p%#@ que ficam assistindo tudo pela TV enquanto um bando de pobre morre na favela.

concordo. ele é fruto do nosso sistema filho da puta.

e claro que não é chefe do tráfico nem dono do morro...

ele é uma marionete, um funcionário dos verdadeiros magnatas poderosos que como você disse, assistem na TV a prisão do cara e ainda dão risada e dizem: "tadinho do Nem, tivemos de trocá-lo..., ô dó..." e só contando dinheiro e pesando ouro... IMO, o Nem era 'gente fina' ajudava tanto o pessoal da favela, dava tanto arrego, que estava ficando caro pro tráfico... ele não tava mais valendo a pena pros grandalhões... aí trocaram. vocês vão ver, daqui a pouco terá outro.

Esses sim, são maus, fodem o povo sem pena. Mandam e controlam tudo e todos, desde sentenças de juízes, polícia, políticos, são os ''donos do mundo''...

Link para o comentário

concordo com a maioria da galera masssssssssssss

"essas vitimas do sistema" ou "frutos da sociedade" se precisarem mandar nossos pais, filhos, mulheres etc... pro microondas ou entao serem fuzilados, mandam tranquilamente.....

independente das oportunidades, nada justifica... trafico eh bizarro demais, muita coisa ruim envolvida, dai PRA MIM nao tem como ver nada de bom ou positivo num cidadao desse, so pena mesmo

o q quero dizer eh la nas favelas tem milhoes de pessoas iguais ou ate piores q ele e mesmo assim nao fazem nenhum mal a ninguem.... aceitam sua condicaao e vao correr atras

pra mim LADRAO=POLITICO=TRAFICANTE(nao so por vender viu galera :P)=POLICIAL SAFADO e por ai vai

legaliza it

Link para o comentário

felipe pra mim a maioria desses traficantes são jogados na margem, e esse é o papel social reservado pra eles, "bandido" e não sei mais o quê, se tu já trabalhou por salário mínimo tentando pagar aluguel e a porra toda deve saber como é quase impossível viver dessa maneira, eu não me surpreendo vendo o malandro entrando pro tráfico não, pior são os políticos corruptos que criam essa situação de miséria pra população, esse sim é o maior bandido de todos na minha opinião. Pronto, falei hahahaha

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Xii o Idolo dele é o Lula... Xiii Jão!

O senhor de Cérebro Insano deve estar de Regozijos... (Bandido ama Bandido... e tal)... :character0053:

Chuckzitto virou meu fã, toda hora lembrando de mim, parece até mulher de malandro... :D

A verdade é que eu não curto política e nem politicagem, o Lula pra mim não é merda nenhuma. Só mais um corrupto entre tantos outros no Brasil, e aproveitando o seu raciocínio, digo que bandido também tem ídolos e precisa se espelhar em alguem mais bem sucedido no seu ramo de atividade para evoluir no futuro.... Lula... KKKKKKKKKKKKKKKK.

Link para o comentário