Ir para conteúdo

Supremo Reafirma Apoio À Realização De Marchas Pela Liberação De Drogas

Bas

Recommended Posts

Supremo reafirma apoio à realização de marchas pela liberação de drogas

Pela segunda vez, o STF (Supremo Tribunal Federal) deu seu apoio ao direito de manifestações em favor do uso de drogas. O relatório do ministro Carlos Ayres Britto, lido nesta quarta-feira (23), foi referendado por mais seis colegas, endossando que os protestos pela liberação de entorpecentes não fazem apologia de um crime, conforme defendeu a Presidência da República. Apenas o ministro Gilmar Mendes fez ressalvas ao texto.

A partir de agora, marchas e movimentos desse tipo não podem ser barrados por decisões judiciais. A ação foi levada pela Procuradoria-Geral da República, questionando a constitucionalidade da criminalização de atos que defendam, por exemplo, a maconha.

No primeiro julgamento, realizado em junho, todos os oito ministros presentes votaram a favor da legalidade das marchas. Dias Toffoli não votou por ter atuado no caso como advogado-geral da União.

Relator da ação que pedia a liberação de manifestações desse tipo no primeiro julgamento, o ministro Celso de Mello afirmou que “nada impede que esses grupos expressem livremente suas ideias”. Questionado pelo colega Gilmar Mendes sobre a possibilidade da organização de marchas em favor da pedofilia, ele respondeu: “Podem ser ideias inconviventes, conflitantes com o pensamento dominante. Mas a mera expressão de um pensamento não pode constituir objeto de restrição”.

Para o presidente do STF, Cezar Peluso, o tema “põe em jogo a questão do perfil da liberdade de reunião, como instrumento da liberdade de expressão, de opinião, de pensamento. No caso, da opinião favorável a descriminação de condutas”.

“A questão das drogas é de há muitos anos uma questão discutível. Ela não significa necessariamente nenhuma autorização para uma prática de atos capazes de vulnerar nem de atentar contra a estruturação da sociedade”, disse.

Fonte UOL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Pela segunda vez, o STF (Supremo Tribunal Federal) deu seu apoio ao direito de manifestações em favor do uso de drogas.

Continuo não entendo... no texto está claro que o STF deu apoio "ao direito de manifestação". Não acho que houve distorção da mídia nesse caso!

Essa frase deveria ser como na sua opinião ? "manifestações em favor do uso de maconha" ? manifestações em favor do uso de cannabis ? Vc não gostou da mídia chamar a maconha de droga ?

De boa, ainda não entendi a sua opinião.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Continuo não entendo... no texto está claro que o STF deu apoio "ao direito de manifestação". Não acho que houve distorção da mídia nesse caso!

Essa frase deveria ser como na sua opinião ? "manifestações em favor do uso de maconha" ? manifestações em favor do uso de cannabis ? Vc não gostou da mídia chamar a maconha de droga ?

Seria melhor assim:

Pela segunda vez, o STF (Supremo Tribunal Federal) deu seu apoio ao direito de manifestações em favor da

regulamentação das drogas.

Mas o que importa é que foi liberada a manifestação.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

"manifestações pela legalização das drogas" - aí você pode trocar "legalização" por "regulamentação" ou outros termos, mas acho que tem uma diferença importante entre se manifestar para que uma coisa seja legalizada e se manifestar para que aquela coisa seja (mais) consumida... Uma é dizer "ei, pare de proibir isso" e outra é "galera, vamo consumir isso aqui que é bom pra burro!"

Vamo que vamo!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

puta que pariu que ministro falacioso, comparar maconha com pedofilia, consumir uma planta com fazer mal com uma criança, pqp!

entendo que ao ler nos choquemos, mas é porque eles estão discutindo algo maior (o direito de se manifestar para descriminalizar algo que hoje é proibido), até porque o caso pode servir de exemplo para outros pedidos... Por isso vão no extremo, para ver se a idéia resiste... E acho isso bom porque assim eles julgam se aquilo é certo ou não, deixando de lado preconceitos e afins...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Seria melhor assim:

Pela segunda vez, o STF (Supremo Tribunal Federal) deu seu apoio ao direito de manifestações em favor da

regulamentação das drogas.

Mas o que importa é que foi liberada a manifestação.

É assim ficou melhor mesmo, mas continuo achando que não houve distorção da mídia nesse caso pq a regulamentação implica no uso da droga, seria um uso regulamentado, e se tratando da notícia ser sobre o STF = regulamento.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

entendo que ao ler nos choquemos, mas é porque eles estão discutindo algo maior (o direito de se manifestar para descriminalizar algo que hoje é proibido), até porque o caso pode servir de exemplo para outros pedidos... Por isso vão no extremo, para ver se a idéia resiste... E acho isso bom porque assim eles julgam se aquilo é certo ou não, deixando de lado preconceitos e afins...

Eu também achei bom esse exemplo exagerado sobre a pedofilia para dar uma boa margem a liberdade de expressão e manifestação pacífica.

PQ sempre tem aquele juiz de direito radical que faz essas comparações extremas, como essa sobre a pedofilia, e acaba proibindo a marcha em alguns estados do Brasil enquanto libera em outros.

Link para o comentário

É Furby... hehehe

Mas houve sim o "jeito midia" de manipular a "verdade", que é a reafirmação do direito de protestar contra uma lei, no entendimento de todos os ministros, questionável.

A galera do GR tá afiada na Analise do Discurso... Que é algo que não nos ensinam na escola... Porque será?

Sandino, lembrei de uma frase pra ti!

"Não podemos nutrir a mesma paixão a lei a que atribuimos ao direito."

Ou seja, Lei é Lei, o Direito é muito maior! Primeiro o que é de direito, a lei é coisa de quem está no poder, o direito é coisa da humanidade!

Link para o comentário

Eu também achei bom esse exemplo exagerado sobre a pedofilia para dar uma boa margem a liberdade de expressão e manifestação pacífica.

PQ sempre tem aquele juiz de direito radical que faz essas comparações extremas, como essa sobre a pedofilia, e acaba proibindo a marcha em alguns estados do Brasil enquanto libera em outros.

Realmente a pedofilia é foda. É mais reprovavel que o ato incestuoso! Acho que é o ultimo consenso irrestrito da sociedade ninguem se atreve a defender a pedofilia. E 25 pra 13 é pedofilia? hahaha

Link para o comentário

• Usuário Growroom

o que eu quis dizer que tudo isso aí já era garantido pela constituição... só que agora nenhum juiz pode se atrever mais... pelo menos o que entendi no meu parco conhecimento de direito... kkkkk alias

o que é de direito é direito, corrigindo entao!

:)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Aguardo o dia em que poderei sentar no portão de casa, acender um e sorrir para a vizinhança.

Será quase um carnaval.

salve! Eu vivenciei isso quando estive na holanda recentemente realmente é surreal, porem na minha atual maturidade ja vejo isso de uma maneira natural de forma que esqueco que aqui é proibicionista ignorantemente extremado. Ja que o assunto é a marcha parabens a todos Pelo pequeno grande avanço !
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Na minha humilde opinião eu gostei de como foi dito, pelo menos quem ler pode achar que o SUPREMO é a favor do uso de drogas como a maconha...

ihuuuuul comemora... hahaha :joint::tongue0011:

hehehe! boa.

até pode acontecer esse equívoco, mas cá entre nós... não vamos falar dessa forma pra ninguém hein?

só se for pra chamar a atenção dos brother menos informados à respeito.

mas sempre esclarecendo a situação no momento seguinte.

o tabu ta rachando mano... e tudo graças a liberdade de expressão, reunião e pensamento.

enquanto isso, o cultivo continua.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

"Pela segunda vez, o STF (Supremo Tribunal Federal) deu seu apoio ao direito de manifestações em favor do uso de drogas. "

MIDIA ESCROTA

escrota e (parece que) irremediavelmente mal preparada. sem um mínimo de informação à respeito.

malditos sejam!

bom... digamos que a coisa ta andando bem em relação a liberdade de manifestação sobre isso...

é um grande passo, claro que é! e tudo graças as milhares de pessoas que deram seu suor e até seu sangue e liberdade por isso.

agora...

como agir com a mídia pra que ela se "toque?"

como virar o rumo da barca pra que ela se interesse a favor???

quer dizer... supomos uma votação pra descriminalização do cultivo medicinal, pessoal, à maiores de idade por meio de cooperativa (ou associação, sei la...)

como fazer a mídia, algoz faminta por sensacionalismo, não sensacionalizar negativamente???

alguém aí tem umas idéias?

Link para o comentário