Ir para conteúdo

Maconha Ainda É Principal Droga Usada Na América Do Sul, Mostra Relatório

Percoff

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Maconha ainda é principal droga usada na América do Sul, mostra relatório

Agência Brasil

Publicação: 28/02/2012 07:37 Atualização:

Relatório divulgado nesta terça-feira (28/2) pela Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que a maconha continua sendo a principal droga usada na América do Sul. A prevalência anual de abuso de maconha atingiu 3% da população da região entre 15 e 64 anos, ou seja, cerca de 7,6 milhões de pessoas, em 2009.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), cerca de 20% da maconha usada no Brasil têm origem doméstica e 80% entram no país pelo Paraguai. Em 2010, as autoridades brasileiras destruíram 2,8 milhões de plantas de cannabis, incluindo mudas, e apreenderam mais de 155 toneladas da erva.

A cocaína é a principal droga usada por pessoas que se submetem a tratamento por problemas com substâncias químicas na América do Sul. Segundo o relatório da Jife, em 2010, as apreensões de cocaína, tanto na forma de base quanto na de sal, diminuíram em vários países da região, incluindo a Argentina, Colômbia, o Equador, Uruguai e a Venezuela, se comparadas ao ano anterior.

A quantidade total de cocaína apreendida diminuiu de 253 para 211 toneladas na Colômbia, e de 65,1 para 15,5 toneladas no Equador. De 2009 a 2010, a quantidade total de cocaína apreendida no Peru aumentou em quase 50%, indo de 20,7 para 30,8 toneladas. Em 2010, um aumento da quantidade de cocaína apreendida também foi relatado pela Bolívia (29,1 toneladas), pelo Brasil (27,1 toneladas), Chile (9,9 toneladas) e Paraguai (1,4 toneladas).

Em 2010, a área total de cultivo ilícito de arbusto de coca na América do Sul era 154,2 mil hectares,

6% menos do que em 2009. A área sob cultivo ilícito diminuiu significativamente na Colômbia e teve ligeiro aumento no Peru. No entanto, não houve mudança considerável no cultivo de coca na Bolívia.

De acordo com o relatório, a Interpol (organização internacional que ajuda na cooperação de polícias de vários países) e o Unodc estimam que o mercado ilícito global de cocaína valha mais de US$ 80 bilhões. Desde 1998, o mercado ilícito de cocaína na América do Norte, que corresponde a 40% do mercado, tem diminuído, enquanto a demanda por cocaína na Europa, responsável por 30% do mercado, tem aumentado.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2012/02/28/interna_ciencia_saude,291256/maconha-ainda-e-principal-droga-usada-na-america-do-sul-mostra-relatorio.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

"A cocaína é a principal droga usada por pessoas que se submetem a tratamento por problemas com substâncias químicas na América do Sul."

Acho essa parte a mais relevante, tem um argumento da oposição que diz que se legalizasse, iria aumentar o número de usuários e por consquência o número de pessoas NECESSITANDO do SISTEMA DE SAUDE, mas até hoje a única pessoa que eu conheço que foi parar numa clínica por causa de cannabis, foi forçado pela mãe, e realmente fumava o dia inteiro, todo dia e não fazia nada da vida com 30 e poucos anos, mas até ai acho que o que faltava pra ele era uma motivação pra fazer algo da vida, vida ganha, mãe tinha dinheiro...

Volta e meia um soldado da rede bobo vai parar em clínica de recuperação e na mídia só falam que ta com problema com DROGAS né, pra deixar BEM genérico... pq ai na cabeça do zé povinho vem "maconha, crack, cocaina..."! Eu queria ver a bobo.com publicar que a Vera Fischer ta com problema com Cocaína, ou Crack ou sei la que porra aquela mulher põe pra dentro... mas ai colocam "Problemas com Drogas"

Mas tem que deixar claro, o que vicia, o que faz as pessas procurarem ajuda, o que as pessoas não conseguem parar de usar destruindo suas vidas...

E quanto a ter a maconha associada com outras drogas, meu argumento sempre foi... pense na maconha como relaxante, e nas "drogas" como estimulante...

Então maconha é um rivotril, um tarja preta ai qualquer pra apagar...

E cocaína é um RED BULL...

Qual o sentido você tomar um calmante, sonífero, indutor de sono, e beber ele com RED BULL ??? Minha vó entendeu esse argumento muito bem rs, já pra algumas outras pessoas não fazia sentido...

Link para o comentário

cannabis project, mas que existe gente que consome maconha com cocaína e crack, isso é senso comum, tal do freebase ou mesclado. Mais uma prova de que as drogas deveriam ter controle de qualidade, e não ficar na mão do crime organizado, tudo misturado, maconha, crack, cocaína, uma hora iam botar uma na outra, a outra numa, e a mídia adora relacionar nossa erva com drogas pesadas, fica mais fácil ser preconceituoso com maconheiro dessa maneira.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Esses 3% equivalentes a sete e meio milhões de pessoas são números que correspondem só ao ano de 2009. Existe muito maconheiro nessa america latina.

É só 20% das plantas são cultivadas em casa, vamos progredir para que esse numero aumente, se 80% ainda vem por meios ilegais são muitas pessoas que ainda vão morrer, e crianças que vamos perder para o trafico.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

cannabis project, mas que existe gente que consome maconha com cocaína e crack, isso é senso comum, tal do freebase ou mesclado. Mais uma prova de que as drogas deveriam ter controle de qualidade, e não ficar na mão do crime organizado, tudo misturado, maconha, crack, cocaína, uma hora iam botar uma na outra, a outra numa, e a mídia adora relacionar nossa erva com drogas pesadas, fica mais fácil ser preconceituoso com maconheiro dessa maneira.

Sim DanKai, é verdade e concordo com você! Mas no geral, a pessoa que se identifica e encontra um "caminho" na cannabis, dificilmente terá interesse em outras drogas, sabendo bem sobre tudo, eu falo isso com propriedade pois já experimentei de tudo, não sou cético nem tenho a mente fechada para nenhuma ideia, acredito o conhecimento é a melhor arma da educação! Existem pessoas que misturam TUDO com TUDO não tem como dizer que um cara que fuma maconha não vai usar cocaína... MAS A ESTATÍSTICA é bem diferente disso né, a maioria das pessoas que eu conheci que consumiam a cannabis e a coca ao mesmo tempo, eram muito mas MUITO diferente dos hemp lovers!

Esses 3% equivalentes a sete e meio milhões de pessoas são números que correspondem só ao ano de 2009. Existe muito maconheiro nessa america latina.

É só 20% das plantas são cultivadas em casa, vamos progredir para que esse numero aumente, se 80% ainda vem por meios ilegais são muitas pessoas que ainda vão morrer, e crianças que vamos perder para o trafico.

Gabuuu, esses 20% ai não são plantandas em casa, ele quis dizer que 20% do mercado brasileiro é abastecido pela produção interna, ou seja o Brasil produz 1/5 de toda erva fumada aqui, é que o usam o termo doméstico quando se fala em interior e exterior né? eu não manjo muito disso ai me corrijam se eu estiver errado, mas acho que é como aqueles vôos internacionais e domésticos.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Concordo também, só achei estranho você dizer que não é cético, que acredita no conhecimento?! Ué uma coisa elimina a outra? Que eu saiba os céticos são exatamente os que mais acreditam no conhecimento, ao invés de falácias e fraudes.

Hahahah ai irmão perdão! Eu dou uma viajadas e me perco nas ideias as vezes =/, mas é exatamente o que você falou ai rs!

Mas o que eu tava querendo dizer era justamente para criar um abismo entre a cannabis e a coca, pq se for depender da dilma....... é tudo a mema merda maconha, crack, cocaina, oxi... e é exatamente isso que a mídia publica!

Link para o comentário