Ir para conteúdo

Maconha Ao Volante. Cai Outro Mito Do Proibicionismo

Hector Berlioz

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Assunto com diversas visões aqui... eu evito dirigir depois de fumar, acho que não me perdoaria se atropelasse alguém dirigindo sem estar sóbrio, mas...

ps: não fumem mais do que 4kg/dia!

Maconha ao volante. Cai outro mito do proibicionismo

Tags: maconha ao volante, novo estudo.

droga-maconha.jpg

1.Droga psicoativa no volante tira o sono e aguça os sentidos. Por outro lado, não fornece pré-aviso de quando o seu efeito vai acabar.

Os caminhoneiros brasileiros, usuários do chamado “rebite”, sabem do risco e dos inúmeros companheiros que morreram quando o efeito da droga findou. Sem aviso prévio, eles mergulharam num sono profundo, com total perda de controle do veículo e da carga transportada.

Na Europa e nos EUA as campanhas e as fiscalizações são intensas. Álcool ou drogas proibidas são detectadas em confiáveis e seguros testes aplicados nas estradas. Nada de bafômetro, um equipamento superado e, por lá, já não aceito como prova técnica para condenar em processo judicial ou para sustentar imposição de sanção administrativa por infração à lei de trânsito.

2. Quanto à maconha, vários estudos realizados a partir dos anos 70 apontavam para riscos decorrentes de redução da atenção e dos reflexos. A maconha é uma droga cujo princípio ativo tem a capacidade de perturbar o sistema nervoso central.

3. Um novo estudo científico acaba de ser apresentado, com resultado surpreendente. A sua conclusão joga uma pá de cal em cima do mito do risco maior.

O estudo focou na capacidade do jovem em dirigir veículos automotores sob efeito de maconha, já com TCH (princípio ativo) mais potente que aqueles objeto de anteriores pesquisas.

O trabalho decorreu do fato de um motorista em cada grupo de seis jovens dirigir sob efeito de maconha, fumada com finalidade recreativa, lúdica.

A avaliação é do Olin Neuropsychiatry Research Center de Hartford. Acaba de ser publicado na revista científica Journal of Psychoative Drugs.

Os pesquisadores testaram 85 jovens sob efeito canábico.

Pela primeira vez numa pesquisa desse gênero participaram jovens do sexo feminino, ou seja, 35 mulheres.

Além da simulada prova da direção sem obstáculos ou surpresas, os participantes foram postos em situações especiais, surgidas de improviso. Também passaram por simulações que comumente distraem a atenção de um motorista.

O grupo que havia feito uso da erva canábica não apresentou — ao dirigir nas simulações relativas às situações normais ou com obstáculos surpreendentes — nenhuma reação diferente do grupo dos que dirigiam sóbrios.

Os pesquisadores concluíram que, como regra, aquele que dirige sob efeito de maconha tende a trafegar em velocidade reduzida. Existe um freio inibitório.

A única diferença notada diz respeito à capacidade de atenção ao volante. Colocados em situações geradores de distrações, os grupos de usuários de maconha apresentou uma “mínima capacidade de perda de concentração”.

Nenhuma diferença foi notada entre homens e mulheres testados sob efeito canábido.

Pano Rápido. Trata-se de um estudo científico que vai se abrir a críticas e contestações. Se vingar, cai mais um mito, que apontava para a desatenção e perda de reflexos.

Mais um mito, registre-se. O maior deles era o do risco de morte por overdose para os fumantes de maconha.

Cientificamente, ficou demonstrado que a dose só será mortal se uma pessoa fumar 4 kg de maconha ao dia. Ora, nenhuma pessoa no mundo está em condições de fumar 4 kg ao dia. Wálter Fanganiello Maierovitch

http://terramagazine.terra.com.br/semfronteiras/blog/2010/05/17/maconha-ao-volante-cai-outro-mito-do-proibicionsmo/

• Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

faz anos que só pego o transito chapado... musiquinha radio.. vc da rizada do congestionamento. Porem tive a experiencia de alguns idiotas que não ficam tão tranquilos e fazem um monte de merda. colam na traseira dos outros, fica costurando.. más isso com certeza não tem a ver com a erva e sim ja com o carater de cada um. Acho q vai de pessoa pra pessoa.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu gosto de fumar viajando ...Paro o carro em algum lugar, fumo, depois dirijo tranquilamente pela estrada. Sempre mantendo grandes distancias dos veículos da frente, mantendo a direita e respeitando o limite de velocidade...Alegria de viver.

Se eu não fumo, quero chegar logo e vou "vuando".

• Like 4
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu gosto de fumar viajando ...Paro o carro em algum lugar, fumo, depois dirijo tranquilamente pela estrada. Sempre mantendo grandes distancias dos veículos da frente, mantendo a direita e respeitando o limite de velocidade...Alegria de viver.

Se eu não fumo, quero chegar logo e vou "vuando".

Bem por ai irmão ! Sempre fumo dirigindo tmb.... quando fumo não ando mais que 110 na estrada, agora quando não fumo quero chegar logo ao destino.... exatamente como vc falow !

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Essa é antiga!

Edit

A conclusão da pesquisa:

This study assessed sex differences in the effects of acute marijuana use on driving performance in a double-blinded, placebo controlled, between-subjects design. Under the influence of active marijuana, participants exhibited increased drowsiness, although this did not appear to affect their driving. Participants under the influence of marijuana failed to benefit from prior experience on a distracter task as evidenced by a decrease in speed and a failure to show expected practice effects. This study supports the existing literature that marijuana does affect simulated driving performance, particularly on complex tasks such as divided attention. It is anticipated that many teenagers and young adults driving under the influence of marijuana are doing so while conversing with friends in the car, listening to music, talking on the cell phone and/or text messaging others. These behaviors divide the driver's attention and are particularly dangerous under the influence of marijuana.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3033009/

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não ligo pra digirir depois de fumar, sempre vou bem mais devegar e tranquilo, porem sempre acho q os outros carros em volta estao percebendo minha chapaçao hehe, mas é pura imaginaçao, eu acho.

Mas velocidade de reaçao acredito que diminua bem, explicando talvez o pq da reduçao de velocidade. Mas uma vez a maconha equilibrando as coisas!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

maconha soh causa acindente se for fumada com hashish e cair um meteoro flamejante no seu bago.....

ahauhuhauhauhauhauhauh famoso "aerolito"

rola uns desesperos auhauhuhauhauhauha

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

bah cara , depois de pegar certa tolerancia eu dirigo como os camaradas ai em cima com calma ,pegando distância , freio quando vira amarelo nas sinaleiras ,etc , mas antigamente quando saia de carro pra queimar no meio do mato do lado de uma cachu , a volta era tensa , dirigia a uns 40 por hora , meu pé saia automaticamente do acelerador por uns segundos o carro brecava a uns 20 ai eu acelerava denovo,lol puxando uma fila infernal , geral buzinando, lembro de uma vez que isso aconteceu , tive que fazer um pit stop da casa de um broder pra esperar a pira passar kkkkk.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Viixxx, curto tambem fumar um e dar uma volta de carro, curtindo um som, parece que vc ve tudo diferente, vou bem devagar, só de boa... mas isso é de cada um, tenho um amigo que não curte dirigir chapado, quando ele dirige chapadão ele não abre a boca, fica mudo e só dirige, e qlq coisa que vc pergunta pra ele, ele nem faz ideia do que vc ta falando, kkk, acho que ele fica encanadão e nem presta atençao em nada...

Na estrada então, bem legal tb...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Viixxx, curto tambem fumar um e dar uma volta de carro, curtindo um som, parece que vc ve tudo diferente, vou bem devagar, só de boa... mas isso é de cada um, tenho um amigo que não curte dirigir chapado, quando ele dirige chapadão ele não abre a boca, fica mudo e só dirige, e qlq coisa que vc pergunta pra ele, ele nem faz ideia do que vc ta falando, kkk, acho que ele fica encanadão e nem presta atençao em nada...

Na estrada então, bem legal tb...

Puts .... o som é indispensável kkkkkkk

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Carái... eu pito o dia inteiro e nunca bati o carro por causa de maconha.

O que mas me fez chegar perto de bater nesses casos é quando tem uma gostosa na rua... e se ela olhar ainda, putz já quase bati uma vez numa caçamba numa dessas huauhauhhau

• Like 2
Link para o comentário