Ir para conteúdo

Internação Por Tráfico Passa De 3 Mil E Causa Falta De Vagas Na Fundação Casa


Percoff

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Internação por tráfico passa de 3 mil e causa falta de vagas na Fundação Casa

O aumento das internações de adolescentes por tráfico já causa falta de vagas nas unidades da Fundação Casa no Estado de São Paulo. Hoje, há 9.039 jovens cumprindo medidas socioeducativas de internação ou de semiliberdade nas 141 unidades da instituição - que tem 9 mil vagas disponíveis, mesmo depois da reforma e da ampliação de unidades ocorrida nos últimos seis anos.

O rigor dos juízes das comarcas do interior, que internam até jovens primários acusados de tráfico de drogas, contrariando súmulas do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é uma das explicações. Atualmente, 72% dos jovens internados no interior cumprem medidas por acusação de tráfico de drogas. Em cidades como Franca, São Carlos e Araçatuba, o total de acusados por tráfico chega a 90%.

Do interior para a capital. Considerando todo o Estado, 42% (3,7 mil) foram para a fundação por tráfico. Mas a maioria das internações na capital ocorre por causa de roubos. "O resultado desse excesso de condenações no interior é que estamos tendo de trazer jovens dessas unidades para cumprir as medidas socioeducativas na capital", afirma a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella.

Depois de uma grave crise vivida em 2005 pela antiga Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), o governo estadual iniciou uma política de descentralização e ampliação de vagas. Foram construídos 60 centros socioeducativos, para 56 adolescentes cada.

As novas 3.360 vagas foram feitas principalmente no interior. Antes da reforma, 81% dos internos cumpriam pena na capital. Nas 18 unidades do Tatuapé, por exemplo, cabiam 180 jovens. Essa situação se inverteu depois da reforma e hoje só 39% dos internos estão na capital.

Apesar da expansão, a mudança na Lei de Drogas fez crescer também o número de internos. A legislação concedeu aos policiais militares a tarefa de determinar se os suspeitos eram traficantes ou consumidores, aumentando o total de internações. Em 2006, 5.936 jovens cumpriam algum tipo de medida, enquanto, em julho de 2012, já eram 8.312, segundo dados oficiais da instituição - e superou-se nesta semana a casa dos 9 mil.

A maior parte dos adolescentes (6.062) estava em internação, que, legalmente, pode durar até três anos. Outros 1.694 cumprem internação provisória, de até 45 dias, e outros 556 estão em semiliberdade - podem sair durante o dia para fazer aulas ou cursos e devem voltar para o pernoite. Todas essas três categorias registraram aumentos similares desde 2006. "Algumas unidades estão piores. Mas temos autorização do Tribunal de Justiça para trabalhar 15% acima da capacidade. Os juízes parecem não se sensibilizar com a situação", diz Berenice.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,internacao-por-trafico-passa-de-3-mil-e-causa-falta-de-vagas-na-fundacao-casa-,933625,0.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Obrigado Percoff, essa matéria ajuda a esclarecer a quem interessa o atual jogo de cartas marcadas.

Será que esses R$ 3000,00 mensais são revertidos em favor dos menores realmente.

E outra um disparate total, esses R$3000,00 por menor seria muito melhor gasto na base da construção desse ser humano, e não em um depósito onde só se torna a ser pior do que quando entrou. Vou morrer e essa merda vai ficar aí, possivelmete bem parecido como sempre foi, primeiro teve as bruxas, na idade média, os escravos na idade "moderna" agora os usuários e traficantes na pós modernidade, tem sempre que ter um cristo, ou outro presente expiatório qq para purgar o mal de toda sociedade. É triste né.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Taí a razão do comércio de entorpecentes ser crime, até para distribuidores mínimos. Controle social. 45% dos jovens pobres do Estado estão atrás das grades. Em algumas cidades, 90%. Pena que eles não desaparecem, né? O ônus desses abusos virá, e quem vai pagar é a sociedade que os marginalizou e roubou sua dignidade e seus direitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Lógica do estado; Temos muitos presos. O que fazer?

Opção A: Dar oportunidades para esses jovens e mudar a legislação (como acabar com a proibição das drogas).

Opção B: Construir mais presídios e portanto prender mais e mais jovens.

E qual o estado escolhe? A B).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...