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Ativismo: Surf Na Remada!


ricco y locco

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  • Usuário Growroom

Eaee Ricco ,,,poo velho, nossos queridos don emilio e don gabriel devem tar honrrados de ter uma homenagem destas aki no growroom!quem diria , saindo do sto americo pra se encontra aki no growroom...sou de uma epoca mais recente(nem tanto), sai de la tem uns 17 anos. Tive la outro dia, fui bate uma bolinha entre os veterandos sob o apto do meu querido professor gabor, que pulou da aula de educaçao fisica para a diretoria nos ultimos anos. Nao pude deixa de ver o zekinha q fica la embaixo, q me pegava as 6 da manha(o primeiro) aki em casa e devolvia as 5 da tarde(ultimo a ser entregue) cm suas piruas smp lotadas . Cara ,o tempo passa mais a saudade fica.

Po qto essa sua xanadu ai ja surfei cm um modelo onde ele inventou uma rabeta meio quadrada bem diferente e estranha(melhor rabeta q ja surfei),so que era pequena, 5 polegadas abaixo do normal, acho q era 5,7 uma coisa assim, mano a prancha voa!Perfeita pras marolas.. Velho eu ja tive nessa fase que vc ta louco pelas pranchas maiores,tve uma trip q eu fiz pro sul e o mar deu uma subida forte,tva uns 2,5m ali na joaca e eu cm uma 6,0...sai na caça de uma gunzera ate q eu cai na fabrica da tropical brasil,,ai nao teve jeito tive q sai de la cm uma 7,2(essa q eu te falei q parece uma balsa) desde entao me apaixonei pelos pranchoes do avelino,,comprei uma 6,8 posteriormente dele tbm cm bico redondo(essa nao gostei muito,ruim pra manobra)e uma 8,0 bem loca q nao uso a mtoo tempo... mais dps de um tempo comecei a ver que elas mais serviam pra decora minha sala doque pra usa,,,essas ressacas tipo a de domingo acontecem pouco(qdo muito 1 vez por mes e olhe la,isso qdo nao entra o tedio do verao) ai comecei a ficar sedento pelas baixinhas, Fikei 1 ano qse namorando uma lost round nose fish quad, adptada pra quadriquilha,,,comprei ela no começo do ano, é sem duvida a melhor prancha q ja tive, bem versatil, 6,0 borda bem cheia,perfeita pros tubos de mareca ate 1,5m, qdo bota no trilho ela acelera parecendo um formula 1,,ja pra manobra eu prefiro as triquilhas(principalmente pra manobra nas esquerdas ja q sou regular). e acaba q eu so uso as pekenas msmo, salvo esses swells esporadicos.

Mais é isso ai,,se pa domingo vo ta por ai,surfo na 20 as vezes tbm mais o meu pico e o cantao direito la ,,pelo tamanho do grafico vo ta cm cm aminha lost msmo vermelha cm desenho bem loco de um tubarao fumando um charuto!Vamo ve se entra umas valinhas sob vento leste,apesar de ta apontando um sudoeste no waves,,,tens uns caras q fazem uma previsao firmeza ai pro LN,Sao os mesmo q fzem pro red nose town in, é raro os caras errarem,procura por eles ai no facebook:Liquid Dreams, dps q eu começei a ler a previsao dos caras so achei as boas.

Bem loco esse documentario da epoca ,se souber de mais algum me manda ai...esses dias assisti o bustin down the doors animal,vc ja dve te visto..

é noixx abraço!

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  • Usuário Growroom

e aew, Poscheira!

..só se for via-growroom! kkk

mesmo assim valeu a vibe!

teve uma época que até tinha mandado meu curriculo pros caras, mas não rolou..

o Claujones me conhece, a turma toda sepa..

já tive oportunidade de ser "matéria" da Fluir, da Hardcore, Computer Games, etc,

quando eu e o Mika desenvolvemos um sistema pré internet chamado BBS (bulletin board system)

era sysop do Action Sports! BBS

o Taiu mandava fotografia das Pitangueiras via modem, quase 5 anos antes de acontecer a internet aqui

pra carregar uma fotinho de 200k demorava quase 3 horas, a bagaça era lenta a vera!

apesar de termos desenvolvido uma coisa inédita pra época, dependiamos de um numero de linhas telefonicas numa época que cada uma delas custava em média 7 mil reais, no dinheiro de hoje, com 2 linhas apenas não dava..

era proprietário de uma locadora de CDs chamada LOCALASER onde comecei a projetar o BBS e de lá

enviavamos a previsão via fax gratuitamente pro Paulo Lima via o programa de radio TRIP 89 que acontecia todas as sextas

era muito legal, pois o telefone explodia de tanta ligação pedindo pra passar o boletim!

nesse mailing também participava a Fluir, a Hardcore, até o surfista carioca João Simonsen chegou a solicitar

a previsão via fax, pois estava chegando de uma trip pela California na época e queria se certificar dos swells..

tinha o acerto das previsões dos mapas sinóticos

por vezes 15 dias antes do swell acontecer, foi uma época bem legal!

muito louco esse teu relato da Juréia,

foi exatamente assim que as coisas aconteceram, falaí!

pra você ter uma idéia, todo o povo das antigas que frequenta ou frequentou o power surf de Maresias

aprendeu a surfar e obter mais condições de surfar ondas grandes lá na Boracéia, todos sem excessão iam pro

canto esquerdo (antigamente se chamava CANTO DO ESPANHOL) pra dropar aqueles ladeirões perfeitos da praia!

particularmente tenho um xodó pela Juréia,

mas a minha pira naquele tempo era o Engenho! nunca fica flat lá..

com certeza, quem surfou cedo no domingo tem histórias pra contar por resto da vida!

tô ligado que você tá lendo esse post agora! valeu a vibe, irmão!

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  • Usuário Growroom


Eaee Ricco ,,,poo velho, nossos queridos don emilio e don gabriel devem tar honrrados de ter uma homenagem destas aki no growroom!quem diria , saindo do sto americo pra se encontra aki no growroom...sou de uma epoca mais recente(nem tanto), sai de la tem uns 17 anos. Tive la outro dia, fui bate uma bolinha entre os veterandos sob o apto do meu querido professor gabor, que pulou da aula de educaçao fisica para a diretoria nos ultimos anos. Nao pude deixa de ver o zekinha q fica la embaixo, q me pegava as 6 da manha(o primeiro) aki em casa e devolvia as 5 da tarde(ultimo a ser entregue) cm suas piruas smp lotadas . Cara ,o tempo passa mais a saudade fica.



Po qto essa sua xanadu ai ja surfei cm um modelo onde ele inventou uma rabeta meio quadrada bem diferente e estranha(melhor rabeta q ja surfei),so que era pequena, 5 polegadas abaixo do normal, acho q era 5,7 uma coisa assim, mano a prancha voa!Perfeita pras marolas.. Velho eu ja tive nessa fase que vc ta louco pelas pranchas maiores,tve uma trip q eu fiz pro sul e o mar deu uma subida forte,tva uns 2,5m ali na joaca e eu cm uma 6,0...sai na caça de uma gunzera ate q eu cai na fabrica da tropical brasil,,ai nao teve jeito tive q sai de la cm uma 7,2(essa q eu te falei q parece uma balsa) desde entao me apaixonei pelos pranchoes do avelino,,comprei uma 6,8 posteriormente dele tbm cm bico redondo(essa nao gostei muito,ruim pra manobra)e uma 8,0 bem loca q nao uso a mtoo tempo... mais dps de um tempo comecei a ver que elas mais serviam pra decora minha sala doque pra usa,,,essas ressacas tipo a de domingo acontecem pouco(qdo muito 1 vez por mes e olhe la,isso qdo nao entra o tedio do verao) ai comecei a ficar sedento pelas baixinhas, Fikei 1 ano qse namorando uma lost round nose fish quad, adptada pra quadriquilha,,,comprei ela no começo do ano, é sem duvida a melhor prancha q ja tive, bem versatil, 6,0 borda bem cheia,perfeita pros tubos de mareca ate 1,5m, qdo bota no trilho ela acelera parecendo um formula 1,,ja pra manobra eu prefiro as triquilhas(principalmente pra manobra nas esquerdas ja q sou regular). e acaba q eu so uso as pekenas msmo, salvo esses swells esporadicos.



Mais é isso ai,,se pa domingo vo ta por ai,surfo na 20 as vezes tbm mais o meu pico e o cantao direito la ,,pelo tamanho do grafico vo ta cm cm aminha lost msmo vermelha cm desenho bem loco de um tubarao fumando um charuto!Vamo ve se entra umas valinhas sob vento leste,apesar de ta apontando um sudoeste no waves,,,tens uns caras q fazem uma previsao firmeza ai pro LN,Sao os mesmo q fzem pro red nose town in, é raro os caras errarem,procura por eles ai no facebook:Liquid Dreams, dps q eu começei a ler a previsao dos caras so achei as boas.


Bem loco esse documentario da epoca ,se souber de mais algum me manda ai...esses dias assisti o bustin down the doors animal,vc ja dve te visto..

é noixx abraço!


e aí, Mariojoana!

cara, tá na hora da gente bolar um post aqui no Growroom, tipo

BEM VINDO AO POST DOS EX- ALUNOS

CANABICULTORES DO COLÉGIO SANTO AMÉRICO kkk!

imagina se a moda pega..!

cada escola ou colégio cadastrando seus growers e multiplicando o bom exemplo!

com relação ao teu quiver,

caraca, só armamento pesado, heim!

tu tá completamente paramentado pro que der e vier, falaí?

boto a maior fé nas gorduchas baixotinhas..

essas prancha menores e mais encorpadas funcionam muito bem mesmo!

há umas duas semanas num mar MUITO CABULOSO apareceu o Jorge Boneteiro com uma

PLUMERIA shapeada pelo Dick Brewer e o cara tava muito a vontade nas cracas..

detalhe: só ele tava na vala as meu lado e pegou várias bombas!

essa prancha era uma 6'2" com muita flutuação e bico redondo tb,

o que eu particularmente gosto porque são bem mais seguras do

que as pranchas com bico pontudo e perigoso..

o principio destas pranchas gordotinhas

é que o que se leva pro oceano é apenas a parte

flutuante que seria utilizada por uma prancha maior,

sem a necessidade de ter o comprimento de uma gunzeira

a desvantagem , é que num mas com ondas mais "massudas",

se o cabobra não tiver a certeza da onda entrar pro drop, o cara acaba se desposicionando

e aí aguenta a onda de trás.. ou a série toda! Talvez seja a unica vantagem sobre as gunzeiras

maiores sobre estas quadris maravilhosas que os shapers trouxeram de volta pras praias!

na mão que você estiver no canto direito me chama!

na maioria das vezes eu estou muito concentrado (é novas! kkk) e parece queu

tô distraidão, bem longe no pensamento, mas venha pra gente trocar umas ideias no outside!

aliás esse convite é pra todo mundo!

ow, essa sua 8 pés instigou, heim..!

maneirissima ela deve ser, falaí.. prancha pra caçar rinocerontes!

e, cara, o bustin down the door é um clássico mesmo!

Wayne Rabbitt, Shaun Tomsom molequinhos

desbravando Backdoor na época mais selvagem

da costa norte hawaiiana, puta registro histórico!

bora nóis pegar umas ondas la nas valas do Moreira!

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  • Usuário Growroom

pausa pro lazer..

hora de relaxar e planejar o surf neste fim de semana!

http://www.youtube.com/watch?v=IbKsGNxnaIM

med_gallery_1198_4499_164133.jpg

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se liga na sulzeira que vem por aí!

enquanto o swell não aporta por aqui..

pausa pra mais esta matéria do Igor Cavaco, no waves:

é a Maya voltando pra Teahupoo!

http://waves.terra.com.br/surf/noticia/folego-extra-em-teahupoo/59883

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2JhyZbZquJs

boas ondas a todos!

e aew, Mariojuana! tô ligado que você está lendo este post agora!

o que você acha da gente criar um post tipo..

bem vindo ao post dos alunos

e ex-alunos canabicultores do Colégio Santo Américo ?

kkk

imagina se a moda pega! aí, os alunos do objetivo,

das faculdades, etc, MILHARES de instituições de ensino se organizam e aparecem por aqui!

:603145906-fumar.:

idéia típica de ricco y locco, falaí?

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  • Usuário Growroom

Galera

Esse eh o relato do broder do rapaz que morreu em Pauba domingo passado.

Mto triste, 3 passaram o perengue, um não voltou.

Bruno Wardzinski

Quinta às 15:48

Tem algumas coisas que precisam ser esclarecidas sobre o episódio em Paúba.

Não fique se colocando no meu lugar e dizendo: Eu faria diferente, eu teria feito isso ou aquilo - você não passou por isso.

Ninguém estava em pedras, encostas, pulando ou agindo com irresponsabilidade.

Nós entramos no mar apenas pra se lavar a ultima vez pra ir embora.

Ninguém estava alcoolizado ou coisa do tipo.

Estavam no momento APENAS eu, Leandro Cañas, e Guilherme Fontes.

Ninguém sabe o que é ouvir um pedido de socorro de um amigo, e perceber que os DOIS estavam em perigo.

Ninguém sabe o que é gritar por socorro e a voz não sair,

Ninguém sabe como é difícil se manter na superfície do mar, quando se tem uma borbulhação e correnteza que, naquela semana, por acaso, tinha mudado pelos ventos, e estava excepcionalmente mais forte do que de costume, (vide pista rio-santos ter sido alagada em um trecho, coisa fora do normal)

Ninguém sabe o esforço e o medo que eu passei depois de avisar o Cañas pra gente ir para o fundo, e lutar pela VIDA contra as ondas e corrente,

Ninguém estava lá além de mim, e ouvir, da maneira mais sutil e gentil que ele encontrou pra dizer, um pedido de socorro de um brother que estava em perigo, dizendo: "Tô cansado!"

Ninguém sabe como é descem em 3 pra praia e voltar só em 2.

Ninguém sabe como é dirigir em congestionamento após uma fatalidade dessa, não ter telefone de contato pra avisar a família,

Ninguém sabe como é CHEGAR COM UMA NOTÍCIA DESSAS PARA A MÃE DELE!

Ninguém, além de que já passou por isso, tem o direito de falar o que faria, ou não faria na minha situação!

Você não sabe como é sentir o dedo da MORTE no seu ombro e vc ter que dar um soco na cara dela e lutar pra sobreviver,

Eu sobrevivi!

e não sou nenhum super-herói!

Agora eu quero saber aonde estavam esses "heróis" quando a gente precisou?

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  • Usuário Growroom

fala, Xixarash Campecheirooo!!!

caraca, o cara mora NO PICO lá na ilha, heim?
sepa você conhece o Duda sushiman, morava aí tb,agora tá morando aqui no bairro
estudava no mesmo colégio que eu, me vendeu minha primeira prancha e 38 anos depois a gente se reencontrou aqui

ow, instigou essa segunda sessão da onda, mó caverna, falaí?
imagino quantas lembranças boas você deve ter desta sessão em especial.. de sonho!

quando eu ia pro sul me internava no sitio da Da. Mariazinha, na Guarda..
era muito style, a gente voltava do surf e ela preparava uns bijuzinhos e deixava na janela pra gente! bons tempos..

e aí, Poscheira!

realmente muito triste o desabafo do Bruno..

Bruno

com relação às afirmações descritas por você, infelizmente já vivi a maioria delas..
acho que no tocante de ter que avisar a familia ou a mãe do Canas, sim, foi amargo você ter que passar por isso

infelizmente você foi protagonista de uma TRAGÉDIA PESSOAL,
todos nós carregamos ou colecionamos tragédias pessoais durante a vida..

minhas palavras não irão trazer seu amigo de volta,
muito menos terão o peso de um conforto, porque eu acredito
que pra essas coisas só O TEMPO poderá trazer algum alívio, se é que esse alívio exista..

lembro que em 1998, quando o Badauê não era Badauê, era o 901,
trabalhava e morava lá, éramos todos surfistas, e a vida se resumia em trabalhar, surfar e ser muito feliz!

um dia desses, naquele verão, vi um monte de gente agrupada na rua lateral (entrada 7) chorando

de 3 adolescentes que estavam dentro d´água, apenas dois conseguiram ser resgatados,
levados com urgencia para o pronto socorro de Boissucanga, infelizmente o terceiro sujeito teve a mesma sorte do teu amigo..

aquilo me tocou de tal forma, que em menos de 3 horas,
corri o boné e consegui 2 mil reais pra desenvolver 2 placas que na época foram instaladas,
uma em cima do espaço destinado aos caixas do antigo Bar do Meio, outra em frente ao grupamento

do corpo de bombeiros, Q.G. dos guarda-vidas, ao lado da praça do surf, além de distribuir 1.000 cartazetes
nas pousadas de Maresias. Todo mundo se envolveu nessa tarefa e resolveu ajudar, de alguma forma..

o texto e as imagens explicativas falavam exatamamente do perigo das correntezas submersas, as RIP CURRENTS..

estas fortes correntezas submersas puxam qualquer coisa que flutue,
inclusive pranchas, surfistas e banhistas, pra DEBAIXO D´ÁGUA mesmo, e o desfecho costuma ser esse mesmo..

existem placas similares do grupamento de bombeiros na orla, o detalhe é que as pessoas só dão conta disso na hora..

estou muito triste e ainda assim abalado com tudo isso que aconteceu, por um simples motivo

PODE ACONTECER DE NOVO

o oceano, por mais que possa ser previsto hoje em dia,
nunca será totalmente compreendido, e assim tem que ser respeitado..

não estou dizendo que houve negligência, ou imprudência por parte de vocês..

Paúba é uma praia onde as ondas batem nas costeiras diagonais à areia
e formam uma correnteza continua, estando o mar grande ou pequeno..

infelizmente,
nas circunstancias às quais TODOS NÓS fomos pegos de surpresa,
era imaginado que algo muito sério poderia acontecer, o que de fato ocorreu..

se você observar, ao final da pagina 6 deste post, aguardava o que iria acontecer,
pois venho observando isso há pelo menos 25 anos, e sempre que posso aviso o que pode acontecer no dia

aqui, do povo da praia, você e a familia do Canas tem todo o nosso respeito e consideração,
mas infelizmente isso não vai trazer a vida do teu amigo de volta, e nem tem o poder de consolar..

mas graças a Deus você e seu amigo estão vivos,
e a lembrança do Canas, já no outro lado da vida, será dum cara do bem que Deus chamou pra perto dele..

com relação aos "heróis" que você pergunta onde estavam,
acredito que Deus tenha disponibilizado o GABRIEL MEDINA e o MIGUEL PUPO estavam lá e fizeram o que puderam fazer..

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  • Usuário Growroom

Fala, moçada!

após dez dias de vento sul, friaca e correnteza forte, e sol quase nenhum,

mamãe natureza mandou avisar que dará as caras neste fim de semana por aqui..!

EXISTE A POSSIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE ONDAS DE MARÉ NO SÁBADO E DOMINGO

Apesar da possibilidade de chuva e nuvens,

muita gente virá a praia pra passar o FDS, ondas boas, festa no sirena, etc..

..portanto

FIQUE ATENTO NA ESTRADA AO PASSAR POR MARESIAS DE DIA

REDUZA A VELOCIDADE NA ORLA, POIS EVENTOS IGUAIS AO DOMINGO DIA 4 DE AGOSTO PODERÃO ACONTECER

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O MESMO PODE SER OBSERVADO

PARA SEXTA FEIRA 30 DE AGOSTO,

PELO PERÍODO DE VAGA PREVISTO PARA 16-17 SEGUNDOS!!!

ainda a ser confirmado pela semana..

só pra constar.. aconteceu ontem na China:

http://www.youtube.com/watch?v=AzpmPJ25mBk

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  • Usuário Growroom

pois é, Pura Vida!

hoje,

6 de agosto de 2013,

fui até a entrada 8 pra ver se já tinha alguma condição

e tinha uns 2 ou 3 surfistas nas ondas de um metro e meio.

Os caras chegaram de manhã e aproveitaram até o sol que durou até nove da manhã..

destaque pruma mulher muito bonita que tava amarradona de estar na praia, apesar

do céu nublado e vento sul forte, a gata tava de biquinão e copo de caipirinha na mão no Badauê, feliz da vida!

o que me traz aqui agora, é o desdobramento destas ultimas horas:

CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA ONDA DE MARÉ (TIDAL WAVE)

QUE BOMBARDEOU PRAIAS NO LITORAL DA COSTA SUDESTE BRASILEIRA

EVENTO QUE OCORREU NO DOMINGO PASSADO, 4 DE AGOSTO DE 2013

0. Em conversa com o ZOOM, pai do surfista profissional Matheus Lee,

residente e ambientalista apaixonado pela praia, disse-me que o surfista

e presidente da Associação de Surf Rebocado de Maresias e Organizador

da semana de vela de Ilhabela, o BAM BAM, já citado aqui no post, estava próximo à ILHA DAS CABRAS,

em ALTO-MAR, quando sentiu o primeiro impacto de passagem dessa onda de maré. Não teve tempo hábil de comunicar a Capitania dos Portos, e não imaginava que esta onda causasse o que causou.

1. O fenômeno foi presenciado em outros bairros (praias) de São Sebastião,

gerando ocorrências atendidas pelo grupamento de bombeiros. Uma dessas ocorrencias é

relativa a um surfista desaparecido no momento que a onda de maré bombardeou a praia de Paúba.

Conta-nos o surfista de Maresias SAOCLEI (sim, ele mesmo), que estava em Paúba, que no momento que a onda apareceu, 2 surfistas foram dragados e não estavam conseguindo sair do mar, dada a correnteza violentíssima. Um outro surfista mais experiente conseguiu tirar 1 dos 2 surfistas da água, o segundo surfista não teve a mesma sorte e continua desaparecido. Vide matéria lançada AGORA no waves:

http://waves.terra.com.br/surf/fotos/expedicao/resgate-em-pauba-(sp)/59836

http://waves.terra.com.br/surf/noticia/ciclista-segue-desaparecido/59857?comment=248761

segundo o relato de ALEX NUNES, no site WAVES:

"Como de praxe, estava conferindo as previsões e o site Waves já previa uma boa ondulação encostando no fim de semana. Desci no sábado para Paúba, São Sebastião (SP), mas acabei chegando tarde e não fui conferir as ondas. No domingo, por volta das 10 horas, o mar em Paúba já estava grande e perigoso, com ondas passando facilmente de 1 metro. Para completar o dia, os atletas Gabriel Medina, Miguel Pupo, Victor Bernardo e outros bodyboarders estavam representando nas bombas.

Infelizmente nem tudo são rosas. No canto esquerdo da praia, dois rapazes foram puxados pela correnteza, diversas pessoas tentaram ajudar, inclusive o próprio Miguel Pupo foi para ajudar no resgate.

A triste notícia foi que um dos rapazes não pôde ser salvo e sumiu. Não tive contato com ninguém de Paúba para saber ao certo quem era, ou como aconteceu, apenas vimos toda agitação e depois ficamos sabendo da fatalidade.

Por conta o acidente os surfistas encerraram os treinos e as boas sessões deste domingo."

e segundo

FELIX EDUARDO REYES GALDAMES

sao paulo - sp

pessoal o Leandro Canas experiente piloto de BMX desapareceu neste último domingo nessas condicoes (puxado mar adentro pela correnteza forte)... se souberem de alguma coisa por favor contactar os amigos e familiares, agradeço aos surfistas que estavam na agua e tentaram ajudar numa situacao dificil com mar pesado. Aloha \!!!

2013-08-06 07:05:12.0

3. O fenômeno foi presenciado em outros bairros (praias) de Caraguatatuba, distante mais de 50 KM

da praia de Maresias, local da ocorrência descrita no inicio da pagina 7 deste post, gerando ocorrências atendidas pelo grupamento de bombeiros. O ROSAN, de Maresias, que estava em Caraguatatuba no domingo, constatou o alvoroço ocorrido nas areias, quando a onda de maré e mais 4 ondas deixaram a praia tumultuada.

4. Igual ao que ocorreu na boate KISS, em Santa Maria, RS,

no momento que a onda bombardeou as areias superlotadas da praia de Maresias,

a multidão em PANICO correu da praia pelas entradas da mesma e SUPERLOTOU A ESTRADA,

o que PODE TER ACONTECIDO EM OUTROS LUGARES, bairros ou municipios da costa sudeste.

em decorrência destas observações, a pergunta e o ALERTA são estes:

QUANTA GENTE PODERIA TER SIDO ATROPELADA PELOS VEÍCULOS QUE TRANSITAVAM

NA ESTRADA NAQUELE MOMENTO CAÓTICO? EM QUANTAS CIDADES DA COSTA SUDESTE BRASILEIRA ISTO PODERIA ESTAR ACONTECENDO SIMULTANEAMENTE?

O impacto ambiental "PORTO PRÉ-SAL DE CARAGUATATUBA" é realidade.

Traçados de rodovias extras irão trazer mais fluxo de veículos e pessoas para a orla das praias da costa sudeste. URGE a redução de transito rodoviário próximos às orlas das praias, pois EVENTOS DESTA NATUREZA , as ONDAS DE MARÉ ocorrendo nesta combinação atraente de fatores para turistas e moradores É COMUM. Vejam estes vídeos do Youtube, postados há mais de 2 anos e observe o que aconteceu e acontece com certa frequencia e imagine a estrada lotada de pessoas fugindo..

OLHA O PERIGO QUE ESTA MÃE PASSOU COM OS FILHOS DE COLO!

ai, meu chinelo! pega meu chinelo! kkk

Eventos desta natureza aliados ao MEGA TRANSITO e SUPER ADENSAMENTO DE PESSOAS típicos que dias de sol e ondas acarretam no inverno nas praias da costa sudeste brasileira PODEM GERAR CENTENAS, OU ATÉ MILHARES DE ATROPELAMENTOS SIMULTANEOS EM DIVERSAS PRAIAS LOCALIZADAS NA AREA DE IMPACTO DESTAS ONDAS ESPALHADAS PELA COSTA.

5. A situação que ocorreu no domingo

NÃO FOI SIMULAÇÃO, e graças a Deus não houve nenhum atropelamento.

Mas, e quando formos indiretamente ou diretamente atingidos

pelo impacto ambiental do porto do pré-sal de Caraguatatuba, o transito na estrada nestas circunstancias será o mesmo?

http://www.youtube.com/watch?v=pILyzNLue-4

filmagem de cinegrafista amador gravada no dia 4 de agosto de 2013

a poucos minutos, estava conversando a respeito disso

com o surfista local de Maresias e campeão brasileiro de surf

GILMAR PULGA, indignado com o atropelamento do Seu Reynaldo,

ocorrido há pouco mais de seis meses, na curva da estrada no canto direito, indo pra Boissucanga.

O Seu Reinaldo estava voltando pra casa quando foi violentamente atingido por um motorista bêbado que saia do Sirena na manhã de um domingo. O sujeito que atropelou não prestou socorro e fugiu, só foi retido já em Boissucanga, e permanece preso por homicidio doloso. Gilmar cita que houve mobilização do povo do bairro pra supressão de faixas e colocação de lombadas, mas disse o que RESOLVERIA MESMO É A COLOCAÇÃO DE RADARES DE VELOCIDADE INDICANDO VELOCIDADE PARA TRANSITO LOCAL DE MORADORES, e não a pista de racha que se transformou a rodovia rio santos na altura do canto direito da praia..

6. Com relação à aparição de uma baleia Jubarte, observada de longe por dezenas de pessoas e inicalmente observada por mim, tratava-se de um BOTE INFLÁVEL COM APENAS UMA DAS BOIAS INFLADA, segundo guarda-vidas que lá estiveram posteriormente com o auxilio de jet ski. O bote permaneceu no mesmo lugar a ressaca toda, devido a ancora que tombou para a agua. AINDA NÃO SE SABE O PORQUE DESTE BOTE IR TER PARADO EM FRENTE A ENTRADA 18. SERIA NAUFRÁGIO?

parece

que esta TIDAL WAVE

tomou proporções inimagináveis fora d´água..

tentarei entrevistar o Bitê, a Nancy e o Fredê, pra ver a opinião deles..

Apenas um entre aspas

Eu conhecia o Cañas, ele é aqui da minha cidade, mlk super gente boa, manjava demais da "arte" do bmx, uma perda muito grande, geral que colava na pista ficou triste, é foda. Essa semana encontrei os caras que tavam com ele, mas nem toquei no assunto, embaçado.

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  • Usuário Growroom

oi, GFC

imagino a perda e a tristeza do povo aí da sua comunidade..

infelizmente a natureza muda de forma muito crítica aqui no litoral

daqui o respeito e consideração das pessoas será sempre o mesmo

hoje o bairro amanheceu nublado e cheio de chuviscos, apesar da quantidade absurda de pessoas nas ruas

até tem umas ondas, alguns surfistas e towinzeiros na água, nada muito especial, muito frio e correnteza, dia pra remar, mesmo..

o detalhe é que pela semana..

..A COBRA VAI FUMAR!

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rezar pro vento sul dar uma trégua e o terral dar o ar de sua graça!

reza a lenda

que se amanhã

parar de chover, meus amigos...

B-A-R-R-E-L-S! :icon_spin:

vamos aguardar..

http://www.youtube.com/watch?v=jmyusY0iW5Y

:party0023:

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  • Usuário Growroom

olha que boa noticia!

Arquipélago brasileiro de Alcatrazes vai virar parque nacional

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Depois de anunciar o fim dos exercícios de tiro na ilha principal do Arquipélago dos Alcatrazes

e a disposição de apoiar a criação de um parque, a Marinha selou acordo de paz com os ambientalistas.

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  • Usuário Growroom

bom, moçada

o que me traz aqui hoje é a explicação do que são as

RIP CURRENTS e SUMIDOUROS

..a grosso modo:

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O surfe na remada é uma atividade que integra dois universos:

ACIMA DA LINHA DA SUPERFICIE, onde se "surfa" a onda, e

ABAIXO DA LINHA DA SUPERFICIE, onde acontece a LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA em momentos extremos, comuns no esporte.

Na prática, são dois esportes distintos reunidos num só: SURFAR e SOBREVIVER

neste infográfico,

descrevo as diferentes velocidades que a agua desenvolve quando ocorrem as ondas na praia

conforme descrito,

as velocidades e o sentido das aguas variam e suas relações são proporcionais,

ou seja, quanto maior a ressaca, maiores os valores e vice-versa. É aí que mora o perigo pra quem não está informado..

o que gostaria de observar,

é que aquela correnteza que você sente próxima aos pés

sempre é mais veloz que na superficie da água, e é chamada de RIP CURRENT, ou CORRENTE DE RETORNO.

quando a onda se dissipa, a agua retorna pelo fundo do mar.

normalmente as RIP CURRENTS ou CORRENTES DE RETORNO são muito fortes,

e são as verdadeiras responsáveis pelo grande numero de ocorrências de salvamentos

vale lembrar,

que mesmo quando o mar está aparentemente calmo as RIP CURRENTS ocorrem

e variam de acordo com a intensidade das ondas numa ressaca, marés, luas, etc..

o "solo" ou "chão" do fundo do mar é todo irregular,

são verdadeiras CADEIAS MONTANHOSAS que formam um relevo peculiar em cada local ou praia em questão

O início destas cadeias montanhosas,

cuja formação lembram VALES SUBMERSOS batizei de SUMIDOUROS,

como se fosse a "ponta" ou o "gargalo" por onde as águas das RIP CURRENTS fluem com muito mais velocidade

(já descritos e fotografados na pagina 1 deste post..)

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CANTO DO MOREIRA: O GRANDE RALO SUBMARINO

já "visitei" os sumidouros da praia algumas vezes..

umas vezes bem rapidamente, meio que de passagem..

outras, porém..

já tive a oportunidade de SOBREVIVER após uma onda com mais de 12 pés me socar no fundo do mar e a tal RIP CURRENT me manter SUBMERSO, "colado" no fundo do mar, próximo à violencia das aguas no sumidouro.. tenho uma cicatriz no MEIO DA COLUNA, por muita sorte o mar não me

partiu em dois.. um caldo que me pareceu uma ETERNIDADE DE TEMPO, tudo em ultra camera lenta.. quando a onda por fim me acoplou no fundo, senti a força da rip current ao vivo, extremamente forte, tão forte que manteve a prancha, que deveria flutuar, mas permaneceu "grudada" no fundo pela força da correnteza.. Ao tentar me "levantar" e remar PRA CIMA, em sentido à superficie, senti que "esbarrei" a coluna em algo parecido com uma pedra, na realidade eu aho que a onda me jogou de encontro a alguma pedra no fundo do mar e por muita sorte, só carrego a cicatriz nas costas..

por muito menos muita gente pagou um preço muito caro..

obrigado, Senhor, pela proteção naquele dia e em todos os outros dias!

e é o que me traz aqui:

tentar explicar o REAL PERIGO que os desavisados correm

não levando em conta a força da correnteza debaixo da água..

nos ultimos 30 anos, houveram pelo menos 3 OCORRENCIAS FATAIS (a ida ao SUMIDOURO - sem retormo)

funciona assim:

o mar está grande demais e o surfista entra no mar, e por falta de experiência

se vê obrigado a mergulhar pra se safar da força e da violencia bruta de uma onda e simplesmente DESAPARECE..

o oceano simplesmente não devolve em tempo o envolvido nessa situação, normalmente o corpo é encontrado quilometros

de onde foi dado como desaparecido. Normalmente a correnteza costuma soltar o desafortunado entre PAUBA E SANTIAGO.

o que acontece é que,

após uma vaca numa onda muito grande,

a força da agua empurra o surfista pro fundo do mar,

e a RIP CURRENT faz o surfista se deslocar cada vez mais pro fundo, e não pra superficie..

muita paciencia é necessária pra voltar VIVO pra superficie..

na prática,

quanto maior o PERIODO DE VAGA

entre as ondas numa ondulação (ressaca),

maior a velocidade da CORRENTE DE RETORNO (RIP CURRENT).

e quanto mais próximo ao SUMIDOURO, maior o grau da enrascada e PERIGO EMINENTE (=MORTE)

Em Maresias, existem pelo menos 3 pontos distintos considerados SUMIDOUROS

o CANTO DO MOREIRA

é considerado o mais forte dos SUMIDOUROS, denominado

"O GRANDE RALO SUBMARINO", em certas condições. .

O SUMIDOURO mais frequente,

ou a topografia submarina que mais favorece as RIP CURRENTS

encontra-se entre o BAR DO MEIO (entrada 15) e o 2.000 (entrada 18)

Existe um outro SUMIDOURO

entre o ABRICÓ (entrada 07) e o CEMITÉRIO (entrada 09), este menos frequente..

vale salientar que esta "frequencia" depende da intensidade do SWELL,

ou seja, quanto maior a ressaca, maior a atividade das RIP CURRENTS nos SUMIDOUROS..

vale lembrar

que TODA PRAIA apresenta RELEVO SUBMARINO,

que facilita a "entrada" e "saída" da água, via SUMIDOURO (S)

o que aconteceu em PAUBA, e em outras ocasiões foi exatamente isso..

uma viagem ao SUMIDOURO, infelizmente sem volta..

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  • Usuário Growroom

segunda feira, 26 de agosto de 2013

a chuva ainda não deu trégua, oriunda de uma massa de ar polar..

as ondas ainda não apresentam boa formação, embora tanto ontem como hoje

haviam alguns surfistas, supistas e towinzeiros na água, apesar da friaca e do tempo cinza..

destaque pra dois onibus de excursão

RECHEADOS DE GATAS ARGENTINAS

que invadiram a praia nesse FDS! pena que choveu.. auau

mas a boa noticia aconteceu fora do mar, mesmo

hoje tivemos uma palestra na SOMAR Sociedade Amigos de Maresias

com a presença do Ronaldo Pantanal, a respeito do uso do solo e adequação do novo código ambiental

essa palestra eu gostaria que o Sano pudesse ter vindo assistir, o Pantanal é f***!

ocorre que há muito tempo o bairro deixou de ser um vilarejo com pouco mais de 2.000 pessoas residindo,

e hoje é um lugar que obriga aproximadamente 20.000 pessoas, então URGE uma melhor comunicação e

união entre os moradores, pra acabar DE VEZ com este espírito X9 que transforma a maioria dos moradores

em delatores, nos casos de abusos para com o meio ambiente, muitas vezes devido a falta de informação..

a palestra foi muito positiva, haviam mais de 40 pessoas,

a grande maioria mães de familia e responsáveis pela manutenção dos próprios lares,

e já estava na hora das pessoas saberem que existem deveres, da mesma forma

que EXISTEM DIREITOS que muitas vezes ninguém tem noção..

traduzindo em miudos

hoje vivemos um tempo pacifico, onde

a uitlização do solo é prevista e descrita no código ambiental

e que toda sua adequação passa pelo CRIVO das PREFEITURAS,

o que faz com que qualquer tipo de truculencia ou recalcitrancia por parte do MP

seja rechassada conforme a observancia das leis pelas prefeituras, ou seja, acaba aquele

jogo de passar batata quente adiante que muitas pessoas tem vivido nos ultimos anos, eu inclusive..

vale salientar,

que o orgão de DEFENSORIA PUBLICA foi instituido recentemente,

oriundo de CARAGUATATUBA há pouco mais de 20 dias, numa sala do fórum de São Sebastião, e já encontra-se em funcionamento de 3as e 6as das 14:30 as 17:30.

para se ter o atendimento,

existe a necessidade de agendamento pelo telefone de Caraguatatuba, (12)3883-5086

na realidade,

quem me esclareceu a respeito da falta de Defensoria Publica aqui na cidade foi o próprio Ronaldo,

e eu consegui explicar para ele que URGIAM Defensores Publicos aqui na cidade, por uma simples questão

de humanidade, dada a quantidade de pessoas que estão passando pelo terror que é um processo demolitório..

a partir da ajuda dele

é que hoje temos mais proximidade com a DEFENSORIA PUBLICA, há pouco mais de 20 dias..

agradeço ao Tide, Da. Dircéia, Adriana, Marisa, Geová, Alexandre Lisboa,

e todos aqueles que acreditaram na ideia que tive ao solicitar espaço na SOMAR pra palestra do Ronaldo.

a repercussão foi tão positiva, que ele topou retornar pra realizar novas palestras..

parece que uma nova era

de uso do solo aliado ao respeito à natureza está acontecendo, e isso é bom pra todo mundo!

o municipio ainda não dispoe de defensoria publica para questões ambientais,

mas esta já dá suporte para a Defensoria Publica AMBIENTAL do Estado e da União, na cidade de São Paulo

sou muito grato pelo esclarecimento que o Ronaldo trouxe para todos

(caramba! isso era pra ser apenas um post sobre surf na remada! haja ativismo!)

ah! parece que terça feira o mar promete!

olha esse vento lateral..! as esquerdas vão bombar! só tá faltando o solzão!

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  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

opa!

depois duma friaca dukão, muita chuva e ondas a desejar,

Netuno resolveu dar uma aliviada e proporcionou boas ondas hoje!

tive a oportunidade de ver o Charles

que descansou essa semana das obrigações junto ao Gabriel no WCT,

mas hoje já está embarcando pra California onde continuará acompanhando DA FREAKY KID ..

me disse que o mulecão passou pela laje sinistra de SHPISTERMS BLUFF, na Tasmania

e DROPOU algumas bombas, daqui a pouco postarei os videos aqui.. ondas sinistras..!

enquanto isso,

vejam essa reportagem no WAVES,

a presepada perigosa dum hawaiiano num secret tahitiano

Clima pesado no Tahiti

http://waves.terra.com.br/surf/noticia/clima-pesado-no-tahiti/60252

246994_622x415.jpg

pro feriadão. a dica é aproveitar até sábado e.. BORA PRA BALADA! pois domingo lesta geral..

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se beber, não dirija..

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