Ir para conteúdo

Hoje (12/12) Tem Debate Com Policiais E Ex-Narcotraficantes Na Biblioteca Nacional, Em Brasília


mettalph

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Daqui a algumas horas, será realizado debate na Biblioteca Nacional de Brasília. O debate abordará políticas sobre drogas. Confira!

Ex-integrantes de quatro facções do narcotráfico do Rio de Janeiro (Comando Vermelho, Terceiro Comando, ADA e milícias), hoje atuantes em projetos sociais, e representantes da Polícia se reúnem no próximo dia 12 de dezembro, às 17h, no auditório da Biblioteca Nacional, em Brasília, para um debate inédito na capital. O projeto COMANDOS pretende promover um diálogo franco sobre o tráfico e as possibilidades de superação, envolvendo jovens e estudantes.

Mediado pelo coordenador executivo do AfroReggae, José Junior, o debate reunirá o Coronel Robson (Chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar); José Magalhães (Inspetor da Polícia Civil); Sargento Dantas (BOPE); Francisco Testas/Tuchinha e Roseli Costa (ex-Comando Vermelho); Washington Rimas/”Feijão” (ex-Terceiro Comando); João Paulo (ex-ADA) e Robson Holmes (ex-milícia)

A proposta do evento itinerante, já realizado no Rio de Janeiro, em São Paulo, Niterói e São Gonçalo (RJ), é colocar frente a frente personagens que protagonizaram embates do tráfico para relatarem suas experiências pessoais de superação, as histórias de criação dessas facções, a dinâmica adotada pelos grupos e as principais diferenças entre eles.

No COMANDOS, visões de mundos opostos se unem pela crença na educação e na transformação social, a partir de histórias de vida que contribuem para a formação de uma consciência crítica. Os debates também auxiliam em decisões responsáveis, criando possibilidades de discernimento e melhor perspectiva de futuro. Para a UNESCO, uma das organizadoras do evento, é muito importante mostrar que é possível “aprender ao longo da vida”, contando historias de superação e de construção de novos caminhos.

Os ex-integrantes das facções, que estarão no debate, participam de projetos sociais do AfroReggae e vêm estabelecendo um diálogo, que somente se tornou possível com um trabalho social sólido e o desejo de transformação. Essas experiências mostram que a crença na transformação social e a oferta de alternativas de futuro, distintas da realidade do crime e da violência, são componentes essenciais para a mudança de histórias de vida em lugares marcados pela exclusão.

O evento está sendo organizado em parceria pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o programa Jovem de Expressão/Caixa Seguros e o Grupo Cultural AfroReggae com o apoio do Ministério da Justiça e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal/Biblioteca Nacional.

Em 2013, o Comandos será realizado no Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança e o banco Santander.

Texto: Isabel de Paula e Ana Lúcia Guimarães/Unesco Brasil

convite_comando_final.jpg

Fonte: http://www.cannacerr...oteca-nacional/

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...