Ir para conteúdo

Maconha Torna A Dor Mais Suportável

hf

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Fonte: O Globo

http://oglobo.globo.com/saude/maconha-torna-dor-mais-suportavel-7135930

O Globo

Publicado: 26/12/12 - 15h53

2011-462787634-20111013230704073ap.jpg_20111013.jpg

O THC, um dos ingredientes da maconha, afeta as reações emocionais à dor, não sua intensidade, segundo pesquisa da Universidade de Oxford AP

LONDRES - Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, descobriram que o THC, ingrediente psicoativo da maconha, não diminui a intensidade da dor, só a torna mais suportável. Exames de ressonância magnética mostraram que, quando usado, o THC reduziu a atividade nas áreas relacionadas aos aspectos emocionais do sofrimento, aliviando dores crônicas como a do nervo ciático, por exemplo.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 12 homens saudáveis que tomaram 15mg de THC ou placebo. Depois, um creme à base de pimenta foi esfregado na pele de alguns para induzir à dor e, em outros, foi usado um creme inofensivo. O experimento foi feito outras três vezes mudando um fator do teste em cada voluntário, além de ressonâncias magnéticas para registrar como o cérebro se comportava em cada situação. Todos que tomaram as pílulas de THC relataram sentir dor, mas o incômodo dessa dor foi menor quando os pacientes estavam sob o efeito da substância.

— Com o THC as pessoas não relataram nenhuma mudança na sensação de queimadura proporcionada pelo creme, mas essa dor os incomodou menos — disse o médico Michael Lee, coordenador da pesquisa. — A ressonância magnética mostra uma pequena redução nas áreas do cérebros que se relacionam com a sensação de dor, que é o que costumamos ver com drogas como os opiáceos. Em vez disso, a maconha parece afetar prioritariamente a reação emocional à dor de uma forma altamente variável — explica.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/maconha-torna-dor-mais-suportavel-7135930#ixzz2GFXaluBu

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

• Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Maconha torna a dor mais suportável, dizem cientistas

O THC reduz as atividades em áreas do cérebro ligadas aos aspectos emocionais de sofrimento

Foto: Getty Images

Maconha pode reduzir o incômodo da dor, de acordo com um estudo publicado no jornal científico Pain. Pesquisadores da Universidade de Oxford descobriram que o THC, ingrediente psicoativo da planta, não reduz a intensidade da dor, mas a torna mais suportável. As informações são do Daily Mail.

Isso acontece porque, em muitos casos, o THC reduz as atividades em áreas do cérebro ligadas aos aspectos emocionais de sofrimento. Mas o alívio não acontece com todos os pacientes.

"A maconha não parece agir como um remédio para dor convencional. Algumas pessoas respondem muito bem, outros nem um pouco, ou até mesmo mal”, explica Michael Lee, líder do estudo. "Poderemos, no futuro, ser capazes de prever quem irá responder positivamente a cannabis, mas seria preciso fazer estudos em pacientes com dor crônica em períodos mais longos," explicou.

Os pesquisadores recrutaram 12 homens saudáveis para o estudo. Cada um recebeu um comprimido com 15 mg de THC ou placebo. Em seguida, passaram um creme de pimenta na pele, que induz a dor e causa sensação de queimação. O experimento foi feito três vezes, mudando as combinações do teste para cada voluntário.

"Os participantes foram convidados a relatar a intensidade e desconforto da dor: quanto a pele queimou e quanto incomodou", disse Lee. "Nós descobrimos que com THC, em média, as pessoas não relataram qualquer alteração na queimadura, mas a dor incomodava menos”, justificou.

Dores crônicas, muitas vezes sem causa clara, são um problema de saúde complexo. Nesses casos, diferentes abordagens são necessários para ajudar a controlar a dor do paciente, e podem incluir medicamentos, fisioterapia e outras formas de terapia física e apoio psicológico. Assim, a maconha pode ser uma alternativa.

O estudo foi financiado pelo Conselho de Pesquisa Médica do Reino Unido e do Centro de Investigação Biomédica do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde (NIHR), em Oxford.

fonte: http://saude.terra.c...cceb0aRCRD.html

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Isso ja foi bastante discutido aqui no fórum, todos sabem que o principal canabinoide responsavel pela diminuicao da dor e o CBD

Com certeza, mas o importante é que essa matéria é lida por muitas pessoas que não sabem!

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

é, achei esta matéria proibicionista, esperiencia com 12 caras, (só 12) e jogaram acido nas pernas e deram um baseado, ta estranho e tirando o foco que no caso de dores nervosas eu sou prova viva que tira a dor sim!!

Concordo, pior que isso, antes fosse um baseado, deram pilulas de thc, e os outros canabinoides ? São só figuração ?

Levando em conta que conforme dizem as cannabis ricas em CBD é que são boas pra aliviar a dor....

Para mim eles tinham o objetivo de descobrir que não fazia efeito, testando apenas THC e não algum extrato de maconha. Só que não conseguiram...

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu diria uma matéria proibicionista sim com informação errada ainda como ja comentado aqui.

O cabeçalho da matéria usa negação e palavras que induzem os outros a pensar que uma pessoa que usa maconha fica "fora de si", chapada, desligada anestesiada.

"Nova pesquisa mostra que droga não reduz o desconforto, só anestesia o paciente"

Bom...foi apenas meu ponto de vista!

Abraço e Paz Growers.

• Like 1
Link para o comentário

Concordo, pior que isso, antes fosse um baseado, deram pilulas de thc, e os outros canabinoides ? São só figuração ?

Levando em conta que conforme dizem as cannabis ricas em CBD é que são boas pra aliviar a dor....

Para mim eles tinham o objetivo de descobrir que não fazia efeito, testando apenas THC e não algum extrato de maconha. Só que não conseguiram...

exatamente mano, po, o baguio é milagroso com dor neuropatica e cronica, ja provado que melhor que morfina que da tb um monte de problema alem de viciar....

é o que me manteve em pé neste ultimo surto .... é, esta matéria ta comprada......

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

exatamente mano, po, o baguio é milagroso com dor neuropatica e cronica, ja provado que melhor que morfina que da tb um monte de problema alem de viciar....

é o que me manteve em pé neste ultimo surto .... é, esta matéria ta comprada......

O Globo.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu tbém tenho dores e inflamações articulares, depressão, altamente ansioso, pânico e muitas outras enfermidades, e vivo uma vida saudável, graças à cannabis. Quer dizer saudável, entre aspas, pq ainda sou obrigado a fumar prensado do Paraguai, que não tem as propriedades medicinais que tem aquela que eu plantaria em casa se eu pudesse.

Esse é o tratamento que merece o cidadão brasileiro.

SALVA NÓIS STF

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Thc mexe com o lance do humor no cérebro, entre outras coisas como a larica por exemplo, sensação de dor talvez diminua ja que o seu humor vai estar pra cima! Mas o CBD é o que anestezia geral o buneco mesmo, e isto é comprovado. É estranho testarem thc nos cobaias, só se é pra isso: tentar derrubar a proposta da maconha "sem barato" de Israel que diz que tem 0% de thc totalmente medicinal mas nao "chapa". Só se é pra isso, tentar alertar que Thc também tem propriedades analgésicas.

Link para o comentário