Ir para conteúdo

Os Políticos E As Drogas


∆-9-THC

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Os políticos e as drogas

Denis Russo Burgierman

Feliz 2013, raro leitor. Desde já, prepare-se: este vai ser um ano muito agitado. Principalmente em relação a um assunto: as drogas.

2012 foi histórico em relação a esse tema. Nos Estados Unidos, pela primeira vez desde que o ex-presidente Richard Nixon começou a guerra global contra as drogas, nos anos 1970, a população de dois estados decidiu, por plebiscito, legalizar a maconha. Se a vontade do eleitorado for cumprida, os maconheiros do Colorado e de Washington, em vez de financiarem os carteis criminosos mexicanos, irão fazer negócio com comerciantes regulamentados, que pagarão impostos altos, e o dinheiro será aplicado quase integralmente em saúde e educação. É, ao que parece, o começo do fim da guerra contra as drogas.

Ou será que não?

Screen-shot-2013-01-07-at-1.35.49-PM.png

Acima, um panfleto da bem sucedida campanha do Colorado para legalizar a maconha

Enquanto os americanos conseguem mudar as leis através de abaixo-assinados e plebiscitos, aqui no Brasil a guerra contra as drogas fica mais dura a cada dia. Em Brasília, no apagar das luzes de 2012, com a imprensa distraída pelo julgamento do mensalão, o Congresso aprovou o projeto de lei do deputado Osmar Terra, que endurece de maneira radical nossa já talibânica lei de drogas. O projeto aumenta penas de prisão, institui a internação compulsória e cria as bases de uma política de encarceramento em massa, exatamente como Nixon fez nos anos 1970. A população prisional brasileira, que já é a quarta maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Rússia, e que cresceu mais de 100% na última década, deve explodir numa velocidade ainda maior a partir de agora.

Não se trata de discutir se drogas fazem mal ou não. Elas fazem mal sim, isso ninguém questiona. O que está acontecendo mundo afora é a tomada de consciência de que a política de guerra, em vez de aliviar este mal, torna-o muito pior. A proibição ultra-radical das drogas, inventada por Nixon e aprofundada há 40 anos por políticos do mundo inteiro, foi incapaz de reduzir o consumo de drogas. O que ela conseguiu fazer foi incentivar a criação de drogas mais potentes e perigosas, como o crack, e enriquecer bandidos, que passaram a lucrar muito mais num mercado totalmente desregulamentado. Além disso, os gastos com repressão tiram dinheiro que deveria ser usado na saúde, e impossibilita o atendimento a dependentes.

Mas, se a guerra deu tão errado, porque é que há políticos como Osmar Terra e os deputados que votaram a favor de seu projeto, que continuam insistindo em uma estratégia comprovadamente equivocada?

Simples. É uma questão de incentivos. Políticos precisam de votos e fazer pose de durão contra as drogas dá votos. Mesmo que seja só pose e que, no fundo, essa atitude sirva apenas para preservar o monopólio dos traficantes de explorar um mercado extremamente lucrativo sem nenhuma regulação do estado.

Em 2013, drogas continuarão fazendo mal para muita gente, como sempre fizeram. No Colorado e em Washington, esse mal será ao menos compensado por um aumento da arrecadação de impostos, que financiará grandes investimentos em saúde pública e educação. Enquanto isso, no Brasil, além do mal das drogas, gastaremos uma fortuna construindo presídios como em nenhum outro país do mundo, e enriqueceremos os bandidos que ameaçam a segurança pública. Agradeça aos nossos políticos por isso.

http://super.abril.c...os-e-as-drogas/

EDIT: IMO deveriamos fazer algum folder, flyer oque for tipo este do colorado, muito inteligente e de facil entendimento para qualquer ser humano, inclusive os ignorantes.

  • Like 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Acho que seria interessante também conscentizar a galera sobre os verdadeiros "chefes" do crime organizado e tráfico de drogas.

Me refiro as pessoas por trás das cortinas que controlam todos os cartéis de droga no mundo. Não vou citar nomes nem grupos, acho que a galera tem que parar de ser iludida pelo sistema e começar a buscar as informações que realmente são relevantes em vez de culpar asfarc ou a yakuza ou todos os fernandinhos beira mar que a imprensa divulga.

O nosso inimigo está muito mais próximo do que se imagina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Acho que seria interessante também conscentizar a galera sobre os verdadeiros "chefes" do crime organizado e tráfico de drogas.

Me refiro as pessoas por trás das cortinas que controlam todos os cartéis de droga no mundo. Não vou citar nomes nem grupos, acho que a galera tem que parar de ser iludida pelo sistema e começar a buscar as informações que realmente são relevantes em vez de culpar asfarc ou a yakuza ou todos os fernandinhos beira mar que a imprensa divulga.

O nosso inimigo está muito mais próximo do que se imagina.

Velho, com todo o respeito do mundo, mas acho que teoria da conspiração não leva a nada. P. ex.: vc poderia dizer que os verdadeiros Reis do crime organizado lucram com o monopólio do tráfico sem mostrar a cara, e que os Fernandinhos Beira-mar são só peões num grande jogo de tabuleiro, e que esses Reis são illuminati, o papa, george bush, alienígenas... Não faz a menor diferença, e não pode nem nunca será provado. É uma hipótese inverificável e absolutamente desnecessária para reagir ao sistema.

O sistema é bem simples, na verdade. Como uma lei da natureza, o mercado tem que lucrar. Para lucrar, a economia tem que crescer. Logo, tudo que é rentável, sobrevive, mesmo que no futuro os recursos acabem e colapse todo o sistema. Ou seja, o tráfico é MUITO lucrativo (graças ao monopólio e à natureza humana que é indissociável ao uso de drogas), logo, tem poder econômico para sobreviver às guerras e às Leis. Pronto, é aí que temos que intervir, no sistema, não numa empreitada contra moinhos de vento que não necessariamente são dragões :)

Sorte e Paz pra todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Creio que tal lei so foi aprovada para legalizar de vez a "faxina" social para a copa do mundo. E acho que ateh la as coisas apenas tendem a piorar, eh dificil pensar positivo ja que a Fifa esta dando pitacos demais nas obras "publicas", exigindo "bens comuns" melhores e mais estruturados ou seja embaçando o pais e o Brasil por sua vez, de olho no lucro nw pode fazer feio e mostrar como propaganda a realidade, Nada tem haver com saúde publica, nem muito com propaganda pra tal ou tais politicos, tem haver com a maquiagem social... Acho triste pensar que soh depois da copa o pais abrira as portas para supostamente pensar na política das drogas, o que nos resta eh torcer para que a maconha seja exclusa, separada das outras drogas, e aja uma lei dirigida apenas a ela e nw no mesmo texto em que se encontra o crack e a cocaina. Que na real nw tem nada haver com elas.

Bem que a fifa poderia interferir nesse ponto, pq a gringaiada vai querer subir o morro e beber cachaça, fumar maconha e obter a graça ueheuehu... A sim depois gritar golllllllllll... Pagar umas mulatinhas e tal... Foda tratar dessa outra droga tambem, no lixo que transformaram um esporte legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores Jurídicos GR

Creio que o Denis se equivocou quanto ao projeto do Osmar Terra. Ele não foi aprovado pelo congresso, e sim por uma comissão da Câmara dos Deputados para, depois, ser apreciado pelo plenário da mesma casa.

Jah me livre de ver o projeto do Osmar Terra aprovado em 2013. O Growroom já estaria nas ruas faz tempo!

Segue o link onde se discutiu a aprovação do tal projeto: http://www.growroom....-gera-criticas/

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

CONED/RS desautoriza proposta de nova lei de drogas

O Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas – CONED/RS, órgão normativo e deliberativo, decidiu, por unanimidade, desautorizar o mencionado relatório preliminar e, em consequência, sugere a rejeição do Projeto de Lei 7663/2010, de autoria do deputado Osmar Terra, que propõe a alteração da lei 11.343, por merecer muitos reparos críticos, em sua forma, espírito e conteúdo, representando retrocessos no trato da grave questão das drogas.

A decisão foi realizada nesta terça-feira, 23/10, durante encontro preparatório à reunião convocada pelo relator da Comissão Especial constituída para avaliar o Projeto de Lei, que tem como relator o deputado Givaldo Carimbão.

O CsRPRS é uma das entidades que integra o CONED/RS.

Um membro que é do Sul, terra desse Osmar, postou algum tempo atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...
  • Usuário Growroom

Pessoal ano q vem é no de eleição e eu não ouvi falar de nenhum político sequer que seja favorável à legalização.. Vcs conhecem alguns?? Podiamos fazer um tópico sobre isso!! Tá na hora da gente se unir e mostrar nosso pode político!!! A legalização não entra na pauta das eleições pq não dá voto!!! precisamos mostrar nossa força!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

E agora o projeto do Osmar passou pelo congresso sim, foi aprovado, eles tiraram aqueles artigos que pareciam da Alemanha nazi da escola fiscalizar as crianças, e delatar elas...um negócio louco, mas as penas pra tráfico vão aumentar, fogueteiro agora vai ser tratado como traficante perigoso, vários retrocessos, já está no Senado pra ser votado assim como a lei lá no Uruguai para descriminalizar e legalizar o mercado. Nossos hermanos estão esperando o Senado para saberem se tem um grande avanço na questão da lei de drogas enquanto nós estamos esperando para saber se voltamos atrás...triste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Triste vai ficar pra quem pensa que está "guiando" algo ou alguém assim, essa velharia vai falecer em breve e pode deixar que os pequenos "rebentos sofistas" esses , podem preparar pro combate, eu sei pelo que luto, e "eles" será?

Não se iludam, na "luta" que importa, duvido que "exército pago" faça valer mais que " o de fato"

"ulcera" ( Hybris), hoje chamada de "ódio" (cheia de carga semantica, antes que venham com xorumelas hehehe) , desde há muito vem movendo o "barco' da Odisseia!

Paz

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...