Ir para conteúdo

Mp Denuncia À Justiça 72 Estudantes Da Usp Por Formação De Quadrilha

pianoman

Recommended Posts

• Growroom Premium

05/02/2013 22h53 - Atualizado em 05/02/2013 23h31

MP denuncia à Justiça 72 estudantes da USP por formação de quadrilha

Denúncia foi apresenta nesta terça (5) pela promotora Eliana Passarelli.

Em 2011, alunos invadiram prédio da reitoria para protestar contra a PM.

Marcelo MoraDo G1 SP

ae-ae.jpg

Tropa de Choque da Pm foi acionada para cumprir ordem judicial de reintegração de posse do prédio da reitoria no dia 8 de novembro de 2011; mais de 70 alunos foram presos em flagrante por dano ao patrimônio na ocasião (Foto: André Lessa/ AE )

A promotora Eliana Passarelli, do Ministério Público de São Paulo, apresentou no final da tarde desta terça-feira (5) denúncia à Justiça contra 72 estudantes que invadiram e ocuparam o prédio da Universidade de São Paulo, no final de 2011. Se a denúncia for acolhida, os alunos vão responder por formação de quadrilha, três vezes por dano ao patrimônio público, por pichação e por descumprimento de ordem judicial.

A denúncia foi feita no Fórum de Pinheiros, na Zona Oeste da capital, à juíza Angélica Aparecida Correia. “Mas a denúncia será remetida ao Fórum Criminal da Barra Funda por se tratar de crimes com penas de reclusão. Eles se uniram para resistir a uma ordem judicial, por isso a denúncia por formação de quadrilha”, disse Passarelli.

De acordo com a promotora, foram denunciados os 72 estudantes presos em flagrante após desocuparem o prédio da reitoria onde permaneceram por seis dias e resistiram à ordem judicial de reintegração de posse. Ele só deixaram o prédio após a chegada da Tropa de Choque da PM. "Centenas participaram da invasão, mas só foram denunciados os que ficaram acampados no prédio", disse. Em caso de condenação, a pena dos crimes somados pode chegar a até seis anos de prisão.

No final de 2011, centenas de estudantes protestaram contra a presença da Polícia Militar no campus da USP. No dia 18 de maio daquele ano, o estudante Felipe Ramos de Paiva foi morto em uma tentativa de assalto no estacionamento da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP. Em setembro, a reitoria da USP firmou convênio com a PM para reforçar a segurança no campus.

No final de outubro, centenas de alunos invadiram e ocuparam o prédio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) para protestar contra a presença da PM no campus. No dia 2 de novembro, o prédio da reitoria foi invadido por um grupo de manifestantes. No dia 8 de novembro, a Tropa de Cchoque cumpriu a decisão judicial de reintegração de posse do prédio da reitoria.

linhadotempo_usp_.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

faltou dizer, com todo respeito ao sepultado, que dia 25 foi a missa de sétimo dia.

tb, que alem da poli, existem mais uns 60 cursos. e que o caso da estudante, ocorreu na av. politécnica no ultimo semaforo pra chegar na raposo, uns 4km da portaria mais proxima e nao na usp.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

pior foi o que a promotora disse...

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) podem ser presos após denúncia do Ministério Público e punição pode servir de exemplo para evitar novos protestos na Universidade.

72 pessoas, entre estudantes e funcionários, foram denunciadas pelos crimes de formação de quadrilha, posse de explosivos, danos ao patrimônio público, desobediência e crime ambiental.

Se houver a condenação as penas podem render até sete anos de reclusão.

A promotora Eliana Passareli, responsável pela denúncia, acredita que os envolvidos podem acabar presos e a medida pode servir para quem pretende se manifestar na Universidade.

Não é o fato deles serem estudantes que dá a eles uma carteirinha para que saiam fumando maconha, para que saiam danificando o patrimônio público, inclusive nas contas do povo paulista”, ressaltou a promotora. “Eles deverão cumprir pena como qualquer outro criminoso, porque eles não deixam de ser criminosos”, completou.

Para ela, a pena serve como exemplo e intimidação dos condenados, que podem passar por uma reeducação e, assim, não cometerão os mesmos erros novamente.

As informações são do repórter Thiago Samora.

http://jovempan.uol.com.br/noticias/2013/02/estudantes-da-usp-podem-ser-presos-apos-denuncia-do-ministerio-publico.html

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não acho que a promotora esteja certa.

E quanto aos relatos dos estudantes de terem sido intimidados e ameaçados por policiais sem identificação?

Isso também não seria crime passível de penas?

A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco. A intenção da promotora é que não haja protestos na Universidade. Mas todos temos o direito de protestar.

Além do mais, os motivos da invasão não tiveram nada a ver com maconha. A maconha, como sempre, foi "bode expiátorio."

Mas essa é só a minha opinião...

• Like 4
Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu cheguei agora, não vi discusão, mas sinceramente, se mais gente fizesse isso ae que os gurizão fizeram (gurizisse pura) baixavam lei marcial nesse país de meudeos

o que eles fizeram eu não apoio, na real eu acho que isso é bem o que a policia quer, estudante exaltado por causa de maconha... fica tão facil pra eles....

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu não concordo com as posições politicas da maioria daquela galera nem acho que depredar o patrimônio público é correto.

Porém, não acho que deveriam ser indiciados por qualquer crime. O que ocorreu ali foi uma confusão que já estava para acontecer a muito tempo. Os PMs com certeza tem grande culpa nisso, por serem truculentos e mal preparados mas também acho que invadir e ocupar prédios de ensino não é legal com quem quer ter aula.

Sobre fumar maconha na faculdade, eu não vejo um grande problema. Fumo maconha em qualquer lugar (inclusive na faculdade) então quem sou eu para julga-los? Acho que poderia muito bem ser liberado sim mas enquanto é proibido é bom dar uma dichavada, não por medo e sim para evitar confusões.

A partir do momento onde em toda faculdade há bares colados e a galera bebendo sem parar, não acho que maconha venha ser qualquer problema.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

O problema é que tem que fazer as coisas direito, maconha ainda é proibido aqui e essas atitudes dessa mulecada só servem pra atrasa nosso lado...

E a promotora ta certa!

O que tu planta e consome tbm é, se for levar pelo mesmo caminho, quero ver eu deixar de fumar na usp por isso, "muleque" quem esta sendo um é você!

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

A maconha foi secundaria na questão. O reitor Grandino Rodas vulgo "ladrao-de-tapete" persona non-grata na GV (googlem) vem cometendo abusos sistematicos e tocando a USP com uma mistura funesta de mao-de-ferro com incompetencia administrativa, nao é só a PM no campus que incomoda mas uma longa serie de arbitrariedades. Apesar do discurso de bom administrador a USP continua com os mesmos problemas de sempre mas com o plus de estar se tornando um espaço anti-democratico.

Pra quem acha que a Promotora ta certa olhem só que flor de pessoa, que prestadora publica racional e equilibrada, que argumentaçao consistente:

[\media]

Foda essa midia mainstream faz as pessoas inconsientemente defenderem figuras escrotas e atacarem gente bem intencionada....

• Like 5
Link para o comentário

• Usuário Growroom

acho que o mcgyver chegou no fórum depois desse incidente, pelo menos não lembro dele no meio das nossas discussões sobre o assunto.

sinceramenre bro, se 10% da população tivesse o peito que essa rapaziada teve, o renan não tava rindo da gente agora.

Eu não vejo dessa forma, quebraram a escola toda e não adiantou porra nenhuma, existem formas de protesto mais inteligente...

Oque falta pro povo é instrução e não disposição pra tampa a cara com camisa e sai quebrando tudo...

Link para o comentário

Voce não entendeu nada e isso que voce falou não tem nada a ver...

tem razão mcgyver, podemos discordar mas não vamos nos ofender, qualquer dia desses trombamos em um evento e daí como vai ser? vamos poder nos cumprimentar ou vamos ficar ressentidos por ofensas no fórum?

melhor repensar isso jardineiro!

Link para o comentário

Eu não vejo dessa forma, quebraram a escola toda e não adiantou porra nenhuma, existem formas de protesto mais inteligente...

Oque falta pro povo é instrução e não disposição pra tampa a cara com camisa e sai quebrando tudo...

discordo. na Europa quando acontece merda, sai todo mundo quebrando tudo e funciona. na Argentina também. Eles podem ter cometido erros e abusos na USP, mas pelo menos não viraram chiclete debaixo do coturno dos PM.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

discordo. na Europa quando acontece merda, sai todo mundo quebrando tudo e funciona. na Argentina também. Eles podem ter cometido erros e abusos na USP, mas pelo menos não viraram chiclete debaixo do coturno dos PM.

Intão mano eu pensei tambem nessa questão da Europa, eu inclusive morei la um tempo e sei como as coisas funcionam por la...

Eles não conseguiram chegar aonde estão por causa desses atos, e sim por causa do bom senso do povo, que tem uma instrução muito maior que a do brasileiro, se esses atos resolvessem os nossos irmãos argentinos não estariam como estão...

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

instrução ajuda demais mas tem hora que só quebrando tudo pra ser ouvido

se tiver alguem berrando com vc vc vai falar baixo e nao vai ser ouvido

pense nisso..

• Like 2
Link para o comentário