Ir para conteúdo

Instituto Da Cannabis Tem Registro Autorizado Por Unanimidade

Bas

Recommended Posts

inca.jpg
o InCa também é organizador da Marcha da Maconha de SC desde 2008

Segunda-feira não é o dia preferido de nenhum ser normal, mas essa semana começa com uma notícia animadora: depois de dois anos de discussão na justiça, o Instituto da Cannabis de Santa Catarina, o InCa, finalmente é autorizado a funcionar como entidade social, conquistando tal direito por unânimidade.

Criado em 2007, o instituto tenta funcionar como entidade social desde 2011, visando promover pesquisas, estudos e ampliar o debate sobre as políticas de consumo da canábis. O pedido do InCa para ser oficializado gerou dúvidas no cartório Faria, na capital catarinense, e os donos preferiram consultaram a Justiça. O debate foi levado a uma das promotorias criminais do estado.

O juiz Alexandre Morais da Rosa, da 4ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de SC, já havia autorizado o registro, em agosto do ano passado. Diante da decisão, o magistrado justificou que há a necessidade de se manter a liberdade de manifestação. Sua única observação foi que o instituto deveria mudar a sigla, já que InCa é a abreviação oficial do Instituto Nacional do Câncer, ligado ao Ministério da Saúde.

Incorformado, o promotor Henrique Limongi entrou com recurso, afirmando que entidade estaria dedicada à disseminação e ao incentivo ao uso da maconha, além de fazer apologia ao crime. De seu ponto de vista, a autorização foi absurda e a definiu como aberração. No entanto, a Justiça de Santa Catarina negou o recurso do Ministério Público do Estado e autorizou o registro em cartório da entidade.

A decisão de autorizar o registro foi unânime e dada pelo desembargador Marcus Tulio Sartorato, pela desembargadora e Maria do Rocio Luz Santa Ritta e pelo relator do caso, o desembargador Fernando Carioni. "Não se almeja discutir ou defender a legalização do uso de nenhuma substância entorpecente, tampouco questionar os incontestáveis malefícios que o uso da maconha causa aos indivíduos. Mas, somente, examinar a licitude do objeto da associação, que pretende oficializar seu registro”, afirmou Carioni. Segundo o relator, a discussão sobre a descriminalização do uso das drogas não se confunde com prática de delito ou apologia ao crime.

Os próximos passos

Segundo Lucas Lichy, tesoureiro do Conselho Diretor e Coordenador de Articulação do InCa, "os próximos passos serão a formalização do registro em cartório para que possamos iniciar o processo junto a receita federal para obtenção de CNPJ, registrar a logomarca, já com a nova sigla, reorganizar e ampliar o quatro de associados, que hoje conta com 300 membros, aprimorar e melhorar o site, produzir e distribuir cartilha de redução de danos. E comemorar, afinal, todos os membros estão muito contentes com a decisão da justiça catarinense, que acima de tudo soube respeitar a constituição".

Veja entrevista completa no site oficial do também oficial Instituto da Cannabis clicando aqui.

Fonte: Growroom

• Like 23
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Agora é abrir as filiais pelo Brasilzão à fora!

Isso que eu queria saber. Esse é o Instituto da Cannabis de Santa Catarina. Cada estado pode criar o seu Instituto ou o de Santa Catarina abre filiais?

De qualquer maneira, Parabéns pra moçada de Sta Catarina. Maior Respeito!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O ruim é o pensamento do próprio juiz que aprovou. Ele diz que são "incontestáveis" os malefícios da maconha. Gostaria muito que ele indicasse quais são.

O problema todo do tabu em torno da maconha é esse. O povo alienado só repete o que os grandes (verdadeiros interessados na criminalização da maconha) falam. São frases feitas sem sentido, sem comprovação científica e ainda são disseminadas como verdade. A mentira tem que acabar, isso vem primeiro.

Quando a verdade vier à tona, a descriminalização é consequência.

Mas de qualquer forma é um grande passo! Mais um em direção à liberdade.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

O ruim é o pensamento do próprio juiz que aprovou. Ele diz que são "incontestáveis" os malefícios da maconha. Gostaria muito que ele indicasse quais são.

O problema todo do tabu em torno da maconha é esse. O povo alienado só repete o que os grandes (verdadeiros interessados na criminalização da maconha) falam. São frases feitas sem sentido, sem comprovação científica e ainda são disseminadas como verdade. A mentira tem que acabar, isso vem primeiro.

Quando a verdade vier à tona, a descriminalização é consequência.

Mas de qualquer forma é um grande passo! Mais um em direção à liberdade.

existe realmente uma lista de maleficios

existe realmente uma lista de beneficios

tudo na vida é bom e mau

incluindo vc eu....

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pow manos, na verdade o juiz tme em parte, razao né...

Nao vamos ser hipocritas ao dizer que quem fuma um beck nao esta causando mal nenhuma a saude. É mentira.

Como eu ja disse: Tu tas queimando uma parada, que naturalmente teu corpo nao precisa e tas botando fumaça pra dentro do teu pulmao.

Se alguem acha (tem a fonte) onde diz que nao faz mal NENHUM (mesmo vaporizando um fumo 100% organico), por favor explanar.

Pode ser que o dano seja minimo, mas faz...

O que eu pergunto é o seguinte: O que de fato o InCa pode fazer pra ajudar nos maconheiro fracos e oprimidos? :watchplant:

Fora o que ja foi dito ai no texto claro (visando promover pesquisas, estudos e ampliar o debate sobre as políticas de consumo da canábis)

Falo isso, porque apesar de ja terem acontecidos pequenas mudanças (ao meu conhecimento, so o porte e a nao caracterização de crime quando o individuo possui uma certa quantidade da maconha) nao vejo nd de significante acontecendo. Pelo contrario, se vcs verem as opinioes da sociedade em geral, 80% das pessoas vao dizer que liberar o uso ou cultivo caseiro é "abrir as portas pra pessoas se drogarem". Eu sei, a sociedade brasileiro é careta e atrasada em sua maioria, mas é a verdade.

Vejo pessoas dizerem que estamos perto de ganhar essa guerra, mas na minha humilde opiniao estamos MUITO LONGE.

Conversava com meus amigos há 12 anos atras e eles diziam: "Dentro de uns 5 anos essa parada vai estar legalizada." Ja se passaram uns 15...e nada mudou.

Nao quero ser negativista ou nd do tipo, mas acho que essa geração de hj, nós que estamos aqui, nao estaremos vivos para ver o cultivo discriminalizado e mt menos a legalização da maconha. Queria estar errado, mas é a realidade.

Jah Bless~

Link para o comentário

Pow manos, na verdade o juiz tme em parte, razao né...

Nao vamos ser hipocritas ao dizer que quem fuma um beck nao esta causando mal nenhuma a saude. É mentira.

Como eu ja disse: Tu tas queimando uma parada, que naturalmente teu corpo nao precisa e tas botando fumaça pra dentro do teu pulmao.

Se alguem acha (tem a fonte) onde diz que nao faz mal NENHUM (mesmo vaporizando um fumo 100% organico), por favor explanar.

Pode ser que o dano seja minimo, mas faz...

O que eu pergunto é o seguinte: O que de fato o InCa pode fazer pra ajudar nos maconheiro fracos e oprimidos? :watchplant:

Fora o que ja foi dito ai no texto claro (visando promover pesquisas, estudos e ampliar o debate sobre as políticas de consumo da canábis)

Falo isso, porque apesar de ja terem acontecidos pequenas mudanças (ao meu conhecimento, so o porte e a nao caracterização de crime quando o individuo possui uma certa quantidade da maconha) nao vejo nd de significante acontecendo. Pelo contrario, se vcs verem as opinioes da sociedade em geral, 80% das pessoas vao dizer que liberar o uso ou cultivo caseiro é "abrir as portas pra pessoas se drogarem". Eu sei, a sociedade brasileiro é careta e atrasada em sua maioria, mas é a verdade.

Vejo pessoas dizerem que estamos perto de ganhar essa guerra, mas na minha humilde opiniao estamos MUITO LONGE.

Conversava com meus amigos há 12 anos atras e eles diziam: "Dentro de uns 5 anos essa parada vai estar legalizada." Ja se passaram uns 15...e nada mudou.

Nao quero ser negativista ou nd do tipo, mas acho que essa geração de hj, nós que estamos aqui, nao estaremos vivos para ver o cultivo discriminalizado e mt menos a legalização da maconha. Queria estar errado, mas é a realidade.

Jah Bless~

man, o Inca se eu não estiver enganado, é a primeira pessoa jurídica no Brasil relacionada exclusivamente com maconha. e isso é muito importante, praticamente abriu as portas para que outros institutos sejam criados, associações, clubes e etc. pode parecer pouco, mas é antológica a conquista dessa rapaziada.

e quero discordar também de vc quanto ao pessimismo, porque nunca ocorreram tantas mudanças quanto nesses dois últimos anos, decisões favoráveis, muitos growers infelizmente presos, mas esse último fato é somente mais um indício de que somos muitos, consumidores mais ainda e esse bonde não vai parar não.

positividade, sai com essa vibe negativa pra lá! pense grande!

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Chupa Sr Henrique com LimãoeGin

agora quero ver a anvisa não dar autorização pra essa galera cultivar pra estudo!!!

se o instituto da canabis não conseguir autorização quem vai né???

se negarem cabe algum recurso judicial obrigando a anvisa a dar autorização será ??? alguem do juridico pode esclarecer ???

parabéns aos envolvidos

Link para o comentário

• Usuário Growroom

man, o Inca se eu não estiver enganado, é a primeira pessoa jurídica no Brasil relacionada exclusivamente com maconha. e isso é muito importante, praticamente abriu as portas para que outros institutos sejam criados, associações, clubes e etc. pode parecer pouco, mas é antológica a conquista dessa rapaziada.

e quero discordar também de vc quanto ao pessimismo, porque nunca ocorreram tantas mudanças quanto nesses dois últimos anos, decisões favoráveis, muitos growers infelizmente presos, mas esse último fato é somente mais um indício de que somos muitos, consumidores mais ainda e esse bonde não vai parar não.

positividade, sai com essa vibe negativa pra lá! pense grande!

Nao é essa vibe negativa parceiro bisca71. É a realidade. Como vamos criar um clube de maconha, se a mesma é proibida no nosso país? O Pot In Rio, por exemplo, se a policia desse as caras por la, a merda tava feita, nao? Um monte de gente fumando e com posse de varias quantidade de maconha (infelizmente nao li mt acerca do evento, mas pelo nome da pra ter uma ideia). Acho que o cara tem que estar com "sorte" na hora que "a casa cai", pois se pegar um juiz fdp, ele ta fudido! Assim como mts que cairam e era exemplos de cultivo aki no GR. Falo isso porque vejo amis coisas negativas, do que positivas. Frequento o GR desde os anos 90. Ja perdei meu login umas 2 ou 3x por passar grandes periodos sem frequentar. E so finalmetne agora, depois de casado, residencia e emprego fixo posso ter minha plantinhas em casa e obviamente como qualquer um que planta, estou "apto" a me dar mal tb. Pois alem de cultivar (so 1 planta por enquanto, que se eu colhesse ela com o maximo que ela poderia dar, teria maconha para no maximo 1 mes) guardo cmg SEMPRE grande quantidade de fumo (no minimo 50 gramas, oriundo de trafico, logico). Entao, eu penso que se eu caisse, ia me fuder em dobro, pois além disso quando pego minhas paradas, peço emprestado a um amigo uma balança de precisao, pra saber se levei fumo ou nao, infelizmente é assim.

Decisoes favoraveis a growers, sim, sao raras mas existem. Muitos growers presos, apesar de inumeras provas que mostram que o mesmo so cultivava para si.

Fico extramamente triste com tais noticias. Porque nos brasileiros temos um potencial GIGANTESCO no desenvolvimentos de tudo que tem a ver com a maconha:

area para plantil (agua, terras, sol), mercado consumidor (o maconheiro, rico ou pobre, que antes so axava Colomy pra fumar, agora so fuma em smoking, apesar de mais cara), e ainda a parte social: geração de emprego e renda, enfraquecimento do trafico, etc....

Falo isso mano Biscoito, com o intuito de, de repente poder ajudar tb. Quem sabe com uma celula aqui no meu estado?? Nunca se sabe.

EU quero o melhor pra gente mano. Pode ter certeza. :love-weed:

Abraços.

• Like 1
Link para o comentário

Nao é essa vibe negativa parceiro bisca71. É a realidade. Como vamos criar um clube de maconha, se a mesma é proibida no nosso país? O Pot In Rio, por exemplo, se a policia desse as caras por la, a merda tava feita, nao? Um monte de gente fumando e com posse de varias quantidade de maconha (infelizmente nao li mt acerca do evento, mas pelo nome da pra ter uma ideia). Acho que o cara tem que estar com "sorte" na hora que "a casa cai", pois se pegar um juiz fdp, ele ta fudido! Assim como mts que cairam e era exemplos de cultivo aki no GR. Falo isso porque vejo amis coisas negativas, do que positivas. Frequento o GR desde os anos 90. Ja perdei meu login umas 2 ou 3x por passar grandes periodos sem frequentar. E so finalmetne agora, depois de casado, residencia e emprego fixo posso ter minha plantinhas em casa e obviamente como qualquer um que planta, estou "apto" a me dar mal tb. Pois alem de cultivar (so 1 planta por enquanto, que se eu colhesse ela com o maximo que ela poderia dar, teria maconha para no maximo 1 mes) guardo cmg SEMPRE grande quantidade de fumo (no minimo 50 gramas, oriundo de trafico, logico). Entao, eu penso que se eu caisse, ia me fuder em dobro, pois além disso quando pego minhas paradas, peço emprestado a um amigo uma balança de precisao, pra saber se levei fumo ou nao, infelizmente é assim.

Decisoes favoraveis a growers, sim, sao raras mas existem. Muitos growers presos, apesar de inumeras provas que mostram que o mesmo so cultivava para si.

Fico extramamente triste com tais noticias. Porque nos brasileiros temos um potencial GIGANTESCO no desenvolvimentos de tudo que tem a ver com a maconha:

area para plantil (agua, terras, sol), mercado consumidor (o maconheiro, rico ou pobre, que antes so axava Colomy pra fumar, agora so fuma em smoking, apesar de mais cara), e ainda a parte social: geração de emprego e renda, enfraquecimento do trafico, etc....

Falo isso mano Biscoito, com o intuito de, de repente poder ajudar tb. Quem sabe com uma celula aqui no meu estado?? Nunca se sabe.

EU quero o melhor pra gente mano. Pode ter certeza. :love-weed:

Abraços.

Camarada, nem li todo o teu post porque tem uma coisa que me intrigou muito....

Tu disse que freqüenta o GR desde os anos noventa...

O mais engraçado de tudo isso é que justamente amanha, dia 12/03/2013 o Growroom faz 11 anos...

O que tu ta fumando? Responde aí que eu vou lá fazer uma sopa pá nois!

• Like 6
Link para o comentário