Ir para conteúdo

Itália Legaliza A Maconha Para Fins Medicinais


Juniaum

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

italia.gif

Enquanto os olhos do mundo estão voltados para a escolha do novo Papa, um importante acontecimento passou despercebido na Itália. No dia 23 de fevereiro deste ano, um decreto do Ministério da Saúde, publicado na Gazeta Oficial, legalizou a canábis para fins medicinais no país.

O projeto de lei foi assinado em janeiro pelo ministro da Saúde, Renato Balduzzi, passando a vigorar no mês passado. De acordo com a publicação oficial, a decisão considera que os benefícios medicinais da planta se sobrepõem ao potencial danoso e aos riscos de vício.

A canábis passa, portanto, a figurar em uma nova tabela de perigos (seção B), sendo permitida legalmente no país, para fins medicinais, em todas as suas formas. A decisão foi validada pelo Instituto Superior de Saúde, o Conselho Superior de Saúde e o Departamento de Políticas Anti-Drogas da Itália.

A Itália é o último país europeu, depois da República Tcheca, a legalizar a maconha medicinal. Confira aqui o decreto publicado pelo Ministério da Saúde italiano.
  • Like 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A imprensa brasileira não passa uma nota dessa noticia, mas se prenderem um grower perigoso que planta em laboratório 4 pés de maconha geneticamente modificadas daria em tudo quanto é noticiário.

Concret jungle!

Ao invés de selva de concreto onde viver é tão mais difícil!

Selva de concreto, cara, você tem de dar tudo de si
I say:

I shot the sheriff,

But I swear it was in self-defense

I shot the sheriff,

And they say it is a capital offense

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Essa notícia está em diversos sites ativistas, mas só!

http://maconhadalata.blogspot.com.br/2013/03/decreto-permite-uso-de-maconha.html

http://politicando.net/?p=1236 e diversos outros.

Achei esse texto no terraamerica (http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=257), bem interessante!

........................................................

“Os médicos pouco conhecem sobre o uso da maconha com fins medicinais. Essa planta nunca foi incluída na farmacologia. A Itália é um dos países mais atrasados da Europa na área de tratamento alternativo, mas já temos casos de doentes que a descobriram e garantem viver melhor”, disse ao Terramérica Pietro Moretti, consultor da Associação pelos Direitos de Usuários e Consumidores. Os defensores da maconha alegam que é menos destrutiva do que o álcool ou o tabaco. Na Itália, o cigarro causa 90 mil mortes anuais e o abuso de álcool 20 mil.

“A maconha pode ser utilizada com fins terapêuticos. Se a ciência der respostas claras, estamos com ela. Mas a política na Itália funciona com estímulos ideológicos e propagandísticos, e não com base em dados científicos. Por exemplo, a morfina é uma droga mais forte do que a maconha e é usada em pacientes terminais”, afirmou ao Terramérica Alessandro Litta, representante da Lombardia pelo partido socialista Rosa nel Pugno. Numerosos estudos indicam que a maconha é eficaz para tratar algumas patologias.

Em 1985, a Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou o comércio de canabinóides sintéticos (substâncias fabricadas em laboratórios com componentes químicos da maconha) para combater as náuseas causadas pela quimioterapia. Um informe da revista British Medical Journal, publicada pela Associação Medica Britânica, demonstrou a eficácia da controvertida planta para aliviar a dor neuropática ocasionada pelos espasmos musculares na esclerose múltipla. A maconha também poderia aliviar as dores provocadas pelos tratamentos da aids (síndrome de deficiência imunológica adquirida); baixar a pressão arterial e dilatar os brônquios.

Giampiero Tiano é um geômetra de 27 anos. Aos 19 foi atropelado por um carro, passou dois meses em coma e um ano depois sofreu uma crise de epilepsia. Durante 12 meses tomou medicamentos, até que leu que a maconha poderia prevenir essas crises. Decidiu provar e fumou até oito cigarros por dia. Não teve nenhuma convulsão em quatro anos. Em 1996, a policia apreendeu os 11 pés de cannabis que tinha em sua casa e o prendeu. Dois anos depois foi condenado a 18 meses de prisão, sentença que foi anulada em 1999 pelo Tribunal de Apelações. A defesa demonstrou que a maconha tinha efeitos terapêuticos em casos de epilepsia.

Segundo médicos que experimentaram a planta, como Antonio Mussa, diretor de cirurgia oncológica do hospital Lê Molinette de Turim e ex-deputado europeu, a maconha tira a dor, aumenta o apetite e dá uma sensação de euforia aos pacientes. “Se não posso prolongar-lhes a vida, ao menos posso melhorar a qualidade dela. Como um paciente com seis meses de vida pode se transformar em viciado?”, disse ao jornal Il Manifesto no dia 13 de junho. O consumo de maconha com fins terapêuticos também tem outros efeitos e, segundo seus críticos, não se pode controlar a dose e não é melhor analgésico do que a morfina.

“Se os princípios ativos da maconha servem para reduzir o sofrimento dos pacientes terminais, sua utilização é positiva, mas deve ser controlada”, disse ao Terramérica Maurizio Crestani, farmacologista da Universidade de Estudos de Milão. “Não concordo com a liberalização indiscriminada, porque pode desencadear um tráfico de drogas ou um mercado negro. Deve ser usada somente sob prescrição médica em casos específicos”, ressaltou.

* A autora é colaboradora do Terramérica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

"A Itália é o último país europeu, depois da República Tcheca, a legalizar a maconha medicinal."

Como eh q eh ?????

A cannabis medicinal ta rolando na Europa inteira e nao divulga-se nada por aqui ???

E o pior, os bandidos, eleitos pelos idiotas, querem piorar as coisas com essa nova política de drogas.

país de merda !!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • Usuário Growroom

"A Itália é o último país europeu, depois da República Tcheca, a legalizar a maconha medicinal."

Como eh q eh ?????

A cannabis medicinal ta rolando na Europa inteira e nao divulga-se nada por aqui ???

E o pior, os bandidos, eleitos pelos idiotas, querem piorar as coisas com essa nova política de drogas.

país de merda !!!

não irmão... você interpretou errado.

o que o texto quis dizer é que dos países europeus que legalizaram a maconha medicinal, a itália é o que fez isso mais recentemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...