Ir para conteúdo

Cientistas Pedem Descriminalização Do Uso De Drogas

K09

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Cientistas pedem descriminalização do uso de drogas

Mais de 100 cientistas divulgaram, na sede do Viva Rio, manifesto favorável a descriminalização do usuário de drogas. O documento será entregue no Congresso Nacional como contribuição dos pesquisadores ao debate pela mudança na legislação que regula a política de drogas no Brasil (11.343/2006). Os signatários pedem que seja feita uma definição clara entre o que é porte ou plantio para consumo pessoal e o que deve ser considerado tráfico.

DSC_8131-1024x679.jpg

Da esq. para dir.: Roberto Lent, integrante da CBDD e professor titular da UFRJ; Ricardo Reis, professor associado da UFRJ; e Rubem César, diretor executivo do Viva Rio, lançaram o manifesto

Integrante da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD), professor titular e diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Lent afirma ter constatado que existe base cientifica para tratar usuário como um doente e não como criminoso. Ele acredita que a sociedade deve andar neste caminho. “Temos que aproveitar o momento em que a sociedade discute o problema das drogas para colocar posição que seja aceitável e o passo mais realista seria a descriminalização do usuário de drogas”, disse.

Seguindo a mesma linha de pensamento, o professor associado do Instituto de Biofísica da UFRJ, Ricardo Reis, acrescenta que 90% das drogas atuam no centro de comunicação das células e uma parcela das pessoas que fazem uso dessas substâncias se tornaram dependentes. “O nosso sistema nervoso está preparado para responder as drogas quase da mesma maneira que responde às recompensas da alimentação, da saciedade da sede e do sexo, do prazer das interações sociais”.

Os cientistas sugerem que, após o estabelecimento de limites da quantidade de entorpecentes que os cidadãos poderiam portar sem serem criminalizados, a fiscalização seja feita nos mesmos moldes das blitzes da Operação Lei Seca. Roberto Lent explica que no caso de outras drogas, o policial poderia ter uma balança na viatura para pesar a quantidade de entorpecente que alguém carrega. “Acima de determinado limite, o indivíduo seria preso por tráfico”

Para o cientista, a polícia tem que se concentrar na repressão ao tráfico e os sistemas de saúde e educação devem focar no uso. Em 2001, Portugal escolheu essa abordagem como a mais plausível para abordar a questão do uso de drogas. A legislação portuguesa indica que ao portar quantidade para consumo em até 10 dias, o individuo seria enquadrado como usuário. As drogas continuam proibidas, mas seu consumo não é mais crime. Por lei, o usuário agora é considerado doente crônico que precisa de tratamento, mas há sanções penais para traficantes e produtores de drogas.

Essa é a ideia que se pretende introduzir no debate nacional. Nesse cenário mais humano, seria possível descrever três tipos de condutas relacionadas ao uso de drogas: usuário recreativo, usuário dependente e traficante. “Usuário dependente tem que ser estimulado a se tratar, o usuário recreativo é levado voluntariamente ao sistema educacional para conhecer os riscos do uso, pois ele é suscetível a se tornar dependente”, apontou o professor Ricardo Reis.

O manifesto é assinado por ex-ministros do governo Lula como Sergio Machado Rezende, da Ciência e Tecnologia, e José Gomes Temporão, da Saúde; além da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena B. Nader. Também fazem parte desta lista, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Embora estejam ligados a importantes instituições, os cientistas deixam claro que se posicionam como cidadãos e não falam em nome das entidades em que trabalham.

O Manifesto está disponível para assinatura de professores e cientistas aqui.

Fonte: http://vivario.org.br/cientistas-pedem-descriminalizacao-do-uso-de-drogas/

• Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Esses ai ainda estão muito tímidos no antiproibicionismo! Como querer a descriminalização do uso e mantendo a criminalização do comércio?

• Like 5
Link para o comentário

• Usuário Growroom

"A legislação portuguesa indica que ao portar quantidade para consumo em até 10 dias, o individuo seria enquadrado como usuário. As drogas continuam proibidas, mas seu consumo não é mais crime". ????Aonde conseguir????

Se estivessemos em 2001 o modêlo português poderia até ser bom! Mas infelizmente não pegamos esse barco. Se fosse para pegar o modelo de outro país, que fosse o do Colorado, USA. Outro modêlo só seria aceitável se contemplasse o cultivo caseiro!

Posso estar errado, mas eu ainda acho que o certo seria legalizar e regulamentar. Se por algum motivo eu não pudesse ter o meu jardim, pelo menos eu poderia comprar em algum lugar, autorizado a vender.Com alta qualidade. Ou até comprar (emprestar) do vizinho!

Não é isso que deveria ser a tendência?

Não adianta, agora, querer aplicar um modêlo que foi feito para ser usado em outra época. Há mais de 12 anos atrás, Foi bom, mas precisa ser aperfeiçoado.

Minha opinião!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

esses caras sao caretas da maconha

acho que tem que haver comercio e acabar de vez com o trafico

drogas mais pesadas como , cocaina , heroina, psilocibina, lsd 25 ( original) etc teria que ser de uso medicinal

drogas como maconha e derivados e cogumelos ou outras plantas que ja sao legalizadas como auyuasca

deveriam ser comercializadas e regulamentadas

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Sinceramente, mas um exemplo de proposta que não soma nada ao cenário geral. Descriminalizar não é solução, como lembrou o sano. É preciso ser mais inteligente, entender que é preciso regulamentar, normatizar a produção. É o primeiro passo real a redução do tráfico e seus efeitos imediatos. Mas é necessário lembrar que mesmo em uma utópica realidade livre de trafico de narcóticos o problema da violencia continuará, pq é a desigualdade socio-economica que move as atividades ilegais. Eliminando o tráfico, outras atividades ilegais provavelmente terão seus indices amplamente alargados: Arrastões, furtos, assassinatos. Antes de tudo é preciso proporcionar condições dignas àqueles que pouco têm.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A maconha tem que ser tratada abaixo do alcool. Quando fui em Rotterdam eu ia sair de um bar com uma

cerveja de vidro e o cara falou que eu poderia ser preso. Lá é o seguinte, você pode fumar na rua, mas não

pode portar garrafa de vidro ou ingerir bebidas alcoolicas nas ruas. Acho bem justo.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

A maconha tem que ser tratada abaixo do alcool. Quando fui em Rotterdam eu ia sair de um bar com uma

cerveja de vidro e o cara falou que eu poderia ser preso. Lá é o seguinte, você pode fumar na rua, mas não

pode portar garrafa de vidro ou ingerir bebidas alcoolicas nas ruas. Acho bem justo.

Mesma coisa em Vancouver/CA. Fumava um baseado na rua sem problemas, mas já vi nego rodando por causa de cerveja. Hehe!

Apesar de ter vivido isso, ainda acho errado, pois na minha opinião o consumo de drogas em área públicas não deveria ser permitido, inclusive de álcool e tabaco. Consumo só em lugares privados ou legalizados (tabacarias, bares, cafés e etc).

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Nao é de se duvidar que possa acontecer uma legalizacao de apenas alguns gramas da erva e manter ainda uma grande repressao, banhada a muita corrupção, mantendo existente inumeros cartéis, policiais recebendo 'arrego' do trafico ,

"Usuário dependente tem que ser estimulado a se tratar"

Nesse caso essa lei nao serviria pra mim, eu fumo umas par de vezes no dia e nao quero estimulo forçado nenhum.

Mas é bom aproveitar o momento de discussao de drogas e pensar mesmo.

Editado por ntfsmount
Link para o comentário

• Usuário Growroom

se legalizar desse jeito, em vez de melhorar piora.... pq vao aumentar a pena pra traficantes, mas não são especificar quem são os traficantes.... dai qualquer grower com 2 pezinhos magrelos, vai ficar enjaulado mais de 10 anos.... já to até vendo a merda

hj já é assim então vai trocar seis, por meia-dúzia

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Esses ai ainda estão muito tímidos no antiproibicionismo! Como querer a descriminalização do uso e mantendo a criminalização do comércio?

Usou a palavra certa Sano, timidez.

Vivemos no Brasil, e sabemos que estas "ferramentas" sugeridas poderiam ser totalmente adulteradas, como o caso da balança. Se não fossem adulteradas, um PM poderia colocar um pouco a mais para dar a quantia certa para pedir seu arrego.

Me corrijam se eu estiver errado, mas, por acaso, se a polícia parasse um carro, e um dos ocupantes trouxesse consigo uma caixa de calmante restrito, sem receitas ou mesmo nota fiscal, ele seria enquadrado por tráfico de drogas? Ou usuário? Acho que não. E é da mesma forma que devemos enxergar as demais drogas ilícitas.

Mesmo assim, devo dar o braço a torcer que é um avanço. Há alguns anos, contávamos a dedo quem levantava esta bandeira. Vemos cada vez mais o número de simpatizantes aumentar, o que precisa é afinar os discursos para por um fim a esta hipocrisia que só traz tristeza e terror aos brasileiros.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O manifesto é bem curtinho, eles apenas dizem o que apoiam fazer, mas não o porque, nem sucintamente. Além do que batem na tecla da criminalização do tráfico, sendo que estamos cansados de saber que a violência vem justamente do fato de ser proibido.

A descriminalização é um passo ruma a melhoria, mas sabemos também que era isso que a lei em vigor de 2006 queria e não conseguiu. pior, piorou a situação, mais usuários estão sendo enquandrados como traficantes.

As bases científicas para a criminzalização são amplas e eles reconhecem isso, o que é bom. Mas qual é a base científica pro seguinte?

(2) Muito diferente é o tráfico de drogas, que envolve práticas claramente violentas e antissociais: os traficantes, desse modo, devem ser considerados criminosos.

(...)

(4) Os traficantes, por outro lado, devem ser reprimidos e penalizados na forma da lei

Não entendo, permitindo o consumo e mantendo o monopólio na mão dos traficantes, supondo que aumenta o consumo, não beneficiaria ainda mais os traficantes? daí precisam haver penas maiores pra traficantes?? e com penas maiores os traficantes pararia de traficar.....bah! claro não concordo, só estou tentando seguir o raciocíonio deles. mas o dinheiro aplicado corretamente não visaria justamente educar pra que o consumo não aumente? enfim..

Esses senhores deveriam usar os seus intelectos e prestígio para elaborar uma proposta mais coerente, do ponto de vista de conteúdo, justificando, mesmo sucintamente o motivo da reindivicação. embora eu enxergue os pontos positivos também, é mais uma frente nessa batalha, e pessoas que mais tarde podem acabar defendendo a causa de maneira mais abrangente.

um passo de cada vez senao tropeça

concordo com a frase no sentido que temos que saber o mais precisamente possível aquilo que queremos, mas não acho que seja o caso, veja bem... vc tb pode posar de bom moço e dizer pra todas as mulheres que vai colocar só a cabecinha, e acabar não colocando nada...

e ainda pode acabar sendo colocado por trás... :emoticon-0102-bigsmile:

um passo de cada vez, mas se não atravessar a ponte do trilho do trem, pode acabar atropelado!

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Psilocibina é legal não? o fato é ... ai tem nomes de peso, fulanos e cicranos, "cientistas" ..."cientistas" os mesmos que outrora criminalizaram as drogas, agora tentam desfazer o erro. Mas esse modelo ai tá errado.

é legal sim dentro do cogumelo, mas ter ela extraida aqui no Brasil é crime.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Já q é pra proibir a Canabis o álcool tambem tem q ser proibido.Neguinho enche a cara de cachaça,pega um carro e mata ou arranja briga por nada sob o efeito do álcool.A gente tem q mostrar pra sociedade q a maconha não é o bicho de sete cabeças q eles pensam .Vai ser foda ,mas não tem outro jeito :Pothead: :Pothead: :Pothead:

Link para o comentário