Ir para conteúdo

Fantástico: Globo Assume Defesa Da Legalização Da Maconha


∆-9-THC

Recommended Posts

  • Usuário Growroom
Fantástico: Globo assume defesa da legalização da maconha

Na Globo nada acontece por acaso. Que dirá uma matéria no Fantástico de 18 minutos tratando de um tema tão polêmico quanto a legalização da maconha. Ontem uma reportagem altamente editorializada e favorável a esta tese foi ao ar. É um sinal claro de que a emissora decidiu que vai participar do bloco do legalize já.

O mais interessante é que a reportagem foi feita de encomenda para dialogar com o setor mais conservador. Não para reforçar as teses daqueles que já são históricos defensores da causa.

A reportagem começa com uma senhora de 60 anos que faz quitutes em sua casa para comercializar e que com o resultado do seu trabalho conseguiu sustentar duas filhas que estão estudando na universidade. Detalhe, os quitutes são feitos a base de maconha que ela, legalmente, planta no seu quintal.

Depois a reportagem vai para uma abordagem mais econômica. O texto do repórter é potente:

“É a primeira vez na história do capitalismo que você tem uma indústria com 100 bilhões de dólares, isso só nos EUA, sem que nenhuma marca atue nesta área. Isso não vai continuar assim.”

Ou seja, num primeiro momento buscou-se o diáologo com o público feminino mais conservador. Aquele que assiste aos programas tipo Ana Maria Braga. E depois o alvo foram os que ficam atentos a comentários da Mirian Leitão e que acham que a questão econômica passa primeiro pelo interesse do mercado e depois precisa ser também importante para os EUA.

Mas só isso não era suficiente. Era preciso também convencer aqueles que querem entender os males que a maconha pode gerar para aqueles que a utilizam. E aí a reportagem do Fantástico foi sensacional. Acompanhem a forma da abordagem.

“Cientistas já comprovaram a eficiência do THC, principio ativo da maconha, no tratamento de náuseas e vômitos provocados pela quimioterapia, para pacientes que sofrem de glaucoma e falta de apetite. Mas os médicos nos EUA se baseiam em mais de 20 mil pesquisas de menor repercussão para receitar maconha para até 190 enfermidades. Entre elas, estresse, insônia, ansiedade, cólicas menstruais, dores nas costas, convulsões e epilepsias.”

Ah, se eu soubesse antes que maconha é boa para dores nas costas, não estaria perdendo tanto tempo com RPG.

Até este momento eu só estou no quinto minuto dos dezoito da reportagem. Ali boa parte da audiência tradicional do dominical global já deveria estar ao menos com boa parte de suas convicções abaladas.

marcha-da-maconha-bh.jpg

Jovem protesta pela legalização na Marcha da Maconha de Belo Horizonte, em maio de 2012 (Foto: Casa Fora do Eixo Minas)

Aí, o repórter foi atrás de um consultório médico na Califórnia para comprar maconha. Disse que tinha insônia e saiu com uma prescriação para comprar maconha medicinal. E saiu de lá com um tubinho com 1 grama da erva. Gastou 18 dólares para ter legalmente esta quantidade, afora o “investimento” anterior para poder participar do programa.

Como a reportagem era no Fantástico, o repórter fez um registro fundamental. “Nós jogamos no lixo a pequena quantidade de maconha comprada durante esta reportagem.”

A Globo conhece profundamente sua audiência. E decidiu tentar mudar a opinião dela a respeito de um tema que sempre foi tratado como tabu na emissora.

Isso pode contribuir em muito para que o país encare essa questão da legalização ao menos da maconha. É uma discussão que é de saúde pública, mas também de segurança pública. Os usuárias da canabis não podem ter que continuar expostos a práticas criminosas para usar um produto que sabidamente não é pior que outras drogas legalizadas, como tabaco e álcool.

Gostemos ou não da Globo, a emissora deu ontem uma contribuição importante para que esta questão saia debaixo do tapete do debate nacional. O governo e o Congresso poderiam pegar a deixa e ir em frente. O país só teria a ganhar com isso.

http://revistaforum.com.br/blogdorovai/2013/07/22/fantastico-globo-assume-defesa-da-legalizacao-da-maconha/

  • Like 12
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Se a Globo quiser mudar no meu conceito, está no caminho certo

Queria muito ver mais reportagens dessas e uns personagens maconheiros cidadãos de bem em novelas.

Ia nos ajudar muito mostrar como é maconheiro de verdade. Trabalhador e de boa.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Acho q até os Estados Unidos estão percebendo q esse mercado é muito lucrativo pros cofres públicos.

E esse com certeza é o caminho, os Estados Unidos descriminalizar e a globo ao menos falar do tema em horário nobre já tá no caminho.

Até concordo q o repórter foi um pouco pro lado de dizer q é muito facil adquirir uma receita pra cannabis.

Mas fazer o q é da globo né. Mas é por ai mesmo, o povo é muito manipulado pela globo e reportagens como essa mostrando o lado bom de se cultivar e comercializar cannabis legalmente é show.

Vamos fumemorar, porque se á um geito de descriminalizar a cannabis no Brasil é por aí mesmo, abrindo a mente do povão.

:animbong::icon_spin:

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

tbm vi a globo a favor da causa mas meio que com o pé atras, o reporter por exemplo nao deveria explicar oque foi feito com a planta. mas tudo bem né, como ja foi dito, é um inicio..

vi sim a globo a favor mas com uma reportagem um pouco perdida, ela foi muito mais a favor do que contra.. pois qdo ele diz sobre a facilidade de adquirir a receita medica, a reportagem mostra o porque ser tao facil (ainda sim de uma maneira meio perdida) com a entrevista de um medico especialista no assunto. mas de certo modo tbm é verdade que eles receitam pra qlq um maior de 21 anos mesmo.. basta pagar, isso ja é sabido!

mas o fato da globo passar uma reportagem em horario nobre e de domingo, isso ja é uma grande vitória ja que a reportagem nao era só mais uma critica iludindo a galera.

finalmente a coisa tah começando a andar pra frente.. 99 pés de maneira legal! É FANTASTICOOO, TUM

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi a reportagem como parcial.

Porém levando em consideração as ultimas posições dessa Emissora, quanto suas novas exibições, (não so no Fantastico como o debate no programa do Pedro Bial)

Consegue nitidamente ver uma abertura de dialogo sem preconceitos , buscando mais embasamentos cientificos/economicos/sociais.

Apesar de terem mostrado a facilidade de uma obtenção de uma Pescrição Médica , porque eles não mostram a mesma coisa aqui mesmo no Brasil na area de Pisiquiatria?
Como é facil entrar em um consultorio, alegar alguma disfunção fisiologica e sair com uma belissima prescrição de uma tarja preta qualquer?!?!?!


Procura o serviço quem quer! Não é obrigatorio.

Agora o captalismo se colocou em "xeque" , diante de um produto natural , utilizado por uma boa parcela da população, começa a incomodar e a dominar as ideias empreendedoras do País mais poderoso do mundo.
Consequentemente seus atos tomarão uma força influenciadora através do mundo em sua globalização economica.

A unica preocupaçao que se joga no ar ao final de toda a matéria jornalistica , é quais os impactos sociais que essa droga pode acarretar...
Como já comentado por usuarios mais experientes, a Globo não nos tirou totalmente a cortina de fumaça , /inslusive repetindo de forma talvez preconceituosa o termo "MACONHA" se referindo a "cannabis" /, apenas "baforou" informações já conhecidas, talvez por fim ; cada vez mais; abrindo caminho a um dialogo aberto e sincero sobre os efeitos gerais.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Hahahaha..... só rindo mesmo....A globo já era, nego achar que uma matéria qualquer vai fazer alguma diferença,abrir um caminho, é uma piada....que caminho???ajudar,quem??? :127472813-scratchhead4wijz2:<_< o mesmo cara que reclama da globo fica todo feliz com migalhas......esse autismo da globo não se sustenta mais...Pensar que a grobo quer o mesmo que(eu,tu,nos...hahaha) é o que mais assusta .

  • Like 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

"COOL" a Globo estar debatendo isso...

Mas a pergunta que me fiz desde o JN, depois Na Moral e agora Fantástico..

O que esta por trás disso, o que a Globo quer? Ou o que esta ganhando com isso..

Esses caras estão por trás de toda sujeira dessa sociedade, escondem toda a M que nossos "governantes" fazem, lançam "modinhas" destroem nossa verdadeira cultura, defendem viemente a igreja católica com todas as suas farsas, destruições e mortes por poder financeiro e mental ao longo de sua historia, mas a modinha agora é ir a JMJ ver o Papa, gastando alguns milhões em estrutura pra receber esse fascista.. já esqueceram os protestos que acontecem todos os dias, inclusive contra a igreja católica que junto com essa midia de M fizeram a caveira da nossa erva por décadas... Aliados a chefes de estado, policia, jurídica que nos criminalizam pelo uso, nos tratam como se fossemos os culpados desse monstro chamado trafico que foi criado e alimentado por eles, assim por debaixo dos panos lucram bilhões aliados a traficantes...

E agora o que esses fdps querem?

Não confio nem por 1 segundo nesses porcos, e quero ver o que vai sair dai... Alias não precisamos do apoio ou da aprovação desses babacas, era assim antes e vai continuar assim...

Somos pessoas de BEM e apesar de tudo ele sempre prevalecerá..

Good Vibes irmãos

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

"COOL" a Globo estar debatendo isso...

Mas a pergunta que me fiz desde o JN, depois Na Moral e agora Fantástico..

O que esta por trás disso, o que a Globo quer? Ou o que esta ganhando com isso..

Esses caras estão por trás de toda sujeira dessa sociedade, escondem toda a M que nossos "governantes" fazem, lançam "modinhas" destroem nossa verdadeira cultura, defendem viemente a igreja católica com todas as suas farsas, destruições e mortes por poder financeiro e mental ao longo de sua historia, mas a modinha agora é ir a JMJ ver o Papa, gastando alguns milhões em estrutura pra receber esse fascista.. já esqueceram os protestos que acontecem todos os dias, inclusive contra a igreja católica que junto com essa midia de M fizeram a caveira da nossa erva por décadas... Aliados a chefes de estado, policia, jurídica que nos criminalizam pelo uso, nos tratam como se fossemos os culpados desse monstro chamado trafico que foi criado e alimentado por eles, assim por debaixo dos panos lucram bilhões aliados a traficantes...

E agora o que esses fdps querem?

Não confio nem por 1 segundo nesses porcos, e quero ver o que vai sair dai... Alias não precisamos do apoio ou da aprovação desses babacas, era assim antes e vai continuar assim...

Somos pessoas de BEM e apesar de tudo ele sempre prevalecerá..

Good Vibes irmãos

roberto marinho caretao se foi e seus filhos maconheiros vão legalizar a maconha no Brasil

é isso que eles querem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do foco da reportagem,chamei ate minha familia para ver ... se aqui em casa, abra mais a cabeça sobre o assunto, mas tomara que tenha mais reportagens desse tipo para tirar esse taboo da sociedade BRASILEIRA...

PRA FRENTE BRASIL... LEGALIZÉ Já... !!!!

Tomara que um dia JAH abra todas as portas... para acabar com essa prisão democrática e ERRONEA.... !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

roberto marinho caretao se foi e seus filhos maconheiros vão legalizar a maconha no Brasil

é isso que eles querem

Fala brow...

Prefiro acreditar na força do povo ainda, nas nossas manifestações... Não precisamos dessa raça ai... Caso contrario estaremos na mãos deles sempre, compartilhando de suas ideias, acredito que esse é o motivo principal, controlar as ovelhas...

Good Vibes

Hahahaha..... só rindo mesmo....A globo já era, nego achar que uma matéria qualquer vai fazer alguma diferença,abrir um caminho, é uma piada....que caminho???ajudar,quem??? :127472813-scratchhead4wijz2:<_< o mesmo cara que reclama da globo fica todo feliz com migalhas......esse autismo da globo não se sustenta mais...Pensar que a grobo quer o mesmo que(eu,tu,nos...hahaha) é o que mais assusta .

100% brow..

Good Vibes

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

EU vi toda a reportagem, e nao da pra dizer que foi UMA EXCELENTE REPORTAGEM, ou UMA MÁ REPORTAGEM.

Indiscutivelmente foi algo positivo, pois nao estava falando de "drogados bolarizados" nem de vagabundos. Deram exemplos inclusive falando de pessoas bem sucedidas (isso é algo tb mt pessoal, ter 1 milhao de dolares pra uns é muito, pra outros é mt pouco). Além de que foi o segundo programa da emissora que pelo menos tocou nesse assunto. Não se pode reclamar né?

Porem, acho que deveria ter dado um foco maior principalmente no que o mercado legal evita: o trafico e tudo que vem com ele, isso pra nós brasileiros é mt importante.

Como dito antes e inclusive por algumas pessoas acima, NUNCA a reportagem poderia ser perfeita. E ainda que alguns digam que as noticias sao velhas, vale lembrar que a nossa sociedade no geral é careta, desinformada (alienada?) e carente de informaçao.

Mas o reporter falou algo que pra mim foi importantissimo, e que deve ter mexido (ou nao!) com a mente das pessoas. ele disse algo +/- assim:

"O PAÍS QUE PROIBIU A MACONHA E ESPALHOU SUA PROIBIÇAO PARA TODA MUNDO, AGORA GERA BILHOES DE DOLARES COM ELA".

Dizia Chico Science: "Um passo a frente e já nao estamos mais no mesmo lugar".

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Reportagem boa.! Orepórter poderia ter pelo menos citado algo sobre CDB quando falou do THC. Vê=se que não fizeram bem a lição.

Focaram mais no comércio. O que não deixa de ser bom.

Queria uma famácia daquelas aqui na minha city. Ou pelo menos um Tele-Entrega.

Valeu pela notícia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

A reportagem foi positiva ao meu ver, só tão esquecendo que apesar dos lucros exorbitantes, não tem como querer transformar a Cannabis em um produto exclusivo de empresas como a Souza Cruz ou qualquer outra empresa farmacêutica ainda mais num pais altamente agrícola como o Brasil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Cara, também não acho legal mas a legalização só virá caso represente um grande lucro para alguem (industria / comercio / governos), isso é fato, alguem acha que vão liberar simplesmente pq "vamos ajudar as pessoas elas precisam de maconha", vai esperando!!!!

Se é o capitalismo que vai liberar, que libere então!!!!!

Temos que ficar ligados na autorização para cultivo caseiro, isso aí sim

NO mais achei muito valida a reportagem, até que tentaram mostrar o lado negativo mas a abordagem e as imagens foram totalmente diferentes daquilo que estamos acostumados a ver

Saude e sorte

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...