Ir para conteúdo

Esquerdas Adotaram Postura Conservadora Quanto Às Drogas


sano

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Esquerdas adotaram postura conservadora quanto às drogas

Publicado em Sociedade por Redação em 17 de outubro de 2013 | fbico.png twtico.png okico.png

bgtitle.png

Mariana Melo, especial para a Agência USP de Notícias

Organizações de esquerda não contemplaram política de descriminalização das drogas de maneira efetiva entre 1960 e 2000, segundo uma pesquisa realizada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O trabalho mostrou que, por razões que vão do moralismo ao medo do desgaste político causado por assuntos polêmicos, o debate sobre drogas ficou defasado.

O atraso implicou em problemas como corrupção, ação violenta do mercado ilegal, criminalização e encarceramento em massa da população vulnerável economicamente. “Se não fosse a proibição das drogas, a situação dos direitos humanos no Brasil seria menos dramática, com um índice inferior de mortes causadas pela polícia e pelo mercado ilegal, além de um número muito menor de encarcerados” diz o autor da tese, o jornalista Júlio Delmanto Franklin de Matos, que foi orientado pelo professor Henrique Soares Carneiro.

Delmanto percebeu, já na época que participava do movimento estudantil, que, mesmo diante dos frutos negativos colhidos da política de repressão das drogas, as organizações de esquerda não davam importância à problemática. “Mesmo em setores ligados ‘às novas esquerdas’ nos anos 1970, como os movimentos feminista, negro e homossexual, esta questão passava longe de ser prioritária” conta.

A pesquisa foi baseada em jornais das organizações de esquerda, resoluções e outros documentos das épocas. “O ano de 1961 foi escolhido como inicial por ser o dos primeiros rachas no Partido Comunista Brasileiro (PCB) e também da aprovação da Convenção da ONU que legisla sobre o tema”, conta o jornalista, que dividiu seu trabalho em quatro tempos: o período da luta armada (1960), o nascimento das novas esquerdas na década de 1970 (incluindo o Partido dos Trabalhadores – PT), o início de 1980 e o período pós-2000. “Para cada período creio que se pode constatar níveis diferentes de penetração do debate sobre drogas, por motivos também específicos a cada conjuntura”, diz.

Conjunturas

A forma como a luta armada se estruturou pelos militantes de 1960 acabou afastando o debate sobre a aceitação do uso de drogas. Uma postura mais organizada e moralizante era imposta aos participantes e usar drogas era visto como uma forma de alienação útil às instituições antidemocráticas. “Com a divisão entre os militantes de esquerda e os ditos ‘desbundados’, a preocupação com as drogas e com a alteração de consciência acabou ficando mais presente no campo destes últimos”, diz.

Em 1970, as liberdade individuais pautaram um pouco mais as discussões da esquerda, mas apenas em 1980, com a criação de iniciativas antiproibicionistas, conta Delmanto, o comportamento contracultural foi enxergado como alinhado à esquerda.

Na avaliação de pós-2000, justamente quando um partido de esquerda consegue se estabelecer no governo federal, o pesquisador destaca a não priorização de discussões que escapam de vieses conservadores. Para ele, há uma preocupação em não adotar polêmicas pautas de governo para evitar afugentar votos. Ainda assim, esta época testemunha a consolidação de debates a favor da descriminalização de alguns entorpecentes. “Sobretudo pela transformação do debate internacional e pela consolidação da Marcha da Maconha como ator político de relevância nacional”, diz.

Delmanto participa de diversos grupos de estudo sobre drogas e sociedade, como o Grupo de Estudos Drogas e Sociedade (GEDS), Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) e a Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos (Abesup).

Mais informações: email juliodelmanto@hotmail.com

http://www5.usp.br/34858/esquerdas-adotaram-postura-conservadora-quanto-as-drogas/

  • Like 14
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

E não é só com relação às drogas, galera. Todos os direitos de minorias estão sobre forte ameaça no Brasil: índios, populações ribeirinhas e quilombolas, homossexuais, religiões minoritárias e etc. Agora vamos entregar todo o petróleo da bacia de Libra para o grande capital em um leilão pra lá de duvidoso, sobretudo após as revelações do Snowden sobre as espionagem ao nosso governo. É é só observar a ações da polícia, sobre ordens do governadores estaduais e total complacência do governo federal, que fica bem fácil de perceber que jamais conseguimos derrotar a ditadura... Desculpa sair fora do tema do tópico mas tem horas que bate uma indignação quase incontrolável!

  • Like 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Realmente o cara colocou uma ótica interessante sobre o tema, acho muito legal estar vivendo essa abertura do dialogo sobre as drogas no País mesmo que isso possa não levar a uma ação positiva. Acho o momento político do brasil conturbado, sinto cheiro de mudanças.

Com as manifestações o povo mostrou que não quer mais do mesmo, então vamos ver o que teremos na próxima eleição, eu espero novas ideias e planos mais pé no chão, nada de populismo quero as cartas na mesa, só isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

sem-terras expulsam maconheiros de assentamentos.
comunistas dizem que é alienação burguesa.
dilma disse que luta até o fim contra a legalização.
movimentos negros repudiam. nenhum partido abraça a causa,
nenhum candidato defende.
santos religiosos perseguem, diabos criminosos desdenham.
punks... gays... deficientes... ecológicos... indígenas... ninguém, nenhuma minoria
apoia minha causa.
nenhum desgraçado marginalizado se compadece....pelo contrário, bradam:
"Sou (qualquer escrotice condenável) mas não fumo maconha!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...