Ir para conteúdo

Maconha Medicinal No Brasil

HST

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Saiu uma notícia que a maconha medicinal tem apoio de 58% da população brasileira, recreativa 18%, não seria então uma boa ideia criar um projeto de lei para legalizar a maconha medicinal nos moldes da Califórnia ao invés de empurrar por uma lei por regulação total, que teria grande rejeição tanto no legislativo quanto com a população em geral? Uma lei que poderia ser aprovada ainda esse ano, ou no próximo.

É uma sugestão para o CJGR e o resto dos usuários, quem sabe uma lei que se focasse somente na maconha medicinal seria vantajosa para a causa, e teria grandes chances de passar caso houvesse pressão popular. Outra, boa parte de nós usuários somos medicinais também, não é verdade a afirmação que "maconheiro não toma aspirina"? Eu pelo menos nunca mais tomei esses remédios industrializados desde que comecei a consumir canábis, substituir tylenol e diclofenaco por maconha não deixa de ser uma redução de danos, pois maconha não mata, não causa dano ao estômago, rim ou fígado, já esses remédios causam tudo isso, e muito mais efeitos colaterais.

http://noticias.r7.com/brasil/quase-60-da-populacao-apoia-liberacao-da-maconha-para-uso-medicinal-26022014

Novamente, é só uma sugestão, não tenho conhecimento suficiente para afirmar se esse é o melhor caminho, mas é uma ideia, e é uma ideia válida.

• Like 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Cara, algo que percebi em mim, e minha saúde,tanto mental quanto corporal, após começar a consumir cannabis, há mais ou menos 2 anos e meio, 3 anos atraz, Eu nao tenho necessidade nem de tomar um Sonrisal cara, não tomo remédio a mais de 1 ano. E moro em um meio, onde se enxer de remédios é comum, e doenças familiares ta chegando noticia todo dia, Diabetes, problemas sanguineos, pressão alta!

Eu tinha um grave problema na coluna, após começar a usar a cannabis cultivada, 1 anos atraz, SUMIU!

Viva!

Medicinal é sim um canal, e pode servir pra quem sabe um recreacional! Abraços

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Concordo, HST!

Acho que já querer de vez uma legalização total até pra fins recreativos seria barrada nesse momento e com certeza nos próximos breves também, é quase utópico pensar que logo o Brasil seria um dos primeiros a legalizar o uso recreativo. Com algo focando na cannabis medicinal certamente o cultivo do próprio remédio estaria incluso, e um grande passo já vai ter sido dado. A repressão já vai diminuir e muito, aí, com tempo, chegamos na legalização plena.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Galera,

O problema de não debater o recreativo conjuntamente às questões medicinais, no meu ver, são 2: (i) possibilidade de se fazer como em alguns estados dos EUA, que de tão limitadas e detalhadas as doenças, acaba sendo realmente difícil conseguir, mesmo para quem precisa, como no caso de "dores em geral". Não me lembro o Estado agora, que tirou a possibilidade de prescrição no caso de dores e insônia, com alegação que existem remédios melhores. Aí talvez possa ficar restrito para câncer, HIV, esclerose múltipla, dravet, etc. O que seria muito ruim... Claro que se for no esquema califórnia, seria praticamente a mesma coisa que legalizar o recreativo, como todos sabemos... (ii) o número de usuários que hoje sofrem pela "falta de remédio" certamente é grande, mas o problema criminal e prisional e o nosso grande problema mora na discussão do recreativo e não do medicinal...

Acho que um grande medo daqueles que são contra o recreativo, é que você vá acender um beck num restaurante ou andando na rua. O Cristóvam mesmo mandou essa. E acredito que esse não seja nosso ponto. Entendo que uma democracia (diferente do que vem dizendo o Cristóvam - espero que seja estratégia para o debate) não é a vontade da maioria, mas o respeito às minorias. Demo = todos, que é diferente de maioria, certo?

Enfim, acho que o certo é atacar pesado por todos os lados e todos os aspectos.

Outro fator importante é a questão das tecnologias que são tão importantes quanto, com relação à biocombustíveis e energia, novas substâncias para fins estéticos, as muitas utilizações comerciais do óleo das sementes, as sementes como alimento, enfim. Cannabis é muito mais que a "nova penicilina". Pode ser o novo eucalipto, a nova cana, o novo petróleo, etc, etc, etc...

Abraços!

• Like 9
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Além disso, é importante incluir no debate um tratamento não criminal para usuários de todos os tipos de drogas atualmente ilícitas, como cocaína, ecstasy, lsd, etc...

Não teremos muitos debates e não podemos perder o foco. Queremos tudo, talvez não tenhamos tudo, mas temos que tentar. Quando mais argumentos, mais chance temos de ter uma lei melhor...

Abraços

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

A ideia seria propor a legalização do medicinal e deixar correr em paralelo com esses outros 2 projetos, 3 quem sabe caso a proposta sob relatoria do Cristovam Buarque se torne formal, e claro, a vontade é que fosse feita uma legalização liberal, como a da Califórnia, possibilitando uso medicinal por dores de cabeça, insônia, dores crônicas, pois não há remédio melhor, nosso argumento é forte nessa questão pois a maconha jamais matou, aspirina, tylenol e diclofenaco matam milhares de pessoas todos os anos, mas aí a hipocrisia iria reinar como sempre.

No final das contas o que é necessário mesmo é uma mudança de mentalidade muito mais do que uma mudança na lei, uma mudança na mentalidade teria como consequência uma mudança na lei, e uma mudança na lei, teria um impacto na mentalidade da população? E mais importante, das autoridades? Não sei.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

A ideia seria propor a legalização do medicinal e deixar correr em paralelo com esses outros 2 projetos, 3 quem sabe caso a proposta sob relatoria do Cristovam Buarque se torne formal, e claro, a vontade é que fosse feita uma legalização liberal, como a da Califórnia, possibilitando uso medicinal por dores de cabeça, insônia, dores crônicas, pois não há remédio melhor, nosso argumento é forte nessa questão pois a maconha jamais matou, aspirina, tylenol e diclofenaco matam milhares de pessoas todos os anos, mas aí a hipocrisia iria reinar como sempre.

No final das contas o que é necessário mesmo é uma mudança de mentalidade muito mais do que uma mudança na lei, uma mudança na mentalidade teria como consequência uma mudança na lei, e uma mudança na lei, teria um impacto na mentalidade da população? E mais importante, das autoridades? Não sei.

Minha esperança no discurso atual do Cristóvam é que ele está querendo ser ainda mais moderado do que ele é realmente para que não mal interpretado e se fortaleça para o debate com a ignorância que reina na cabeça da maioria dos parlamentares...

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Também tive essa impressão Planta! Ele está fazendo o contraponto proibicionista para não parecer um defensor ferrenho da legalização, mas no fundo sabe a importância dessa proposta. Se ele tivesse um discurso muito favorável ele perderia credibilidade na minha opinião, e perderia apoio da própria base que provavelmente é em sua maioria proibicionista.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pra mim o discurso dele foi uma merda (aquele lá de uns 11 min). Ele dava risadinha torta quando falava sobre uma possível legalização, como se estivesse mais do lado proibicionista, e ainda no final ele fala que vai debater com cientistas, pesquisadores, E USUÁRIOS NA MEDIDA DO POSSÍVEL, rindo, como se usuários fossem incapacitados até de debater.

Vai agir com neutralidade coisa nenhuma!

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Também não gostei da forma como o Senador se referiu a nós usuários, foi bem condescendente, mas ele está abrindo espaço para o debate, e até onde percebi ele está sim disposto a se posicionar a nosso favor, pra ter certeza de que lado ele está, ou se ele virá para o nosso, e me desculpem o clichê, mas só o tempo dirá.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A sugestão do HST é louvável. Todos sabemos que o uso medicinal é o caminho mais curto; foi assim nos EUA e por que não aqui?! Copiamos tantas coisas deles...
Sempre nas rodas me coloco favorável aos projetos de uso medicinal da erva, embora saiba que a imensa maioria dos maconheiros não a utilizem para este fim (inclusive eu). Estratégia, estratégia... :angel:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Galera eu não concordo que a legalização da maconha se torne apenas medicinal. O sistema medicinal da Califórnia é mascarado, é tudo droga recreativa para a maioria de lá que utilizam tal, e os californianos em geral não aprovam isso... Tanto é que teve uma época onde uns par de Coffee Shop de lá fizeram fechar as portas pelo grande numero de pessoas, muitos fazendo arruaça e barulho, que eles atendiam todos os dias. Já teve a votação da maconha recreativa no mesmo estado, e a população não quis aprovar também.

Eu acho que já são bons pretextos que o sistema só de medicinais não traz muitos benefícios a sociedade, como se fosse a recreativa e a medicinal ao mesmo tempo. Aliás, a recreativa já leva a tona a medicinal automaticamente, sendo que o oposto não é muito comum de se ver.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Também acho que é esse o caminho, mas peraí, 58% dos brasileiros apoiam a venda de maconha medicinal? Sei não hein... esse estudo foi realizado com cerca de 1260 pessoas, não dá pra confiar tanto no resultado. O Brasil é cheio de careta e reacionário, to achando esse número muito otimista.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho que depende muito da realidade de cada país, nos estados unidos a canábis medicinal abriu muito o caminho para a cannabis recreativa do Colorado e quebrou muito o pré-conceito que boa parte da sociedade tinha em relação a erva. A grande abertura para o uso seja recreacional ou medicinal se deu pela via "médica". Hoje em dia os estados unidos é o maior laboratório para o futuro econômico, político e social da erva no mundo, como cada estado tem total autonomia sob suas leis as abordagens são várias e diferentes de estado para estado.

Na holanda a entrada da canábis se deu pelo uso recreativo da erva bem antes de se levantar a bandeira medicinal, claro que o uso medicinal fica implícito neste modelo, mas sabemos que o modelo holandês está ultrapassado pela falta de regulamentação do cultivo e pela comercialização de quantidades atacadistas mantidas obscuras.

O modelo Uruguaio é difícil de avaliar, pois ainda não foi implantado, e tem um fundamento ideológico diferente dos outros dois, que é a redução de danos sociais e o combate ao tráfico de drogas, segundo Mujica tirando a maconha como principal fonte de financiamento de quadrilhas enfraquecerá o trafico como um todo e afastará o usuário de canábis das drogas nocivas. Os únicos pontos que eu discordo deste modelo é que a venda e distribuição só será feita pelo governo através de um cadastro e que o lucro com a venda será exclusivamente revertida para tratamento "médico" para os dependentes químicos, acho que se a grana fosse revertida para a educação seria melhor e mais eficiente.

No caso da melhor abordagem na realidade brasileira é difícil saber assim de cara, acho que como já foi falado a melhor forma seria atacar o mais forte possível de todos os lados, o assunto não pode sair de discussão, não pode ser empurrada para baixo do tapete como a maioria dos deputados e senadores gostam de fazer, ter a maior quantidade de projetos e propostas possíveis é a chave, até o assunto se tornar comum entre todos e deixar de ser tabu, parece que essa realidade da canábis aceita mundo a fora, seja medicinal ou recreativa não é levada muito a sério pelos políticos e "nossos representantes" por aqui, só acostumando muito bem o ouvido deles as palavras MACONHA, CANÁBIS, ERVA, THC, CBD e ect. é que eles vão começar a levar um pouco mais a sério esse tema que é tão importante especialmente para o Brasil.

Tem que bombardear e pressionar de todos os lados, essa é a minha opinião.

Link para o comentário