Ir para conteúdo

Uso Casual De Maconha Pode Afetar O Cérebro, Diz Estudo

TUFTUF

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Cérebro Uso casual de maconha pode afetar o cérebro, diz estudo Pesquisadores encontraram diferenças de forma e tamanho em regiões do cérebro ligadas às emoções e à motivação em usuários jovens da droga

maconha-folha-20121204-56-size-598.jpg

Maconha: descoberta ressalta a importância da pesquisa voltada para o uso moderado da droga a longo prazo (Reuters)

O uso esporádico de maconha pode afetar regiões cerebrais relacionadas ao controle das emoções e à motivação. Esta é a conclusão de um novo estudo americano, publicado nesta quarta-feira, no periódico The Journal of Neuroscience. Os resultados sugerem que o uso recreativo da droga pode levar a mudanças cerebrais anteriormente não identificadas e ressaltam a importância da pesquisa voltada para os efeitos no longo prazo para o cérebro do uso baixo ou moderado da droga.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Cannabis Use Is Quantitatively Associated with Nucleus Accumbens and Amygdala Abnormalities in Young Adult Recreational Users

Onde foi divulgada: periódico The Journal of Neuroscience

Quem fez: Jodi M. Gilman, John K. Kuster, Sang Lee, Myung Joo Lee, Byoung Woo Kim, Nikos Makris, Andre van der Kouwe, Anne J. Blood e Hans C. Breiter

Instituição: Escola de Medicina de Harvard, Universidade Northwestern, entre outras

Resultado: Exames de ressonância magnética mostraram que o núcleo accumbens, região do cérebro ligada ao sistema de recompensa e motivação, era maior e com formato e estrutura alterados em jovens que usavam a droga pelo menos uma vez por semana, comparados aos que não usavam.

A maconha é a droga ilícita mais comum nos Estados Unidos — sua venda para o uso recreativo foi recentemente legalizada em dois estados, Colorado e Washington. As consequências comumente associadas a seu uso são prejuízos para a motivação, atenção, aprendizado e memória. Estudos anteriores, realizados com animais expostos ao tetrahidrocanabinol (THC), principal componente psicoativo da droga, mostraram que o uso contínuo provocava mudanças estruturais em regiões do cérebro envolvidas com essas funções. Pouco se sabe, porém, sobre o efeito do uso moderado, especialmente em adolescentes e jovens.

Leia também:

Cientistas brasileiros querem derrubar barreiras à pesquisa com maconha

Estudo propõe diretrizes de saúde pública para reduzir os danos da maconha

Mudanças no cérebro — No estudo atual, os autores utilizaram ressonância magnética para comparar o cérebro de usuários de 18 a 25 anos que consumiam maconha pelo menos uma vez por semana com o de pessoas com pouco ou nenhum histórico de uso da droga. Embora avaliações psiquiátricas tenham mostrado que os participantes não eram dependentes da droga, as imagens de seu cérebro mostraram diferenças significativas. O núcleo accumbens, região do cérebro ligada ao sistema de recompensa e motivação, estava maior e com formato e estrutura alterados nas pessoas que usavam a droga.

Os pesquisadores também compararam tamanho, forma e densidade da amígdala, parte do cérebro que desempenha um papel importante no controle das emoções, de vinte usuários casuais de maconha e vinte pessoas que não faziam uso da droga. No primeiro grupo, os participantes tiveram que estimar o seu consumo nos últimos três meses, incluindo a quantidade de dias em que usaram a droga e a quantidade. Os cientistas concluíram que, quanto mais intenso o uso, maiores as mudanças no cérebro.

"Esta pesquisa sugere que até um uso leve a moderado da maconha pode causar mudanças na anatomia do cérebro", diz Carl Lupica, pesquisador do Instituto Nacional de Abuso de Drogas, nos Estados Unidos, que não participou do estudo. "Os resultados são particularmente interessantes porque os estudos anteriores analisavam o uso intenso."

fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/uso-casual-de-maconha-pode-afetar-o-cerebro-diz-estudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Cérebro Uso casual de maconha pode afetar o cérebro, diz estudo

Maconha: descoberta ressalta a importância da pesquisa voltada para o uso moderado da droga a longo prazo (Reuters)

O uso esporádico de maconha pode

por isso que eu falo.. tem que fuma todo dia...

esporadicamente não vira como vcs puderam ver na pesquisa acima...

• Like 9
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Palavras do Prof. Dartiu sobre o estudo que recebi por email:

1. Estudo não foi longitudinal, nada pode ser dito sobre relações de causa e efeito

2. O numero de participantes foi pequeno, ao mesmo tempo em que muitos testes estatisticos foram realizados, o que leva a um aumento de chances de se acharem correlaçoes ditas "espurias", ou ao acaso (fenomeno matematico).

3. Eles falam na introduçao de dependencia de maconha e falam tambem do enorme numero de usuarios. Curioso nao mencionarem que a taxa de dependentes eh muito baixa APESAR do enorme numero de usuarios. Outro coisa que ja esta beirando o ridiculo eh o fato de voltarem a falar de porta de entrada (ainda mais num estudo que sequer verificou o inicio do uso de alcool!!!)

4.Como eles mesmo destacam no texto, apenas a idade de inicio de uso de maconha foi registrada (nada foi coletado a respeito de alcool , tabaco nem outras substancias ilicitas inclusive). Ou seja, o tipico estudo que foi feito para provar que algo vai ser danoso e nao um estudo para investigar SE algo pode ser danoso (vies proibicionista).

Anexo vai o paper para quem quiser estudá-lo.

Gilman_Cannabis use is quantitatively-2.pdf

• Like 12
Link para o comentário

• Usuário Growroom

...Nucleus accumbens volume was increased in marijuana users and was associated with drug use measures...

...The whole-brain gray matter density analysis revealed greater density values in marijuana users than in control participants in the left nucleus accumbens, extending to subcallosal cortex, hypothalamus, sublenticular extended amygdala, and left amygdala...

...
Of the four a priori volumes, the left nucleus accumbens volume was larger in marijuana users (...) mirroring the increase in gray matter density, although this increase did not meet significance after controlling for multiple comparisons...

...
Both gray matter density and average volume were increased in marijuana participants in the left nucleus accumbens...
...In addition to the a priori regions of the nucleus accumbens and amygdala, the whole-brain gray matter density analysis revealed other brain regions that showed reduced density in marijuana users compared with control participants, including several regions in the prefrontal cortex: right/left frontal pole, right dorsolateral prefrontal cortex, and right middle frontal gyrus (although another small region in the right middle frontal gyrus showed higher gray matter density in marijuana users)...

.... A study examining the structural effects of cannabis on the prefrontal cortex reported greater gray matter density in the precentral gyrus of marijuana users (Matochik etal., 2005).
Os caras focaram em aumente de volume e densidade, mesmo tendo achado algumas regiões onde ocorreu o contrário...
Alguém sabe se ter essas áreas do cérebro maiores e mais densas é ruim?

...This preliminary study has several caveats...
  • Like 3
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Dartiu Xavier já disse o que tem de errado com esse estudo. Essa corja sempre tentando atrapalhar o avanço da política de drogas. Pesquisa extremamente tendenciosa.

Mesmo que a maconha "danificasse" o cérebro não seria motivo para alarde, se colocarmos na balança os benefícios e os possíveis malefícios ainda seria muito recomendado fazer uso da planta, principalmente quem sofre de condições graves de saúde.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Quando tem o verde saboroso, eu gosto de fumar toda hora. Será que é por isso que quando assisto, por exemplo, um documentário como da Charlotte (Sanja Gupta) ou Mykayla Comstock ou mesmo da Katiele e sua filha de 5 anos eu fico totalmente emocionado e super motivado a ponto de chorar.

Acho que devo parar de fumar toda hora e começar a fumar somente de manhã, tarde e noite. :joint:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pelo que entendi desse estudo vagabundo aí só mostra que a aumento de estruturas e alteracao de densidade de algumas áreas cerebrais, isso pode até ser benéfico, nós maconheiros assim que comecamos a fumar percebemos que a nossa satisfacao e sensacao de recompensa muda, deixamos de ser consumistas e materialistas como a maioria das pessoas e passamos a perceber que a verdadeira felicidade e satisfacao da vida não está em nenhuma porcaria que se pode comprar no shoping center ou nos contentarmos com um emprego de merda e uma existência vazia e sem sentido, a maioria das pessoas tentam curar uma depressão, ansiedade ou mesmo um dia difícil de trabalho com o ineficiente consumo de bens materiais e experiências afetivas descartáveis, superficiais e falsas.

Acredito que esse aumento e mudanca de tamanho de estruturas assim como aumento de densidade dessas áreas expecifícas indiquem uma maior concentracao de atividade cerebral e maior quantidade de neurônios presentes nessas regiões, isso explicaria o maior entendimento que nós maconheiros temos da verdadeira maravilha que é a vida e nos recompensamos diariamente por ter esse simples conhecimento e percepcao e podermos fumar nossa sagrada erva para nos elevarmos.

• Like 3
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Boa noite! Procurei um tópico onde pudesse colocar minhas dúvidas;desabafo e como não encontrei resolvi usar este. Peço desculpas e podem realocá-lo no local correto, se necessário. Tenho 43 anos e nunca fumei e, até pouco mais de um ano só sabia identificar o cheiro de maconha. Quando descobri que meu filho estava fumando, meu mundo caiu e, diante de minha ignorância, tomei a decisão que a maioria dos pais tomariam: briguei, não aceitei e o pior foi quando resolvi virar as costas para o problema e fazer de conta que ele não era mais meu filho, caso ele não quisesse parar...até "entregá-lo" para a mãe fiz, como forma de castigá-lo...resumindo, fiz tudo errado. Como sou separado e hoje tenho outra esposa e uma filha de 4 anos, foi mais difícil, pois desde a separação meu filho sempre morou comigo e a sua relação com minha atual esposa é difícil, mas, felizmente, acredito que em parte por conta do uso, tem melhorado. Felizmente, fizemos uma viagem para os EUA em março de 2014 (cheguei a desejar que ele não fosse, com receio que fizesse algo errado tipo levar escondido ou mesmo trazer de lá, mas sabia que se ele não fosse, de certa forma, parte de mim ficaria aqui no Brasil com ele)...como meu amor por ele é maior que qualquer uso de maconha, comecei a estudar e procurar entender os riscos, o porque do uso, etc...hoje estou mais esclarecido, ma gostaria de uma ajuda no sentido de:

- ele tem 16 anos e está pouco interessado na escola, o uso pode prejudicar?

- conversei com ele sobre a qualidade e o fato de haver misturas e, inclusive, dele comprar de qualidade, mas foi meio contra por alegar o preço. É tão mais cara assim? Ainda não estou preparado para plantar e espero que entenda que as coisas tem que acontecer devagar.

- Conversei com ele sobre o uso: se ele gosta de fumar, vou apoiá-lo, como um uso de bebida, cigarro, jogo,... mas se ele está usando como solução para uma possível "deficiência" e/ou ansiedade, que eu o ajudaria a procurar ajuda com uma terapia, por exemplo. Estou no caminho certo?

- Acho que ele está fumando muito e acredito que todos os dias. Li que tem mais nicotina que o cigarro e o uso com muita frequencia pode ser prejudicial, estou certo?

- É possível que ele comece a achar a maconha fraca, diante do excesso, e querer usar outra substância?

- Sobre a erva de baixa qualidade, é possível vir mistura com outras substâncias que venham a causar danos graves?

Mais uma vez, peço desculpas pelas perguntas e desabafo, mas estou tentando entender melhor este tema, para poder ajudar meu filho.

Muito obrigado,

Estaleihu

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Boa noite! Procurei um tópico onde pudesse colocar minhas dúvidas;desabafo e como não encontrei resolvi usar este. Peço desculpas e podem realocá-lo no local correto, se necessário. Tenho 43 anos e nunca fumei e, até pouco mais de um ano só sabia identificar o cheiro de maconha. Quando descobri que meu filho estava fumando, meu mundo caiu e, diante de minha ignorância, tomei a decisão que a maioria dos pais tomariam: briguei, não aceitei e o pior foi quando resolvi virar as costas para o problema e fazer de conta que ele não era mais meu filho, caso ele não quisesse parar...até "entregá-lo" para a mãe fiz, como forma de castigá-lo...resumindo, fiz tudo errado. Como sou separado e hoje tenho outra esposa e uma filha de 4 anos, foi mais difícil, pois desde a separação meu filho sempre morou comigo e a sua relação com minha atual esposa é difícil, mas, felizmente, acredito que em parte por conta do uso, tem melhorado. Felizmente, fizemos uma viagem para os EUA em março de 2014 (cheguei a desejar que ele não fosse, com receio que fizesse algo errado tipo levar escondido ou mesmo trazer de lá, mas sabia que se ele não fosse, de certa forma, parte de mim ficaria aqui no Brasil com ele)...como meu amor por ele é maior que qualquer uso de maconha, comecei a estudar e procurar entender os riscos, o porque do uso, etc...hoje estou mais esclarecido, ma gostaria de uma ajuda no sentido de:

- ele tem 16 anos e está pouco interessado na escola, o uso pode prejudicar?

- conversei com ele sobre a qualidade e o fato de haver misturas e, inclusive, dele comprar de qualidade, mas foi meio contra por alegar o preço. É tão mais cara assim? Ainda não estou preparado para plantar e espero que entenda que as coisas tem que acontecer devagar.

- Conversei com ele sobre o uso: se ele gosta de fumar, vou apoiá-lo, como um uso de bebida, cigarro, jogo,... mas se ele está usando como solução para uma possível "deficiência" e/ou ansiedade, que eu o ajudaria a procurar ajuda com uma terapia, por exemplo. Estou no caminho certo?

- Acho que ele está fumando muito e acredito que todos os dias. Li que tem mais nicotina que o cigarro e o uso com muita frequencia pode ser prejudicial, estou certo?

- É possível que ele comece a achar a maconha fraca, diante do excesso, e querer usar outra substância?

- Sobre a erva de baixa qualidade, é possível vir mistura com outras substâncias que venham a causar danos graves?

Mais uma vez, peço desculpas pelas perguntas e desabafo, mas estou tentando entender melhor este tema, para poder ajudar meu filho.

Muito obrigado,

Estaleihu

Boa Noite amigo!!

Bem vindo ao growroom e parabéns pela sua franqueza e pelo amor que você tem pelo seu filho!!

É totalmente compreensível o medo e receio que você tem pelo fato de seu filho ser usuário de cannabís, principalmente por você nunca ter experimentado a erva, recomendo sinceramente que um dia você experimente e de preferência com o seu filho ao lado, vai ser até uma forma de você se aproximar e entender o que de fato se trata a maconha, fala com ele e humildemente pede para experimentar com ele, você vai ver que a sua relacao com ele vai mudar totalmente, não precisa ter medo. Rompendo esse tabu você vai alcancar um nível de confianca e respeito por ele que você não imagina. Não perca essa ótima oportunidade por medo ou preconceito. Mostre para o seu filho que você pode aprender alguma coisa com ele que ele vai valorizar muito mais o que você tem a passar a ele.

Para entender uma determinada situacao é fundamental passar pela experiência, assim você vai poder embasar seus fundamentos e argumentos contra ou a favor de forma muito mais coerente, realista e verdadeira. Sem medos ou temores desnecessá.rios.

Vou tentar responder suas perguntas>

1. 16 anos é um pouco jovem mais foi a idade com que eu comecei a fumar com mais frequencia, realmente não é a idade ideal pois o cérebroainda está em formacao, só não deixa ele ´perder o foco dos estudos, eu por exemplo quasndo comecei a afumar melhorei nos estudos, pois achava todo o conhecimento muito mais interessante, mas pode acorrer piora nos níveis de concentracao e memorizacao, mas com o tempo nós aprendemos a dominar esses efeitos colaterias. Sem grilo.

2. sim. A cannabis de qualidade é MUITO CARA, por isso a maioria de nós aqui do fórum prefere cultivar a própria erva, A maconha prensada pode vir com muitas substâncias indesejadas, mas nada perigoso ou que ponha em risco a vida de ninguem, só residuos de mofo, sujeira, insétos, poeira e ect...

Plantar a própria cannábis não somente é positivo pela qualidade da erva como é uma forma de não participar e não ser conivente com o comercio ilegal de drogas, plantando sua própria erva você não terá que se espor a qualquer traficante ou situacoes de perigo.

3.Na idade dele o fato de fumar maconha pode ser por uma infidade de motivos, não necessariamente ansiedade, medo ou inseguranca, ele não vai saber te apontar um motivo, e na verdade esse motivo não existe, fumar maconha é expandir a conciência e conseguir ter novas percepcões sobre o mundo e a vida, deixar de pensar como a maioria e refletir suas próprias percepcões e experiências, terapias e psicológos sãao válidos mas não tem nada a ver com o fato de fumar maconha, e por sinal a maioria dos profissionais envolvidos m terapias e ect... fumam maconha, pode ter certeza.

4.Maconha não tem nicotina, a nicotina é uma substância da planta de tabaco, nada tem a ver coma maconha, na maconha pode ter substâncias indesejadas derivadas da queima da erva, monóxido de carbono e ect... Eu fumo maconha todo dia desde os 16 anos e posso te garantir que esse hábito não transforma ninguém em um zumbi, pelo contrário, quando usada com sabedoria pode se alcancar níveis altos de intelecto e compreesão da vida e resolucao de problemas, percepcões diferentes e sofisticado entendimento e compreensao do mundo a sua volta, senso crítico apurado e paciência com o próximo.

5.Maconha não é porta de entrada para outras drogas. Eu fumo maconha desde os 16 e nunca fui usuário de outras drogas. ele pode achar a maconha que ele fuma mais fraca e querer fumar uma maconha mais forte, é assim que as pessoas comecam a plantar sua própria erva.

6. Não. No máximo não vai fazer efeito pela baixa qualidade.

Boa sorte e Obrigado por participar, espero ter contribuido para desmistificar a maconha.

Abraco irmão!!!

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

É importante conversar com seu filho sobre o porquê ele fuma. Se é uma busca pela experimentação, se ele encara como uma passagem para a fase adulta, se é para acompanhar amigos, se é para chamar atenção...?

16 anos é uma idade em que as conexões neurais do cérebro ainda não estão totalmente estabilizadas, então há a recomendação para que evite o uso de maconha nessa fase.

Mas o maior risco que seu filho corre são os riscos da proibição, como consumir algo q um dia foi cannabis, ou ter contato com outras substancias no mercado negro, ou ser submetido a violência policial.

Ensine seu filho a se conhecer, a entender o que acontece com ele quando fuma, saber quando acrescenta algo a ele ou quando é perda de tempo.

• Like 3
Link para o comentário

• Usuário Growroom

É importante conversar com seu filho sobre o porquê ele fuma. Se é uma busca pela experimentação, se ele encara como uma passagem para a fase adulta, se é para acompanhar amigos, se é para chamar atenção...?

16 anos é uma idade em que as conexões neurais do cérebro ainda não estão totalmente estabilizadas, então há a recomendação para que evite o uso de maconha nessa fase.

Mas o maior risco que seu filho corre são os riscos da proibição, como consumir algo q um dia foi cannabis, ou ter contato com outras substancias no mercado negro, ou ser submetido a violência policial.

Ensine seu filho a se conhecer, a entender o que acontece com ele quando fuma, saber quando acrescenta algo a ele ou quando é perda de tempo.

eu acho que , amén ai pra tdo que o amigo Ragoo disse... E gostaria de dizer que eu acho que esta no caminho certo. Até plantar ele quer ! :D

mermao se eu com 16 anos de idade meu pai me pegasse fumando um e trocasse idea comigo q ele ate plantava junto comigo p eu usar erva direito e nao como vagabundo..... porra..... na moral ia ser a atitude mais maneira pra mim que ele poderia tomar rsss arrumar um pito bom e fumar junto comigo entao ele nunca tendo fumado porra..... ahaha mto maneiro. pra mim esse é o caminho.

complementando a eplicaçao do amigo ragoo, a maconha tem pelo que eu saiba muito alcatrão. a maconha de baixa qualidade mais porque vem misturada com galhos sementes e folhas enquanto a erva de qualidade mesmo vem toda limpinha.

mais uma coisa importante , é que a maconha de baixa qualidade ela vem na maioria das vezes transportada e armazenada em condiçoes terriveis, o que faz ela estragar rapidamente, ela chega nos centros urbanos deteriorada, o sol, o calor a umidade excessiva, tudo isso faz com que os cannabinóides da planta se deteriorem, causando uma onda mais confusa e chapante do que realmente uma onda boa e medicinal.

agora se é possivel uma coisa ou outra, bom...tudo é possivel. eu quando começei a fumar erva fumava por autpoconhecimento mesmo, bem novo como seu filho, nem sabia o que era autoconhecimento se desse mole mas fumava nessa onda, Quando a sociedade me cobrou, que eu me enquadrasse, arrumasse um emprego me virasse, me sustentasse, e eu na epoca nao tive orientaçao, meu pai ja era ausente e minha mae nao sabia lidar com a situaçao. Essa frustraçao com o que eu sentia confrontado a realidade que eu era obrigado a viver me fez procurar outras drogas. foi horrivel e eu tive que ir aprendendo sozinho me lascando e minha mae sofrendo.... até eu tomar alguma consciencia na vida... Ai eu acho ocmo o raggoo, vc fumar um com teu filho, chegar perto dele mermo qdo eletiver fumando um ate sei la trocar uma dieia, isso vai criar um elo profundo entre voces, esse "problema" é pra mim a principio, sinal de que seu filho é um muleque saudável. sinal de seu filho pensa além do sistema, sinal de ele procura saber quem ele é. Eu acho que essse "problema" pode abrir caminho pra uam experiencia mais profunda de vida entre vocês, que talvez você nao pudesse nem imaginar !

Boa Noite amigo!!

Bem vindo ao growroom e parabéns pela sua franqueza e pelo amor que você tem pelo seu filho!!

É totalmente compreensível o medo e receio que você tem pelo fato de seu filho ser usuário de cannabís, principalmente por você nunca ter experimentado a erva, recomendo sinceramente que um dia você experimente e de preferência com o seu filho ao lado, vai ser até uma forma de você se aproximar e entender o que de fato se trata a maconha, fala com ele e humildemente pede para experimentar com ele, você vai ver que a sua relacao com ele vai mudar totalmente, não precisa ter medo. Rompendo esse tabu você vai alcancar um nível de confianca e respeito por ele que você não imagina. Não perca essa ótima oportunidade por medo ou preconceito. Mostre para o seu filho que você pode aprender alguma coisa com ele que ele vai valorizar muito mais o que você tem a passar a ele.

Para entender uma determinada situacao é fundamental passar pela experiência, assim você vai poder embasar seus fundamentos e argumentos contra ou a favor de forma muito mais coerente, realista e verdadeira. Sem medos ou temores desnecessá.rios.

Vou tentar responder suas perguntas>

1. 16 anos é um pouco jovem mais foi a idade com que eu comecei a fumar com mais frequencia, realmente não é a idade ideal pois o cérebroainda está em formacao, só não deixa ele ´perder o foco dos estudos, eu por exemplo quasndo comecei a afumar melhorei nos estudos, pois achava todo o conhecimento muito mais interessante, mas pode acorrer piora nos níveis de concentracao e memorizacao, mas com o tempo nós aprendemos a dominar esses efeitos colaterias. Sem grilo.

2. sim. A cannabis de qualidade é MUITO CARA, por isso a maioria de nós aqui do fórum prefere cultivar a própria erva, A maconha prensada pode vir com muitas substâncias indesejadas, mas nada perigoso ou que ponha em risco a vida de ninguem, só residuos de mofo, sujeira, insétos, poeira e ect...

Plantar a própria cannábis não somente é positivo pela qualidade da erva como é uma forma de não participar e não ser conivente com o comercio ilegal de drogas, plantando sua própria erva você não terá que se espor a qualquer traficante ou situacoes de perigo.

3.Na idade dele o fato de fumar maconha pode ser por uma infidade de motivos, não necessariamente ansiedade, medo ou inseguranca, ele não vai saber te apontar um motivo, e na verdade esse motivo não existe, fumar maconha é expandir a conciência e conseguir ter novas percepcões sobre o mundo e a vida, deixar de pensar como a maioria e refletir suas próprias percepcões e experiências, terapias e psicológos sãao válidos mas não tem nada a ver com o fato de fumar maconha, e por sinal a maioria dos profissionais envolvidos m terapias e ect... fumam maconha, pode ter certeza.

4.Maconha não tem nicotina, a nicotina é uma substância da planta de tabaco, nada tem a ver coma maconha, na maconha pode ter substâncias indesejadas derivadas da queima da erva, monóxido de carbono e ect... Eu fumo maconha todo dia desde os 16 anos e posso te garantir que esse hábito não transforma ninguém em um zumbi, pelo contrário, quando usada com sabedoria pode se alcancar níveis altos de intelecto e compreesão da vida e resolucao de problemas, percepcões diferentes e sofisticado entendimento e compreensao do mundo a sua volta, senso crítico apurado e paciência com o próximo.

5.Maconha não é porta de entrada para outras drogas. Eu fumo maconha desde os 16 e nunca fui usuário de outras drogas. ele pode achar a maconha que ele fuma mais fraca e querer fumar uma maconha mais forte, é assim que as pessoas comecam a plantar sua própria erva.

6. Não. No máximo não vai fazer efeito pela baixa qualidade.

Boa sorte e Obrigado por participar, espero ter contribuido para desmistificar a maconha.

Abraco irmão!!!

Ragoo, Cabelo e Sano,

Bom dia! Muito obrigado pelas palavras de ajuda e esclarecimentos. Hoje tenho 43 anos, fui militar por 11 anos (entrei aos 16 anos), CDF mas sem ser "doente" e atualmente sou servidor público. Criado em uma família tradicional, o verdadeiro "filhinho da mamãe", resumindo, vocês imaginam como deve ter sido minha reação ao descobrir e o que cresci até o ponto de procurar entender o uso da cannabis. Não sei se um dia irei experimentar com ele (talvez seja até mais medo de minha reação e o que poderei sentir, mas só saberei se experimentar...se um dia acontecer, podem ter cerfteza que irei postar aqui no site) e também não estou preparado ainda para plantar (moro em apartamento e meus pais que moram em quintal, com certeza não aceitariam). De qualquer forma, fico mais tranquilo sobre os esclarecimentos em relação ao uso de erva de má qualidade e ainda vou insistir que ele procure opções de melhor qualidade. O que me preocupa muito é a idade dele, o baixo rendimento na escola que, de certa forma, piorou, e quando ele, mesmo usando a cannabis, afirma que a vida é muito chata. Tenho tentado conversar com ele, várias vezes, mas é difícil e gostaria que ele fizesse uma terapia (infelizmente, ele ainda acha que a terapia é para ele parar de usar). Falei com ele sobre o site e ele inclusive conhece e acessa (ele que perguntou se eu havia me cadastrado). Percebi que nossas conversas melhoraram bastante quando ele percebeu que eu estava estudando mais sobre o assunto e tenho esperança que, de certa forma, vocês me ajudando eu consiga, falando a língua de meu filho, ajudá-lo,

Obrigado por tudo e, por favor, continuem postando e me ajudando...hoje não peço que meu filho pare (é difícil para mim...), mas se é para fumar, que fume de uma maneira correta.

Obrigado,

• Like 2
Link para o comentário