Ir para conteúdo

Maconha Legalizada: Tráfico Em Alta - Capa Zero Hora 08/05


iceee

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Legalização da maconha deixa rastros de nova rota de tráfico
Volume apreendido na fronteira entre Brasil e Argentina, com provável destino ao Uruguai, foi de oito toneladas em abril - por Humberto Trezzi

Vista como uma política alternativa à guerra ao tráfico, a regulação do plantio e da venda da maconha no Uruguai ainda representa apenas uma coisa para os traficantes: oportunidade de negócios. De olho nesse mercado que começa a se formar no Cone Sul, os criminosos parecem ter se adiantado à lei da oferta e da procura. O volume de apreensões de droga destinada ao território uruguaio deu um salto nos últimos anos.

Em 2008, a polícia uruguaia localizou apenas 809 quilos de maconha. Em 2012, o confisco mais do que dobrou: 1,9 tonelada. E, em 2013, o número passou para 2,1 toneladas.

O volume é pequeno se comparado às apreensões na Argentina, que teria se tornado corredor de passagem da marijuana paraguaia a caminho do território uruguaio. Só no mês de abril, a Gendarmería argentina (polícia de fronteira) apreendeu mais de oito toneladas de maconha próximo ao Uruguai e na fronteira com o Brasil.

Ao longo do ano passado, as províncias argentinas contíguas ao Brasil apreenderam 13 toneladas. Tudo em cidades fronteiriças com o Rio Grande do Sul, como Paso de los Libres e Santo Tomé.

A Junta Nacional de Drogas do Uruguai calcula que um em cada três jovens de Montevidéu fuma maconha e cerca de 120 mil uruguaios a consomem pelo menos uma vez ao ano. Ou seja, 3,5% dos uruguaios (3,5 milhões de pessoas) fazem uso da cannabis sativa anualmente.

Para efeitos de comparação, é mais que o dobro do percentual brasileiro: a última grande pesquisa sobre maconha feita no Brasil, a cargo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e divulgada em 2012, mostra que 1,5% da população consumiu maconha naquele ano.

— A maior parte do que é movimentado é direcionada ao Uruguai. Quando o governo daquele país autorizar o plantio, pode apostar que vão cultivar 10 vezes mais. Os traficantes são ligeiros – afirma o delegado André Luís Epifânio, chefe da delegacia da Polícia Federal em Uruguaiana.

Os caminhos do tráfico


16461196.jpg

Dentro do território gaúcho também cresceu o movimento de marijuana. Foram 82 quilos confiscados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de janeiro a março, sendo 50 destinados ao Uruguai, a maior parte disso em Santana do Livramento.

No primeiro trimestre de 2013 foram apenas 18 quilos de erva apreendidos. Outros 106 quilos destinados ao Uruguai foram apreendidos semana passada, em Cruz Alta.

— Os indícios de uma nova rota para o Uruguai são avassaladores. Basta ver as apreensões, que aumentaram — comenta Alessandro Castro, do setor de comunicação da PRF.

Autor de lei aposta em redução da ilegalidade

Especialista em segurança pública, o ex-deputado federal Marcos Rolim considera “precipitado” deduzir que a entrada de maconha no Uruguai aumentou. Ele diz que dados oficiais não necessariamente refletem tendência de aumento de atividades criminosas.

— As apreensões podem ter crescido porque a polícia trabalhou mais ou até porque algum traficante não pagou suborno — pondera o sociólogo, defensor da descriminalização do consumo da maconha.

Já o autor da polêmica Lei da Maconha, que regula o plantio e a comercialização no Uruguai, deputado Julio Bango (Frente Ampla), avalia que o tráfico possa ter aumentado frente à demanda crescente por marijuana entre uruguaios. Mas aposta na diminuição da ilegalidade ao longo do tempo.

— Quando o governo controlar o comércio, os traficantes vão perder espaço — afirma Bango.

Operação policial fecha bunker das drogas

Policiais federais argentinos e de fronteira receberam em outubro um informe que resultou em uma grande operação. Uma quadrilha transnacional teria locado uma estância em Santo Tomé, município argentino que faz fronteira com a cidade gaúcha de São Borja. De lá, enviavam cocaína para o Brasil e maconha ao Uruguai.

Em 14 de novembro, os agentes, munidos de ordem judicial, ocuparam a fazenda Santa María de Aguapey. Os 30 policiais entraram escondidos em um caminhão-frigorífico, de onde saltaram para a ação. O local era um verdadeiro bunker. Tinha pista de aterrisagem com quase mil metros de comprimento, um caminhão-tanque com mil litros de combustível para recarregar aeronaves e quatro aviões estacionados em meio a árvores.

Os aviões Super Skylane e Cessna 200 eram dotados de dispositivos que permitem driblar radares. A base do narcotráfico contava ainda com telefones via satélite, radiocomunicadores, GPS e gerador de energia própria. Na operação, os policiais descobriram 330 quilos de cocaína numa aeronave e prenderam oito pessoas.

Entre os presos, estavam argentinos, paraguaios, peruanos, bolivianos e uma brasileira. Ao serem interrogados, alguns dos presos admitiram que também vendiam maconha para o Uruguai.

— Portavam todo tipo de armas, incluindo fuzis norte-americanos — descreveu o secretário nacional de Segurança Pública argentino, Sergio Berni.

Outros dois aviões foram apreendidos em 17 de abril pela Gendarmería argentina em Paso de los Libres. Estavam numa fazenda, que tinha pista própria, ao lado do aeroporto daquela cidade. Ao todo, seis aeronaves foram confiscadas em cinco meses pelos policiais que atuam na fronteira Argentina-Brasil.

*Zero Hora


Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/05/legalizacao-da-maconha-deixa-rastros-de-nova-rota-de-trafico-4494380.html

lamentável isso, cheio de desinformação.. mas pela primeira vez vejo comentários de leitores mais bem informados e RECLAMANDO da matéria TENDENCIOS!!

não publicaram nada ontem sobre a legalização e hoje fizeram essa matéria ao estilo OSMAR TREVAS, cheio de desinformação, previsão do futuro, manipulação e toda m* que os proibicionistas sabem fazer/inventar de melhor!! :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

mano eu fico puto com isso.. isso é coisa que me afeta diretamente, meus pais, minha familia toda, muita gente aqui no RS lê esse jornal.. o maior do estado..

pra uma pessoa mais velha, como vou argumentar? meus argumentos contra um jornal? o jornal "sempre está certo.."

eu to realmente gostando de ver os comentários dando uma aula no autor da matéria Humberto Tozzi, ele está respondendo lá no site..

todo mundo contra! eu nunca tinha visto isso! geralmente os comentarios sao muito burros, mas desta vez estão realmente dando uma aula.. que orgulho!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Nem vale a pena gastar vela com defunto ruim...melhor fuma-las hahaha

Agora, é deixar o tempo mostar o pq é dito como senhor da razão...agora, eles vão esperniar, acusar, fazer terror mais do que nunca, mas logo mais não terão mais o q fazer a não ser enfiar o rabo entre as pernas e aceitar a nova realidade, q cá entre nós, será muito melhor, não só pela regulamentação (para nós, ou eles, no uruguai), mas pelos benefícios q ela trará a sociedade num todo.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

caralho, que total falta de compromisso com a verdade....

A lei foi assinada outro dia, nem deu tempo de ter qualquer efeito no mercado negro tampouco no dia a dia das pessoas. Puta jornal mal intencionado

  • Like 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Esses proibicionistas são hilários, aumento de apreensões significa que a proibição está funcionando, diminuição em apreensões significa que a proibição está funcionando, a não ser que seja num país prestes a legalizar a maconha, aí quer dizer que a legalização não vai funcionar é claro.

edit: E se diminuírem as apreensões duvidam que eles vão escrever que é porque o Uruguai está relaxando na repressão ao tráfico, que é conivente, etc?

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto isso... em terras CANADENSES... as " POT Vending Machines " começam seus trabalhos...

http://msnvideo.msn.com/?videoid=79c10f67-b6d1-f6d7-dec1-ecbf283e9209&src=v5:share:sharepermalink:&from=sharepermalink

Já na "Terra Brasilis"... guerra, notas plantadas com interesses escusos, repressão e terror.

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Enquanto isso... em terras CANADENSES... as " POT Vending Machines " começam seus trabalhos...

http://msnvideo.msn.com/?videoid=79c10f67-b6d1-f6d7-dec1-ecbf283e9209&src=v5:share:sharepermalink:&from=sharepermalink

Já na "Terra Brasilis"... guerra, notas plantadas com interesses escusos, repressão e terror.

imagina... interesses escusos... kkkkk

Estão todos descontrolados

como ratos.... ratos em um navio afundando, mas não haverá jeito.... esse barco do mal vai afundar e os ratos morrerao no proprio desespero

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O melhor é ver TODO MUNDO dizendo que a matéria é sensasionalista e forçada, e o autor tentando se defender das pedradas!!!

Não sei o que é pior, ter feito este texto ou ficar la tentando sustentar um texto insustentavel!!!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como se desconstrói uma retórica MENTIROSA e TENDENCIOSA :

"com provável destino ao Uruguai" ... "apreendeu mais de oito toneladas de maconha próximo ao Uruguai" ..."Uma quadrilha transnacional teria locado uma estância"...=> O cara é o repórter do "quase virgem", "quase grávido"? Cadê os dados EXATOS?

3,5% dos uruguaios (3,5 milhões de pessoas) fazem uso da cannabis sativa anualmente.=> Que filho da puta manipulador de números e asqueroso de MERDA! Induz o leitor achar que existem 3.5 milhões de usuários no URUGUAI!!! Sendo que a população do Uruguai dados 2012 são de 3.395,253 pessoas http://countryeconomy.com/demography/population/uruguay e 3.5% de usuários são 118,834 usuários.

A escória da espécie humana está exemplarmente representada pelo senhor Humberto Trezzi , um parasita mentiroso com interesse CLARO pela inverdade, imprecisão e desmerece por completo o jornalismo investigativo de qualidade.

  • Like 12
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Grupo RBS, filial da Globosta, sempre imparciais. Ontem (07/05), no Jornal do Almoço, passaram uma matéria falando sobre a regulamentação no Uruguai. E quem foi convidado a comentar (criticar) o assunto? Um comandante da BM ( http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/subcomandante-da-bm-se-diz-apreensivo-sobre-regulamentacao-da-venda-de-maconha-no-uruguai/3328180/ ).

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

eu já vi uma entrevista com um delegado da PF da fronteira com Rivera, UY falando que a legalização no uruguai nao afetaria em nada no brasil, que o caminho geralmente era o oposto (do py para o brasil para o uy), que os cultivos uruguaios seriam pequena escala comparados ao do trafico do paraguai. nao achei esse video em lugar nenhum, acho que nao saiu na net..

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Lembrei de uma vez que os caras la do telemarqueti da Falha queriam me oferecer 3 meses de "Folha de SP" de gratis. Eu disse não obrigado varias vezes mas a mocinha não entendia pq eu não queria receber gratis, ficou me explicando bem didaticamente que o custo seria 0, que não tinha compromisso, que em nenhum momento eu teria que pagar...Etc. E eu: "Não obrigado". Quando ela viu que não ia ter jeito perguntou o motivo de eu não querer conhecer a Folha, respondi: "Conheço perfeitamente a Folha". Ela encafifada perguntou pq motivo o sr aqui não queria receber nem gratis. Mandei: "Pq eu acho a linha editorial ruim, acho que o jornalismo é de má qualidade e tendencioso"...10 segundos de silencio do outro lado da linha...."Obrigada sr, a Folha deseja uma boa tarde"

10 minutos depois me ligam de novo do telemarqueti da Folha numa especie de pesquisa de mercado, dessa vez um homem: "o senhor confirma que não gostaria de receber a Folha de graça por 3 meses"? Agora eu e minha mina já rachando do outro lado da linha, mas no telefone eu respondo sério: :Sim, não quero receber a Folha nem que vcs me paguem 1000 R$ por mes, acho a linha editorial equivocada, o jornalismo de pessima qualidade, os editoriais fantasiosos, enfim o trabalho de vcs é muito fraco". "Mas o senhor tem o habito de ler jornais?" "Tinha". "Obrigada sr, a Folha deseja uma boa tarde"...

Tomara q tenham gravado... :P

  • Like 12
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

A RBS é a máfia do RS, todos sabem.... não me espantou eles estarem defendendo o mercado deles....eles defenderam a ditadura gurizada... sem noção, jornal sem credibilidade nenhuma. Em Porto Alegre é fácil encontrar pichações "RBS MENTE" ou "ZERO HORA MENTE"...

Zero Hora é a escória do jornalismo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Pelo q eu li em alguns lugares o Uruguai vai abastecer seu própio país, no limite de 22 ton, toda maconha q tiver fora do controle estatal será incinerada, agora falar do Paraguay é diferente, lá eles mandam paus podres(kkk) pro Brasil e cigarros baratos q não gosto pois arrebentam com a garganta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...