Usuário Growroom CanhamoMAN Postado May 14, 2014 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 14, 2014 Produtores de tabaco acham incongruente maconha no Uruguai Produtores consideram incongruente o fato de que o país legalize a droga e ao mesmo tempo adote uma severa legislação contra o tabaco Legalização | 13/05/2014 http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/produtores-de-tabaco-acham-incongruente-a-legalizacao-da-maconha-no-uruguai Reuters/Andres Stapff Uruguaios se aglomeram em frente ao Congresso, em Montevidéu, onde o governo aprovou a legalização e regularização da maconha Rio de Janeiro - Os produtores de tabaco de todo o mundo, reunidos a partir desta terça-feira em um evento na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, consideram incongruente o fato de que o Uruguai legalize a maconha e ao mesmo tempo adote uma severa legislação contra o tabaco. "Para mim é o exemplo mais taxativo do nível irracional ao qual chegou o debate sobre o tabaco. Dizer que a maconha não causa danos e tentar proibir o cigarro não faz sentido", disse à Agência Efe o diretor-executivo da Associação Internacional de Cultivadores de Tabaco (ITGA, na sigla em inglês), o português Antonio Abrunhosa. Os produtores consideram ainda mais incongruente que vários setores aplaudam a legalização da maconha no Uruguai ao mesmo tempo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz esforços para restringir cada vez mais o consumo de tabaco. "Duvido que algum estudo científico demonstre que fumar maconha não traz danos e que fumar cigarros, sim", acrescentou. Para o diretor da ITGA, a situação no Uruguai é tão surrealista como a de Amsterdã, onde cafés especializados permitem aos clientes fumar maconha, mas proíbem o consumo de tabaco. "É algo que não passa pela cabeça de alguém que tenha um mínimo de bom senso", declarou. O executivo disse considerar que o presidente do Uruguai, José Mujica, foi mal assessorado a respeito e que se transformou em vítima da informação enganosa divulgada por interesses comerciais. "Acho que Mujica se deixou levar por argumentos nos quais realmente não acredita", afirmou. Para o representante da ITGA, os esforços para proibir o tabaco são impulsionados por empresas da indústria farmacêutica interessadas em oferecer alternativas aos cigarros. "Trata-se de uma guerra comercial. Uma guerra da indústria farmacêutica que quer vender seus produtos. Muitas das campanhas contra o tabaco são financiadas por empresas que há anos tentam vender substitutos ao tabaco e para isso necessitam que o tabaco seja proibido", comentou. Segundo Abrunhosa, o mais grave é que uma agência da ONU como a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha caído nessa armadilha. "É uma campanha promovida com argumentos de saúde, mas quando sai uma decisão como esta de Mujica (de legalizar a maconha) se mostra que realmente não é a saúde o que lhes preocupa", assegurou. Os membros da ITGA discutirão até quarta-feira na cidade de Santa Cruz do Sul sua posição perante a Sexta Conferência das Partes (COP-6) dos países assinantes do Convênio Marco para o Controle de Tabaco da OMS que será realizado na Rússia em outubro. Na COP-6 serão discutidos os artigos 17 e 18 do Convênio Marco que preveem a redução dos cultivos de tabaco. O Uruguai, um dos assinantes do Convênio Marco, anunciou medidas para restringir a promoção do tabaco na semana passada que coincidiram com a entrada em vigor da regulamentação que autoriza o cultivo e a comercialização da maconha no país. O governo alega que as medidas adotadas fazem parte das determinações da Convenção Marco da OMS, com as quais o Uruguai se comprometeu. O Uruguai, ao mesmo tempo, enfrenta desde 2010 em um tribunal de arbitragem do Banco Mundial um processo contra o Estado apresentado pela tabacaria Philip Morris e que questiona algumas das medidas antitabaco adotadas sob o governo do ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010). Após o encontro que teve ontem com o presidente americano, Barack Obama, em Washington, Mujica afirmou que na reunião não se falou nada sobre a maconha, mas sobre a política antitabaco do Uruguai. "Estão morrendo oito milhões de pessoas ao ano por fumar no mundo; isto supera a Segunda Guerra Mundial e a Primeira, é um assassinato em massa. No Uruguai estamos em uma briga dura, duríssima, e temos que lutar contra interesses muito fortes", disse Mujica em entrevista coletiva conjunta com Obama. Maconha 8 países que podem legalizar a maconha depois do Uruguai O pioneirismo do Uruguai pode ser apenas o começo de uma nova onda global para repensar a questão da cannabis Sinais de fumaça Getty Images São Paulo - Nessa semana, o presidente uruguaio José Mujica fez história ao assinar uma lei que criava um mercado legal de maconha no país. Considerando que a criminalização da droga e o combate ao tráfico são ineficazes, o Uruguai foi o primeiro país no mundo a legalizar a erva e colocar o controle da produção e venda nas mãos do Estado. Com a decisão, a discussão sobre a cannabis voltou ao centro das atenções - e outros governos já começam a pensar a respeito, indicando que novos mudanças na questão podem vir em um futuro próximo. Recentemente, o site Weed Blog postou um mapa colaborativo onde pontua, no Google Maps, mais de 40 países que Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom ntfsmount Postado May 14, 2014 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 14, 2014 hmmmm.... esta comecando a doer no bolsinho? mas jááá´? não sou tabagista, mas penso... em algum momento a cannabis pode substituir o tabaco? 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom OveRal Postado May 14, 2014 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 14, 2014 Ninguém tá proibindo tabaco, só impondo restrições, como tbm há restrições para a cannabis....se for ver, tabaco ainda está em vantagem, qq um pode vender, enquanto maconha, só o próprio estado pode. Se o usuário quiser plantar hectares de tabaco e colhe toneladas, pode sem problema algum, já a cannabis, só 6 pés e no máximo nem meio quilo de colheita. A questão é, a indústria tabagista tá querendo arranjar pretexto para explorar o mercado como ela sempre bem entendeu. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Cap Lampiao Postado May 14, 2014 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 14, 2014 Se todos que fumassem tabaco trocassem pela erva tenho certeza q o mundo seria melhor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Rasthael Postado May 14, 2014 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 14, 2014 Se todos que fumassem tabaco trocassem pela erva tenho certeza q o mundo seria melhor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! a expectativa de vida seria maior pelo menos... 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom rf420 Postado May 14, 2014 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 14, 2014 Se todos que fumassem tabaco trocassem pela erva tenho certeza q o mundo seria melhor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Entrei nessa do cigarro sem perceber o que tava fazendo, hoje só espero a chance de ter a minha erva de qualidade e começar a diminuir o cigarro até eliminar essa praga Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom rf420 Postado May 14, 2014 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 14, 2014 Choro já começou e nem tão sabendo chorar direito, vamo que vamo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Juniaum Postado May 15, 2014 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 15, 2014 "Para mim é o exemplo mais taxativo do nível irracional ao qual chegou o debate sobre o tabaco. Dizer que a maconha não causa danos e tentar proibir o cigarro não faz sentido", disse à Agência Efe o diretor-executivo da Associação Internacional de Cultivadores de Tabaco (ITGA, na sigla em inglês), o português Antonio Abrunhosa." "Para o diretor da ITGA, a situação no Uruguai é tão surrealista como a de Amsterdã, onde cafés especializados permitem aos clientes fumar maconha, mas proíbem o consumo de tabaco." E ainda tem gente que escuta um cara desse.! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
biscoito71 Postado May 15, 2014 Denunciar Share Postado May 15, 2014 Ignorância é Força. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom 12345678910 Postado May 15, 2014 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 15, 2014 Proibir fumar tabaco e permitir fumar maconha em um ambiente fechado nao faz sentido mesmo,fumar e fumaca fazem mal,seja do que for,um pode causar menos dano que o outro,mas de qualquer maneira,nao faz sentido...ate pq esse tipo de lei visa proteger o funcionario do estabelecimento tbm,que nao vai fumar uma baseado ou um cigarro e ir embora,mas vai passar horas dentro do local inalando fumaca...se for pra restringir o uso de um,tbm tem que restringir o uso do outro,é justo. Acho essa perseguicao ao tabaco ridicula,assim como com a canabis,as pessoas tem que achar um vilao e perseguir,restringir o uso em locais fechados,justo,proibir menor de idade de fumar,justo,cobrar um imposto um pouco mais alto,justo,(assim como deviam fazer com cachaca) agora ficar demonizando o negocio,e criando um precoceito em cima dos que escolhem consumir,pra mim é ridiculo...e nao,eu nao fumo tabaco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom OveRal Postado May 15, 2014 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 15, 2014 Até agora, na esfera global, nenhum país proibiu o tabaco (talvez um ou outro mais radical), apenas foram impostas restrições devido ao impacto dos fumantes na saúde pública. Falar "Ah, estão proibindo o alcool e liberando a maconha" é de um cinismo incrível. Maconha tbm não pode ser fumada em locais públicos, não pode haver propaganda, é só para maiores, entre várias outras... A indústria tabagista é nefasta, hoje a menina dos olhos deles são países subdesenvolvidos do leste asiático, onde não há nenhuma restrição do governo (há um lobby fortíssimo da ind. tabagista), impostos são baixissimos e o público que eles tentam cativiar é o jovem. A porcentagem de fumantes nesses países é altíssima. Quem não lembra aquele gordinho de 2 anos q fumava 2 maços por dia??? A ind. tabagista tá nem aí pra isso, então pra mim, tem mais é q sofrer restrições, mas proibir, nunca! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Aromabuds Postado May 15, 2014 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 15, 2014 tava demorando Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom CannaCult Postado May 15, 2014 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 15, 2014 incongruente é fumar sem brisar 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom rsfan Postado May 16, 2014 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 16, 2014 Por mim a venda de tabacco deveria ser livre e sem restrições (claro, só de idade) e a da maconha também! Sem mais restrições e controle estatal, cada um sabe o que faz. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom CannaCult Postado May 16, 2014 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 16, 2014 CannaCult é só lançar um hash, eu pelo menos acho mais saboroso a resina com o tabaco do que na flor da ganja. Mais gosto é gosto né, não se discute.. Eu não sou a favor de qualquer tipo de restrição, porque isso acaba gerando mercado ilegal, e te falar cigarro falsificado é osso viu... com certeza stuart, um hashzinho com tabaco fica ideal...só que pra mim o cigarro é o prensado do tabaco... tenho varios amigos que curtem enrolar o proprio tabaco e compram em lojas especializadas e tals..até eu que sou leigo total no assunto consigo perceber a diferença pro cigarro convencional! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom kunkboy Postado May 16, 2014 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 16, 2014 incongruente é fumar sem brisar Kkkkkkkk 2x! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Recommended Posts