Ir para conteúdo

Produtores De Tabaco Acham Incongruente Maconha No Uruguai

CanhamoMAN

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Produtores de tabaco acham incongruente maconha no Uruguai

Produtores consideram incongruente o fato de que o país legalize a droga e ao mesmo tempo adote uma severa legislação contra o tabaco

Legalização | 13/05/2014

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/produtores-de-tabaco-acham-incongruente-a-legalizacao-da-maconha-no-uruguai

Reuters/Andres Stapff

dot.png?1367441271

Uruguaios se aglomeram em frente ao Congresso, em Montevidéu, onde o governo aprovou a legalização e regularização da maconha

Rio de Janeiro - Os produtores de tabaco de todo o mundo, reunidos a partir desta terça-feira em um evento na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, consideram incongruente o fato de que o Uruguai legalize a maconha e ao mesmo tempo adote uma severa legislação contra o tabaco.

"Para mim é o exemplo mais taxativo do nível irracional ao qual chegou o debate sobre o tabaco. Dizer que a maconha não causa danos e tentar proibir o cigarro não faz sentido", disse à Agência Efe o diretor-executivo da Associação Internacional de Cultivadores de Tabaco (ITGA, na sigla em inglês), o português Antonio Abrunhosa.

Os produtores consideram ainda mais incongruente que vários setores aplaudam a legalização da maconha no Uruguai ao mesmo tempo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz esforços para restringir cada vez mais o consumo de tabaco.

"Duvido que algum estudo científico demonstre que fumar maconha não traz danos e que fumar cigarros, sim", acrescentou.

Para o diretor da ITGA, a situação no Uruguai é tão surrealista como a de Amsterdã, onde cafés especializados permitem aos clientes fumar maconha, mas proíbem o consumo de tabaco.

"É algo que não passa pela cabeça de alguém que tenha um mínimo de bom senso", declarou.

O executivo disse considerar que o presidente do Uruguai, José Mujica, foi mal assessorado a respeito e que se transformou em vítima da informação enganosa divulgada por interesses comerciais.

"Acho que Mujica se deixou levar por argumentos nos quais realmente não acredita", afirmou.

Para o representante da ITGA, os esforços para proibir o tabaco são impulsionados por empresas da indústria farmacêutica interessadas em oferecer alternativas aos cigarros.

"Trata-se de uma guerra comercial. Uma guerra da indústria farmacêutica que quer vender seus produtos. Muitas das campanhas contra o tabaco são financiadas por empresas que há anos tentam vender substitutos ao tabaco e para isso necessitam que o tabaco seja proibido", comentou.

Segundo Abrunhosa, o mais grave é que uma agência da ONU como a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha caído nessa armadilha.

"É uma campanha promovida com argumentos de saúde, mas quando sai uma decisão como esta de Mujica (de legalizar a maconha) se mostra que realmente não é a saúde o que lhes preocupa", assegurou.

Os membros da ITGA discutirão até quarta-feira na cidade de Santa Cruz do Sul sua posição perante a Sexta Conferência das Partes (COP-6) dos países assinantes do Convênio Marco para o Controle de Tabaco da OMS que será realizado na Rússia em outubro.

Na COP-6 serão discutidos os artigos 17 e 18 do Convênio Marco que preveem a redução dos cultivos de tabaco.

O Uruguai, um dos assinantes do Convênio Marco, anunciou medidas para restringir a promoção do tabaco na semana passada que coincidiram com a entrada em vigor da regulamentação que autoriza o cultivo e a comercialização da maconha no país.

O governo alega que as medidas adotadas fazem parte das determinações da Convenção Marco da OMS, com as quais o Uruguai se comprometeu.

O Uruguai, ao mesmo tempo, enfrenta desde 2010 em um tribunal de arbitragem do Banco Mundial um processo contra o Estado apresentado pela tabacaria Philip Morris e que questiona algumas das medidas antitabaco adotadas sob o governo do ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010).

Após o encontro que teve ontem com o presidente americano, Barack Obama, em Washington, Mujica afirmou que na reunião não se falou nada sobre a maconha, mas sobre a política antitabaco do Uruguai.

"Estão morrendo oito milhões de pessoas ao ano por fumar no mundo; isto supera a Segunda Guerra Mundial e a Primeira, é um assassinato em massa. No Uruguai estamos em uma briga dura, duríssima, e temos que lutar contra interesses muito fortes", disse Mujica em entrevista coletiva conjunta com Obama.

Maconha
8 países que podem legalizar a maconha depois do Uruguai
O pioneirismo do Uruguai pode ser apenas o começo de uma nova onda global para repensar a questão da cannabis
  • size_80_maconha-alemanha.jpg
  • size_80_Seattle.jpg
  • size_80_8d24511e2c9e784a04073c267640843f
  • size_80_2013-12-10T131444Z_1_BSPE9B910SM
  • size_80_2013-05-22T141812Z_811055635_GM1
  • size_80_1160702.jpg
  • size_80_maconha.jpg
  • size_80_Maconha.jpg
  • size_80_%C3%8Dndia.jpg
  • size_80_Los_Angeles.jpg
Sinais de fumaça
Getty Images
size_590_maconha-alemanha.jpg

São Paulo - Nessa semana, o presidente uruguaio José Mujica fez história ao assinar uma lei que criava um mercado legal de maconha no país.

Considerando que a criminalização da droga e o combate ao tráfico são ineficazes, o Uruguai foi o primeiro país no mundo a legalizar a erva e colocar o controle da produção e venda nas mãos do Estado.

Com a decisão, a discussão sobre a cannabis voltou ao centro das atenções - e outros governos já começam a pensar a respeito, indicando que novos mudanças na questão podem vir em um futuro próximo.

Recentemente, o site Weed Blog postou um mapa colaborativo onde pontua, no Google Maps, mais de 40 países que

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Ninguém tá proibindo tabaco, só impondo restrições, como tbm há restrições para a cannabis....se for ver, tabaco ainda está em vantagem, qq um pode vender, enquanto maconha, só o próprio estado pode. Se o usuário quiser plantar hectares de tabaco e colhe toneladas, pode sem problema algum, já a cannabis, só 6 pés e no máximo nem meio quilo de colheita.

A questão é, a indústria tabagista tá querendo arranjar pretexto para explorar o mercado como ela sempre bem entendeu.

• Like 4
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Se todos que fumassem tabaco trocassem pela erva tenho certeza q o mundo seria melhor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Entrei nessa do cigarro sem perceber o que tava fazendo, hoje só espero a chance de ter a minha erva de qualidade e começar a diminuir o cigarro até eliminar essa praga :)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

"Para mim é o exemplo mais taxativo do nível irracional ao qual chegou o debate sobre o tabaco. Dizer que a maconha não causa danos e tentar proibir o cigarro não faz sentido", disse à Agência Efe o diretor-executivo da Associação Internacional de Cultivadores de Tabaco (ITGA, na sigla em inglês), o português Antonio Abrunhosa."

"Para o diretor da ITGA, a situação no Uruguai é tão surrealista como a de Amsterdã, onde cafés especializados permitem aos clientes fumar maconha, mas proíbem o consumo de tabaco."

E ainda tem gente que escuta um cara desse.! :cadeirada:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Proibir fumar tabaco e permitir fumar maconha em um ambiente fechado nao faz sentido mesmo,fumar e fumaca fazem mal,seja do que for,um pode causar menos dano que o outro,mas de qualquer maneira,nao faz sentido...ate pq esse tipo de lei visa proteger o funcionario do estabelecimento tbm,que nao vai fumar uma baseado ou um cigarro e ir embora,mas vai passar horas dentro do local inalando fumaca...se for pra restringir o uso de um,tbm tem que restringir o uso do outro,é justo.

Acho essa perseguicao ao tabaco ridicula,assim como com a canabis,as pessoas tem que achar um vilao e perseguir,restringir o uso em locais fechados,justo,proibir menor de idade de fumar,justo,cobrar um imposto um pouco mais alto,justo,(assim como deviam fazer com cachaca) agora ficar demonizando o negocio,e criando um precoceito em cima dos que escolhem consumir,pra mim é ridiculo...e nao,eu nao fumo tabaco.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Até agora, na esfera global, nenhum país proibiu o tabaco (talvez um ou outro mais radical), apenas foram impostas restrições devido ao impacto dos fumantes na saúde pública. Falar "Ah, estão proibindo o alcool e liberando a maconha" é de um cinismo incrível. Maconha tbm não pode ser fumada em locais públicos, não pode haver propaganda, é só para maiores, entre várias outras...

A indústria tabagista é nefasta, hoje a menina dos olhos deles são países subdesenvolvidos do leste asiático, onde não há nenhuma restrição do governo (há um lobby fortíssimo da ind. tabagista), impostos são baixissimos e o público que eles tentam cativiar é o jovem. A porcentagem de fumantes nesses países é altíssima. Quem não lembra aquele gordinho de 2 anos q fumava 2 maços por dia??? A ind. tabagista tá nem aí pra isso, então pra mim, tem mais é q sofrer restrições, mas proibir, nunca!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

CannaCult é só lançar um hash, eu pelo menos acho mais saboroso a resina com o tabaco do que na flor da ganja.

Mais gosto é gosto né, não se discute..

Eu não sou a favor de qualquer tipo de restrição, porque isso acaba gerando mercado ilegal,

e te falar cigarro falsificado é osso viu...

com certeza stuart, um hashzinho com tabaco fica ideal...só que pra mim o cigarro é o prensado do tabaco...

tenho varios amigos que curtem enrolar o proprio tabaco e compram em lojas especializadas e tals..até eu que sou leigo total no assunto consigo perceber a diferença pro cigarro convencional!

Link para o comentário