Ir para conteúdo

Efeitos Benéficos Da Maconha - Drauzio Varella - F S P

sano

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Efeitos benéficos da maconha

12/07/2014 02h00

Não são poucos os benefícios potenciais da maconha. Na última coluna falamos sobre os efeitos adversos, apresentados numa revisão recém-publicada no "The New England Journal of Medicine".

Explicamos que os estudos nessa área padecem de problemas metodológicos. Geralmente envolvem usuários que consomem quantidades maiores, por muitos anos, acondicionadas em baseados com concentrações variáveis de tetrahidrocanabinol (THC), o componente ativo.

Como consequência, ficam sem respostas claras as consequências indesejáveis no caso dos usuários ocasionais, a grande massa de consumidores.

Em compensação, o uso medicinal do THC e dos demais canabinoides dele derivados está fartamente documentado.

A descoberta de que os canabinoides se ligavam aos receptores CB existentes na membrana celular dos neurônios aconteceu em 1988. Dois anos mais tarde, esses receptores foram clonados e mapeadas suas localizações no cérebro. Em 1992, foi identificada a anandamida, substância existente no sistema nervoso central, relacionada com os receptores, mas distinta deles.

A partir de então, diversos trabalhos revelaram que os canabinoides naturais ou sintéticos desempenham papel importante na modulação da dor, controle dos movimentos, formação e arquivamento de memórias e até na resposta imunológica.

Pesquisas com animais de laboratório demonstraram que o cérebro desenvolve tolerância aos canabinoides e que eles podem causar dependência, embora esse potencial seja menor do que o da heroína, nicotina, cocaína, álcool e de benzodiazepínicos, como o diazepan.

Hoje sabemos que o uso de maconha tem ação benéfica nos seguintes casos:

1) Glaucoma: doença causada pelo aumento da pressão intraocular, pode ser combatida com os efeitos transitórios do THC na redução da pressão interna do olho. Existem, no entanto, medicamentos bem mais eficazes.

2) Náuseas: o tratamento das náuseas provocadas pela quimioterapia do câncer foi uma das primeiras aplicações clínicas do THC. Hoje, a oncologia dispõe de antieméticos mais potentes.

3) Anorexia e caquexia associada à Aids: a melhora do apetite e o ganho de peso em doentes com Aids avançada foram descritos há mais de 20 anos, antes mesmo de surgirem os antivirais modernos.

4) Dores crônicas: a maconha é usada há séculos com essa finalidade. Os canabinoides exercem o efeito antiálgico ao agir em receptores existentes no cérebro e em outros tecidos. O dronabinol, comercializado em diversos países para uso oral, reduz a sensibilidade à dor, com menos efeitos colaterais do que o THC fumado.

5) Inflamações: o THC e o canabidiol são dotados de efeito anti-inflamatório que os torna candidatos a tratar enfermidades como a artrite reumatoide e as doenças inflamatórias do trato gastrointestinal (retocolite ulcerativa, doença de Crohn, entre outras).

6) Esclerose múltipla: o THC combate as dores neuropáticas, a espasticidade e os distúrbios de sono causados pela doença. O Nabiximol, canabinoide comercializado com essa indicação na Inglaterra, Canadá e outros países com o nome de Sativex, não está disponível para os pacientes brasileiros.

4) Epilepsia: estudo recente mostrou que 11% dos pacientes ficaram livres das crises convulsivas com o uso de maconha com teores altos de canabidiol; em 42% o número de crises diminuiu 80%; e em 32% dos casos a redução variou de 25 a 60%. Canabinoides sintéticos de uso oral estão liberados em países europeus.

Com tal espectro de ações em patologias tão diversas, só gente muito despreparada pode ignorar o interesse medicinal da maconha. Qual a justificativa para impedir que comprimidos de THC e de seus derivados cheguem aos que poderiam se beneficiar deles? Está certo jogar pessoas doentes nas mãos dos traficantes?

No entanto, o argumento de que o uso de maconha deve ser liberado em virtude dos efeitos benéficos que acabamos de enumerar, é insustentável: a imensa maioria dos usuários não o faz com finalidade terapêutica, mas recreativa.

Como diz o povo: uma coisa é uma coisa...

Acho que a maconha deve ser legalizada, sim, mas por razões que discutiremos em nossa próxima coluna.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/drauziovarella/2014/07/1484518-efeitos-beneficos-da-maconha.shtml

• Like 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Saiu da casinha mesmo nesse artigo o Dr. Dráuzio, parabéns para ele!

Eu li "Carandiru" dele, e numa passagem ele deixou entendido que a maconha tornava a cadeia mais pacífica, paz essa que foi destruída pelo uso do crack.

Enfim, discordo dele quando na conclusão do texto ele disse que a maioria dos usuários faz uso somente recreativo da maconha, a maioria senão todos usuários de maconha, mesmo os que se veem como usuários recreacionais se beneficiam dos efeitos terapêuticos da planta.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu uso todo dia praticamente , estudo medicina e nao acho que é medicinal meu uso...

Alias, medicinal pode até ser, desde que seja um beck plantado , de qualidade e com mais cbd...

Mas IMO , se fuma pelo e diz que é medicinal é desculpinha pra fumar todo dia...

Nao sou hipocrita de dizer que meu uso é medicinal pra dar uma relaxada no stress do dia a dia... ta curando que doença?até pq nos dias que nao uso eu me encontro com saude.

Muito diferente do caso das sindromes CDKL5 , isso sim pra mim é um exemplo de uso medicinal.

o uso recreativo é muito maior , o drauzio , excelente pessoa, ja o conheci pessoalmente, esta certo...

e o glaucoma é pouco eficar, eu perguntei pra minha professora de oftalmo hahah dura pouco tempo o efeito de abaixar a pressao , tem que fumar tipo 10 baseados por dia uhaehuahue

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu uso todo dia praticamente , estudo medicina e nao acho que é medicinal meu uso...

Alias, medicinal pode até ser, desde que seja um beck plantado , de qualidade e com mais cbd...

Mas IMO , se fuma pelo e diz que é medicinal é desculpinha pra fumar todo dia...

Nao sou hipocrita de dizer que meu uso é medicinal pra dar uma relaxada no stress do dia a dia... ta curando que doença?até pq nos dias que nao uso eu me encontro com saude.

Muito diferente do caso das sindromes CDKL5 , isso sim pra mim é um exemplo de uso medicinal.

o uso recreativo é muito maior , o drauzio , excelente pessoa, ja o conheci pessoalmente, esta certo...

e o glaucoma é pouco eficar, eu perguntei pra minha professora de oftalmo hahah dura pouco tempo o efeito de abaixar a pressao , tem que fumar tipo 10 baseados por dia uhaehuahue

Vc usa pra que?

Qual conceito de saúde vc adota?

• Like 4
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Vc usa pra que?

Qual conceito de saúde vc adota?

Meu uso é recreacional , 100 % !

Conceito de saude que digo , que nao tenho nenhuma doença que a maconha seria o tratamento , inclusive sofro de HAS e a maconha piora isso , tanto que comecei a vaporizar mais pra diminuiçao de danos.

• Like 2
Link para o comentário

Também discordo, HST! A grande maioria, principalmente quem usa no cotidiano, é usuário medicinal.

né...

bom, mas meio fraquinho o Drauzio neste assunto.

ele deve ter que seguir a convenção pra não assustar o povo... rsrsrs

Maconha é um remédio mágico e maravilhoso, até pra quem não acha...

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Meu uso é recreacional , 100 % !

Conceito de saude que digo , que nao tenho nenhuma doença que a maconha seria o tratamento , inclusive sofro de HAS e a maconha piora isso , tanto que comecei a vaporizar mais pra diminuiçao de danos.

É recreacional por que você quer! Usa em seu cotidiano buscando um bem maior.

Eu adoto o conceito de saúde da OMS (saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças), então considero que sempre que você adota uma prática que incrementa seu bem-estar, você está buscando a saúde e portanto fazendo uso medicinal ou terapêutico.

Como você estuda medicina, seria bom você ver saúde como muito mais que a ausência de doenças, pois a sanidade vai muito alem.

• Like 11
Link para o comentário

• Usuário Growroom

É recreacional por que você quer! Usa em seu cotidiano buscando um bem maior.

Eu adoto o conceito de saúde da OMS (saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças), então considero que sempre que você adota uma prática que incrementa seu bem-estar, você está buscando a saúde e portanto fazendo uso medicinal ou terapêutico.

Como você estuda medicina, seria bom você ver saúde como muito mais que a ausência de doenças, pois a sanidade vai muito alem.

Bom sano , eu nao quis me aprofundar muito sobre o conceito de saude , eu sei o conceito da OMS e claro que ele e o correto.. existe as doencas do corpo e da mente , que sao as vezes muito mais complexas.

Mas nao e medicinal meu consumo cara, se eu tomar uma cervejinha todo dia tambem vai aumentar o meu bem estar , entende? e recreacional..

Tem gente que tem uso medicinal e acho totalmente valido , uma pena nao podermos prescrever ainda, bom , tbm nao adiantaria nada poder prescrever se a gente nao apreende isso na faculdade... eu ainda tive uma aula de toxicologia que foi dito os maleficios e os BENEFICIOS da maconha..

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Discordo e considero que o uso moderado de álcool, em especial, fermentados como saquê, cerveja e vinho podem ser medicinais... Aliás, não sou eu quem diz isso... Enfim...

Para mim a cannabis é sempre medicinal, exceto quando, por razões recreativas, queremos dar um pega naquele BHO e ficar incomunicável alguns minutos e esquecer de tudo, etc... gargalhar, entre outras...

O uso diário, mesmo para quem não tem nada em especial, como CDKL5, é medicinal, pois em geral acalma, larica, sono, melhora a circulação sanguínea, entre tantos outros efeitos.

Outra coisa, não é só o CBD que é medicinal. O THC é o grande vilão quando se fala em surtos psicóticos, porém, é o que me tira a ansiedade e me põe pra viajar em coisas positivas e empreendedoras... inclusive trazendo concentração quando preciso trabalhar até muito tarde num documento longo, etc...

Enfim, tô com Sano e Playmogil no conceito de cannabis é praticamente 98% medicinal (positiva) para usuários diários moderados, desde que adequadamente escolhida as strains para cada momento e necessidade individual.

Abs

• Like 2
Link para o comentário

Ta estudando medicina no brasil e ficando cego como os Drs daqui heim.....brother eu uso todo dia e meu uso é 99,9999999% medicinal.(não tenho nenhuma doença cronica,porem o beneficios que encontro na ganjha pra mim são inumeros).

Pelo que vi vc fuma todo dia mais é prensadinho do bom né? então te falo brother....nem efeito recreacional vc sabe qual é,ta longe do uso recreacional ser maior do medicinal a não ser em banca de mulekadinha que tão fumando um verdinho qualquer achando que é o hidroponico kkkkkkkk. vcs ficam loko de BAYGON irmao.Ao inves de pagar 4 pra 1, 5 pra 1 em 50tinha,compra umas lata de SBP e bafora que o elo recreacional vai ser o mesmo.

#ficadica :thumb:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Discordo e considero que o uso moderado de álcool, em especial, fermentados como saquê, cerveja e vinho podem ser medicinais... Aliás, não sou eu quem diz isso... Enfim...

Para mim a cannabis é sempre medicinal, exceto quando, por razões recreativas, queremos dar um pega naquele BHO e ficar incomunicável alguns minutos e esquecer de tudo, etc... gargalhar, entre outras...

O uso diário, mesmo para quem não tem nada em especial, como CDKL5, é medicinal, pois em geral acalma, larica, sono, melhora a circulação sanguínea, entre tantos outros efeitos.

Outra coisa, não é só o CBD que é medicinal. O THC é o grande vilão quando se fala em surtos psicóticos, porém, é o que me tira a ansiedade e me põe pra viajar em coisas positivas e empreendedoras... inclusive trazendo concentração quando preciso trabalhar até muito tarde num documento longo, etc...

Enfim, tô com Sano e Playmogil no conceito de cannabis é praticamente 98% medicinal (positiva) para usuários diários moderados, desde que adequadamente escolhida as strains para cada momento e necessidade individual.

Abs

Ae planta, vc chegou no ponto que eu queria !!!

Eu gosto disso , esse pega que te derruba e nao lembra de nd kkkkk

Eu sou cabeca gorda kkkkk adoro ISO , KIEF , BHO , haka , strain potente hahahahahah nao ando fumando aquele beck que da risadinha hahahah

E depois vem a LARICA, que pra mim e uma droga, pq eu como so porcaria e a fome num passa nunca uhaehuaehuahue

O que me segura ate de fumar mto e a larica, engordo muito hahah minha estrategia e nao ter muita comida em casa huaehuhuae

E sim com certeza o THC tem seus beneficios, ate pq existe aquela teoria que para ter os efeitos meidicinais precisa de todos juntos , e nao uma substancia isolada. e sobre os surtos psicoticos tem teorias tb que NAO causa esquizo, se não me engano é de Havard, vi aqui no GR msm.

E gente , nao to falando que voces nao usam medicinal , até pq nao conheco vcs e cada um com sua vida...

So disse que meu uso nao vejo como medicinal e que acho que quem fuma prensado e diz que é medicinal é conversinha...

Tamos todos juntos galera

ZERO

isso ai , fumo só prensadinho do bom.

tosc tosc

Editado por Mitocondria
  • Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Hehehehe... pois é...

O lance que você pode considerar é que está tendo inúmeros benefícios para sua saúde (exceto a falta de controle de apetite e você pode conferir strains muito fortes que não dão tanta larica) mesmo não tendo esse objetivo primário. Diferente do álcool, que se você tomar um porre, obviamente sente os malefícios, o máximo que a maconha te faz de negativo é uma paranoiazinha ou uma larica master, o que não é assim, relevante... Enfim... Você também é medicinal, amigo. Tire seu prensadinho do dia a dia e encare o sistema falido que vivemos que você vai ver se não surta... hehehe

Abs!

PS: por exemplo, mesmo comendo porcaria a sua chance de ter câncer diminiu com o uso frequente da cannabis... veja só que coisa mais medicinal... :335968164-hippy2:

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Hehehehe... pois é...

O lance que você pode considerar é que está tendo inúmeros benefícios para sua saúde (exceto a falta de controle de apetite e você pode conferir strains muito fortes que não dão tanta larica) mesmo não tendo esse objetivo primário. Diferente do álcool, que se você tomar um porre, obviamente sente os malefícios, o máximo que a maconha te faz de negativo é uma paranoiazinha ou uma larica master, o que não é assim, relevante... Enfim... Você também é medicinal, amigo. Tire seu prensadinho do dia a dia e encare o sistema falido que vivemos que você vai ver se não surta... hehehe

Abs!

PS: por exemplo, mesmo comendo porcaria a sua chance de ter câncer diminiu com o uso frequente da cannabis... veja só que coisa mais medicinal... :335968164-hippy2:

Heheheheh , pior que nunca tive paranoia nenhuma com cannabis uhaehuaehuae alias com nada hahah

Cara, com ctz tem efeitos bom , eu bebia muito antes , agora diminui o consumo ( Menos em da7as especiais, ne brasil? ) de alcool hehehe

Mas ainda considero meu cultivo mais recreativo ehhehehe

Mas gente, daonde vcs tiraram que eu fumo prensado? hahahahah

Isso e noia do ZERO

gallery_94650_10442_283248.jpg

Sem stress galera hahah medicinal ou recreacional é bom do mesmo jeito heheheh

Mas ainda acho o consumo recreacional muito maior, até pq a galera que planta, ainda é uma minoria... mas estamos crescendo!

• Like 1
Link para o comentário

Noia não mito,foi devido a esta colocação que achei que vc fumava prensado,pq pra mim quem fuma o green mesmo,nao coloca em duvida o poder medicinal da parada.

"PODE ATÉ SER"

Mais não vamos morrer por isso,o importante é que todos estamos no caminho certo,seja pra gargarlhar ou pra relaxar,nao compramos do trafico

jah bless

• Like 3
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Noia não mito,foi devido a esta colocação que achei que vc fumava prensado,pq pra mim quem fuma o green mesmo,nao coloca em duvida o poder medicinal da parada.

"PODE ATÉ SER"

Mais não vamos morrer por isso,o importante é que todos estamos no caminho certo,seja pra gargarlhar ou pra relaxar,nao compramos do trafico

jah bless

Salve zero , talvez tenham e expressado errado , quis dizer pode ate ser pq nao me considero medicinal hehehe

o que quis dizer que IMO prensado medicinal nao existe hehehehe

Mas e isso ai familia.. tamo td junto , divergencias sao normais , mas nosso objetivo e o mesmo.. legalizar tudo isso , medicinal , recreativo ...

O corpo e meu !

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

To no quinto ano de medicina também. O Dr. Drauzio tá certo po, o nosso foco não é a liberação as custas dos possíveis efeitos benéficos, até tem, mas se for pra analisar droga por droga, substancia por substancia, fazer ensaios e pesquisas há outras drogas mais eficazes...

O lance é que, é uma parada muito gostosa, perfeitamente adaptável ao dia a dia, viciante - até certo ponto - mas controlável, com possíveis efeitos bons e ruins, basta cada um botar na balança e decidir por si próprio sobre o uso dela (assim como o alcool e o cigarro são hoje mesmo tendo inumeros malefícios a mais...), e não deixarmos o governo decidir por nós.

• Like 1
Link para o comentário