Ir para conteúdo

Maconha Vicia Menos Que Álcool E Nicotina, Mostra Revisão De Estudos


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom
Maconha vicia menos que álcool e nicotina, mostra revisão de estudos
AMPLO ESTUDO

PUBLICADO EM 07/10/14 - 15h11

http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/maconha-vicia-menos-que-%C3%A1lcool-e-nicotina-mostra-revis%C3%A3o-de-estudos-1.928275

Pesquisador, conselheiro da Organização Mundial de Saúde, revisou literatura especializada no assunto dos últimos 20 anos para publicar trabalho

image.jpg

Cannabis vicia significativamente menos do que o álcool e a nicotina. No entanto, dirigir sob o efeito da droga é perigoso, assim como há riscos para o desenvolvimento do feto no caso de grávidas que fumam a erva. Essas são as conclusões de uma revisão de estudos feita pelo professor da King's College London Wayne Hall, conselheiro sobre vício da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Hall analisou os estudos sobre maconha desde 1993 e publicou trabalho na revista científica “Addiction”. Segundo ele, foi feita uma revisão sistemática da literatura, com pesquisa nos maiores estudos sobre os efeitos colaterais do cannabis publicados entre 1993 e 2013. Foram vistos 165 artigos.

Entre as conclusões, está o risco de que um em cada dez usuários contumazes fique dependente. O risco aumenta para um em cada seis, no caso de pessoas que fumam grandes quantidades desde a adolescência. Esses dados são diferentes de outros, da mesma compilação de estudos, que mostram 32% de risco de vício para usuários de nicotina; 23%, para heroína; 17%, para cocaína; 15%, para o álcool.

Outra revelação de Hall é que o uso frequente do cannabis não produz overdoses fatais. Já quanto ao risco de acidentes de trânsito, o resultado aponta chances duas vezes maiores de ocorrerem acidentes se o motorista estiver sob o efeito da maconha. No entanto, o professor destacou que, em diversos casos, os envolvidos em acidentes tinham utilizado também o álcool, dificultando identificar qual substância teria contribuído mais diretamente.

Quanto aos sintomas e transtornos psicóticos, aqueles que fumam regularmente dobram os riscos de eles surgirem. Para Hall, embora embora se tenha observado que adolescentes que usam a erva tenham piores resultados na escola e mais chances de consumir outras drogas ilegais, não é possível dizer que os efeitos negativos sejam diretamente associados à maconha.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...