Ir para conteúdo

Maior Manifestação Pró-Legalização Da Cannabis No País, Marcha Da Maconha São Paulo Ocorre Neste Fim De Semana


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Maior manifestação pró-legalização da cannabis no País, Marcha da Maconha São Paulo ocorre neste fim de semana


Do Brasil Post

http://www.brasilpost.com.br/2015/05/21/marcha-da-maconha-sao-paulo_n_7414550.html

Publicado:

21/05/2015 19:22 BRT

n-MACONHA-large570.jpg















O maior ato a favor da descriminalização da maconha no Brasil vai ocorrer neste sábado (23). A Marcha da Maconha São Paulo deve atrair o maior número de manifestantes entre as 33 cidades que participam do "Maio Verde".
Mais de 12 mil já confirmaram que vão às ruas reivindicar uma nova mentalidade sobre o uso e tráfico de drogas no País. (veja aqui calendário completo)
A organização gravou um vídeo-convite com o imperativo "Sai do armário, maconheiro". O apresentador Cazé Peçanha, atualmente na Band e ex-MTV, é um dos que convocam usuários e simpatizantes a participar do protesto:



O Coletivo DAR (Desentorpecendo a Razão), player da batalha antiproibicionista, ressalta que não é necessário ser usuário para participar:

"Não precisa ser maconheiro pra colar na Marcha da Maconha São Paulo! Usuários ou não usuários, vendedores ou não vendedores, cultivadores ou não cultivadores, tod@s viramos inimigos do Estado no momento em que nossas ruas se tornaram campos de batalha onde 'balas perdidas' insistem em achar corpos inocentes e o vermelho do sangue já foi naturalizado no cotidiano."



Argumentos pró-legalização
O propósito da marcha é propor a legalização como alternativa à guerra às drogas — política de repressão ao tráfico, considerada fracassada por especialistas e autoridades, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o médicoDrauzio Varella.
Um vídeo da marcha questiona:

"Além de não inibir o consumo, a guerra às drogas ainda causa e agrava uma série de problemas sociais. Se o Estado tem interesse em dever de zelar pelo bem-estar das pessoas, não seria melhor outra política de drogas?"



Os militantes argumentam que o tráfico de drogas é o crime que mais lota as prisões no Brasil. Assim, a legalização poderia deixar em liberdade centenas de traficantes que vendem apenas pequenas quantidades de maconha.
Além de ajudar o sistema prisional, os manifestantes acreditam que legalizar reduziria as estatísticas de homicídios de jovens negros e pobres, os mais vulneráveis à violência no Brasil, conforme estudo da Secretaria Nacional de Juventude, Ministério da Justiço e Unesco.
Por isso, o lema da marcha neste ano é: "Pela liberdade d@s noss@s pres@s. Em memória a@s noss@s mort@s".
Desconvite à PM
A organização da marcha também elaborou uma carta aberta de desconvite à Polícia Militar.
"Que coincidência, não tem polícia, não tem violência", frisa a mensagem reproduzida em sites que apoiam o ato.

"Ainda que não tivéssemos uma das polícias mais sanguinárias do mundo, a ideia de que 'é nois por nois' (sic), de que da segurança da manifestação devem cuidar os próprios manifestantes, é também algo que queremos enquanto um princípio de autonomia e mesmo de construção, passo a passo, daquele outro mundo que queremos."



O ato em São Paulo também terá shows de Flora Matos, Sombra e Msário e blocos temáticos, como feminista, LGBT, de ciclistas, contra transgênicos etc.
Marcha da Maconha São Paulo
Data: Sábado (23)
Horário: A partir das 14h20 (concentração) e 16h20 (marcha)
Local: Vão do Masp, na Avenida Paulista

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...