Ir para conteúdo

Como a legalização da maconha na conjuntura atual do Brasil afetaria a sociedade?

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Desculpem se postei no lugar errado, sou novo aqui.
Agora, depois da resposta de alguns, percebo o quão é inocente a minha pergunta e o quanto tenho que aprender, mas as opiniões de outros, ditas em desapreço e que não agregam valor algum dificultam a busca pelo conhecimento dos novatos...

Organizei os pensamentos de alguns que quotei na estrutura abaixo:

Como a legalização da maconha na conjuntura atual do Brasil afetaria a sociedade?
A maconha é a matéria prima de um mercado negro que gera muitos empregos. O que esses trabalhadores armados que não temem a polícia fariam após a demissão em massa provocada pela legalização da maconha para continuar sustentando suas famílias?
(Desculpem o teor tendencioso da pergunta, tive minhas intenções... Entendedores entenderão. haha').

Só existe mercado paralelo porque não pode haver um mercado legal. O que mantém o mercado paralelo não é a droga, mas as leis anti drogas. Portanto, a culpa não é das drogas e sim dos legisladores que só atuam em causa própria, baseando-se em seus conceitos rígidos e ideias ultrapassadas. 
Como qualquer mercado, a mão de obra acompanha a demanda, por isso é utópico pensar que a maconha que vem do Paraguai vai parar de vir no dia seguinte a legalização. A maconha não é o único produto comercializado pelo mercado paralelo, logo sua legalização não acabaria com o tráfico que ampliaria seus negócios e, aos poucos, a maconha daria lugar a outras drogas ainda proibidas no mercado da droga. Nesse sentido, o mercado paralelo só deixaria de existir se todas as drogas fossem descriminalizadas e tivessem sua comercialização regulamentada. Por isso, a nossa luta não é acabar com o tráfico, mas separar a maconha das outras drogas.

Obrigado, senhores, por contribuirem com a formação do meu conhecimento.

Eu sei que não é só a maconha; e a maconha, produtos agrícolas, cigarro, medicamentos, armas, órgãos e etc... Tanto é que citei o caso de cigarros que tem altos tributos sobre ele, fazendo com este se torne caro, tanto é que se vc for ver pessoas mais desprovidas financeiramente fuma cigarro do Paraguai que custa 2 reais o maço enquanto um maço de derby é 5 ou 6.
Agora me responda; o que vc prefere, fumar um budizinho ou fumar esses prensados do Paraguai? Pago 20 reais na grama sorrindo de um fumo top ao invés de pegar 4 ou 5 gramas desses prensados. Mas também sei que vai ter gente comprando prensado de traficante, pois, nem todo mundo vai querer gastar uns 600 reais por mês com erva, sendo que, com 200 reais tu pega 50 gramas de prensado.

Outro ponto e a desigualdade, mas isso é tema muito batido, todo mundo já manja, mas se tudo mundo sabe, pq nada muda?
Simples, interesses, como eu vi na aula de filosofia, um politico poderia resolver todos os problemas no primeiro mandato, mas se ele resolver no primeiro não tem o que prometer para o segundo e por aí vai as coisas.
E respondendo sua pergunta, de como a maconha afetaria a sociedade, resposta pronta, do mesmo modo que já afeta todas as drogas( e não mercado), vc sera livre para usar, assim como alcool, cigarro, remedios, açucar, ai quando tu achar que ta te prejudicando, tu pede help, o governo terá e devera criar programas de reabilitação, outro ponto positivo sera que teremos dados e estudos sobre esse impacto, diferente de hoje que o único impacto e o da bala. Fiquei pasmo em saber que não temos estudos sobre a maconha no Brasil pela o fato da dificuldade de conseguir autorização burrocratica.

Editado por orkis
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

A principal mudança é pro nosso lado, nao irmos mais preso. na sociedade o preconceito com a erva vai continuar o mesmo por um bom tempo. quem quiser bater no peito e dizer que fuma maconha vai continuar arriscando a "reputação" mesmo depois da liberação  e por muito tempo ainda até que essa geração passe por completo.

de resto nao vai mudar nada, os criminosos continuarão cometendo outros crimes, os politicos roubando e por ai vai...

Editado por Fitipaldi Verde
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Quem quizer se informar melhor sobre politicas de drogas leia Revista Sur • v.12 • N. 21 • Ago. 2015 • sur.conectas.org. DOSSIÊ SUR SOBRE DROGAS E DIREITOS HUMANOS Tem materias com Carl L. Hart, Luís Fernando Tófoli e muitos outros. Quem ainda não leu aproveita! Sempre é bom!!!

http://sur.conectas.org/wp-content/uploads/2015/09/Sur-21_completo_pt.pdf

Editado por Juniaum
Link para o comentário