Ir para conteúdo

Ciclo de vida das drogas na sociedade

Meriadoc

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Eu terminei recentemente de ler um livro que abriu muito a minha mente a respeito das drogas... muito foda!

Um dia formulei essa "teoria" que nao é tao louca assim...

As drogas psicoativas (ou não) em geral descrevem um mesmo padrão de ciclo de aceitação na sociedade (civilizada, grande maioria, etc)... tipo

1 - Desconhecimento. Ninguem sabe que a parada existe, só algumas tribos ou cultos usam;

2 - Aceitação e Uso. Pessoas descobrem a droga e suas propriedades curativas, e se calhar, psiocativas. Passam a usá-la cada vez mais até que começam a ser públicos seus efeitos negativos.

3 - Proibição e Controle. Proibições ou taxas, para regular o consumo.

4 - Desaceitação e Criminalidade. a sociedade deixa de aceitar a droga como remédio ou que quer que seja. Sempre que há proibição de um produto, o qual antes era legalizado e consumido, surge o mercado negro. Tráfico de drogas, piorando a qualidade do produto, aumentando o preço e tornando usuários, habitantes do submundo.

5 - Legalização. As vezes é rapidamente percebido (as vezes, infelizmente, demora pra caralho) que não faz sentido proibir tal substancia, já que ela não faz tão mal assim (na verdade ainda nao descobriram de uma vez que o problema nao esta nas drogas, e sim em quem as consome) e a proibição em si causa mais mal a sociedade do que a substância. A droga passar a ser legal, com produção regulada pelo governo, com altas taxas, muitas vezes usadas para tratar de problemas provenientes do uso de tais substancia (o cigarro por exemplo tem 80% de impostos embutidos no preço e nao pagam nem metade do que o governo gasta todo ano tratando dos doentes).

6 - Banalização e Propaganda. Já que o produto agora é legal, e muitas pessoas já o consumiam ilegalmente, empresas veem o nicho de mercado e começam a produzir e fazer de tudo para que todas as pessoas do mundo passem a consumir a droga. Utilizando propagandas que sao verdadeiras lavagens cerebrais, quase conseguiram.

7 - Regulação. Vendo que agora o problema é a quantidade (e qualidade) de pessoas que usam as drogasm, e os problemas que elas (as pessoas) causam, as propagandas sao reguladas para diminuir o consumo, visto que pessoas demais, com cérebro de menos estão se drogando apenas pq as pessoas que fazem isso na TV sempre estao cercadas de mulheres gostosas e carrões.

8 - Normalização. Aqui "teoricamente" acabam-se os problemas VITAIS que cercam as drogas: crime e saúde. Não crime pois não há tráfico, não problemas de saúde pois só quem consome a droga é quem realmente quer. Óbvio que isso tudo é utópico demais, mas com certeza o "7" é a melhor fase do ciclo de vida.

Ou seja, a maconha, assim como álcool, cocaína, heroína (ou devo dizer, morfina?), LSD, tabaco, seguem, seguiram ou vão seguir esse ciclo. Não sei o quanto claro ficou isso, mas pra mim existe um padrão que pode ser observado, bastando saber bem a historia de todas essas drogas (o livro tem um pouquinho disso).

Todas as drogas que mencionei já foram aceitas e posteriormente proibidas. No estágio 7, temos o exemplo lindo do tabaco. Já já o álcool entra no 7 também. A maconha infelizmente ainda tá lá no 4. Até o LSD já foi aceito, era usado pra tratar doentes com esquizofrenia. Tabaco era proibido logo que chegou na Europa, em alguns lugares, era pena de morte pra quem fosse pego fumando.

Depois que a droga é aceita (tanto pela lei como pelas pessoas), é q são conhecidos os verdadeiros riscos de saude publica ou para a sociedade em geral da mesma. Obvio que isso pode demorar algumas décadas ou até séculos, mas acontece.

Nao sei quanto tempo vai demorar com a nossa querida cannabis, mas eu tenho certeza que vai. E fico viajando nos comerciais que iam ter de maconha na TV, hehehe. Como ia ser o formato? Todo mundo doidão, ao som de uma reggaera? Ia ser engraçado pra caralho, hahaha! Mas acho q no meio do caminho ia virar banal (o estágio 5 também ia rolar pra maconha com certeza) e todo mundo ia fumar, só de onda, cada vez mais novos e cada vez mais; iam querer controlar a potencia da parada pra nego num ficar mto doido na rua, impostos absurdos, imagina ter de pagar R$ 100 por um maço de cigarros de maconha fraca, que praticamente não da onda?

Bom, se algum de nós estiver lá quando isso acontecer, pensemos em quando essa pergunta foi feita. hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

pode cre...

td q c escreveu eh verdade....

mesmo qd legaliza ainda vai t um monnnnnnnte de problemas...

claro q eh mto melhor ver um troxa banalizando a droga doq toma enquadro e aguenta tudo q acontece sem poder fazer nada... mais mesmo assim pra situacao ficar perfeita pra todo mundo vamo t q come mto arroz e feijao...

Link para o comentário

tipo..

vou postar um pensamento meu e nao sei se tem mto a ve com o teu topic,

éassim:

Tpo eu tava na praia otro dia e tava com um amigo meu q nunca tinha fumado..

ele tava andando comigo e era umas 11-12 da noite.. ai ele vira pra mim e fala

"vc nao tem medo de ser assaltado nao ? "

cara.. pq ele me pergunto isso ? pq quem nao conhece maconheiro pensa que é nego violento, favelado, pobre e otros preconceitos.! ou seja, logo associam isso a uma coisa ruim, que na verdade nao 'é !

Por isso que se eu viro pra minha mae e falo "to indo pra praia mae" de noite,

eh logico q ela vai fica cabrera... pq ela sabe q soh tem maconhero, mas o maconhero pra ela é uma coisa HORRIVEL... nao é a visao q nós temos! porra.. quantas vezes tava com 1 ou 2 nego cabaço na roda na praia colo uns neguinho (sem preconceito ein) e meus amigo fico com medo, eu falei "brother relaxa, qr aposta qnto q eles só vao pedir 1-2? "

no colegio é a mema coisa, se tem os caretao q nao fumam e nao conhecem qm fuma, ja pensa q maconhero eh akeles funkero loco, violento e ja logo pensa "nao vou mecher com esse ai, esse ai é maconhero" ... ta ligado ?

por exemplo um mlk xego pramim e falo "cara, akele mlk ali é mto psyco"

eu perguntei pq e ele falo "pq ele fuma maconha" ai eu PORRRRRRRRRRRRA

q merda de pensamento maluco...pqp

entenderam meu raciocinio ?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ae BeNuTzEr13, mas eh bom eles temeram a gente, mesmo sem ter motivos, tem mulekada ki eh xarope msm e eh bom ficar na deles.

Eu so magro e tenho 1,73, por eu usar ropa larga e estar 24hrs xapado mta gente xega atravessar a rua, haeuehaueah eu começo a dar risada, uma porrada i eu ja era, tsc tsc tsc

PaZ

• Like 1
Link para o comentário

haehuaEhAE eu num tenho medo naum...

soh q tem uns amigo meu q eh mto cagao huaeuhae soh d v um mlk q aparenta ser da favela, ou malokero, ele jah fala: - ae manu, vamo logo hein, soh tem malokero aki.

HEaehuae eu raxo..

mas eu num vo zua mto, pq tb so moh cagao, quando ouço uma sirene eu jah fico com o coraçao na mao uhaehuAEUHAEHUEA

dae sempre passa akela ambulancia ou carro dos bombeiros uhaeuhaeuhae

foda..

mas nao sei pq os mlk q sao de rua, ou favela ou seilah o que, sempre implicam comigo soh pq eu so brancaum e loiro. os kra acha q eu so moh boy, mas eu estudo no msm colegio estadual q eles porra! AEhuae

foda..

Link para o comentário

• Usuário Growroom
-Floripa- escreveu

mando bem, mando bem ...

que livro seria esse que vc leu ???

From Chocolate to Morphine: Everything You Need to Know About Mind Altering Drugs (Do Chocolate a Morfina: Tudo o que voce precisa saber sobre drogas psicoativas).

Infelizmente só tem em ingles mesmo, comprei na Amazon.com.

Link para o comentário

• 2 months later...
  • Usuário Growroom

acho que vc falou bem em muitos aspeitos.

Pessoalmente, acho que quando uma substancia torna-se legal, ela perda um bocado do seu interesso, pois ja não se ta a enfrentar nenhuma lei e perde-se o caractere marginalisador chamados "underground", k permita o desenvolvimento de grupos.

Sem o saber, muito gente esta atraido pelo caractero ilegal da substancia (e tb pelos seus efeitos sim).

Enquando saber se a qualidade ia baixar.. tenho duvidas.. acho que para ao mesmo preço (ou um pouco mais), iamos fumar um producto menos misturado k aquele k se venda na rua. Isso até se verifica na Nl acho eu.

não li o teu livro mas de certeza que tão la muitas informações interessantes. è um facto que muitas substancias eram legais, sendo utilizadas como medicamentos numa altura em k a medecina tinha poucos conhecimentos.. hoje em dia, os drogas mais potentes encontram.se em farmacias e nem sequer fazem alucinar claro tiraram essas propriedades..

Link para o comentário

• 9 months later...