Ir para conteúdo

Você espalharia sementes germinadas pela sua cidade?

Coyotebc

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Estou iniciando um projeto de espalhar as seeds que eu rejeito pra plantar ou até mesmo as excedentes, tenho muita semente guardada com pena de jogar fora. São todas de prensado e são as mais fracas pra levar num cultivo. Mais alguém já faz isso ou faria em sua cidade? 

Eu acho que se pipocasse pé de cannabis pelo Brasil iria nos ajudar na causa, desse ano não passa. Qual a opinião dos amigos?

Tem alguma dica? Quer fazer parte do projeto? Qualquer crítica ou apoio ao projeto, serão muito bem vindas. 

• Like 15
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Me passaram a dica em outro tópico que se não for época de chuvas, o ideal são os canteiros públicos que recebem regas constantes. Aqui a prefeitura cuida muito bem dos canteiros, estão sempre regando. Mas como é época de chuvas, vou escolher os canteiros menos cuidados. As sementes já foram pra água com água oxigenada e agora já estão no papel toalha.

Programação de terça de carnaval vai ser acordar às 5:00 com a mulher pra pedalar e ver o sol nascer da praia. 

Algumas seeds germinadas vão ficar pelo caminho.

O projeto florestamento cannabico foi dado a largada!

• Like 11
Link para o comentário

• Usuário Growroom
8 minutos atrás, BenAli disse:

Cara, genial! Vou até transcrever o texto do seu link aqui pra inspirar outros guerrilheiros urbanos de jardinagem. E fica aqui a dica: Semeem qualquer tipo de sementes, principalmente de espécies nativas da sua região!

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Atire bolas de sementes!

Outro dia tive um sonho de permacultora. Sonhei que estava numa guerrilha de jardinagem urbana… É, eu sei, é surreal mesmo. Mas isso existe, viu! No sonho, eu e meus companheiros de missão vagávamos pela cidade de São Paulo com sacolas cheias de bolas de semente, que íamos atirando em terrenos baldios, praças abandonadas, beira de córregos, canteiros vazios e qualquer outro pedaço de terra destacada do solo impermeável de concreto e asfalto. A parte mais surreal, digamos, ficava por conta da instantaneidade com que as sementes começavam a germinar. Era jogá-las na terra e vê-las brotando, feito o pé de feijão mágico do menino João. Lindo, lindo.

Para quem não conhece, as bolas de semente são uma técnica incrível de reflorestamento, muito usada no Japão pelo criador das seed balls, o agrônomo Masanobu Fukuoka, pai da agricultura natural. É quase uma brincadeira, mas com um poder transformador maravilhoso. Para fazer as bolas, mistura-se argila, adubo orgânico e diversos tipos de sementes. Com um pouco de água, você faz pequenas bolinhas, de 2 ou 3 cm de diâmetro. Depois, é só deixá-las secar por uns dois dias e escolher lugares que precisam de mais verde o que, na cidade, convenhamos, não é nenhuma tarefa difícil…

As bolas de sementes, por conterem composto orgânico e argila, preservam as sementes. Aí, quando a chuva vem e dissolve as bolinhas, as sementes usam a energia do adubo para germinar. É uma maneira fácil, bonita e divertida de fazer jardinagem urbana. Há até quem recomende o uso de raquetes de tênis e estilingues para ampliar a área semeada (ou o estímulo lúdico da ação, sei lá)…

Depois do sonho, sinto-me quase que na obrigação de testar as tais bolas de sementes. Alguns amigos já usaram a técnica e garantem que dá certo. É possível semear flores, temperos, árvores, um mix disso tudo. Ah, as crianças adoram, dizem os adeptos. Abaixo, separei uma receita básica do amigo Guilherme Castagna (obrigada, Gui!), para você preparar suas bolas de sementes e sair por aí, como quem não quer nada além de mudar o mundo…

Ingredientes
5 partes de terra argilosa peneirada (de preferência vermelha)
3 partes de composto vegetal (não incluir esterco animal)
1 parte de coquetel de sementes secas (de diferentes espécies, incluindo adubação verde, como feijão guandu)
1 a 2 partes de água

Instruções
Adicionar o composto às sementes e misturar bem. Acrescentar a terra às sementes mais o composto e misturar até que esteja homogêneo. Depois, adicione a água aos poucos até que as bolas possam ser feitas com até 2 cm de diâmetro. Secar as bolas de sementes à sombra, por um ou dois dias. Pronto! As bolas podem ser usadas imediatamente, ou armazenadas em local seco para uso posterior.

Para usar, simplesmente coloque ou jogue as bolas sobre a superfície, sem enterrá-las. Se possível, escolha lugares onde a grama (quando houver) esteja bem baixa. Deixe-as sobre a terra até que a chuva as umedeça e inicie o processo. Com a chegada da chuva, a cobertura de terra se desfaz e as sementes começam a germinar. O composto, por sua vez, fornece aquela carga extra de energia à semente recém-brotada e ao solo que vai receber a nova vida.

• Like 6
Link para o comentário

• Usuário Growroom
7 minutos atrás, kRuGeR-3D disse:

A ideia é ótima. Pena é que antes de elas estarem num tamanho considerável os jardineiros da prefeitura arrancam como se fossem ervas daninhas. Tem que escolher locais sem uma manutenção muito constante.

Pensei a mesma coisa, e me programo pra jogar em vários tipos de terrenos e de canteiros, aqui apesar de ser muito urbanizado tem muita área verde nos arredores e muitas APP (área de preservação permanente) também. vou começar a usar a técnica de seedball.

• Like 3
Link para o comentário

• Usuário Growroom
36 minutos atrás, Strain Hunter disse:

boa ideia, a pesar de tirar a virgindade de algumas femeas da vizinhança, a causa é boa :)

Vai tirar algumas virgindades sim! Kkk

Mas acredito que não aderir ao projeto por causa DESTE motivo, é muita ignorância e egoísmo. Aos que não aderirem por outros motivos que todos sabemos, entendo perfeitamente.

Abraços aos demais guerrilheiros urbanos de jardinagem!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho valido só se liga com câmeras de monitoramento quando for plantar....

Eu faria umas covas pequenas num dia e traria um torrãozinho umido com a seed no outro. 

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom
49 minutos atrás, Tok disse:

Acho valido só se liga com câmeras de monitoramento quando for plantar....

Eu faria umas covas pequenas num dia e traria um torranzinho umido com a seed no outro. 

Valeu pela dica, aqui tem muitas câmeras. Faço muito espaçado e aleatoriamente. E principalmente longe de casa, por causa dos olhares dos conhecidos.

Mais um motivo pra nós usarmos a técnica de seedball, é só lançar elas da bike, do carro, da moto, caminhando....

Ou fazer uma cova em um dia e trazer o torrão depois, valeu Tok!

• Like 3
Link para o comentário

• Usuário Growroom

E aí, irmão!

Já viu desenvolver alguma semente que plantou?

O que já fiz aqui, foi sair com umas sementes no bolso e ir discretamente deixando cair em locais onde poderiam germinar, mas nunca vi nenhuma delas desenvolver e na verdade nem fiquei sabendo se germinaram.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom
5 horas atrás, Ganjah Man disse:

E aí, irmão!

Já viu desenvolver alguma semente que plantou?

O que já fiz aqui, foi sair com umas sementes no bolso e ir discretamente deixando cair em locais onde poderiam germinar, mas nunca vi nenhuma delas desenvolver e na verdade nem fiquei sabendo se germinaram.

Ganja Man, ainda não vi não brother. Comecei a pouco tempo o projeto, foi no carnaval, e evito passar ou passar e ficar observando, por motivos de segurança eu evito o local por um tempo.

• Like 1
Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Loookooo!!! tive essa idéia recentemente, no caminho do trabalho, passo por vários canteiros e jardins, que pensei "vou jogar uma semente germinada aqui, só pra ver o que acontece." e também pra conscientizar lógico, muito loko esse texto e iniciativa, mas é muito triste ler coisas do tipo "não passo muito no local, evito o local por um tempo" caralho mano, é um planta =( que planeta vivemos, se esconder por plantar uma semente, é foda.   

Então, eu vou começar isso logo logo, só não comecei ainda porque sou um cultivador de primeira viagem, tive o start de cultivar este ano, penei, penei penei pra conseguir algumas preenSeeds boas de prensado, consegui algumas uruguaias, e algumas aminésias, e só. então nao posso sair jogando essas por ai. rs,mas quando tiver meus clones, e meus polens guardados, vou fazer isso certeza, tanto nos parques que vou com meus filhos, tanto na rua.   Parques, Sescs, praças, canteiros, vou deixar uma em tudo quanto é lugar kkkk 

PS. SeedBall é fantastico, que idéia foda, a proxima vez que for ao SESC e tiver meu banco de seeds fluuindo, vou distribuir essas bolinhas pelo parque =)

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom
16 horas atrás, Iconoclasta disse:

Loookooo!!! tive essa idéia recentemente, no caminho do trabalho, passo por vários canteiros e jardins, que pensei "vou jogar uma semente germinada aqui, só pra ver o que acontece." e também pra conscientizar lógico, muito loko esse texto e iniciativa, mas é muito triste ler coisas do tipo "não passo muito no local, evito o local por um tempo" caralho mano, é um planta =( que planeta vivemos, se esconder por plantar uma semente, é foda.   

Então, eu vou começar isso logo logo, só não comecei ainda porque sou um cultivador de primeira viagem, tive o start de cultivar este ano, penei, penei penei pra conseguir algumas preenSeeds boas de prensado, consegui algumas uruguaias, e algumas aminésias, e só. então nao posso sair jogando essas por ai. rs,mas quando tiver meus clones, e meus polens guardados, vou fazer isso certeza, tanto nos parques que vou com meus filhos, tanto na rua.   Parques, Sescs, praças, canteiros, vou deixar uma em tudo quanto é lugar kkkk 

PS. SeedBall é fantastico, que idéia foda, a proxima vez que for ao SESC e tiver meu banco de seeds fluuindo, vou distribuir essas bolinhas pelo parque =)

Que ótimo cara! A seedball é perfeita pra esta finalidade. E pra quem gosta de fazer trilhas, andar no meio do mato e tal, esta é uma técnica perfeita pra disseminação de sementes de árvores nativas da sua região também.

É triste ser criminalizado e marginalizado por semear plantas, né amigo? É um absurdo que chegamos a discutir isto.

Link para o comentário