Ir para conteúdo

Mãe careta pede ajuda

mãe preocupada

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Meu filho vai fazer 16 anos daqui a uma semana e fuma maconha desde os 13. Acho que ele começou muito novo e isso está criando problemas a ele, como ter sido reprovado 2 vezes na mesma série (9o ano). Descobri este site e resolvi perguntar a vcs, usuários, que, pelo que vi aqui, conseguem conciliar o uso com estudo, trabalho e demais responsabilidades. Sim , sou careta. Mas estou tentando deixar o preconceito de lado e compreender meu filho. Dói ver um menino inteligente como ele se tornar apático. Sei que algum tédio é normal na idade dele (sou professora de ensino médio e conheço adolescente), mas está exagerado. Já tentei fazê-lo parar de fumar, mas só piorei as coisas. Na última conversa, disse a ele que se ele conseguir conciliar o uso com as responsabilidades,  fica mais fácil eu tolerar que ele use. Mas está bem difícil! Não quero tornar minha relação com meu filho um inferno, mas não quero vê-lo indo para o buraco. O que vcs têm para me dizer sobre isso?

• Like 8
  • Thanks 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom
14 horas atrás, mãe preocupada disse:

Meu filho vai fazer 16 anos daqui a uma semana e fuma maconha desde os 13. Acho que ele começou muito novo e isso está criando problemas a ele, como ter sido reprovado 2 vezes na mesma série (9o ano). Descobri este site e resolvi perguntar a vcs, usuários, que, pelo que vi aqui, conseguem conciliar o uso com estudo, trabalho e demais responsabilidades. Sim , sou careta. Mas estou tentando deixar o preconceito de lado e compreender meu filho. Dói ver um menino inteligente como ele se tornar apático. Sei que algum tédio é normal na idade dele (sou professora de ensino médio e conheço adolescente), mas está exagerado. Já tentei fazê-lo parar de fumar, mas só piorei as coisas. Na última conversa, disse a ele que se ele conseguir conciliar o uso com as responsabilidades,  fica mais fácil eu tolerar que ele use. Mas está bem difícil! Não quero tornar minha relação com meu filho um inferno, mas não quero vê-lo indo para o buraco. O que vcs têm para me dizer sobre isso?

Olá. Primeiramente parabéns por procurar ajuda e logo com outros maconheiros rsrs.

Bom, de fato seu filho começou cedo. Segundo estudos o 'ideal' é que se comece a fumar maconha após os 21 anos ou 23 anos, pois nosso cérebro antes disso ainda está em formação. Mas os maconheiros sempre começam bem cedo mesmo.

Talvez a maconha pode ter atrapalhado de fato ele, ou talvez outras coisas (amizades, falta de interesse). Não adianta brigar, só irá piorar as coisas. 

Tenho 28 anos, sou pai, mas também sou filho, e passei perrengue em casa também, com meus pais, e a melhor coisa a se fazer é conhecer e dialogar.  A maconha não é esse bixo ruim, mas tem que saber usar. Eu sinceramente aconselho você a ter uma conversa franca com seu filho, e fazer um acordo com ele. Deixe ele usar maconha, se possível em casa, porém ele terá de tirar notas boas na escola, caso contrário você continuará 'enchendo o saco' dele. Libere, deixe ele usar em casa, é mais seguro, pois na rua ele corre o risco ainda de ser esculachado pela polícia, e assim talvez ele terá sua confiança.

Ele está numa idade horrível para diálogo, mas tem que amadurecer, e o diálogo faz parte disso, você como professora (minha mãe também era professora, hoje é aposentada) sabe disso.

Finalizando, é isso, se eu fosse você, conversaria com ele, deixa ele fumar em casa para a segurança dele, porém cobre dele boas notas, tenha um diálogo franco, diga que ele não é mais criança, mas que você quer o bem dele, e não está gostando do rumo que as coisas vão, se quer ser um maconheiro, não seja um maconheiro esteriótipo (malandrão que não quer nada com a vida), seja um maconheiro esforçado e saia da zona de conforto.

Fumo desde os 16, hoje tenho 28, tenho formação superior, trabalho, e temos que correr atrás. 

Aconselho você mãe, a ver alguns canais sobre a maconha no youtube também, pra conhecer mais a fundo o que seu filho faz/usa

Torrando com Tomazine
Vela seiva roxa (inclusive tem um vídeo que ele fuma com a mãe dele).

• Like 5
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olá,  que mãe ninja voce :-) 

Bom não perca os cabelos rsrs também comecei cedo, acredito que perto dos 15 anos, por ai.. e por coincidência, também reprovei 2 anos.. a sexta série (antes de fumar lógico) e o Segundo ano (aqui já estava fumando), mas uma coisa é certa, nunca gostei de estudar, desde a pré-escola já arranjava desculpas para não ir pra aula.

Hoje tenho 32 anos, sou empresário, tenho esposa, nunca usei "outras" drogas fora o alcool (que estou diminuindo o uso). Acredito que voce deva apenas ser compreensiva e não afastá-lo de voce, com repreensão, etc..Fica de olho nas companhias dele e deixa ele fumar em casa com os amigos kkk Assim voce fica de olho e acompanhando. 

Se ele é uma pessoa boa e correta, não é a maconha que irá mudar seu caráter e muito menos deixar menos inteligente.

Outras coisas que podem ser feitas, para evitar problemas futuros, etc... é a redução de danos, algumas coisas que eu mesmo faço: 

- Lavar o prensado antes de utilizar (pois vem com muita sujeira e amonia por culpa de todo o processo de prensa, etc) 
- Utilizar bongs ao invés do cigarro para resfriar a fumaça antes de chegar ao pulmão.
- Incentivar a legalização para que possamos fumar algo 'natural e limpo' e nao essa porcaria vendida no BR

• Like 2
Link para o comentário

• 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

Primeiro de tudo, parabéns, todos sonhamos com mais mães assim!

Concordo com as respostas acima, procure conversar com ele, ter uma mãe que conversa abertamente sobre maconha? Sonho!

mais uma coisa, pela idade, converse com ele sobre a questão da saúde e opte por duas coisas, comprar um vape pra ele vaporizar a erva ao invés de fumar. E a outra opção é cozinhar, fazer uns brigadeiros de maconha, uns 10 por exemplo, e falar pra ele que ele só vai poder comer um quando terminar de estudar e fazer as atividades escolares, coisas assim sabe? Pra incentivar!! 

Estou dando essas opções pq a proibição é sempre o pior caminho, meus pais proibiram e eu fumo escondido... se eles tivessem tido a mesma atitude que a sua eu seria mais feliz 

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Caramba, vc é uma mãe incrível aos meus olhos. Minha mãe nunca iria se registrar em um fórum só pra perguntar algo assim kkkk

Eu tenho 25 anos e minha mãe é o bicho papão quando o assunto é maconha.  

Já tentei conversar com ela de todas as formas mas ela não aceita... Bom vou me mudar em breve com minha namorada. São pelos menos 10 anos que sofro com ela brigando com isso. 

Eu trabalho, namoro. Tenho uma vida normal.

Nem fumar eu fumo( eu vaporizo) e minha mãe nunca vai me aceitar.

Então acho que uma mãe como vc não deveria deixar chegar no ponto em que minha mãe deixou. Acho que vai do caráter de cada um. 

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Parabéns vc é uma mãe incrivel !! A minha graças a Deus foi parecida contigo, sempre mto diálogo franco e sincero...aconselho a redução de danos que busque se informar vendo videos, leituras...tem toda uma cultura ancestral de uso que foi reprimida com a proibição dos ultimos 100 anos. 

Aconselharia também, se possivel, o plantio da erva q seu filho irá consumir...dialogue com ele pra que mantenha as suas responsabilidades em dia como estudar e arrumar o quarto mas também a responsa de cuidar das plantas que não é mole não...quem sabe ele desperte um gosto por isso e busque uma especialização como uma carreira de engenharia agronomica ou mesmo medicina...so lembrando q a apatia é uma coisa q está abatendo a todos nós nesse momento meio tenebroso que a humanidade atravessa...essa falta de perspectiva não aflige somente seu filho e sim a todos nós. Com certeza ele pode se preparar pra um mundo novo...siga com ele ! Qualquer dúvida estamos aqui 

Abraços

• Thanks 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Me desculpe, mas isso não está certo! E não importa a quantidade de elogios que aqui te façam, vc estava errada e continua errada.

Um garoto de 13 anos fumando? De 15? Que é que é isso? Cannabis como medicamento antes dos 22 é uma coisa, já como algo para viajar é, para mim, inaceitável, assim como bebida alcóolica (antes dos 16) e cigarro (antes de ficar babaca).

Você é a adulta, responsável ou deveria sê-lo! Se não conseguiu que ele te respeitasse até agora, não irá mais conseguir resgatá-lo e vai ter que negociar. Isso é errado. Problema seu!

• Like 2
  • Thanks 1
  • Confused 1
  • Sad 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom
11 horas atrás, greeneye disse:

Me desculpe, mas isso não está certo! E não importa a quantidade de elogios que aqui te façam, vc estava errada e continua errada.

Um garoto de 13 anos fumando? De 15? Que é que é isso? Cannabis como medicamento antes dos 22 é uma coisa, já como algo para viajar é, para mim, inaceitável, assim como bebida alcóolica (antes dos 16) e cigarro (antes de ficar babaca).

Você é a adulta, responsável ou deveria sê-lo! Se não conseguiu que ele te respeitasse até agora, não irá mais conseguir resgatá-lo e vai ter que negociar. Isso é errado. Problema seu!

Quando vc tinha essa idade vc n fazia o q tinha vontade, ou ia pedir pra sua mamãe pra fazer as coisas?

Link para o comentário

• Usuário Growroom
7 horas atrás, GanjerMan421 disse:

Quando vc tinha essa idade vc n fazia o q tinha vontade, ou ia pedir pra sua mamãe pra fazer as coisas?

Não vem ao caso o que eu fazia, não sou eu em questão aqui e sim o fato ridículo de um moleque de 13,14 anos fazer o que quer... e outros aqui meio que 'apoiando' isso como se fosse normal. Fumar antes de ser adulto já é absurdo... se vc não acha, parabéns para ti... e para tua descendência... o futuro trará sua recompensa e depois, não adianta chorar no cantinho.

Na adolescência me divertia muito, usando a energia típica dessa idade. Se são incapazes de se divertirem sem causar transtornos, sem consumir drogas é porque não tem orientação, não tem diálogo em casa, são uns alienados que só ficam pendurados no celular (que nem deveriam possuir) ou em videogames... ficaram simplesmente vazios. Deixar crianças e adolescentes fazerem o que lhes dá na telha é receita perfeita para o fracasso... para adultos deprimidos, violentos, perdidos e que reclamam não terem oportunidades... eles simplesmente nem as enxergam.

• Thanks 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom
19 horas atrás, greeneye disse:

Como você recomenda o uso de álcool depois dos 16? O álcool é uma droga muito mais prejudicial do que a maconha e eu fico de cara que isso não seja uma verdade absoluta por aqui. Nosso cérebro não termina seu desenvolvimento antes dos 35 anos e é bom ficar alerta sim a qualquer substância que a gente manda pra dentro até essa idade, o mais importante é o uso responsável. E não precisa esperar tanto tempo não, 18 tá bom, mas quanto mais melhor..

E fora essa desinformação você só chegou e julgou a mãe tacando um monte de merda na cara de uma pessoa que já tá numa situação complicada. O que podia ter sido feito antes já não foi feito, o que importa é o agora e ela tá tentando se orientar pra agora poder fazer direito, que adianta vir atacar ela assim? Quando faz errado, critica. Quando tenta acertar, também. Aí complica, né.

------------------------

Pra @mãe preocupada, assim como já recomendaram aqui, eu tentaria fazer o máximo possível pra acolher ele dentro de casa, permitir que fumasse, chamar até alguns amigos, prepararia até umas laricas pra esses momentos e coisa assim. Incentivar o cultivo pra que ele não financie o tráfico, não tenha que ir em biqueira, e ainda de quebra pode tentar se interessar por biologia, agronomia, coisas assim. Mas sempre cobrando o bom rendimento escolar e alguns afazeres domésticos, que acho que é a única obrigação dele no momento. Muitos casos de evasão escolar é só questão de rejeição ao ambiente mesmo, que não envolve só o escolar no caso, mas façamos os ajustes em todas as esferas que pudermos!

• Like 4
  • Thanks 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom
6 horas atrás, Bahseado disse:

Como você recomenda o uso de álcool depois dos 16? O álcool é uma droga muito mais prejudicial do que a maconha e eu fico de cara que isso não seja uma verdade absoluta por aqui. Nosso cérebro não termina seu desenvolvimento antes dos 35 anos e é bom ficar alerta sim a qualquer substância que a gente manda pra dentro até essa idade, o mais importante é o uso responsável. E não precisa esperar tanto tempo não, 18 tá bom, mas quanto mais melhor..

E fora essa desinformação você só chegou e julgou a mãe tacando um monte de merda na cara de uma pessoa que já tá numa situação complicada. O que podia ter sido feito antes já não foi feito, o que importa é o agora e ela tá tentando se orientar pra agora poder fazer direito, que adianta vir atacar ela assim? Quando faz errado, critica. Quando tenta acertar, também. Aí complica, né.

------------------------

Pra @mãe preocupada, assim como já recomendaram aqui, eu tentaria fazer o máximo possível pra acolher ele dentro de casa, permitir que fumasse, chamar até alguns amigos, prepararia até umas laricas pra esses momentos e coisa assim. Incentivar o cultivo pra que ele não financie o tráfico, não tenha que ir em biqueira, e ainda de quebra pode tentar se interessar por biologia, agronomia, coisas assim. Mas sempre cobrando o bom rendimento escolar e alguns afazeres domésticos, que acho que é a única obrigação dele no momento. Muitos casos de evasão escolar é só questão de rejeição ao ambiente mesmo, que não envolve só o escolar no caso, mas façamos os ajustes em todas as esferas que pudermos!

Então... onde que eu recomendei o uso de álcool??? Eu mesmo não bebo. NUNCA recomendei nem recomendo nenhum tipo de droga para quem quer que seja!

Não questionei o apoio que outros deram à ela, nem fiz comentários sobre o tipo de apoio dado.

Tenho o direito de expor o que penso e assim o fiz e não pedi tua opinião! 

Este forum é para maiores de 18! As regras são claras. Assim, da mesma forma, os assuntos são dirigidos para maiores!

• Thanks 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom
3 horas atrás, greeneye disse:

Então... onde que eu recomendei o uso de álcool??? Eu mesmo não bebo. NUNCA recomendei nem recomendo nenhum tipo de droga para quem quer que seja!

Não questionei o apoio que outros deram à ela, nem fiz comentários sobre o tipo de apoio dado.

Tenho o direito de expor o que penso e assim o fiz e não pedi tua opinião! 

Este forum é para maiores de 18! As regras são claras. Assim, da mesma forma, os assuntos são dirigidos para maiores!

Você pode não ter recomendado com todas as palavras, mas dizer que é aceitável o uso do álcool depois dessa idade demonstra certa aprovação que não deveria ser colocada antes da maconha, que é menos prejudicial. E você fez justamente o contrário.

E não vem com ataque à minha pessoa de graça com esse "expus o que eu penso e não pedi sua opinião" pq vc tá no fórum público, falando sobre um tópico que diz respeito a toda a comunidade presente aqui, então se o seu posicionamento foi contrariado, abre espaço e dialoga, não seja só mais um idiota funcional :)

Link para o comentário

• Usuário Growroom
20 horas atrás, Bahseado disse:

Você pode não ter recomendado com todas as palavras, mas dizer que é aceitável o uso do álcool depois dessa idade demonstra certa aprovação que não deveria ser colocada antes da maconha, que é menos prejudicial. E você fez justamente o contrário.

E não vem com ataque à minha pessoa de graça com esse "expus o que eu penso e não pedi sua opinião" pq vc tá no fórum público, falando sobre um tópico que diz respeito a toda a comunidade presente aqui, então se o seu posicionamento foi contrariado, abre espaço e dialoga, não seja só mais um idiota funcional :)

Talvez vc realmente tenha algum problema para compreender textos. Vou facilitar:

Sua opinião não me interessa! Não lhe pedi, nem lhe solicitei! Não seja intrometido, atenha-se ao tópico! Não tenho o mínimo interesse em seus comentários! 

Link para o comentário

• Usuário Growroom

concordo com o @Bahseado , nao adianta mete pau na mãe, passado não importa oq importa eh o presente e ela ta precisando de ajuda (o intuito do tópico eh esse, auxilio)

Ngm nasce com um manual sobre como viver, levar a vida..o carinha ai com essa postura acusatoria soh mostra o quanto eh ignorante 

"Tenho o direito de expor o que penso e assim o fiz e não pedi tua opinião!" tipico argumento do ignorante moderno

sobre o topico, nao tenho mt o que te dizer mae..acho que só com dialogo vc consegue resolver..mas vai ter que ter paciencia pq nao vai ser da noite pro dia

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom
4 horas atrás, greeneye disse:

Talvez vc realmente tenha algum problema para compreender textos. Vou facilitar:

Sua opinião não me interessa! Não lhe pedi, nem lhe solicitei! Não seja intrometido, atenha-se ao tópico! Não tenho o mínimo interesse em seus comentários! 

O seu comédia, presta bem atenção, lê direito as respostas e vê quem é que tá fugindo do propósito do tópico com esses ataques de moleque :)

• Like 4
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Que exemplo bonito voces estão dando para esta mae careta hein clap

Pow parem de discutir e vamos falar sobre como ajudar ela, e não condená-la ou querer arrumar o Brasil dizendo que isso ou aquilo é errado. 

O fato é  que o menino já fuma desde os 13, e não se ele deveria ou não fumar.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Opinião contrária parece que incomoda a galera aqui, hein?!

"Não sei porque veio dar essa opinião". Porque foi pedida, oras! Ela veio pedir opinião, não apoio moral. Se não aceitar opinioes contrárias ou fortes, ja ha aí uma dica das origens do suposto problema.

Eu quase duvido da veracidade da narrrativa, mas, se for verdade, o problema do moleque não é só a maconha. Ele não vai ser preguiçoso e relapso pelo resto da vida por fumar agora. Isso terá efeitos negativos no cérebro dele sim, mas a causa principal aí é outra. Talvez seja uma.abordagem de por onde tentar começar. 

É tipo colocar a culpa "nas companhias" pra não assumir os defeitos do rebento.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Realmente ele começou muito novo... Ele precisa mudar de rotina, incentiva ele a fazer atividades fisicas, fazer algum trabalho social, ajudar alguma ong de animais, idosos, crianças... Quando preciso parar de fumar isso sempre me ajuda..

Boa Sorte

Link para o comentário

• Usuário Growroom
5 horas atrás, Faeu disse:

"Não sei porque veio dar essa opinião". Porque foi pedida, oras! Ela veio pedir opinião, não apoio moral. Se não aceitar opinioes contrárias ou fortes, ja ha aí uma dica das origens do suposto problema.

Eu quase duvido da veracidade da narrrativa, mas, se for verdade, o problema do moleque não é só a maconha. Ele não vai ser preguiçoso e relapso pelo resto da vida por fumar agora. Isso terá efeitos negativos no cérebro dele sim, mas a causa principal aí é outra. Talvez seja uma.abordagem de por onde tentar começar. 

Defeito? então vai se juntar aos 90% da sociedade que acham que maconha eh droga e por isso quem fuma eh viciado/defeituoso

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Em 21/01/2018 at 19:08, mãe preocupada disse:

Olá mãe, trabalho com psicologia e gostaria de trazer o problema por outra ótica.  

Normalmente, crianças e adolescentes que apresentam dificuldades escolares associados a hábitos abusivos (pode ser fumar ou beber excessivamente, passar muito tempo em celular ou jogos, passar muito tempo sozinho ou qualquer comportamento excessivo) podem indicar problemas depressivos ou desajustes psicológicos.  

Ele anda mais agressivo do que de costume? anda desafiando muito você e o pai dele? 

Se na escola tiver psicólogo, converse com ele, peça uma opinião técnica. 

Seu filho pode estar apresentando sintomas iniciais de alguns transtornos psicológicos que se não tratadas vai acompanha-lo por toda a vida.

É claro que não estou dando um diagnóstico e ele pode estar só fumando maconha, mas como a produção escolar está  comprometida, acho que vale a pena vocês investigarem isso. 

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom
8 horas atrás, Faeu disse:

A hipocrisia aqui rola solta. Normal.

2 horas atrás, daydreamin' disse:

Defeito? então vai se juntar aos 90% da sociedade que acham que maconha eh droga e por isso quem fuma eh viciado/defeituoso

Maconha é droga. 

Aceite.

Ou é algum tipo de eletroeletrônico e eu não estou sabendo?

droga
substantivo feminino
  1. 1.
    qualquer substância ou ingrediente us. em farmácia, tinturaria, laboratórios químicos etc.
    "d. farmacêuticas"
  2. 2.
    qualquer produto alucinógeno (ácido lisérgico, heroína etc.) que leve à dependência química e, p.ext., qualquer substância ou produto tóxico (fumo, álcool etc.) de uso excessivo; entorpecente.
  3. 3.
    p.ext. especiaria, planta medicinal.
  4. 4.
    p.ext. qualquer substância que leve a um estado satisfatório ou desejável.
    "toma qualquer d. para emagrecer"

Ao tópico.

O moleque é novo, não pode fumar, vai atrapalhar mais ainda o desenvolvimento (já conturbado) e é responsabilidade dos pais.

O moleque tem 13 anos. Tem que andar na linha.

Os pais mandam nas crianças. Não o contrário.

No pior dos casos, nada que uma boa surra não resolva.

E pra galera que continua se matando aí, mais um tópico batido, de mais do mesmo, que a pessoa nem entrou mais no fórum.

Abraços!

• January 21

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

A questão é que a mãe nem sempre tem o "controle" que deveria. O moleque quer dar uns bolas. Ele gosto e vai continuar.  

Agora como podemos ajudar a mãe ? Apontando o dedo na cara dela ou danos idéias novas pra ela lidar com o "problema" 

Eh maconha só gente...

• Like 2
Link para o comentário