Ir para conteúdo

Heranças que o uso crônico da cannabis trouxeram para mim

RC-E

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Esse post é um desabafo sobre as características que herdei após o uso crônico da cannabis. Minha intenção é apenas colocar em algum lugar minha experiência após o uso crônico. Talvez alguém se identifique de alguma forma...

Após 6 anos de uso crônico, um clique aconteceu na minha cabeça há mais ou menos 10 meses atrás, e decidi que a cannabis não cabe mais na minha vida. O processo foi gradual... não parei da noite para o dia. A redução de danos me ajudou muito. Sempre acreditei que o caminho para parar seria não interromper 100% o uso de uma vez só, mas espaçá-los de forma que gradualmente o consumo diminuísse. Antes fumava o dia inteiro. No início, fumava um dia sim e um dia não, ou então só fumava uma vez por dia. Com o tempo, passou a ser de 1 em 1 semana, depois de 2 em 2 semanas, 1 vez por mês e agora fumo a cada 45 dias. Minha meta é aumentar esse prazo.

Com o tempo, percebi que várias coisas na minha vida foram melhorando no meu dia a dia: lucidez, interações sociais, concentração e saúde mental, sendo as duas últimas as mudanças mais importantes e perceptíveis. Essas mudanças me deixam muito mais feliz e tranquilo. Depois de tempos extremamente turbulentos, tudo o que queremos é paz interior que só a lucidez é capaz de trazer. 

Não me arrependo de ter começado a fumar. Aliás, faria quase tudo novamente. Outras coisas, porém, gostaria de mudar. O uso da cannabis foi uma experiencia benéfica porque ajudou a moldar a pessoa que sou hoje em dia. A cannabis desbloqueou meu processo criativo e aumentou a capacidade de pensar "fora da caixa". Se não fosse a cannabis, estaria com o mesmo padrão de pensamento limitante que eu tinha antes dos 16 anos. Nesse sentido, só tenho gratidão à experiência que tive. Essas heranças foram maravilhosas! 

Há outras heranças que eu não gostaria de ter recebido... a depressão ainda paira na minha mente. Ela não é paralisante como antes, a ponto de me isolar em casa, mas incomoda muito. Constantemente me pego pensando nas coisas da vida e me julgando pelos erros que cometi. Me sinto mal por ter magoado alguém de alguma forma e penso que todos me julgam. É uma coisa que suga minha energias. 

De todo modo, aceito todas as coisas que aconteceram na minha vida, pois o universo sempre trabalha a nosso favor. Ele nos dá coisas ruins para depois mostrar o porquê de todas essas coisas ter acontecido. Nada acontece sem motivo. Tudo, absolutamente tudo existe um motivo para ter acontecido. O caminho é ascendente e o objetivo é alcançar a paz interior.

Vlw growroom por me servir de psicólogo!

• Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Como isso é massa! :)

Eu já passo por um processo diferente... Me torno infinitamente mais sociável, acredito que até deixo de ser um chato, rs.

O maior problema da minha vida são os flashbacks, todas as situações em que fiz algo de ruim p/ alguém, que seja uma piadinha sobre a falta de cabelo ou etc... Quando estou nas nuvens, no mundo das ideias, consigo esquecer de todos estes momentos em que fui um ogro. Esquecer meus problemas é a minha forma de lidar com eles, cannabis me ajuda tanto com isso.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
8 horas atrás, GoldenPants disse:

O maior problema da minha vida são os flashbacks, todas as situações em que fiz algo de ruim p/ alguém, que seja uma piadinha sobre a falta de cabelo ou etc... Quando estou nas nuvens, no mundo das ideias, consigo esquecer de todos estes momentos em que fui um ogro. Esquecer meus problemas é a minha forma de lidar com eles, cannabis me ajuda tanto com isso.

eu tbm já usei muito a maconha para me esconder.

esconder do que eu fiz, do que eu era/sou, esconder coisas ruins que outras pessoas fizeram comigo. enfim, esconder. 

hoje, para falar a verdade já fazem alguns anos, tenho usado a erva para trabalhar no oposto. Pegar essas coisas todas que eu fui reprimindo no fundo da cuca e ir tentando entender o que rolou, aceitar as minhas palas e tentar compreender as palas dos outros. Confesso, é difícil pábosta! 

mas os resultados tem valido a pena, para mim. 

não tem muito jeito velho, enquanto a gente não trabalhar essas paradas que nos incomodam, uma hora ou outra elas voltam a frequentar a nossa mente e a causar desconfortos. 

eu ainda tenho uma pilha enorme de sujeira debaixo do meu tapete, mas já tem um tempo que não varro nada novo para lá, e aos pouquinhos to limpando o que tem ainda tá lá.

abraço irmão 

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Em 16/07/2019 at 02:26, RC-E disse:

Após 6 anos de uso crônico, um clique aconteceu na minha cabeça há mais ou menos 10 meses atrás, e decidi que a cannabis não cabe mais na minha vida. O processo foi gradual... não parei da noite para o dia. A redução de danos me ajudou muito. Sempre acreditei que o caminho para parar seria não interromper 100% o uso de uma vez só, mas espaçá-los de forma que gradualmente o consumo diminuísse. Antes fumava o dia inteiro. No início, fumava um dia sim e um dia não, ou então só fumava uma vez por dia. Com o tempo, passou a ser de 1 em 1 semana, depois de 2 em 2 semanas, 1 vez por mês e agora fumo a cada 45 dias. Minha meta é aumentar esse prazo.

Com o tempo, percebi que várias coisas na minha vida foram melhorando no meu dia a dia: lucidez, interações sociais, concentração e saúde mental, sendo as duas últimas as mudanças mais importantes e perceptíveis. Essas mudanças me deixam muito mais feliz e tranquilo. Depois de tempos extremamente turbulentos, tudo o que queremos é paz interior que só a lucidez é capaz de trazer. 

Há outras heranças que eu não gostaria de ter recebido... a depressão ainda paira na minha mente. Ela não é paralisante como antes, a ponto de me isolar em casa, mas incomoda muito. Constantemente me pego pensando nas coisas da vida e me julgando pelos erros que cometi. Me sinto mal por ter magoado alguém de alguma forma e penso que todos me julgam. É uma coisa que suga minha energias. 

Vlw growroom por me servir de psicólogo!

Muito massa o seu relato amigo! E que bom que a casinha (Growroom) tem te ajudo nisso, para isso que o fórum serve! 

O uso crônico de qualquer substância, incluindo a cannabis, é prejudicial à saúde. Não importa qual seja, da vitamina, passando pela proteína, chegando nas drogas lícitas como açucares e cafés, até as mais "pesadas" como heroína, cocaína e crack. 

Pelos relatos que tenho coletado ao longo desses meus anos "vivenciando" e estudando o uso de substâncias entorpecentes, grande maioria busca nessas substâncias uma "fulga" para problemas, como a própria depressão. A própria depressão pode desencadear o uso abusivo de uma substância (pare para ver os verdadeiros problemas dos alcoólatras/alcoolismo).

Conheço pessoas que usam cocaína de forma habitual e nem por isso deixa de levar uma vida saudável, fisicamente, financeiramente e mentalmente. Como conheço outros que fumam o dia inteiro para poderem trabalhar de bom humor e de forma criativa. Eu mesmo, pessoalmente, quando estou com ansiedade atacada, como açúcar igual a um laricado depois de uma sessão foda. E uma boa ganja índica conseguiria controlar essa ansiedade (o que seria mais benéfico que o consumo abusivo de açúcar).

Enfim, realmente o uso de qualquer substância deve ser monitorado por nós mesmo e nossa própria consciência. Se o uso de tal substância altera a lucidez, interações sociais e - principalmente - sua saúde mental, ela deve ser sim restrita à ocasiões específicas. 

Que bom que hoje você conseguiu atingir seus objetivos e está mentalmente melhor. Se o preço à pagar por isso é não usar a cannabis, acredito ser um preço barato à se pagar. Até porque, o uso social, sem abuso, assim como o álcool, ainda pode ser super válida! 

Bless~~~

34 minutos atrás, joker_cb disse:

não tem muito jeito velho, enquanto a gente não trabalhar essas paradas que nos incomodam, uma hora ou outra elas voltam a frequentar a nossa mente e a causar desconfortos. 

eu ainda tenho uma pilha enorme de sujeira debaixo do meu tapete, mas já tem um tempo que não varro nada novo para lá, e aos pouquinhos to limpando o que tem ainda tá lá.

Falou tudo meu mano! 

Aos poucos vamos conseguindo limpar essa bagunça, que inclusive as vezes herdamos de nosso próprios ancestrais. Assim, lá conseguiremos chegar lá na frente ainda mais na paz de Jah! 

Bless~~~

• Like 1
Link para o comentário