Ir para conteúdo

Dúvida Urgente - Lista de Plantas

Kju

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Falae galera...

Seguinte, pesquisando a resolução RDC n° 254 de 17/09/2003, vi uma coisa que me chamou muito a atenção.

Essa resolução é uma lista atualizada de substâncias proibidas/controladas.

Dae fica uma dúvida...

Cannabis Indica é realmente uma espécie diferente da Cannabis Sativa?

Porque a Cannabis Sativa encontra-se na lista de plantas que são proibidas por gerarem substâncias psicoativas.

A descrição da planta no documento é a seguinte:

Cannabis Sativa L..

Outra coisa, no que se refere à proibição da Cannabis, é a proibição de qualquer coisa com THC.

MAS....

Não existe nada (até onde sei) que proíba a Cannabis Indica.

Então fica a pergunta... Cannabis Indica é realmente uma outra espécie de Cannabis?

E... a variante da Cannabis que não contém THC, é uma outra espécie? É Indica? É Sativa?

Raciocinando...

Se gerarem uma espécie de Cannabis Indica sem THC o seu plantio é, até onde pude perceber, completamente legal...

Agora imaginem... Cannabis nos parques... Cannabis nos canteiros... Cannabis em casa...

Claro... eu estou falando unicamente de Cannabis Indica, em uma eventualidade de existir uma espécie sem THC (afinal, a planta sem THC e a planta com THC devem ter aspectos completamente diferentes, não é mesmo? :D:D :D )

Alguém ae sabe se o raciocínio está correto?

Sinto que cheguei no limite do que dá pra pesquisar sem a ajuda de um advogado especializado. :D

Alguém ae tem o contato de um advogado especializado no assunto?

Dois amigos meus, advogados, "viajaram" completamente no assunto, e falaram que eu já tô sabendo mais sobre isso que eles... rs... e que o melhor seria procurar alguem especializado.

Bem, fica levantada a questão.

E acho que ela é digna de um esforço de pesquisa da nossa parte... pode render frutos bem interessantes.

Abraços Cannábicos

Kju

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Eu sei que a Indica tem THC... rs.... não é esse o ponto.

O ponto é que, até onde pude ver, creio que uma Indica, sem THC, seria legal plantar aqui, entendeu?

Não precisaria de nenhuma autorização especial... poderíamos espalhar as sementes aos quatro cantos... poderíamos plantar, poderíamos ábrir lojas especializadas, que vendessem produtos para o Cultivo de uma Cannabis Indica sem THC, poderíamos, de fato, até fumar essa Cannabis...

E divulgaríamos, amplamente, que se poderia plantar Cannabis Indica, e isso se tornaria uma coisa comum.... desde que sem THC...

É essa a dúvida que quero tirar...

Pegou a idéia? :D

[]'s

Kju

;)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ele esta falando que podemos fazer uma revolução! distribuir cannabis por parques, canteiros, abrir espaço para a abertura de lojas "teoricamente" especializadas no cultivo de cannabis INDICa sem thc.

POrrém, o Fernando Gabeira ja chegou com seeds de canhamo no Brasil e foi impedido de entrar com elas, mesmo alegando que a planta que iria nascer daquela semente nao teria porcentagerm alguma de thc!! MEsmo assim ficou sem elas!! buááá´!!buááá!!

Eh foda!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

ihhhhhhhhhhhhhhhh

não viagem moçada

por analogia a cannabis indica tb é considerada proibida

pelo simples motivo de a cannabis sativa ser proibida por conter THC

e qlqr outra planta q contenha este princípio ativo também por analogia sera proibida

Link para o comentário

• Usuário Growroom

NÃO SEI SE TO FALANDO BESTEIRA MAIS APÓS VC CUIDAR DE UMA PLANTA DES DA SEMENTE ATÉ A FLORAÇÃO VC SE APEGA A ÉLA.

ALI TEM UMA VIDA E ACHO QUE NÓS NÃO DEVIAMOS SENTIR ESTE AMOR PELA PLANTA PENSANDO SÓ NO THC OU O QUE ELE PROPORCIONA E SIM NA VIDA E NA PRESERVAÇÃO.

ACHO QUE SERIA UMA BOA SE NÓS PUDESSEMOS PLANTALAS POR AI POIS A CANNABIS É UMA DAS PLANTAS MAIS BONITAS QUE JÁ VI E SEI QUE ESTAS TEM SENTIMENOS.

FAÇA O TESTE SE VC TIVER 2 PLANTAS CONVERSE SEMPRE COM UMA DELAS PONHA UM BOB P ÉLA OUVIR E VEJA A DIFERENSA EMTRE ELAS..]

VAMU PRESERVAR A VIDA SEMPRE NÃO SÓ PENSANDO EM NOSSAS CABEÇAS..

PAZCIÊNCIA=CIÊNCIA DA PAZ

AKBAL

Link para o comentário

• Usuário Growroom
CA LAHUN AKBAL escreveu

NÃO SEI SE TO FALANDO BESTEIRA MAIS APÓS VC CUIDAR DE UMA PLANTA DES DA SEMENTE ATÉ A FLORAÇÃO VC SE APEGA A ÉLA.

ALI TEM UMA VIDA E ACHO QUE NÓS NÃO DEVIAMOS SENTIR ESTE AMOR PELA PLANTA PENSANDO SÓ NO THC OU O QUE ELE PROPORCIONA E SIM NA VIDA E NA PRESERVAÇÃO.

ACHO QUE SERIA UMA BOA SE NÓS PUDESSEMOS PLANTALAS POR AI POIS A CANNABIS É UMA DAS PLANTAS MAIS BONITAS QUE JÁ VI E SEI QUE ESTAS TEM SENTIMENOS.

FAÇA O TESTE SE VC TIVER 2 PLANTAS CONVERSE SEMPRE COM UMA DELAS PONHA UM BOB P ÉLA OUVIR E VEJA A DIFERENSA EMTRE ELAS..]

VAMU PRESERVAR A VIDA SEMPRE NÃO SÓ PENSANDO EM NOSSAS CABEÇAS..

PAZCIÊNCIA=CIÊNCIA DA PAZ

AKBAL

também axo

mas a gente ta discutindo o lado ilegal da planta aki saca mano?

abraço

Link para o comentário

• Usuário Growroom

peraee!!! qdo tratamos de cannabis nao da pra rola esse sentimentalismo todo nao.... eh uma planta PROIBIDA em quaisquer circunstancias(acabamos de ver nesse forum), entao nao da pra ficar cultivar uma planta pensando na preservaçao da especie! na vida que surge e tras luz e alegria ao ambiente!

Temos que pensar sim nos camaroes cabeludos e cristalizados que vao recompensar o risco que se corre cultivando a erva PROIBIDA!!

Claro que gosto e muito de plantas, mais para ficar de enfeite na varanda prefiro uma samambaia do que uma planta palosa como a cannabis!

POr mais que aquela nao tenha thc e supostamente possa fazer uma defesa ao meu favor, até ai ja me deu mta dor de cabeça, sem contar no rastro da mina de ouro que sera para eles ver a maquina do tempo que temos que ter para tirar nossos camaroes!!!

Entao para enfeitar ambiente podemos optar pelas samambaias!! =]]

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Seguindo o que fala a lei, a cannabis indica deveria ser considerada legal desde que não seja plantada com o intuito de extrair o THC. E a Cannabis ruderalis idem, com a vantagem de ter muito menos THC, e portanto ser mais facil alegar que você não queria extrair THC. Porém, as autoridades distorcem as leis na hora da aplicaçao, sabem como é.. Pra definir uma planta apreendida como "Cannabis sativa" eles não a mandam para um biólogo analisar, eles simplesmente testam pela presença de THC.

Para saber se a lei vai prevalecer e se nós poderemos plantar Cannabis ruderalis por aí livremente para fins paisagisticos, só testando mesmo e encarando as autoridades. :( Mas não vejo porque tendo um bom advogado alguém não ganharia essa briga...

Link para o comentário

• Usuário Growroom
BladoR escreveu

Seguindo o que fala a lei, a cannabis indica deveria ser considerada legal desde que não seja plantada com o intuito de extrair o THC. E a Cannabis ruderalis idem, com a vantagem de ter muito menos THC, e portanto ser mais facil alegar que você não queria extrair THC. Porém, as autoridades distorcem as leis na hora da aplicaçao, sabem como é.. Pra definir uma planta apreendida como "Cannabis sativa" eles não a mandam para um biólogo analisar, eles simplesmente testam pela presença de THC.

Para saber se a lei vai prevalecer e se nós poderemos plantar Cannabis ruderalis por aí livremente para fins paisagisticos, só testando mesmo e encarando as autoridades. :( Mas não vejo porque tendo um bom advogado alguém não ganharia essa briga...

me perdõe Doutor Blador mas eu não concordo com vossa excelência ( o senhor num tem envergadura moral pra falar isso!! hahahaha to zuando)

ql seria o outro intuito de uso da cannabis indica se não para que seja fumada? A cannabis ruderalis eu ate concordo com o senhor mas para a cannabis indica não há alegações que a faça se tornar legal. Veja, a presença de thc na cannabis indica eh mto grande, e como eu já disse anteriormente, a cannabis sativa só é proibida pq contém thc, então por conseqüência a cannabis indica só pode ser proibida tb. Visto que o thc é a substância entorpecente ou que determina dependência física ou psíquica, e que não tem autorização ou está em desacordo com determinação legal ou regulamentar, não importa se ele está presente num pé de cannabis indica ou num pé de alface, eu entendo que é tudo a mesma coisa.

Agora, daí qndo vc diz q a ruderalis eh pra fibra e q num da pra ser fumada eu até concordo com vc e por isso axo q existem argumentos para defendê-la

por isso eu axo q o senhor num tem ENVERGADURA MORAL pra dizer isso

hauheuahe

to zuando

diz ai

qq c axa

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Weed, mas aí eu acho que vc tá fazendo analogias que só servem pra prejudicar o acusado. Tipo, na minha opinião, mesmo que você plante e consuma a indica, deveria ser um fato atipico. Você não estará plantando ou em posse de uma substancia (planta, no caso) que causa dependencia (de acordo com a lista oficial de substancias, ja que cannabis indica nao é listada), nem estará cultivando/colhendo uma planta destinada à preparaçao de uma substancia que cause dependencia. Para dizer que você está "preparando" THC no minimo você o extrairia da planta. Se voce plantar e fumar indica, estará "preparando" Cannabis indica (q, novamente, nao está listada), e não THC. Este não é a única substancia da planta (nem mesmo a unica ativa), então não é lógico fazer uma generalizaçao. Um exemplo pratico de que a presença de uma substancia proibida num produto retirado da natureza não faz com que o produto seja considerado ilegal é que carne tem GHB, testosterona e o que mais o fazendeiro der de anabolico pro gado crescer. E a justiça não pode alegar que a carne não é proibida porque as quantidades dessas substancias nela sao muito pequenas, pois eu já li uma vez que o STF julgou que mesmo uma quantidade infima de uma substancia proibida é uma ameaça à saúde pública e portanto é proibida (isso foi em um caso de alguma pessoa que queria se livrar da acusaçao de posse de um beque ou uma ponta, algo assim). Outra coisa, se conter substancia proibida tornasse uma planta proibida, qual seria a finalidade de especificar na resoluçao da anvisa coisas como Coca, Papoula, Peyote e Maconha, já que estas automaticamente seriam proibidas por conter certas substancias?

De qualquer jeito, deixando essa minha opinião de lado, é a polícia que deveria ter que provar que você está fumando a indica ou a ruderalis. Você pode alegar que é uma planta decorativa, que está lá pela beleza e pelo perfume; ou que ela é fruto de seu interesse pela jardinagem de plantas exóticas.

A Cannabis sativa não é proibida por conter THC. Ela é proibida por ser um "entorpecente que causa dependencia fisica ou psiquica" de acordo com a lista da ANVISA. Se você considerar que é só por conter THC está fugindo da interpretaçao literal da lei de um modo que prejudica o acusado.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olhem esse artigo da portaria 344 de 12 de maio de 1998:

Art. 5º A Autorização Especial é também obrigatória para as atividades de plantio, cultivo, e colheita de plantas das quais possam ser extraídas substâncias entorpecentes ou psicotrópicas.

Bom, acho que isso finaliza a discussao. Como pode-se extrair THC de qualquer espécie de cannabis, e essa é uma "substância entorpecente ou psicotrópica", para plantar é necessaria uma autorizaçao.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

pq finalizar Doutor?? eu gosto tanto de troca uma ideia com vc

por isso eu dou uma alfinetadas

tu sabe q isso eh bom pra gente treinar nossa capacidade de argumentação né mano?? então mesmo que muitas vezes eu vá contra meus princípios maconhísticos, é para treinar apenas.... abraço mermão

v lá no trhead q o alma rastafari abriu

um dakele do damasio sabe

v la qq eu escrevi e diz qq c axa

flw

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho que não tem como cultivar cannabis sem THC, mesmo modificada geneticamente para não produzí-lo.

Por quê?

Porque uma planta macho pode polinizar fêmeas num raio de 30km, por meio de pássaros e do vento.

Se o governo liberar o cultivo de cannabis sem THC, fatalmente as sementes de algumas delas vão nascer com THC por terem sido polinizadas por alguma planta macho cultivada ilegalmente

E quem é que vai conferir uma por uma pra ver qual delas tem a substância?

Daí o cultivo das plantas "sem THC" continua e usam as sementes delas pra brotarem mais plantas "sem THC" mas o que acontece é que ali no meio vão nascer plantas de sementes nascidas de plantas polinizadas por machos com THC. Logo, no meio da plantação "sem THC" vai ter plantas com THC e a polinização vai ser muito maior.

A não ser que cultivem em estufas bem fechadas.

Link para o comentário