Lançado em 2011, o documentário Quebrando o Tabu formentou o debate sobre as atuais políticas de drogas e aproximou diversos públicos.
Todo mundo já viu. Se não viu, deveria ter visto, e mesmo quem não viu, ouviu falar. Quebrando o Tabu, dirigido por Fernando Grostein Andrade – irmão do bom moço Luciano Huck, que também apoia o projeto – leva a sério o nome que leva. O documentário foi produzido com a intenção de abrir o debate sobre as drogas para que se inicie uma conversa franca que resulte na diminuição do preconceito, ajude na prevenção ao uso de drogas e que dissemine informações com base científica sobre o tema.
Com participação de dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (Brasil), Bill Clinton, Jimmy Carter (EUA) e César Gaviria (Colômbia), além do depoimento de diversas personalidades influentes, o filme obteve atenção notável, atingindo o amplo público esperado e cumprindo seu objetivo de, logicamente, quebrar o tabu.
Diante de tamanho sucesso, o documentário foi adaptado e tem uma nova versão internacional, que será lançada gratuitamente via Youtube na próxima sexta-feira, 07/12. Dirigida por Cosmo Feilding Mellen, a narração em inglês é de Morgan Freeman, já conhecido defensor de um debate não somente sobre as políticas de drogas, mas também sobre todos os temas polêmicos hoje reprimidos na sociedade. O ator Gael Garcia Bernal narra a versão em espanhol.
Além deles, uma lista de personalidades de diversos ramos, de atores a políticos, apoia o projeto. As ONGs envolvidas também não são poucas, incluindo a LEAP, Law Enforcemente Against Prohibition (Agentes da Lei Contra a Proibição), composta de antigos e atuais membros de diversas áreas jurídicas que, por experiência própria, tomaram uma posição racional ante a absurda Guerra às Drogas.
Enquanto esperamos ansiosos pelo lançamento desse importantíssimo projeto, você pode ver o clipe oficial ou assistir a versão brasileira gratuitamente pelo Youtube.
Veja também quem está quebrando o tabu, e as personalidades e ONGs que estão com a gente! No Brasil, mais gente apoiou o lançamento do filme do que você imagina. Veja no Canal Quebrando o Tabu do Youtube.
É por essas e muitas outras que nossa vitória não será por acidente!