Brisadeiro, o famoso brigadeiro de maconha é, sem dúvidas, uma das formas mais deliciosas de se consumir cannabis por ingestão. Ele não só é saboroso como também é mais seguro para a sua saúde.
Apesar de fumar maconha ser muito mais saudável do que fumar tabaco, o ato de fumar ainda é um hábito que irrita os pulmões e pode até mesmo ser inviável para muitos pacientes que fazem uso medicinal ou recreativo (especialmente aqueles com histórico de risco elevado de problemas respiratórios).
Por conta disso, o brisadeiro, brigadeironha, brigaconha ou brigonha tem trazido muita alegria e todo maconheiro que se preze deve saber como preparar um bom brigadeiro de maconha. Se você quer aprender, confira abaixo o guia completo do Growroom para aproveitar o melhor dessa experiência.
Como o brigadeiro de maconha funciona?
Os efeitos de comer maconha são muito diferentes dos efeitos de fumar um baseado. Quando comemos algo preparado com cannabis nosso corpo metaboliza o THC através do fígado, convertendo ele na molécula 11-hydroxy-THC, que é um metabólito que se espalha eficientemente pela corrente sanguínea, produzindo um efeito muito mais intenso!
Como o THC precisa ser digerido e metabolizado pelo nosso fígado, leva muito mais tempo para sentirmos os efeitos dele. Entretanto, eles vão durar por muito mais tempo do que quando fumamos justamente por esse processo ser mais lento. Quando a maconha é fumada, seus efeitos são sentidos imediatamente, mas quando ingerida, os efeitos podem demorar horas, o que dificulta a dosagem.
>>> Leitura recomendada: Brownie de maconha pronto em 30 minutos
Vídeo: Fazendo brisadeiro com a Lilica, do Growroom
Aprenda na prática a fazer um brisadeiro perfeito com a Lilica, que é especialista no assunto e quem ministra o curso de culinária cannabica da Growroom High School (GRHS).
No vídeo, a Lilica te ensina o passo a passo e mostra, na prática, sua receita secreta de brigadeiro de maconha! Mas, para facilitar para você, também temos uma receita escrita. Veja:
Receita de brigadeiro de maconha
Se você já fez brigadeiro alguma vez na vida, sabe que o processo é simples de ser feito! Porém, para que a cannabis faça efeito nesse doce, é preciso preparar uma manteiga especial com ela. Vamos te ensinar tudo aqui.
Para fazer a manteiga cannábica iremos usar:
- 50g de manteiga
- 5g de maconha
- 2 xícaras de água
Para o brigadeiro:
- 50g de manteiga cannábica
- 1 lata de leite condensado
- 1 barra de chocolate meio amargo (ou 4 colheres de chocolate em pó)
Descarboxilação da maconha para o brisadeiro
Primeiro é importante realizar a descarboxilação do THC. Resumidamente, esse é o processo:
- Dichave os buds em pedaços menores e preencha o fundo de uma forma. Mantenha os pedaços próximos uns dos outros, sem lotar a bandeja, mas também sem deixar muito espaço livre;
- Cubra a bandeja com papel alumínio e coloque-a no forno;
- Para maior concentração de THC, deixe a bandeja no forno aquecido a 150°C por 15 minutos ou 110°C graus por 40 min;
- Para maior concentração de CBD, deixe a bandeja no forno aquecido a 110°C de 2 a 4 horas;
- Retire do forno e deixe esfriar antes de retirar o papel alumínio. Quando ele for retirado, o resultado deve ser um farelo amarronzado;
- Preserve o produto final em um pote de vidro devidamente selado, assim ele pode ser utilizado em até 5 dias.
- É importante ficar muito atento: o THC evapora aos 170°C! Outros canabinoides podem evaporar a partir de 120°C, por isso o ideal é ter um termômetro culinário para acompanhar precisamente as temperaturas.
Fazendo a manteiga cannábica
O ingrediente que vai fazer seu brigadeiro de maconha te deixar chapado é a manteiga! Para fazer a manteiga de maconha, basta colocar a manteiga e a água no fogo baixo e, quando começar a ferver, adicionar a maconha.
A água irá fazer com que a manteiga não aqueça demais, preservando a propriedades do THC, que será extraído para a manteiga, já que é lipossolúvel. Esse procedimento pode levar um tempo:
20 minutos | baixo aproveitamento do THC |
1 hora | médio aproveitamento do THC |
3 horas | alto aproveitamento do THC |
Quando der o tempo, basta colocar essa mistura em um pote e resfriar. Depois de resfriado, a água restante do processo irá se separar da manteiga. É preciso retirá-la e, para isso, basta perfurar a superfície da manteiga cannábica e escoar a água.
Agora você pode fazer seu brisadeiro misturando o leite condensado, chocolate e manteiga cannábica, sempre em fogo baixo mexendo de forma contínua para não queimar no fundo até chegar no ponto que você gosta mais!

Consumo Seguro
Agora que sabemos como fazer um brigadeiro de maconha e como nosso corpo o metaboliza, é importante saber como dosar.
Cada organismo funciona de uma forma diferente. Algumas pessoas são menos resistentes e outras precisam de uma dosagem maior para sentir algum efeito. Se você nunca comeu, aconselhamos a ir com calma para não sequelar.
É aconselhável não consumir uma quantidade maior do que três colheres de sopa de brisadeiro. Se possível, espere sentir os efeitos da primeira dose antes de voltar a consumir. Aconselhamos a usar maconha natural para qualquer procedimento culinário!
De acordo com oo Perrywinkles, a tabela de dosagens sugeridas é a seguinte:
Tolerância | Experiência do Usuário | Dosagem sugerida |
Muito Baixa | Iniciante | THC: <5mg |
Baixa | Alguma Experiência | THC: 6-10mg |
Média | Experiente | THC: 11-25mg |
Alta | Muito Experiente | THC: 26-80mg |
Muito Alta | Expert | THC: 80+mg |
O que fazer se consumir muito brigadeiro de maconha?
Pode acontecer de você consumir uma dose de brisadeiro maior do que deveria, mas não se preocupe. Caso sinta que isso aconteceu com você e está entrando em uma bad trip:
- Não entre em pânico: clinicamente falando, não há histórico de pessoas que tiveram overdoses de THC por meio do consumo de alimentos (ou mesmo por outros meios). Portanto, alguns desconfortos podem acontecer, mas irão passar;
- Hidrate-se: comer maconha também pode causar o efeito “boca seca”, então é sempre importante se manter hidratado para evitar esse tipo de sensação ruim.
- Mastigue ou sinta o cheiro de pimenta do reino preta: pode parecer meio “conversa de vó” mas a ciência está aí para nos comprovar isso.
Agora que você já está informado, é só curtir!

Vantagens de se consumir comestíveis de maconha
Agora que você já sabe como fazer a receita perfeita de brigadeiro de maconha, o famoso brisadeiro, que tal entender melhor os motivos que levam as pessoas a consumirem cannabis nos alimentos? Existem diversas razões que levam a cada vez mais pessoas preferirem os comestíveis de maconha ao invés de fumar.
O principal deles é a redução de danos, pois os edibles, como são conhecidos os alimentos com infusão da planta, não passam pela combustão na hora do consumo imediado, como os becks. É exatamente isso que faz com que colocar maconha na comida seja uma tática de consumo saudável, especialmente para quem faz uso medicinal da erva.
Além disso, como citamos acima, é possível fazer uma dosagem correta com esses comestíveis, sabendo quanto de maconha está ingerindo para ter uma brisa boa e controlado.
Essa possibilidade também está ajudando a tornar os comestíveis mais consumidos até mesmo do que flores em alguns países legais, como é o caso do Canadá. A ausência do cheiro, a famosa marofa, também faz o uso ser mais discreto.
Gostou de aprender com o Growroom como fazer o brisadeiro? Se quiser ser um cozinheiro cannábico certificado pela GRHS, conheça nosso Curso de Culinária! Para mais receitas como essa, continue acompanhando o blog!