Pular para o conteúdo
  • Fórum
  • Curso
  • Notícias
  • Videos
  • Podcast
  • Material Gratuito
  • Fórum
  • Curso
  • Notícias
  • Videos
  • Podcast
  • Material Gratuito
Material Gratuito
  • Fórum
  • Curso
  • Notícias
  • Videos
  • Podcast
  • Material Gratuito
  • Fórum
  • Curso
  • Notícias
  • Videos
  • Podcast
  • Material Gratuito
Material Gratuito
  • Cultivo de Maconha
  • Strains
  • Cultura Cannábica
  • Cannabis Medicinal
  • Culinária Cannábica
  • Cultivo de Maconha
  • Strains
  • Cultura Cannábica
  • Cannabis Medicinal
  • Culinária Cannábica

Catalunha estuda regulamentação de clubes canábicos

Direito, Notícias

1 de outubro de 2013

Compartilhar:

A Generalitat (prefeitura) da Catalunha quer regulamentar os clubes de canábis. O ministro da Saúde, Boi Ruiz, pretende convocar os representantes dos grupos políticos no Parlamento em breve com o objetivo de chegar ao um acordo sobre uma proposta que deve servir para trazer ordem e regular um setor que, nos últimos anos, tem crescido com muita força. De acordo com o Governo e as próprias associações da Catalunha, há cerca de 300 clubes canábicos na região e milhares de consumidores.

Ruiz pretende apresentar uma proposta com base em um regulamento de boas práticas que possibilitaria um modelo restritivo de clube limitando o número de parceiros, delimitando as quantidades máximas e a idade para associação, evitando atividades promocionais, definindo horários e as condições sanitárias de instalações e enfatizando a prevenção e redução de riscos e danos. O regulamento visa também evitar o contato do consumidor com o mercado negro, aprender mais sobre a realidade da erva, entender o perfil dos usuários, conhecer a composição de plantas e envolver os próprios usuários no desenvolvimento de propostas de redução de possíveis riscos e danos.

Nos últimos anos, o número de clubes de maconha subiu na Catalunha, especialmente em Barcelona. “Nós achamos que deve haver cerca de 300 associações e mais de 200 estão em Barcelona, especialmente na Ciutat Vella”, diz Jaume Xaus, porta-voz da CATFAC, a Federação das Associações de Usuários de Cannabis da Catalunha, uma das duas federações existentes.

VEJA TAMBÉM:

  • Primeiro clube social de cultivo de canábis é lançado no Uruguai
  • Vem cultivar no Clube do Cultivo do Growroom
  • Iniciado o processo de abertura do primeiro clube social de cannabis no Brasil
  • Parlamento português discute legalização do cultivo caseiro de canábis
  • Seria possível um clube de cannabis no atual cenário jurídico brasileiro?

A situação atual

A situação na Catalunha e em Espanha é de vazio jurídico. O tráfico da erva é proibida, mas é permitido o consumo. Os clubes estão na mesma situação, há tempos, pedem a regulamentação ao Parlamento para que possam funcionar com normalidade. Além da Catalunha, as associações de maconha estão profundamente enraizadas no País Basco e agora começa um forte movimento na Galícia e Andaluzia.

O Parlamento Basco já assumiu o compromisso de regular os clubes de canábis. Depois de ser parada por um tempo as eleições de 2012, a comissão que trata do tema retomará o debate em outubro com a presença de cerca de 60 especialistas para oferecer um pouco mais de luz sobre o assunto a partir de diferentes áreas, a fim de encontrar e adotar um quadro legal que permita que as associações canábicas funcionem normalmente.

Na Catalunha, de acordo com o Departamento de Saúde, em maio de 2012 foi iniciada a confecção de uma proposta de regulamentação da prática, sendo criada uma comissão liderada pelo Departamento Geral de Toxicodependência da Agência de Saúde Pública e da Catalunha, incluindo a Direção-Geral de Polícia, a Direção Geral do Direito e Pessoa Jurídica, a Direção-Geral da Administração local e do Procurador-Sênior da Catalunha. O Departamento de Saúde diz que também abriu um diálogo com a indústria. No entanto, haverá aspectos que o governo estadual não poderá regular e que exigem mudanças na legislação espanhola.

O que são os clubes canábicos?

O conceito das associações canábicas, ou clubes de consumo, nasceram no País Basco. Ainda que tenham de expandido por toda Espanha, Barcelona, na Catalunha, foi a pioneira desse modelo de consumo e distribuição da erva e seus derivados. Segundo o estatuto que regulamenta a prática, o objetivo desses clubes é prover uma canábis cultivada em condições sanas e controladas, oferecendo aos associados uma opção alternativa ao mercado negro. A ressalva é que essas associações não podem ter fins lucrativos. Nesses casos, o lucro pode ser equiparado ao tráfico, levando os organizadores para trás das grades.

Saiba mais – Barcelonnabis: um novo documentário para fomentar esse antigo debate

 

Deixe um comentário

Ebook Grátis

Guia de Cultivo do Growoom

Ver mais Posts da categoria

STJ vai julgar legalização do cultivo de Cannabis no Brasil - CleanLeaf

STJ vai julgar cultivo de Cannabis no Brasil

23 de março de 2023
Mexico legaliza a maconha recreativa CannaDaily

Justiça do México legaliza uso recreativo da maconha

2 de julho de 2021
Variedades ricas em CBD

Sementes de CBD: 6 genéticas com alto Canabidiol

22 de outubro de 2020
trabalhadores canábicos mexendo em plantação de maconha

Até 2021 vão existir mais trabalhadores canábicos do que programadores

5 de agosto de 2020

Mapa do site

  • Cursos
  • Podcast
  • Canal Telegram
  • Fórum
  • Grupo GR no Facebook
  • Cursos
  • Podcast
  • Canal Telegram
  • Fórum
  • Grupo GR no Facebook

Categorias

  • Cultivo de Maconha
  • Strains
  • Cultura Cannábica
  • Cannabis Medicinal
  • Culinária Cannábica
  • Cultivo de Maconha
  • Strains
  • Cultura Cannábica
  • Cannabis Medicinal
  • Culinária Cannábica

Material Gratuito

  • Guia de Cultivo Growroom
  • Guia Cannabis Medicinal
  • Guia de Direito da Cannabis
  • Guia de Cultivo Growroom
  • Guia Cannabis Medicinal
  • Guia de Direito da Cannabis

PARCERIAS

  • Semente Fácil
  • Semente Fácil
© 2025 Growroom
Facebook Instagram Linkedin Twitter Youtube Telegram Spotify