Indice do post
ToggleTable of contents
- Quanto tempo leva o ciclo de vida da maconha
- Maconha ainda semente
- Fase da germinação
- Período da muda (Plântula)
- Estágio vegetativo: uma parte importante do ciclo de vida da maconha
- Fase da floração: a mais esperada do ciclo de vida da maconha
- Fim do ciclo de vida da maconha: colheita e morte
- Revegetando a maconha: é possível? vale a pena?
Todos nós passamos de bebês para crianças até nos tornarmos adolescentes, adultos, e idosos até a hora da morte. Esse é o ciclo natural da vida. E existe também o ciclo de vida da maconha.
Sim, é isso mesmo, há um ciclo de vida da maconha em que a planta nasce, cresce, dá flores e morre. Ou é morta após colheita por um motivo que vamos explicar ao longo desse texto.
Portanto, se você quer entender quais as fases desse ciclo e o que a planta da Cannabis precisa em cada um deles é hora de aprender.
Isso é fundamental para quem quer plantar a própria maconha em casa.
Quanto tempo leva o ciclo de vida da maconha
O ciclo de vida da maconha pode ser dividido em diferentes momentos até o final dele, que ocorre na colheita. Cada um desses períodos ocorre em um determinado tempo, variando conforme genética ou condições de cultivo.
Entretanto, o mais comum é que as plantas de Cannabis de fotoperíodo tenham esse ciclo:
- Germinação (3-10 dias)
- Mudas (2-3 semanas)
- Vegetativo (3-16 semanas)
- Floração (8-11 semanas)
- TOTAL: 3 a 8 meses
Plantas automáticas podem vida mais curta
Quem cultiva sementes automáticas pode ter um cultivo mais rápido ou no prazo mínimo de três meses. Porém, isso tudo vai depender exclusivamente da semana.
Ao contrário das plantas de fotoperíodo, as automáticas entram em floração quando a genética entende que é a hora. Sem influência das horas de exposição à luz.
Com isso, as automáticas ou apenas plantas de sementes auto podem ter um período vegetativo mais curto ou até mesmo uma floração rápida.
Maconha ainda semente
A primeira fase da vida de uma planta de maconha é a semente, assim como outras plantas, frutas, etc. É possível começar um cultivo com clones, mas um clone também já foi uma semente um dia. Portanto, tudo começa nas seeds.
A sementes de maconha podem ser regulares, feminizadas, ou automáticas conforme já falamos acima. Independente disso, todas as sementes saudáveis de Cannabis são duras, secas e costumam ter uma cor marrom de clara para escura.
Uma semente que não se desenvolveu corretamente, está morta ou não está saudável apresenta uma cor branca ou verde clara. Além disso, se ela não estiver boa também vai ser mole ou se quebrará facilmente. Sementes assim não costumam germinar e seu ciclo de vida acaba assim.
Fase da germinação
Depois de selecionar as melhores sementes é hora de levar elas para o próximo ciclo de vida da maconha: a germinação.
Essa é a fase em que a primeira raíz, também chamada de radícula na biologia, sai da casca da semente. Esse processo de germinação leva entre 1 a 7 dias. Se demorar mais do que isso dificilmente a semente vai germinar.
Existem diferentes maneiras de germinar sementes de maconha e isso é muito fácil. Porém, as sementes devem estar saudáveis para ter bons resultados.
Basicamente é necessário água, um ambiente escuro e um pouco quente para germinar. Um papel toalha também pode ajudar muito ou até mesmo algodão.
Você pode germinar várias sementes de uma só vez e depois ir fazendo uma seleção dos melhores brotos ou plantas.
Veja diferentes para germinar sementes de maconha.
VÍDEO: O Que Fazer Após Germinar as Sementes de Maconha
Período da muda (Plântula)
Depois que a semente germinou ela está pronta para ser colocada em um meio de cultivo, em um substrato/solo ideal para cultivar maconha, que tenha os nutrientes que a planta precisa.
É importante também optar por vasos menores ou até mesmo copos nesse momento.
Já a temperatura pode ser de 20ºC a 26ºC.
Nesta fase, duas folhas arredondadas do cotilédone crescerão do caule à medida que a planta se desdobra. Essas são as primeiras folhas do ciclo de vida da maconha.
A maconha já começa a exigir cerca de 18 horas ou mais de luz diária para crescer de forma realmente saudável e em sua plenitude. O mesmo acontece no período seguinte, que é o vegetativo.
Durante a muda ou plântula, você vai começar a ver as primeiras características de uma planta realmente de maconha. Haverá apenas uma ponta de folha serrilhada no começo, mas elas atingirão o seu conjunto típico de 5 a 7 pontas no final deste período. Até que atinjam 5-7 pontas completas por folha, porém, as plantas são consideradas plântulas.
Além disso, uma planta saudável apresenta uma cor verde vibrante na fase da muda.
Como são bem frágeis nesse período, é importante não regar demais para não afogar.
Estágio vegetativo: uma parte importante do ciclo de vida da maconha
É no período vegetativo que a sua planta vai começar a crescer e se desenvolver. Isso pode levar de 3 a 16 semanas dependendo do ambiente em que está cultivando ou quando ver que está na hora de colocar as plantas para florar.
Quem cultiva indoor costuma fazer o vegetativo entre 4 a 8 semanas em fotoperíodo de 18/6.
É neste ciclo da vida da maconha que cultivadores fazem podas e treinamentos justamente para aumentar as ramificações.
Se a planta estiver saudável ela vai ver perceptível seu caule engrossando, bem como as ramificações. Além é claro, do crescimento vertical e horizontal.
Essa é hora de transplantar as plantas para o vaso final onde elas vão ficar até a hora da colheita, se ainda não fez isso claro. O ideal é fazer isso algumas semanas antes de colocar para a flora.
VÍDEO: Plantas de Maconha com 30 Dias de Vida
O que a planta precisa no ciclo vegetativo
Os principais nutrientes que a maconha precisa no seu ciclo de vida são nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), a famosa combinação NPK.
Porém, a verdade é que Nitrogênio e Potássio são muito importantes na fase vegetativa. É justamente por isso que existem fertilizantes específicos para o crescimento vegetativo e floração.
Outros nutrientes secundários serão necessários para o correto desenvolvimento da planta. Estes são Magnésio (Mg), Cálcio (Ca) e Enxofre (S). Micronutrientes também podem ajudar, como Zinco (Zn), Manganês (Mn), Ferro, (Fe), Boro (B), Cloro (Cl), Cobalto (Co), Cobre (Cu), Molibdênio (Mb) e Silício (Si).
Pré-flora e o sexo da planta
É no período vegetativo também que conhecemos o sexo das plantas de Cannabis que estão sendo cultivadas. E isso é realmente muito importante. Quem cultiva maconha para uso recreativo ou até mesmo medicinal quer as plantas fêmeas, pois só elas produzem flores.
A maconha releva seu sexo através de pistilos ou bolas de pólen que começam a aparecer do meio para o fim da fase vegetativa. Esse não é bem um ciclo de vida da maconha, mas a pré-flora é importante pois ajuda nessa hora de saber se a maconha é fêmea, macho ou até mesmo hermafrodita.
Se a planta for fêmea e se mostrar saudável já é hora de aprender a tirar clones de Cannabis. Assim dá para cultivar a mesma genética sem precisar de sementes.
Período vegetativo das automáticas
Como falamos no início, as automáticas podem ter um período vegetativo bem menor, podendo começar a florescer depois de apenas 2-3 semanas.
Por isso, é tão importante oferecer uma boa nutrição para automáticas logo no início desta fase que pode ser curta. Assim ela já se fortifica o máximo mesmo em um curto período.
Fase da floração: a mais esperada do ciclo de vida da maconha
Quando as plantas se desenvolvem o suficiente para o grower, é hora de colocar para a fase da floração. As variedades de fotoperíodo são induzidas a florescer através das horas de luz que recebem e, portanto, quem cultiva indoor deve mudar para um ciclo de 12/12 luz-escuridão para artificialmente promover o crescimento da flor.
É nesse ciclo de vida da maconha que ela começa a desenvolver as tão esperar flores ou buds resinados, repletos de tricomas com canabinóides como THC, CBD, e outros.
É fundamental cuidar corretamente a mudança das horas de luz/escuridão para que a planta comece a florir corretamente. Se este período maior de escuridão for interrompido, a planta fica estressada, confusa e a floração pode atrasar.
Ou então, a planta pode virar hermafrodita ou até mesmo revegetar, o que não faria parte do ciclo de vida da maconha.
Em um cultivo outdoor, as plantas começam a fase de floração quando os dias ficam mais curtos. Ou é possível forçar uma mudança levando ela para um lugar escuro por um período de tempo.
Além disso, não se faz poda na floração! Porém, limpeza de canelas e defoliação são importantes. Mas treinamentos e podas acabam no vegetativo.
A fase de floração geralmente vai de 8 a 11 semanas, dependendo da strain ou também ambiente de cultivo e nutrientes.
O que a planta precisa no ciclo da floração
Na hora da floração, a maconha precisa pincipalmente de Fósforo (P) e Potássio (K). Para abastecer a planta com esses elementos, é melhor aplicar uma solução fertilizante ao longo da fase de floração.
Uma fertilização com 5-9-9, respectivamente Nitrogênio, Fósforo, e Potássio, pode ser ideal.
Existem fertilizantes com mais Fósforo e específicos para a flora.
Alimentar bem as plantas durante a fase de floração resultará no desenvolvimento saudável da planta e numa colheita abundante, que é o que todos os cultivadores desejam.
Além disso, a Cannabis reage bem à temperaturas mais baixas durante a fase de floração. Cada planta será um pouco diferente e cada grower tem suas preferências. No entanto, recomendamos manter s temperaturas diurnas em torno de 26 ° C e as temperaturas noturnas em torno de 18 ° C a 20º C. Se possível claro.
Fim do ciclo de vida da maconha: colheita e morte
O ciclo de vida da maconha acaba no melhor momento para o grower: a tão esperada colheita das flores.
Mas para saber a hora certa de fazer a colheita e não “acabar” com a vida da planta de forma antecipada, é preciso observar através de uma lupa ou microscópio, os pistilos e tricomas.
Quando aproximadamente 60% dos tricomas desenvolvem uma aparência leitosa, eles estão prontos para a colheita. É nesse momento que eles produzirão o efeito mais significativo.
Alguns cultivadores, porém, esperam até que 90% dos tricomas se tornem âmbar, pois isso fará com que os brotos possuam um efeito mais forte e sedativo.
Depois da colheita, é quando chega ao fim o ciclo da maconha. Pelo menos para a maioria dos growers.
Porém, antes de degustar as flores é preciso fazer a secagem e a cura corretamente, o que leva ainda mais um tempo. Isso pode ser um teste para a paciência, mas é importante para curtir a brisa e os sabores.
Revegetando a maconha: é possível? vale a pena?
É possível revegetar uma planta de maconha após fazer a colheita dela sim. Porém, é um trabalho tão demorado que simplesmente não vale a pena.
É bem mais rápido começar um cultivo novo e um novo ciclo de vida da maconha do que revegetar a planta para fazer uma nova colheita.