Indice do post
ToggleQuando se fala em começar a plantar maconha no Brasil, um dos principais temas que vem na mente é sementes de prensado. Muitas pessoas logo pensam em sementes de genéticas específicas, que só podem ser adquiridas legalmente em países onde o consumo é regularizado ou comprando de bancos de sementes.
Porém, embora essas seeds possam certamente render ótimas colheitas de strains conhecidas, para quem está começando, as sementes de prensado também podem oferecer plantas saudáveis. Basta saber selecionar as melhores para isso e o que que vamos mostrar nesse texto.
Afinal, como cultivar maconha com sementes de prensado? Será que é tão diferente do que os principais growers fazem? Bom, é claro que, com as sementes de boas genéticas, frutos de cruzamentos feitos durante anos pelos seedbanks estrangeiros, os resultados são mais precisos.
Sem contar que é possível escolher os índices de THC e CBH de cada cepa (mais Sativa ou mais Indica), bem como garantir uma semente regular, já feminizada ou sementes automáticas.
Mas, com o conhecimento adequado, as sementes de prensado podem ser uma boa alternativa para quem não pode investir em sementes importadas ou prefere não se arriscar com as autoridades no Brasil.
O que são prenseeds?
As prenseeds, como são conhecidas as sementes de prensado, normalmente são ignoradas por seu aspecto muitas vezes feio ou por estarem justamente naquele prensado que não tem aparência tão bonita.
Geralmente, chegam até o usuário quebradas ou desmanchadas, em função da forma como é feito o processo de prensagem da maconha pelo mercado ilegal. Mas é possível garimpar!
A primeira coisa a se pensar é: há prensados e prensados. Privilegie pegar as sementes daquele prensado melhor, mais verdinho, fresco e com poucas sementes.
Provavelmente, esse prensado terá passado por um cultivo e uma colheita menos desleixados do que aqueles “pau-podres” e, portanto, seu cultivo pode ter mais chances de êxito.
Como identificar sementes de prensado boas para cultivar
- Aperte a semente – Uma das maneiras de saber se uma semente está saudável é testando sua resistência. Ou seja, dê uma apertada nela, com uma força mediana. Se ele se desmanchar logo de cara, não está em boas condições para cultivo;
- Saúde da semente em si – Veja o aspecto das sementes de prensado como se fossem uma “parede”. Se estiver com muitas rachaduras ou quebrada é porque não está saudável e, portanto, não vai servir para seu cultivo. Quanto melhor seu aspecto, mais chances de ser uma boa semente;
- Cor – as sementes de cores escuras, com um tom mais forte de marrom, são mais saudáveis do que as sementes de cor clara (geralmente “beges”). Quanto mais escura, mais madura a semente;
- Faça o teste com água – Para saber se a sua semente está “morta” ou “viva”, basta coloca-lá num copo ou outro recipiente com água e esperar algumas horas. Se elas boiarem, provavelmente não vão vingar.
Germinando sementes de prensado
Tanto sementes de genética especial quanto sementes de prensado podem ser germinadas de diferentes maneiras. Uma da das formas mais práticas é colocá-las direto na água, não sendo necessária luz, seja artificial ou do sol, e nem mesmo adubo.
As sementes só dependem de água para iniciar seu processo de germinação, e claro, um lugar adequado para que esse processo ocorra.
Germinando prenseeds no papel toalha
Outro método que é um dos preferidos pelos cultivadores é no papel-toalha. Basta colocar, duas folhas úmidas de papel-toalha em uma tupperware, com suas sementes entre elas.
Feche a tupperware e mantenha-a em local relativamente quente, para manter a umidade, mas que não bata muita luz. Atrás da geladeira ou acima do aparelho da TV à cabo funciona bem. Em cerca de dois dias, as radículas aparecem.
Além dessas técnicas, também é possível germinar direto na terra e em uma célula de germinação conhecidos como Jiffys. O importante de todos os processos (a não ser o direto na água, obviamente) é manter a umidade do meio em que a semente está sendo germinada, borrifando bem o local até a mágica começar a acontecer.
Qual a genética das sementes de prensado?
Como estamos falando de sementes que vêm junto à maconha prensada, traficada na América Latina, não há como precisar a procedência das plantas.
No entanto, se as sementes vingarem, à medida em que as plantas forem vegetando é possível identificar se tratam-se de genéticas mais Sativa (folhas mais finas e serrilhadas, plantas mais altas) ou mais Indica (folhas mais “gordinhas”, plantas mais baixas).
Aqui no Brasil, uma das variedades mais famosas que costuma ser encontrada é a Colombian, conhecida por sua cor amarelada e potência bem maior do que o prensado paraguaio, tanto por ser flor quanto também por ser uma genética realmente com um teor considerável de THC. Ou seja, se encontrar uma semente no colombiano, é só selecionar a melhor que as chances de sucesso são enormes.
Por serem sementes regulares (não feminizadas), é importante prestar atenção ao sexo da planta das sementes de prensado. Assim que despontarem as pré-flores, você saberá se tem uma planta fêmea – que vai desenvolver flores, portanto apta para continuar cultivando – ou uma planta macho – que desenvolverá sementes e polinizará plantas fêmeas que estiverem por perto e, por isso, precisará ser isolada ou mesmo sacrificada.
Portanto, é preciso saber diferenciar plantas macho e de plantas fêmeas ao cultivar sementes de prensado.
É possível ter um bom cultivo com prenseeds?
O “dedo verde”, a atenção e o cuidado muitas vezes são mais importantes que a genética. Prova disso são os próprios alunos da Growroom HighSchool (GRHS), que têm mostrado excelentes resultados com cultivos que partiram de prenseeds.
Abaixo, deixamos três exemplos de cultivos que bombaram com sementes de prensado bem selecionados. Confira!