Indice do post
ToggleO cultivo outdoor de maconha (ao ar livre) é pouco praticado no Brasil por motivos óbvios: a proibição da cannabis, já que no outdoor ela pode ficar visível.
Mesmo assim, quem tem um espaço adequado e sabe se proteger acaba aderindo ao cultivo outdoor porque não exige muitos gastos. Afinal, no cultivo ao ar livre não é preciso investir em iluminação e outras ferramentas que são indispensáveis em um cultivo indoor, por exemplo.
O grande problema de um cultivo outdoor e que é preciso cultivar em épocas de mais sol. E também tomar mais cuidado com pragas. É importante fazer isso na Primavera/Verão para pegar os dias mais longos, especialmente no período vegetativo.
Mesmo com essas particularidades tem quem prefira ou só tenha como cultivar outdoor, além de quase sempre ser o método escolhido por growers iniciantes por não ser preciso nenhum investimento.
Se esse for seu caso recomendamos que baixe o Guia de Cultivo do Growroom além de conferir essas dicas básicas mas importantes para o sucesso do seu cultivo ao ar livre.
Vantagens e Desvantagens do cultivo outdoor de maconha
Primeiramente vamos falar delas: as vantagens e desvantagens de um cultivo outdoor. Assim como plantar dentro de casa, existem também algumas desvantagens que merecem ser observadas ao ar livre.
Vantagens do cultivo outdoor
- A luz é a do sol, o que não exige gastos com lâmpadas.
- Consequentemente, vai ser um cultivo sem conta de energia.
- O cultivo outdoor pode gerar plantas maiores.
- As plantas também podem ficar mais resistentes crescendo no chão ou em uma área externa, já que pegam mais vento.
Desvantagens do cultivo outdoor
- É mais fácil de ser visto por outras pessoas.
- O cultivo outdoor exige um conhecimento sobre fotoperíodo para saber quando ajudar a planta a entrar na floração, caso isso não ocorra com a mudança na exposição à luz.
- Não é possível controlar a temperatura da maconha ou fazer controle da umidade no cultivo de maconha
- Plantar maconha ao ar livre gera maior exposição à pragas.
- A planta também fica mais exposta a fortes ventos e chuvas.
Escolha um local discreto para cultivar outdoor
Se você quer colher o seu cultivo após meses de cuidados diários é bom escolher um local discreto para não ter nenhum problema ao longo do crescimento das suas plantas.
Lembre-se que infelizmente plantar maconha ainda é crime no Brasil e que os riscos consequentemente são maiores no cultivo outdoor. Por isso, é bom pensar bem onde vai deixar suas plantas e se é possível vê-las de diferentes pontos, até porque existem muitos curiosos por aí.
Por mais que todos os familiares ou quem quer que seja que more com você estejam cientes e até aprovem seu cultivo, você provavelmente tem vizinhos que podem ver seu cultivo e denunciar, pode vir um parente distante, um parente do vizinho, um amigo, um fiscal da Prefeitura, enfim, são muitas as possibilidades e por isso é importante tomar todos esses cuidados ao cultivar maconha outdoor.
Dicas para proteger o seu cultivo outdoor
- Cultive outras espécies de plantas junto.
- Opte por cultivar em vasos para poder locomover as plantas e não diretamente no solo.
- Cultive em um local do terreno que dificilmente as pessoas tenham acesso.
- Faça podas regulares, especialmente se tiver o muro baixo.
- Evite que fiquem visíveis de qualquer ponto, inclusive do alto se possível.
Plante maconha outdoor na primavera/verão
A primavera/verão são as melhores estações o ano para começar um cultivo outdoor. Isso porque as plantas de cannabis necessitam de 18 horas ou mais de luz durante seu período vegetativo.
No verão, com horário estendido, é possível chegar próximo à essa exposição toda contando com o forte sol. Mas isso não quer dizer que é só largar suas plantas no sol do verão e esperar elas crescerem. É muito importante cuidar para que as fortes temperaturas não acabem queimando seu cultivo e até mesmo matando boa parte dele.
É preciso um bom substrato para cultivar maconha outdoor, assim como indoor. Além disso, com o cultivo outdoor as plantas acabam ficando mais expostas à temporais, vendavais e outras intempéries, por isso todo cuidado é pouco.
Cuidado redobrado com pragas no cultivo outdoor
Além de ficar exposto ao clima, o cultivo outdoor também exige cuidado redobrado com as pragas que podem vir a atingi-lo. Afinal, essas plantas ficarão dia e noite em um local aberto e por isso é bom sempre ficar atento ao surgimento de qualquer marca nas folhas da planta, no caule ou em qualquer outra parte.
Perceber tarde demais uma infestação pode fazer com que você não tenha tempo para salvar seu cultivo. Caso seu cultivo outdoor esteja em um local em que é difícil afastar essas pragas é bom pensar em métodos preventivos antes mesmo de começar a plantar.
O óleo de nemm é um bom repelente natural para a Cannabis. Mas deve ser utilizado na fase vegetativa, ou seja, no primeiro ciclo da planta.
Faça podas e treinamentos no cultivo outdoor
As podas e treinamentos no cultivo de maconha são essenciais tanto no indoor, quanto no outdoor. Porém, no cultivo out podem ser ainda mais fundamentais para direcionar o crescimento das plantas.
A tendência, sem as podas, é que a planta cresça na vertical. E ela pode crescer muito, inclusive ultrapassando um eventual muro. Para evitar isso, faça podas e treinamentos que vão aumentar as ramificações de maneira horizontal.
Dica Growroom – É possível forçar a floração de sua planta outdoor
Pouca gente sabe mas é possível forçar a floração de sua planta que está sendo cultivada ao ar livre. Basta colocar suas plantas em um local escuro por 12 horas, e recolocá-las novamente no sol mais 12 horas.
Lembre-se, enquanto ela estiver recebendo mais que 12 horas de luz, a tendência é que permaneça no estado vegetativo. Tudo isso e muito mais você também pode aprender na GRHS, a escola de cultivo do Growroom.
VÍDEO: Dicas para um cultivo outdoor
Se quiser saber mais dicas para cultivar maconha ao ar livre, acesse o vídeo no canal do Growroom no Youtube.