Indice do post
ToggleEssa é uma das primeiras perguntas que quem curte a planta faz: “será que é difícil cultivar maconha”? Afinal, o primeiro contato da maioria dos brasileiros com a erva é com a maconha prensada. Logo, o sonho sempre é começar a plantar para degustar logo uma maconha realmente natural e medicinal.
Mas a verdade é que a resposta para essa pergunta sobre se é difícil cultivar maconha vai depender de quem está fazendo ela. Isso porque a verdade é que cultivar maconha, assim como tudo na vida, exige uma certa dedicação e comprometimento em aprender e buscar conhecimento para colocar em prática. Mas pode ser bem fácil.
Cultivar maconha certamente é mais difícil do que cultivar um temperinho na horta de casa, mas se existem cada vez mais pessoas cultivando é porque tá longe de ser impossível. Basta aprender como fazer e do que essa planta específica precisa, assim como você já fez com outras coisas que aprendeu até aqui. Então, bora entender um pouquinho mais e responder essa pergunta?
Por que cultivar maconha é diferente?
Além da questão da legislação no Brasil, a maconha é uma planta que tem certas particularidades que fazem seu cultivo ser diferente de outras plantas que vemos por aí. A maconha é um planta de fotoperíodo e que gosta bastante de luz, solar ou de lâmpadas. Para se ter uma ideia, ela precisa de 18 horas de luz para crescer adequadamente, mas isso é para ela rende ao máximo. Muitos growers cultivam outdoor aproveitando as horas do dia. Já outros conseguem controlar isso no indoor.
Embora a maconha seja uma planta resistente, que muitas vezes cresce em diferentes solos, para se desenvolver bem ela precisa de nutrientes específicos que fazem bem para sua saúde. E é por falta desse conhecimento que muitos growers iniciantes fracassam e dizem que cultivar maconha é difícil. A verdade é que só é preciso entender sobre ela.
O que muitos fazem é colocar a semente na terra, já germinada ou não, e o vaso com uma terra qualquer no sol. E ela pode vingar, dar certo até um certo ponto, mas só com isso a planta não está recebendo os nutrientes como NPK (Nitrogênio, Fósforo, Potássio), que são os básicos.
Além disso, sem podas e treinamentos, uma temperatura adequada, etc, a tendência é que ela só cresce um pouco, dê poucas flores (se der) e que não vão nem chapar. Portanto, para tornar o cultivo fácil é preciso saber que existem essas particularidades que com um estudo podem ser compreendidas facilmente.
Por que muitas pessoas dizem que é difícil cultivar maconha?
- Falta de paciência para absorver o conhecimento necessário para cultivar bem.
- Buscam as informações em diferentes lugares ou seguem as dicas de jardineiros de primeira viagem.
- Não têm condições de investir ou de manter as plantas em um lugar protegido.
- Tentam apenas uma vez em condições inadequadas e desistem.
- Deixam as plantas sem cuidados, podas ou treinamentos.
- Acham que cultivo depende só de genéticas de qualidade.
Fotoperíodo, sexo, e questões básicas para que não seja difícil cultivar maconha
Então, o que é preciso para que cultivar seja prático? Tenha em mente que a planta precisa de água, luz (sol), oxigênio, e terra (solo). Depois disso é preciso entender que a maconha é uma planta de fotoperíodo, algo que muitas pessoas que cultivam, especialmente outdoor, não levam em conta. Aqui tem um post explicando direitinho o que é o fotoperíodo no cultivo de Cannabis, mas basicamente ele é dividido em dois: Vegetativo e Floração.
O primeiro fotoperíodo é a fase de desenvolvimento da planta, o segundo da formação das flores e em cada um deles a planta precisa de uma determinada quantidade de exposição à luz. São 18 horas de luz no vegetativo e 12 horas na floração. Com as condições ideias de um cultivo indoor, por exemplo, é possível fazer essa troca corretamente quando vê que a planta já atingiu o crescimento desejado e pode começar a florir.
Além disso, a maconha é uma planta que tem sexo. É isso mesmo! E esse é outro fator que acaba fazendo com que muitas pessoas achem que é difícil cultivar maconha. Mas essa é uma parte bem fácil, pois não é complicado diferenciar as flores fêmeas, machos e hermafroditas quando a planta revela o sexo. As plantas que growers buscam são as fêmeas, pois só elas dão flores.
Mas pode ter certeza que isso tudo você aprende bem fácil se quiser. Basta ter paciência para entender e colocar em prática com as meninas. O mesmo vale para a questão do substrato, já que a maconha não vai crescer saudável em qualquer terra e também para outras questões básicas, mas que são importantes para a planta.
Segurança no cultivo
Outras pessoas também acham que é difícil cultivar maconha por conta da segurança. E, para ter um cultivo realmente seguro, é preciso pensar nisso bem ou já investir nos equipamentos que ajudam a minimizar esses riscos. Cultivar indoor é uma ótima opção, mas ele exige esse tipo investimento em itens que vão minimizar o cheiro, como um filtro de carvão, e fazer a troca de ar dentro do grow. Mas hoje em dia isso é bem fácil de aprender a instalar ou fazer, basta ver os exemplos de growers por aí que muitas vezes fazem isso improvisando.
Genéticas de Cannabis
Outra questão que pode colaborar por o sucesso ou não de um cultivo é a questão da genética, a strain que está sendo cultivada. Certamente, o cultivo de strains já conhecidas, estabilizadas e de bancos de sementes confiáveis podem acabar gerando flores melhores e plantas mais saudáveis. Porém, somente a genética não faz milagre.
Existem vários cultivos de sucesso com prenseeds, as sementes de prensado, que são uma maneira barata e fácil de começar. Mesmo assim, cultivando com boas sementes pode ser mais fácil ter boas colheitas já nos primeiros cultivos, embora somente as melhores sementes não sejam determinantes para suprir as outras necessidades. Muitas pessoas dizem, portanto, que é difícil cultivar maconha porque não tem semente de qualidade por aí, mas não é bem assim. Mesmo a melhor semente vai exigir conhecimento.
VÍDEO: Como conseguir sementes – Dicas infalíveis
Onde encontrar conhecimento para cultivar maconha
Já deu para ver que cultivar maconha não é difícil se estiver disposto(a) a aprender. E aqui você está no lugar certo. Para responder praticamente tudo sobre cultivo de maconha você pode navegar pelo blog, mas também pode acessar baixar o seu guia de cultivo gratuito que mostra passo a passo como fazer essa tarefa não ser tão difícil assim. O ideal é procurar essas informações em lugares confiáveis como o Growroom e outros sites. Certamente vai ser melhor do que perguntar para outras pessoas que também estão iniciando.
Além disso, é possível também aprender sem cometer erros fazendo o curso de cultivo da GRHS, a escola de cultivo do Growroom, onde todo esse conteúdo está disponível de forma didática em várias aulas gravadas e ao vivo.