Ninguém sabe muito bem onde surgiu a proposta, nem quem a está organizando, mas a notícia de uma manifestação envolvendo o consumo de maconha em local público tem se espalhado pela internet, gerando polêmicas e controvérsias mesmo dentro do Movimento Antiproibicionista. Na madrugada do último dia 9, o blog do unzinho.com publicou a chamada “Vamos supor… Gandhia!”, pronto, era o início de um movimento difícil de parar, que tem tomado proporções imprevisíveis.
No mesmo dia o post ganhou dezenas de comentários e a notícia se espalho através do twitter. Às 9:04hs, o assunto já tinha chegado ao fórum da Marcha da Maconha, e às 11:27, um tópico no Growroom foi aberto por um usuário para levantar a questão. Hoje, o blog Sobre Drogas publicou uma nota de opinião a respeito.
Usuários e ativistas que se envolveram nas discussões sobre o ato público nesses dois fóruns têm enfatizado os riscos de promover este tipo de manifestação no contexto político atual. “Em tese não sou contra a desobediência como tática, mas acho que sobre legalização da maconha no Brasil é um tiro no pé.” Afirmou Renato Cinco, do Coletivo da Marcha no Rio, em um comentário no Fórum do Growroom.
A polêmica ganhou tamanha proporção que os Coletivos Marcha da Maconha Rio de Janeiro e São Paulo, e o Coletivo DAR, em São Paulo, estudam a possibilidade de emitir uma nota explicando que não têm envolvimento com a organização do Gandhia.
As reações à proposta vindas de diferentes setores do próprio movimento pela legalização da maconha no Brasil foram tamanhas que os organizadores, que têm usado o blog do unzinho.com para informar a respeito da mobilização, decidiram convocar uma reunião pública para discutir melhor a questão.
O Growroom aproveita para comunicar que não têm qualquer relação com a organização do evento, mas continuará ligado nos fatos e noticiando a respeito.