Indice do post
ToggleSaber como guardar sementes de maconha corretamente é fundamental para quem planta maconha em casa. As sementes precisam estar saudáveis para serem cultivadas e saber como armazenar elas faz parte desse processo.
E também não é nenhuma tarefa muito complicada guardar sementes de maconha. Principalmente se você investiu nelas e portanto quer muito que elas gerem boas flores.
Armazenar as sementes de maconha pensando em todos os elementos para que elas permaneçam boas vai fazer a diferença depois que elas forem para a terra. Ou, se elas forem guardadas de maneira errada podem nem germinar já que podem estar mortas.
E você certamente não quer isso. Então, anote tudo para manter suas seeds preservadas.
O que são as sementes de maconha
Antes de saber como guardar as seeds, é importante saber o que são as sementes de maconha. Elas são são tecnicamente classificadas como organismos vivos.
As sementes possuem um embrião que é capaz de germinar e se transformar em uma nova planta. Assim como qualquer outra semente, as condições ambientais para o armazenamento de sementes de Cannabis podem ser ajustadas para aumentar a chance de germinação das sementes.
É dentro delas que estão delicados tecidos embrionários que armazenam o código genética. Ou seja: as características de uma determinada strain.
Como conseguir sementes de maconha
Existem diferentes maneiras de ter acesso à sementes de maconha. Uma delas é comprando diretamente dos bancos de sementes pela internet ou viajando para lugares legalizados onde a venda é possível.
Também dá para encontrar sementes de prensado, que são conhecidas como prenseeds. Embora não seja possível saber a procedência, elas podem ser ótimas quando saudáveis.
Como e onde guardar sementes de maconha
Depois de conseguir as seeds, é hora de saber como guardar elas até a hora do cultivo. Para isso, as sementes de maconha precisam de alguns cuidados relacionados à sua temperatura, umidade e exposição à luz.
Resumidamente: elas precisam ficar em um local fresco, escuro e com uma umidade controlada. A seguir vai ser possível entender melhor o que isso significa e qual o lugar ideal para armazenar as sementes.
Exposição à luz
A luz é um dos maiores fatores que pode contribuir para a germinação das sementes. E se o objetivo é guardar as sementes de maconha, a exposição à luz pode forçar à uma germinação na hora errada deixando seu estágio dormente.
As sementes de Cannabis não podem ficar expostas à intensos de luz. Por isso, o primeiro passo é fazer com que fiquem em um local escuro e sem mudanças nessa iluminação.
Tenha isso em mente na hora de escolher o recipiente onde vai deixá-las.
Temperatura para guardar sementes de maconha
Outra dica para guardar as sementes de maconha corretamente é cuidar da temperatura. Elas devem ficar em um local fresco ou até mesmo frio.
O delicado tecido vivo da planta dentro da semente pode sobreviver por períodos muito mais longos em temperaturas frias que desaceleram a bioquímica celular. É a mesma razão pela qual os alimentos duram mais tempo na geladeira do que em temperatura ambiente.
Mas a verdade é que não é preciso se apegar à uma temperatura mágica. Uma temperatura ideal para guardar sementes de maconha pode variar entre 4ºC a 10º C tranquilamente por um curto ou médio período.
É fundamental manter a temperatura constante, sem grandes mudanças.
Onde guardar as sementes de maconha
Para utilizar em um curto ou médio prazo, as sementes de maconha podem ser guardadas em recipientes como microtubos. São pequenos recipientes cilíndricos com fundo cônico, feitos de polipropileno, e com selos herméticos.
Caso não tenha esse material, o ideal é utilizar potes herméticos e vedados. Também é possível guardar as sementes de maconha em um ziplock, mas não por muito tempo. Outra opção é mantê-las na embalagem original.
Independente do recipiente escolhido para preservar as sementes, esse recipiente deve ser mantido em um local escuro, fresco e sem a exposição à luz.
Uma boa maneira de garantir que as sementes permaneçam secas é incluir um dessecante no recipiente em que as está armazenando, como pacotes de sílica gel.
Umidade na hora de guardar as sementes de maconha
O controle da umidade também vai ser importante para guardar as sementes de maconha. Se elas estiverem em um ambiente úmido podem apodrecer, mofar ou germinar prematuramente. Q
Quando a água entra em contato com a semente, ela produz etileno e começa a germinar. Inclusive é possível germinar sementes somente com água. Por isso, a umidade deve ser controlada.
Mesmo uma pequena gota pode causar bolor prejudicial que pode matar suas sementes. Confira na tabela abaixo os níveis de umidade para guardar as sementes de Cannabis corretamente.
- 8% de umidade: As sementes irão atrair insetos e outras pragas.
- 9 – 20% de umidade: Suas sementes têm maior probabilidade de desenvolver fungos por dentro e por fora. Eles começam a suar abaixo de 20% de umidade. No entanto, 8-10% é um ‘ponto ideal’ para armazenamento de longo prazo nas condições certas.
- 21 – 30% de umidade: O nível de umidade ideal para o armazenamento de sementes de cannabis.
- 31 – 60% de umidade: Esta é a zona de germinação, especialmente quando o nível de umidade passa de 40%.
- 61% ou mais de umidade: Você está colocando suas sementes em perigo quanto mais alto for o nível de umidade. Quando atingir 80%, suas sementes murcharão e morrerão em aproximadamente 12 horas.
Mantenha as sementes em um lugar limpo
Assim como um cultivo de Cannabis, o ambiente em que as sementes de maconha vão ser guardadas precisa estar limpo. E o motivo é simples: evitar pragas e fungos que podem destruí-las.
Por isso, o uso de recipientes lacrados é indispensável.
Por quanto tempo pode guardar sementes de maconha
As sementes de maconha podem ficar preservadas por bastante tempo quando guardadas da maneira adequada. Porém, as necessidades delas vão variar conforme o período desejado.
Guardando as sementes de maconha por um curto período
Se você precisar apenas de armazenamento de curto prazo, uma gaveta ou armário escuro é suficiente no recipiente correto. O mais importante, independentemente da duração do armazenamento, é evitar flutuações de temperatura e umidade.
Armazenando sementes de maconha por um período longo
Se você quiser armazenar suas sementes por pelo menos seis meses ou mais, coloque elas em um recipiente e coloque elas na geladeira.
Neste caso, lembre-se: você precisa germinar imediatamente após a remoção delas dessa temperatura quase negativa.
É melhor guardar sementes de maconha no congelador?
Muitos growers guardam as sementes de maconha no congelador, em temperaturas de -15 a -20ºC. E como vimos acima, isso é possível e recomendado em casos em que o objetivo é preservar elas por bastante tempo.
Porém, existem alguns riscos nisso também. Os embriões da sementes podem se estilhaçar se forem manuseadas de forma incorreta à temperaturas congelantes.
Bancos de sementes de Cannabis costumam utilizar esse método. Mas é necessário levar em consideração que são breeders experientes que precisam armazenar muitas sementes.
Já quem cultiva em casa, para consumo próprio, as sementes podem ser guardadas na geladeira mesmo, em uma temperatura de 4ºC. Mas só se a ideia é realmente plantar daqui a 6 meses ou mais. Do contrário, existem maneiras mais fáceis de fazer isso.
Passo a passo para guardar sementes de maconha
Agora que você já entendeu tudo sobre o assunto, é hora de conferir o passo a passo para guardar as sementes de maconha
- Coloque as sementes de maconha em um recipiente: pode ser um microtubo, potes herméticos de vidro, potes escuros e vedados ou no ziplock.
- Procure um local escuro da casa e que tenha uma temperatura fresca. Pode ser até mesmo dentro de um armário, desde que ele realmente não seja nem quente nem úmido.
- Controle a temperatura desse ambiente e evite que a luz entre nele.
- Não deixe a umidade estragar suas sementes.