Nesse dia de Iemanjá, saiu uma notícia triste e preconceituosa no Terra TV que conta que um rapaz morreu afogado, dando a entender que isso aconteceu porque ele participou um dia antes de um trabalho espiritual com o santo daime, doutrina amazônica que usa o chá ayahuasca.
Eles não contam que o álcool é muito mais perigoso e “considerado o fator mais importante na causa de afogamento secundário ( causado por patologia ou incidente associado que o precipita)”
Em outro link, encontrei que “afogamentos matam tanto quanto câncer”
Toda essa discussão na mídia, no entanto, vem para boicotar a nova resolução da Conad (Conselho Nacional Anti Drogas) que legitima estudo de pesquisadores que deu parecer favorável em 2006 ao uso ritual da ayahuasca (chá do santo daime) no Brasil.
A Revista Veja desta semana foi mais direta e, mais uma vez, ridiculariza o Santo Daime, com seu preconceito nojento e gratuito. Vejam a nota publicada na página 41, abaixo.
“LIBERADO
oficialmente pelo governo brasileiro o consumo do santo daime, o chá lisérgico que faz a cabeça do pessoal da nova era com a promessa de abrir a seus seguidores as portas do autoconhecimento. O daime causa alucinações pesadíssimas, provocadas pela dimetiltriptamina, substância presente no cipó da ayauasca, planta que serve de base ao daime e é venerada por seus entuasiastas. O governo diz que autorizou o pessoal a ficar viajandão para respeitar a liberdade religiosa. Cabe a pergunta: se alguém criasse uma religião batizada, digamos, Santo Pirlimpimpim, baseada em aspirações mágicas da cocaína, o Planalto também oficializaria o consumo?”
Eu penso que a liberdade de culto e religião é um direito humano, protegida pela constituição federal. Por isso, sugiro que todos enviem cartas de indignação para a coluna “Leitor” da revista, acrescentando o nome, endereço, nº do RG e telefone: veja@abril.com.br
Mais informações:
– Resolução N. 1 – CONAD – 25 de Janeiro de 2010
– Relatório Final do Grupo Multidisciplinar de Trabalho (GMT) Ayahuasca – 23 de novembro 2006
Contra afogamentos e informação equivocada: Salve Iemanjá.
Veja vídeo que mostra como são inocentes os rituais do santo daime.