Indice do post
ToggleEstá prestes a começar a legalização da Cannabis na Alemanha para fins recreativos. Embora tenha recuado em alguns questões envolvendo a regulamentação e as novas leis, faltam poucos detalhes.
Com isso, a Alemanha vai ser o 2º país da Europa a regulamentar o uso recreativo da Cannabis, atrás apenas de Malta. Atualmente, a Cannabis para fins medicinais já é autorizada no país.
Mais do que significar um avanço para os moradores, a legalização da Cannabis na Alemanha pode pressionar para que o mesmo ocorra em outros países do continente europeu.
Como vai ser a legalização da Cannabis na Alemanha
Inicialmente, a legalização da Cannabis na Alemanha, que começou a ser debatida em 2022, previa a autorização de compra de 30g a 40g para consumo pessoal em lojas que seriam como dispensários.
Porém, após pressão de moradores e até mesmo de países vizinhos, a regulamentação apresentada sofreu alterações. Confira o que pode e o que não pode na nova lei de Cannabis alemã:
- A posse de 25g de Cannabis passa a ser legal.
- Quem vai vender a Cannabis serão “clubes sociais” sem fins lucrativos e controlados pelo Estado.
- Os clubes vão ser autorizados a distribuir sementes de maconha para seus associados que desejam cultivar.
- Inicialmente, membros registrados poderão comprar uma quantidade limitada nestes clubes. Em seguida, o Governo pretende testar a venda do medicamento em lojas licenciadas em algumas regiões.
- Será permitido cultivar apenas três plantas por pessoa na legalização da Cannabis na Alemanha. Veja como plantar maconha em casa.
- Pessoas condenadas criminalmente em casos envolvendo menos de 25 poderão pedir anulação da condenação.
Alemanha legaliza a Cannabis: o que muda na prática?
Para usuários, growers e pacientes que moram na Alemanha, a legalização muda muita coisa. Mas e para nós, brasileiros? Pouco. Porém, vale salientar que a Alemanha é um dos países mais respeitados da União Europeia e a sua mudança nas leis sobre a Cannabis vai fazer com que outros países se movimentem no mesmo sentido.
Mesmo que não se espere um mercado verde repleto de empresas e empregos, como é o dos EUA, a leglaização da Cannabis na Alemanha vai fazer o país se tornar uma referência a no assunto na Europa. E, deve aumentar sua representatividade também no mercado medicinal da planta.