Indice do post
ToggleQuando o assunto são os terpenos da maconha, o Limoneno não pode deixar de ser citado. Encontrado em outras várias espécies de plantas e frutas também, o Limoneno costuma ser um dos terpenos mais presentes em algumas strains de Cannabis.
E como os terpenos influenciam tanto no aroma, no sabor e até mesmo nos efeitos da maconha, é bom conhecer melhor cada um deles. Pois afinal, eles são óleos aromáticos secretados junto com canabinóides, como THC e o CBD, e portanto possuem grande importância na experiência de se medicar ou apenas fumar.
O que é o Limoneno
Limoneno é um terpeno aromático produzido nas glândulas de resina da flor de cannabis e encontrado também nas cascas de frutas cítricas como laranja e limão. Nem sempre uma strain rica em Limoneno vai ter cheiro forte de limão e para ter certeza de que uma variedade de cannabis é rica em determinado terpeno – ou canabinóide – é necessário testá-la.
Enquanto o THC normalmente representa 10-30% do peso seco de uma flor, o Limoneno ocorre em pequenas quantidades, geralmente menos de 2%. Além disso, os níveis de Limoneno em uma variedade podem variar de uma colheita para outra, dependendo da genética, das técnicas de cultivo e dos processos de cura.
Características desse terpeno
Aroma: Cítrico / Apimentado
Fórmula Molecular: C10H16
IUPAC: 1-metil-4-(prop-1-en-2-il)ciclohex-1-eno
Encontrado também: Laranja, limão e frutas cítricas.
Efeitos medicinais do Limoneno
O Limoneno é conhecido no mundo da aromaterapia como calmante e bactericida, e estudos com cannabis apontam que em conjunto com CBD, pode ajudar no combate à depressão. Há também a indicação de que se usado com CBD e CBG, pode ter efeitos anti cancerígenos.
Apesar dos benefícios terapêuticos potenciais, pouco se sabe sobre como ele funciona no cérebro e no corpo, e quais são as doses necessárias para se alcançar esses benefícios. Em muitos dos estudos até agora, altas doses foram usadas – muito maiores do que as encontradas na Cannabis. Mais pesquisas com foco na cannabis são necessárias, mas os estudos sobre o Limoneno até agora mostraram potencial para:
- Melhora de humor
- Alívio de estresse
- Propriedades antifúngicas
- Propriedades antibacterianas
- Alívio da azia e do refluxo gástrico
- Melhora da absorção de outros terpenos e produtos químicos por meio da pele, membranas mucosas e trato digestivo.
Tratamento de câncer
Também há evidências promissoras para os efeitos antitumorais do limoneno. Em roedores de laboratório, ele inibiu o crescimento de tumores cutâneos e mamários. Esses estudos foram acompanhados por um ensaio clínico de Fase I em humanos, que descobriu que o limoneno foi eficaz na redução do crescimento do tumor de câncer de mama por quase um ano. Estudos posteriores descobriram que a suplementação diária por 2 a 6 semanas silenciou uma proteína que promove o crescimento do tumor de câncer de mama, sugerindo que o consumo pode inibir o crescimento e a disseminação dos tumores de mama.
Outros estudos revelaram benefícios em modelos de laboratório de câncer de pulmão e câncer cerebral por causar a morte de células tumorais. Mas, como os benefícios no câncer de mama, é provável que sejam necessárias altas doses além do que pode estar presente apenas na cannabis. Não se sabe, no entanto, se a presença de certos canabinóides estende os efeitos anticâncer do limoneno. Atualmente, não há evidências suficientes para concluir que os produtos de cannabis com alto teor de limoneno serão eficazes como tratamentos de câncer em humanos.
Strains de Cannabis que podem ser ricas em Limoneno
Conforme falamos anteriormente, isso pode variar muito, porém essas genéticas tendem a ter um perfil de terpeno com a presença do Limoneno. Assim, é possível plantar a própria maconha com a presença desse terpeno.
- Banana OG
- Berry White
- Black Cherry Soda
- Cinex
- Do-Si-Dos
- MAC
- Purple Hindu Kush
- Quantum Kush
- Strawberry Banana
- Tahoe OG
- Wedding Cake
- White Fire OG
Limoneno vem sendo cada vez mais pesquisado
A ciência ainda não tem claro como o limoneno causa seus efeitos terapêuticos. A inalação de vapor desse terpeno aumenta os níveis de serotonina e dopamina em regiões do cérebro associadas à ansiedade e depressão. Ele apenas estimula o sistema olfativo do cérebro ou afeta diretamente as próprias células cerebrais? Ainda não se sabe. Ao contrário de alguns outros terpenos que têm alvos cerebrais bem definidos, como Linalol e Beta Cariofileno, os alvos do Limoneno permanecem obscuros.
Ao compreender melhor isso no cérebro e no corpo, os cientistas podem ajudar a direcionar os usuários para genéticas ou produtos onde os benefícios terapêuticos desse terpeno são otimizados.
Texto: Renata Loop