Indice do post
ToggleUm dos efeitos mais conhecidos da Cannabis é a larica, mas será que maconha faz ganhar peso ou maconha emagrece? Afinal, a planta é muito utilizada justamente para abrir o apetite em alguns casos medicinais, além de ser motivo de piada por fazer com que quem consome faça laricas esquisitas ou tenha uma fome insaciável.
Não são poucos os filmes ou séries que os maconheiros(as) são retratados como pessoas com muita fome. Além disso, não é raro encontrar alguém ainda sob efeitos da planta procurando algo para comer por aí ou preparando altos rangos depois de curtir a session.
Mas o que maconha tem a ver com peso do ponto de vista científico? A maconha emagrece? Ou pode se tornar perigosa para quem já come demais? Ou ela não interfere em nada no peso? Descubra.
Como surge a larica da maconha? Ela faz engordar?
A larica também deve ser explicada do ponto de vista científico. Mas, resumidamente, é o THC quem se conecta especialmente com canabinóides presentes em moléculas do nosso cérebro ligadas ao comportamento alimentar que promove esse efeito tão conhecido. Além disso, neurônios que são responsáveis por gerar a sensação de saciedade são desligados quando em contato com a erva, o que faz com que mesmo comendo, a sensação seja de fome.
Maconha emagrece ou maconha faz ganhar mais peso?
De forma simplificada, a resposta é não, maconha não engorda. Mas será que maconha emagrece? Bom, a verdade é que estudos científicos mostram que apesar da larica, que é como vimos acima pode ser explicada e que é um efeito conhecido, a maconha não faz ganhar peso. Esse assunto ganhou a atenção de pesquisadores justamente por ser tão difícil de explicar, já que ela dá fome, faz comer, mas ao mesmo tempo não engorda.
Na verdade, as pessoas que consomem maconha regularmente têm menos probabilidade de estar acima do peso, de acordo com um estudo do International Journal of Epidemiology . Outros estudos indicam que consumidores de maconha também podem apresentar cinturas mais finas do que os não usuários e níveis mais baixos de colesterol . Independentemente do tamanho da pessoa ou até mesmo fatores como idade ou sexo.
Ou seja, quem já está acima do peso pode ficar tranquilo que não vai engordar mais por conta da maconha. E, como deu para ver, ela pode até ajudar a diminuir o colesterol, por exemplo. Mas veja bem, os estudos ainda não são definitivos e isso não quer dizer que maconha emagrece de fato.
Afinal, maconha emagrece?
Responder essa pergunta não é fácil, pois estudos ainda estão em andamento para entender melhor a relação entre Cannabis e peso. Mas o que se sabe é que a maconha não faz engordar e que para testar se o THC da maconha emagrece, pesquisadores da Universidade de Calgary examinaram ratos com mais peso s e ratos com peso padrão dos demais ratos. Ambos recebendo THC diariamente.
Os pesquisadores descobriram que, embora o THC não tenha nenhum efeito no tamanho dos ratos que já estavam com um peso considerado “normal”, ele fez com que os ratos obesos perdessem peso . Os pesquisadores levantaram a hipótese de que isso acontece porque o THC causa mudanças no microbioma intestinal que ajudava a regular a perda de peso e a digestão.
Já para pessoas com doenças que diminuem o apetite, como pessoas que estão tratando câncer com Cannabis, o aumento da fome momentânea pode ser terapêutico.