Indice do post
ToggleÉ seguro dizer que praticamente todo maconheiro já teve problemas com maconha mofada. Seja no prensado do dia a dia ou no próprio cultivo na cannabis.
Os grandes responsáveis são os fungos, que podem aparecer por conta da falta de controle de umidade no cultivo de maconha e da temperatura nos mais diversos locais.
A verdade é que qualquer planta está sempre sob a ameaça dos bolores, o que torna a situação bastante comum. De qualquer forma, é preciso se atentar aos riscos do mofo para a saúde e compreender as possíveis consequências.
Hoje o Growroom está aqui pra te ajudar a:
- saber se a maconha está mofada, seja prensado, haxixe ou mesmo o seu cultivo;
- entender os perigos da maconha mofada para a saúde;
- entender se vale a pena tentar tirar o mofo da maconha;
- saber se, afinal de contas, dá para fumar essa cannabis mofada.
Mofo na planta de maconha: como saber se minha planta está mofada?
Para entender se a sua maconha está mofada, primeiro é preciso entender o que é, de fato, o mofo, e quais são os que aparecem mais frequentemente na cannabis.
O mofo é formado por fungos que se reproduzem por meio de esporos e adoram lugares quentes, escuros e com uma alta taxa de umidade.
Eles se reproduzem incrivelmente rápido e a melhor maneira de identificá-los é por meio da aparência. Ou seja, a observação é essencial para saber se a sua maconha está mofada.
Eles podem aparecer de inúmeras formas e terem cores diversas, como branco, alaranjado e esverdeado. Existem fungos bons e fungos ruins. Por exemplo, o queijo gorgonzola é considerado um queijo mofado, mas eles não fazem mal a nossa saúde.
O mesmo não pode ser dito sobre os fungos que acometem a cannabis.
O mais provável é que você encontre uma dessas suas versões:
Oídio branco em pó
O oídio é extremamente fácil de ser identificado. Sua aparência é a de um pó branco que cobre as folhas da maconha, podendo atingir seu caule e até mesmo os galhos.
A partir do momento que atingem os buds da sua planta, eles devem ser descartados. Ele se espalha muito rápido e pode contaminar outras plantas, então livre-se dele o mais rápido possível a partir do momento da identificação.
Botrytis cinza ou marrom
O botrytis pode ter aparência cinza ou amarronzada e afeta a planta muito rápido, causando a necrose das partes em que toca. Ele acomete os buds, geralmente por conterem uma alta taxa de umidade em seu interior e também pode afetar os buds durante as fases de secagem e cura da cannabis.
Controle de umidade no cultivo para evitar a maconha mofada
Para evitar mofo no cultivo de Cannabis e também nas flores, na hora da secagem e de cura, é preciso fazer o controle de umidade do grow corretamente.
Deixamos um link no início do texto que fala sobre o assunto.
Prensado mofado
É fato que o prensado é a maconha mais fumada no Brasil, e essa realidade ainda está longe de acabar. Portanto, quando o assunto é maconha mofada, não poderíamos deixar de falar sobre ele.
Quem conhece o caminho que o prensado percorre até chegar na mão do brasileiro já deve entender um pouco mais sobre a gravidade do problema que estamos tratando aqui. Alguns anos atrás, Mattias Max desenvolveu uma grande reportagem em que investigou o nascimento do famoso pren.
Não há sequer um cuidado em relação à produção, armazenagem, transporte e distribuição. É comum ver a planta empilhada aos montes ao relento durante dias sem cobertura adequada. Os equipamentos são sujos, a maconha é jogada no chão, pisoteada, misturada com outras matérias orgânicas.
E tudo isso acontece no Paraguai, muito antes da chegada à sua casa. Já deu para entender onde queremos chegar, certo? O prensado mofado é muito mais comum do que você imaginava. Isso sem contar a exposição à luz e ao ar, torrando completamente os cannabinoides da planta.
>>> Saiba como guardar prensado do jeito certo
Haxixe Mofado
Pode ser menos comum encontrar haxixe mofado em comparação com a maconha mofada, mas ele ainda existe e ainda sim é preciso tomar cuidado. Muito provavelmente, se o seu hax mofou, a culpa deve ter sido da sua armazenagem duvidosa. Porém, também existe a chance de o próprio bud que deu origem ao seu haxixe já estar mofado, ou de problemas em alguma das etapas do processo, como na secagem.
Lembre-se sempre que, para evitar a maconha mofada, você deve guardá-la adequadamente. Opte por potes de vidro, aço inox, à vácuo e sempre no escuro, mas em um local ventilado e fresco.
Os perigos do mofo na maconha para saúde
Agora que você já entende um pouco mais sobre o que é a maconha mofada e sabe como identificá-la, chegou a hora de entender quais são os perigos do mofo para a saúde. Como comentamos anteriormente, nem todo bolor faz mal ao ser humano. Alguns podem ser inofensivos enquanto outros têm o potencial de causar grandes danos.
Porém, quando falamos sobre a maconha mofada que será ingerida pelo corpo humano, é sim preciso prestar atenção e conhecer muito bem os riscos. Alguns dos sintomas que você pode vir a sentir se optar pelo consumo são:
- espirros;
- tosse;
- dor de garganta;
- vômito;
- dificuldade para respirar e sintomas semelhantes ao da asma;
- diarreia;
- palpitações no coração;
- pneumonia;
- dificuldade de memória;
- tontura;
- entre outros.
Vale a pena tirar o mofo da maconha?
Quando a maconha está mofada é fácil perceber, certo? Bom, nem sempre. E é exatamente isso que você precisa ter em mente, porque há um senso comum que diz que basta tirar a parte mofada da maconha para que o seu consumo deixe de ser perigoso, mas não é assim que funcionam os fungos.
Os fungos se desenvolvem muito antes de você perceber a sua aparência na maconha. Isso significa que, mesmo antes de ser possível observá-los a olho nu, eles já estavam se desenvolvendo e a sua planta já estava infectada.
A conclusão é que não adianta apenas tirar a parte visível do mofo, porque o restante daquela cannabis, provavelmente já está totalmente tomada pelo esporos daquele fungo.
É por isso que a indicação é de sempre descartar o mais rápido possível qualquer possibilidade de mofo.
Afinal, maconha mofada dá pra fumar?
Ao longo deste post você aprende muito sobre fungos na cannabis. Depois disso tudo, nós é que te perguntamos: e aí, vale a pena arriscar? Nós acreditamos que não.
Não há brisa que pague os riscos que essa atitude pode trazer para a sua saúde e não se sabe o que pode acontecer com quem insiste nesse tipo de consumo em longo prazo.
Sempre coloque a sua saúde em primeiro lugar. Lembre-se de que tirar aquele pedaço branco do seu prensado não está te isentando de consumir uma maconha mofada.
Se você quer cultivar a sua própria maconha do jeito certo, não deixa de baixar o Guia de Cultivo do Growroom. É de graça e contém tudo o que você precisa pra começar (: