Indice do post
ToggleQuando o assunto é repelir pragas do cultivo de maconha, o Óleo de Neem é um dos preferidos dos growers. Isso porque o óleo de Neem ou óleo de nim, como também é conhecido, é um repelente natural barato e fácil de encontrar em lojas de jardinagem ou floriculturas. E o melhor de tudo: o óleo de Neem funciona para Cannabis.
Afina de contas, não bastasse ter que lidar prestar atenção nos melhores substratos, nutrição, rega, temperatura, e diversos outros fatores para que uma planta de maconha cresça saudável e se desenvolva de forma plena, ainda precisamos ficar atentos à possíveis pragas e bichos que podem destruir meses de trabalho duro em um grow.
Por conta disso, principalmente quem cultiva outdoor tem que conhecer o óleo de Neem para evitar esses problemas. É que ao ar livre as pragas tem ainda mais chance de aparecer e as chances das plantas serem devoradas por lagartas ou ter uma infestação de pulgões e spider mites aumentam consideravelmente. É aí que entra o Neem.
Felizmente novos produtos foram desenvolvidos para solucionar estes males, sem danos à saúde ou ao meio ambiente, por exemplo o óleo de nim (neem). Usado há milhares de anos mundo afora, agricultores do Brasil estão substituindo os pesticidas químicos comuns, pelo óleo.
O que é o óleo de Neem
Usado há milhares de anos mundo afora em diferentes culturas agrícolas, o Neem voltou a ser utilizado no lugar dos pesticidas químicos comuns e inclusive para cultivadores de Cannabis. Isso porque encontrar um pesticida que não prejudique a saúde sempre foi um problema para muitos growers, afinal, você não vai querer aplicar veneno nas flores que irá consumir depois. Além de ser maléfico para a saúde, é ruim para o meio ambiente.
O óleo de Neem é feito a partir da extração da prensagem de sementes do neem indiano, uma árvore nativa da Índia que pode atingir 18m de altura. É uma espécie muito utilizada para diversos fins farmacológicos no sudeste asiático.
Na agricultura, o óleo de neem é um eficiente repelente para mais de 400 espécies de pragas e insetos, entre eles: lagartas, besouros, gafanhotos, pulgões, cigarrinhas, cochonilhas, traças, percevejos, mosca branca, spider mites, trips, e outras pestes comuns no Brasil e que podem atacar também um cultivo de maconha. É também indicado no controle de nematóides e doenças provocadas por fungos e bactérias.
4 motivos para utilizar o óleo de neem no cultivo de maconha
Como deu para ver acima, só por se tratar de um repelente natural que não prejudica a saúde, o óleo de Neem já deveria ser muito utilizado em qualquer cultivo para evitar pragas. Mas além disso, ele tem outros benefícios que podem ser ótimos para as plantas e até mesmo salvá-las.
- Repelente – Mais do que acabar com pragas, o Neem previne e repele. Sendo assim, quem cultiva outdoor deve aplicar o óleo mesmo sem notar qualquer problema no cultivo, pois como diz o ditado: melhor prevenir do que remediar. Ao sentir a sua presença, os insetos se deslocam para outras áreas não tratadas.
- Larvicida – O óleo de Neem é uma ótima opção para plantas que estão começando a apresentar sinais de infestação pois ele combate o ciclo reprodutivo do inseto, impedindo que ele se desenvolva.
- Fungincida – Diversas vezes vemos plantas acometidas por fungos e bactérias. Se sua planta foi atacada por este tipo de praga, remova as partes contaminadas e pulverize a solução na planta que pode ajudar a salvar o restante.
- Torta de Nim – O neem pode ser usado como adubo no solo através da torta de nim, sendo uma fonte de nitrogênio (N) e nutrientes que enriquecem a biota do solo. Além disso, a torta de neem age como fitossanitário no controle de nematóides, bactérias e fungos.
Como utilizar o óleo de neem
Por se tratar de um óleo natural, seu uso é bem simples e vem detalhado na embalagem do fornecedor. Nesse da imagem, encontrado em lojas de jardinagem, a medida recomendada foi a diluição dos 15ml do frasco de óleo de Neem, em 3 litros de água. Depois, basta pulverizar a solução nas plantas, inclusive na parte debaixo das folhas.
Como todo pesticida ou até mesmo fertilizante, o ideal é esperar para ver como a planta reage antes de aplicar mais. Sendo assim, faça a aplicação por dois dias e observe para ver se ela está bem. O ideal para prevenir é fazer a pulverização do óleo de Neem por cerca de 10 dias. O recomendado também é utilizar no período vegetativo.
Onde encontrar o neem
É possível encontrar o óleo de Neem em qualquer loja de jardinagem ou floricultura, além é claro das growshops espalhadas pelas diversas cidades brasileiras. Costuma custar muito barato, cerca de R$ 6,00 a R$ 12,00 reais no máximo.
» Saiba mais sobre o Óleo de Neem e suas funções para a maconha no fórum do Growroom