Indice do post
ToggleQuer saber como começar a plantar maconha em casa? Você já deve ter percebido que tem cada vez mais pessoas cultivando a própria maconha. Tanto para fins medicinais quanto para uso recreativo. Mas, afinal, como cultivar Cannabis?
Introdução a como plantar maconha
A Cannabis não é uma planta igual às demais. Na verdade é, mas ela precisa de alguns cuidados especiais para que tudo dê certo, tanto no plantio quanto para garantir a segurança de quem cultiva.
E para fazer boas colheitas de flores realmente resinadas e de qualidade, bem diferentes do prensado, é preciso aprender como plantar maconha. Vamos fazer isso juntos? Esse texto completo vai trazer tudo o que você precisa para começar a cultivar.
Guia básico para plantar maconha
- O segredo do sucesso é o segredo. Não conte para ninguém! Se você quer plantar maconha, a principal regra é não falar isso para ninguém. Manter o bico calado, por mais que seja tentador falar isso para alguém.
- Contar para amigos ou conhecidos vai só expor seu grow para problemas e essa é uma arte que se faz em silêncio.
- Cuidado com o cheiro : cultivar maconha dá cheiro. As plantas na floração cheiram bastante e isso pode levar a problemas. Um filtro de carvão ativado é uma necessidade absoluta para o cultivo indoor.
- Não venda sua maconha : se você cultiva para consumo próprio deve se manter nisso e não vender nada. Nem mesmo dar sua maconha. Isso sim pode levar à uma prisão por tráfico, mesmo com poucas plantas se for comprovada a venda. O lema é plantar. para não comprar.
Como cultivar maconha? Cultivo indoor ou outdoor?
O primeiro passo para quem deseja começar a plantar maconha é planejar o seu espaço de seu cultivo, o seu grow.
É possível plantar maconha fazendo um cultivo outdoor, a céu aberto, como no pátio de casa. Mas você também pode plantar em armários, banheiros, ou até mesmo estufa de cultivo, que é o cultivo indoor de maconha.
O importante é garantir que as plantas recebam os elementos essenciais para se desenvolverem: luz, água, ar, e um bom solo com nutrientes (substrato).
Veja duas maneiras de plantar a sua própria Cannabis:
Escolhendo o Local
A escolha do local é uma das etapas mais importantes na hora de aprender como plantar maconha. O local deve ser escolhido com cuidado para garantir que as plantas recebam a quantidade certa de luz, calor e água para crescer audáveis.
Mas principalmente, deve ser um local seguro e que não seja visível para ninguém além do grower. Veja algumas dicas de como escolher o local tanto para cultivo indoor, quanto outdoor.
Escolhendo o Local para o Cultivo Indoor
Quando se trata de cultivo indoor, o local deve ser escolhido de acordo com as necessidades da planta e dos equipamentos que vão ser necessários. Isso significa que o espaço de cultivo interno deve ter entradas para fios, lâmpadas, etc.
Ou opte por uma estufa de cultivo indoor já pronta que vem com todas essas entradas e especificadades. O local deve ser escolhido de modo a garantir que as plantas fiquem saudáveis, com temperatura e umidade ideal. Além disso, é importante que o local seja seguro.
Escolhendo o Local para o Cultivo Outdoor
Quando se trata de cultivo outdoor, o cuidado com a segurança deve ser redobrado. Além disso, o local deve ter incidência de sol ao longo do dia inteiro, buscando alcançar 18 horas de exposição do período vegetativo, ou o mais próximo disso.
Também é bom tomar cuidado para não deixar as plantas em um local que pegue chuvas frequentes ou geadas. Por isso, é bom, mesmo no outdoor, fazer o cultivo em vasos, e não diretamente no solo. O cuidado também deve ser maior com eventuais pragas, como vamos ver ao longo do texto.
Cultivo Indoor
É mais discreto por ficar em um ambiente interno. Tem a vantagem de que é possível controlar o tempo de exposição das plantas à luz, fazendo o fotoperíodo corretamente e fornecendo a temperatura ideal que elas precisam.
Esse é o jeito mais comum e seguro de plantar maconha em casa. Só que é bom saber que o cultivo indoor exige maior investimento em equipamentos e com a conta de luz mensal. Mesmo assim, vale a pena por vários motivos.
Cultivo Outdoor
É mais barato, pois as plantas vão aproveitar a luz do sol para se desenvolverem. Não exige o uso de lâmpadas, refletores e outros equipamentos.
Se você tiver espaço, é possível cultivar plantas enormes outdoor, com ótimos rendimentos. É importante tomar cuidado com vizinhos e outras visitas neste caso, pois as plantas ficam mais expostas.
Se ainda tiver alguma dúvida de qual é o ideal para você, confira todas as diferenças entre o cultivo indoor e outdoor.
Quanto espaço preciso para fazer um cultivo indoor
Essa pergunta é muito frequente: qual o tamanho da estufa de cultivo? E a grande verdade é que para isso não há um guia. Isso vai depender de quanto você quer fumar.
O tamanho do plantio depende disso e consequentemente de quantas plantinhas você vai ter. A maioria das estufas de cultivo tem áreas quadradas ou retangulares, como 60x60cm, 80x80cm, 100x100cm etc.
Mas a verdade é que um cultivo pode ser bem maior que isso ou também bem menor. Depende do(a) grower. Existem cultivos em espaços pequenos como PC Grows e cultivos em quartos inteiros.
A tabela abaixo lista as dimensões da área para barracas de cultivo típicas e quantos gramas de maconha seca podem ser alcançadas em média por plantio.
Veja abaixo alguns tamanhos sugeridos
Modelo Dimensão Vasos Colheita Consumo XXS 30x30x60cm 1 10-30g Consumo bem baixo em espaços bem pequenos. XS 40x40x160cm 1 30-75g Consumo baixo. S 60x60x160cm 4 75-150g Consumo baixo para médio M 80x80x180cm 4-6 150-250g Consumo médio L 100x100x200cm 4-9 250-400g Consumo alto. XL 120x120x200cm 12-15 400-800g Consumo elevado demais para uma pessoa. Só se o cultivo for para mais pessoas. XXL 240x120x240cm 24-30 800-1600g Um cultivo e uma colheita desse tamanho pode trazer sérios riscos XXXL 240x240x200cm 48-60 1600-3200g Você realmente precisa de tanta maconha de uma só vez? É melhor dividir o cultivo em partes.
Nossa recomendação : Para a maioria dos cultivadores caseiros, uma ou duas estufas (VEGA e FLORA) de 60x60cm ou 80x80cm pode ser uma escolha ideal para quem mora em casa ou apartamentos e vai deixar a estufa em um determinado cômodo.
Onde e como plantar maconha em casa
Agora que já sabe que um cultivo deve ficar escondido, é importante saber onde ele vai ser instalado. Seja em uma estufa, armário, cômodo vazio ou no pátio, os critérios mais importantes são: temperatura, umidade e troca de ar dentro desse ambiente. E claro, espaço para iluminação.
Basicamente, deve ser um espaço completamente isolada para que a temperatura e a umidade não sejam apenas estáveis, mas também na faixa apropriada em algum lugar entre 18 e 26 ° C.
A estufa ou ambiente de cultivo também deve ter uma troca constante de ar para as plantas. Se você tem um banheiro ou quartinho extra em casa, pode fazer tudo lá dentro mesmo.
Mas se você só pode montar uma estufa de cultivo indoor no quarto ou um armário mesmo está ótimo. Desde que ela fique em um cômodo em que ninguém tem acesso além de quem cultiva.
Mas é claro que só o tamanho do espaço não vai determinar quanto vai se colher. É preciso saber como fazer um cultivo de cannabis render, com podas, substrato adequado, iluminação correta e tudo o que envolve um cultivo.
O que preciso para plantar maconha em casa?
É como sempre falamos: plantar maconha em casa exige equipamentos que simulam um ambiente externo dentro de um ambiente fechado.
Isso significa que precisa além de uma estufa, armário ou cômodo. As plantas vão precisar de lâmpadas, filtro de carvão para eliminar o cheiro que falamos, ventilação, vasos, substratos e outros itens.
OBRIGATÓRIO :
- Estufa de cultivo ou armário. Ou que as plantas estejam em um ambiente fechado, mesmo que seja um quarto inteiro da casa.
- Iluminação adequada e forte. Isso pode ser feito com lâmpadas HPS, HQI ou também com painéis de LED.
- Filtro de carvão para eliminar o cheiro.
- Exaustor e ventilador para que o cheiro circule e troque.
- Substrato com nutrientes adequados para cultivar maconha, ricos em NPK.
- Vasos de diferentes tamanhos ou pelo menos dois tamanhos para que as plantas, possam ser transplantadas e tenham mais espaço em diferentes estágios do seu ciclo de vida.
- Medidores: de temperatura e umidade como termômetro / higrômetro. E medidores de pH e EC para medir a água ou fertilização.
- Na hora da colheita: microscópio/lupa de bolso, tesoura de colheita, recipiente de armazenamento
PODE SER BOM TER DEPENDENDO DOS REQUISITOS :
Desumidificador: se a umidade for permanentemente muito alta (por exemplo, no verão / outono)
Umidificador : se a umidade for muito baixa (por exemplo, no inverno)
Óleo de Neem : Para problemas com pragas.
Cultivo orgânico ou mineral: qual a diferença
Ao começar a cultivar, também é preciso escolher se vai se fazer um cultivo com solo e fertilizantes orgânicos ou minerais. Orgânicos podem ser um pouco mais complicados para iniciantes.
Em um solo orgânico (biológico) existe uma vida ativa no solo , consistindo nos chamados microorganismos eficazes (EM). Estes precisam ser “fornecidos” (fertilizados organicamente), uma vez que os nutrientes necessários à planta são liberados por meio de suas excreções .
Neste caso, se economiza no controle meticuloso de pH e CE, porque o solo aqui tem um melhor efeito tampão e os sais orgânicos não podem fertilizar em excesso a planta.
Em um solo fertilizado com minerais (sintéticos), não há um solo vivo. A maioria dos fertilizantes utilizados por growers são assim.
Os nutrientes estão disponíveis em uma forma que podem ser usados imediatamente e são absorvidos pela planta sem impedimento.
A desvantagem do cultivo mineral é o risco de fertilização excessiva, o chamado overfert, que pode acabar “torrando as plantas”. É por isso que no cultivo assim se deve prestar atenção à dosagem em cada fertilização, mas também controlar meticulosamente os valores de pH e CE.
VEJA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA UM:
Cultivo orgânico
- O overfert é difícil de acontecer.
- Exige menos controle de pH / EC
- Pode atrair mais pragas
- A erva pode ficar mais saborosa.
- Não necessita de flush.
Cultivo Mineral
- Risco de fertilização excessiva,
- Necessário controlar níveis de pH / EC
- Menor risco de pragas,
- Precisa de flush antes da colheita para um sabor melhor e eliminar a fertilização.
Conhecimento básicos para plantar maconha
Depois de montar o grow e escolher o tipo de cultivo que vai começar, o ideal é ir atrás de conhecimento para fazer isso dar certo.
Plantar maconha em casa exige cuidado com uma série de fatores que vamos mencionar a seguir e que devem ser controlados no cultivo.
- Iluminação adequada para o crescimento. É preciso entender quantos lúmens as lâmpadas emitem para ter uma base.
- Temperatura deve ser controlada frequentemente
- Valor de pH e valor de CE : relevante para a absorção de nutrientes
- Regas: é preciso saber quando as plantas precisam de água. Muitos iniciantes cometem o erro de afogar elas por excesso.
- Fertilização: é preciso fazer uma fertilização correta para evitar o overfert ou deixar as plantas com gosto forte.
- Pragas: é preciso prevenir elas e saber combatê-las.
- Problemas nutricionais: com conhecimento é possível identificar problemas nas plantas que vão se manifestar nas folhas ou de outras formas. Esses problemas podem ser os mais variados.
Qual a diferença: Indica, Sativa ou Híbrida
Antes de plantar maconha e fazer a germinação da semente, você deve escolher uma espécie de cannabis e essa decisão pode ser de acordo com seus objetivos.
Elas podem ser Indica, Sativa ou Híbrida.
Veja quais são as principais espécies de maconha para plantar em casa:
Cannabis Sativa – São indicadas para quem quer efeitos eufóricos, com energia, mas que seja leve. Ela não causa sono e pode ser consumida de dia sem afetar sua rotina. É ideal para quem precisa de THC. A planta pode ser identificada por ser alta com folhas finas e flores finas.
Cannabis Indica – São indicadas para quem quer uma sensação relaxante e de sono, útil como tranquilizante. Por isso, é ideal para quem tem distúrbios do sono ou precisa do canabidiol (CBD). A planta costuma ser baixa, de folhas largas e flores grandes.
Híbridas – Como o próprio nome diz, são plantas híbridas, uma mistura das duas espécies anteriores. Por isso, a sensação é relaxante e eufórica.
Se você não puder escolher a espécie terá que selecionar as seeds a partir do seu prensado. É possível selecionar boas sementes no prensado e muitas pessoas começam assim.
Escolhendo as sementes: qual semente escolher para plantar maconha em casa?
As sementes de maconha podem ser compradas em bancos de sementes e elas também podem ser divididas em categorias.
Existem as sementes regulares e feminizadas, que são sementes de fotoperíodo. E existem as sementes automáticas. Já as sementes de prensado, as prenseeds podem ser tanto regulares quanto auto, já que não dá para saber a procedência.
Sementes de maconha regulares
As sementes regulares de maconha são as mais procuradas porque costumam ser genéticas bem estabilizadas e fortes. Elas têm esse nome porque não é possível determinar o sexo delas previamente.
As seeds regulars têm 50% de chance de serem machos e 50% de serem fêmeas. Por isso, quem cultiva regulares precisa esperar para saber se a planta vai ser fêmea.
As regulares surgem do cruzamento entre uma planta macho e uma planta fêmea.
Sementes de maconha feminizadas
Quem cultiva maconha quer as flores. E quem dá as flores são as plantas fêmeas como veremos a seguir.
Para facilitar isso existem as sementes de maconha feminizadas, que são àquelas em que há 100% de certeza, ou pelo menos 99%, de que vão originar plantas fêmeas com flores.
As seeds feminizadas são vendidas nos bancos de sementes por aí e a principal vantagem delas é justamente saber o sexo antes.
Sementes de maconha automáticas
Já ouviu falar em sementes automáticas de maconha ou também em plantas auto? As sementes automáticas Cannabis possuem uma particularidade em relação às demais e levam esse nome por isso.
As plantas de seeds automáticas não vão florar com a mudança do ciclo de luz, conhecido como fotoperíodo. Elas vão fazer isso automaticamente e conforme seu desenvolvimento natural. Por isso elas podem crescer menos.
Sementes automáticas podem ser menos potentes, mas são boas para quem quer cultivar sem muita preocupação com fotoperíodo ou para quem tem espaço pequeno.
Semente de prensado: as prenseeds
Como falamos anteriormente, as sementes de prensado também podem ser saudáveis e boas para começar. Mas é difícil saber se elas vão ser regulares ou automática.
As prenseeds são as sementes que podem ser selecionadas quando dichavar o prensado para fumar. Escolha as com menos rachaduras e mais escuras. Dê uma leve apertada para ver se ela não quebra.
Sexo da maconha: identificando uma planta macho ou fêmea
Além de escolher a espécie da sua planta, é importante ficar atento se sua planta vai ser macho ou fêmea.
Você quer cultivar as plantas fêmeas, mas não vai ter como escolher isso logo no início.
A não ser que já esteja cultivando com uma semente feminizada.
Do contrário, terá que esperar ela mostrar o sexo e torcer para que seja fêmea, já que são as fêmeas que dão as flores repletas de tricomas e pistilos. As plantas machos servem para fecundar, mas não produzem flores.
Quando seu cultivo estiver na 4ª semana, aproximadamente, observe as seguintes características das plantas:
Planta Fêmea de maconha
Elas possuem pistilos em sua base, que são pelinhos brancos entre os nós. É assim que será possível identificar uma planta fêmea de maconha que vai gerar flores.
Planta Macho de maconha
São mais fáceis de serem identificadas, pois possuem “bolinhas” em suas bases no lugar dos pelinhos brancos das fêmeas. Se tiver mais plantas e uma se mostrar macho, já afaste ela das demais.
Como germinar sementes de maconha
Após selecionar suas espécies e sementes para plantar maconha outdoor ou indoor, é o momento de germinar sua seed. Essa é a etapa mais fácil do processo.
Você pode fazer a germinação de diversas formas, inclusive a maneira mais comum é plantar maconha a partir da semente germinada no papel toalha, por exemplo.
Quando você puder enxergar as radículas brancas, como raízes na semente, é hora de transferi-la para um vaso.
Nessa etapa, não tem muito segredo. Você pode transferir a seed para um vaso grande, onde ela irá se desenvolver nos próximos meses ou em um vaso pequeno, caso você não tenha um recipiente maior.
Caso escolha o vaso pequeno, será necessário transplantar sua erva para vasos maiores conforme a maconha cresce.
Como escolher o substrato para plantar maconha em casa?
Agora você deve estar se perguntando: depois de germinar, o que fazer com a maconha? Agora é o momento de transplantar, então vamos escolher a terra usada.
O substrato para plantar maconha é um pouco diferente da terra preta que geralmente é usada em outras plantas.
Essa terra comum pode até funcionar, mas ela não irá garantir que as plantas se desenvolvam ao máximo que deveriam, por falta de alguns elementos e nutrientes.
Por isso, na hora de escolher o substrato é bom entender um pouco mais sobre eles, pois cada grower costuma ter sua preferência neste caso.
Os melhores substratos para cultivar cannabis podem ser orgânicos ou inertes. E também podem ser uma mistura de vários nutrientes, como podem ser uma predominância de um só, como é o caso dos cultivos com fibras de coco, que está crescendo muito entre os cultivadores.
Se ainda tiver dúvida sobre o assunto, assista ao nosso vídeo abaixo sobre como escolher a terra para plantar cannabis. Depois, continue lendo o artigo para continuar seu passo a passo de como plantar maconha.
Nutrientes essenciais para plantar maconha – NPK
Agora que você já aprendeu todas as etapas do ciclo de vida da Cannabis, confira algumas dicas extras para iniciar o seu cultivo em casa com segurança e garantindo plantas saudáveis:
Se você está começando a plantar maconha agora vai se deparar com a sigla NPK, que se refere aos nutrientes: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K).
O nitrogênio é crucial para a clorofila, a molécula responsável pela fotossíntese da maconha. Portanto, esse elemento é fundamental para o desenvolvimento dos caules e folhas da sua erva. Se sua planta está crescendo devagar, provavelmente está com pouco nitrogênio.
O fósforo é responsável pelo desenvolvimento radicular da planta, ou seja, das raízes. Ele ajuda a criar açúcares e amidos, além de ser essencial para garantir flores maiores.
Já o potássio é fundamental para garantir a força e resistência da maconha. Por isso, invista em nutrientes ricos em potássio desde o início para que ela se fortaleça. Não indicamos dar chá de banana à planta.
Temperatura ideal para cultivar Cannabis
A maconha é uma planta que exige temperatura constante, e se você quer conseguir cultivar uma erva de qualidade, seja indoor ou outdoor, você tem que se preocupar com a temperatura e a umidade do ambiente.
O ideal é que a temperatura do grow nunca ultrapasse os 30º C. Alguns growers costumam variar a temperatura conforme o fotoperíodo, mas o mais comum é manter uma clima padrão para as meninas, algo em torno de 22ºC a 26ºC.
Como controlar a umidade no cultivo de maconha
A umidade do cultivo de Cannabis também deve ser sempre controlada pelo growers. Uma umidade muito alta pode ser prejudicial, assim como uma muito baixa.
A falta de controle de umidade no cultivo de maconha pode se manifestar em fungos e outros problemas em diferentes estágios, do vegetativo à floração, passando pela secagem e cura dos buds.
É possível perder uma colheita inteira por problemas de umidade. Dessa forma, é muito importante dar toda atenção ao controle desse fator.
Umidades recomendadas ao plantar maconha
- Clones – 70%
- Vegetativo – 40% a 60%
- Floração – 40% a 50%
- Final da flora – 40% a 45%
É claro que isso depende também da umidade que está na região em que se encontra o grow.
Lâmpadas para plantar maconha em casa: cultivo indoor
Na hora de escolher lâmpadas para plantar cannabis, existem diferentes modelos. Vai depender de quanto quer investir na sua plantação.
- HQI – São lâmpadas de vapor metálico muito eficientes para o fotoperíodo vegetativo.
- HPS – São feitas de vapor de sódio, e costumam ser muito utilizadas pelos cultivadores. São ótimas para o período de floração.
- LED – As lâmpadas de LED e os painéis prontos com várias dessas lâmpadas estão sendo cada vez mais utilizadas pelos cultivadores, por emitirem menos calor muitas vezes, e consumirem menos energia.
Como plantar maconha com podas e treinamentos
As podas é que irão ajudar a planta a ganhar mais ramificações e consequentemente mais flores. Já os treinamentos podem ajudar a fortalecer essas ramificações e também melhorar a exposição de todas elas à luz.
As podas devem ser feitas no período vegetativo. Assim como a maioria dos treinamentos, como o LST.
Poda TOP
Uma das podas mais utilizadas pelos growers é a Poda Apical, também conhecida como poda top. Essa poda é muito simples e muito recomendada no início da fase vegetativa logo após os primeiros 30 dias quando a planta realmente começa a tomar forma.
Poda FIM
Semelhante à poda apical, só que como se ela tivesse dado errado. Essa é a poda “FIM (Fuck I Missed) top”. Basta deixar uma pequena porção da parte que está crescendo no ramo principal
SCROG
Esse treinamento consiste em uma rede em cima das plantas. Mas ela ajuda a separar os ramos para que eles cubram toda a área do grow, além de ajudarem a forçar o caule principal a subir ao topo entre as redes buscando a melhor luminosidade.
LST
Outro treinamento que é muito utilizado pelos cultivadores, mas que exige mais cuidados é o LST.
Resumidamente, o LST consiste em dobrar e amarrar suavemente os galhos e caules das plantas de cannabis para o lado de fora.
O objetivo é deixar todos na mesma altura para que cresçam uniformemente. Dobrando e protegendo as plantas de uma maneira que rompe o domínio apical.
Ciclo de vida da Cannabis: Fases de crescimento da planta
A maconha é uma planta de fotoperíodo. Ou seja, ela tem fases distintas em que precisa de determinada quantidade de exposição à luz para entrar em um novo período.
O período vegetativo (de crescimento) pode demorar até 4 meses e quando for a hora da maconha florescer, ela irá soltar pequenos pistilos (pré-flores) entre seus nós.
DICA: Quanto mais tempo sua planta passa no estado vegetativo, maior é sua colheita. Porém, caso você não tenha muito espaço em casa, é ideal encurtar o tempo vegetativo, para controlar o crescimento da maconha.
O ciclo de vida da cannabis é bem determinado e fácil de acompanhar. Seu fotoperíodo tem dois estágios: vegetativo e de floração
Como plantar maconha: Período Vegetativo
Esse período é considerado a infância e adolescência da planta. Inicia com a germinação e vai até o ínicio da floração. Nessa fase, sua plantinha vai crescer suas folhas, caules e raízes. E para elas se desenvolverem, uma temperatura e uma umidade mais elevada vai ser muito desejável.
Elas precisam ficar na luz por 18 horas seguidas no período vegetativo. E, depois, deixe-a por 6 horas na escuridão.
Se você cultiva à céu aberto, pode encontrar dificuldade para oferecer todo esse período de luz, mas o importante é tentar ao máximo para que elas tenham muita iluminação.
No período vegetativo é que começam a aparecer os pistilos das fêmeas e as ramificações, que podem ser ainda mais consideráveis se as plantas receberem podas.
Como plantar maconha: período de Floração
A floração é a vida adulta da maconha, quando as plantas começam a desenvolver suas flores e mostrar ainda mais seu aroma, cores e tricomas com THC.
Na floração, o tempo de exposição à luz reduz para 12 horas por dia. Portanto, ela fica num ciclo de 12 horas de luz e 12 horas de escuridão.
Se você tiver alguma complicação em relação ao cheiro da maconha, indicamos ligar um filtro de carbono, pois nessa fase ela exala um aroma forte.
Se sua planta está em um cultivo outdoor e ainda está na fase vegetativa, é possível forçar a floração colocando ela em um ambiente escuro quando ela estiver esperando mais luz. Isso ajuda ela a entender a mudança no fotoperíodo.
No processo de floração, você deve trocar os nutrientes e fazer o processo de flush, que é uma técnica de lavagem do solo. Assim, em cerca de 3 semanas, sua planta terá o dobro do tamanho.
Quando a maconha estiver com um bom tamanho, faça uma poda de limpeza, ou seja, retire galhos pequenos que estão recebendo pouca luz na parte mais baixa da planta.
Com o tempo, você irá notar algumas folhas amarelando e caindo, o que é normal. Por isso, retire as folhas amarelas para manter seu cultivo limpo.
Conforme suas flores crescem e ficam pesadas, elas podem acabar tombando. Por isso, use alguma estaca de plástico para sustentar a planta.
Medindo pH do cultivo de Cannabis
O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução. E isso vale para a água que vai ser usada para regar as plantas.
A planta cannabis gosta de um ambiente ligeiramente ácido ao redor das raízes. Isso significa que todos os nutrientes necessários podem ser absorvidos em quantidades suficientes do meio de cultivo e transportados para a planta.
Método de cultivo (meio de cultivo)
Faixa de pH ideal
Substrato (Solo)
6,5 – 7,5
Hidroponia ou fibra de coco
5,5 – 6,5
A faixa de pH ideal depende do método de cultivo
Se o valor de pH da água ou da solução para fertilização estiver fora da faixa ideal, haverá problemas com a absorção de nutrientes , mesmo se o nutriente estiver presente.
O valor do pH deve, portanto, estar na faixa ideal para que a planta possa absorver bem todos os nutrientes , dependendo do método de cultivo (solo, hidropônico, coco, etc.)
Medindo valor EC ao plantar maconha
EC significa ( condutividade elétrica ), mas isso não tem nada a ver com as lâmpadas do seu cultivo. EC indica a condutividade elétrica da água. Isso é dado em Siemens por metro (S / m).
O EC mede a concentração dos sais dissolvidos (íons) na respectiva solução nutritiva, ou seja: na fertilização.
Quanto maior a proporção de sais, maior o valor e, portanto, a condutividade.
O valor inicial ideal para soluções nutritivas é um valor de CE de 0,2 a 0,4 mS / cm. A temperatura da solução nutritiva também muda o valor de CE durante a medição. Portanto, você definitivamente deve comprar um dispositivo de medição com compensação de temperatura embutida.
Se você construir suas plantas no solo, normalmente só estará interessado no valor de CE se suspeitar que o meio está salinizado (ou seja, fertilização excessiva).
Como regar plantas de maconha
A Cannabis é uma planta medicinal, que se vira bem em climas mais secos. Isso não significa que ela não deve ser regada, mas sim que ela não gosta de excesso de água e pode até morrer com isso.
Os vasos devem ter furos suficientes para que a água escorra para que a água não fique acumulada nas raízes. Além disso, sentir o peso do vaso vai ajudar a saber quando regar as plantinhas.
As raízes da cannabis devem sempre ter a oportunidade de ganhar ar. Mas isso não funciona se a terra for mantida muito úmida por muito tempo.
Para molhar as suas plantas, regue sempre devagar e em pequenos intervalos para que as raízes tenham tempo suficiente para absorver a água. A água de irrigação deve ter uma temperatura entre 20ºC e 25ºC. Quanto mais quente a água, menos oxigênio contém.
Como utilizar fertilizantes no cultivo de Cannabis
Todo mundo quer saber qual fertilizantes nas plantas para que elas crescem o máximo possível. Para isso, existem diferentes fertilizantes para cannabis disponíveis no mercado.
A Cannabis tem diferentes necessidades nutricionais em cada período: vegetativo e floração. Por exemplo, o nitrogênio é mais necessário no crescimento, mas muito menos na floração. Em contrapartida, a necessidade de outros nutrientes, como fósforo, aumenta.
A experiência tem mostrado que os iniciantes tendem a superalimentar suas plantas na primeira vez que crescem. A fertilização excessiva é muito mais difícil de resolver do que a fertilização insuficiente e deve ser evitada a todo custo. Menos é mais!
É possível fazer uma fertilização adequada seguindo tabelas de fabricantes para não tem erro. Com o fertilizante orgânico essa fertilização em excesso não ocorre.
Já os fertilizantes minerais dificilmente perdoam os erros , pois funcionam imediatamente. Se você adicionar mais do que a planta pode suportar, ela reagirá com a queima de nutrientes – um sinal típico de fertilização excessiva.
Quando aplicar fertilizantes na maconha
A hora de iniciar a fertilização deve ser bem escolhida . Em nenhum caso você deve começar a fertilizar imediatamente após a germinação. Somente a partir do momento que as mudas chegarem na terceira ramificação, elas estarão prontas para serem fertilizadas.
Mas qual é exatamente a dose “certa”?
É verdade que os fabricantes de fertilizantes fornecem tabelas de dosagem, e em alguns casos, calculadoras de dosagem online. No entanto, essas são diretrizes que se aplicam apenas em condições ideais.
Dependendo da strain, da quantidade de luz no grow e outros fatores como alimentação, valores de pH / CE da água e do solo, a absorção de nutrientes pode ser muito diferente.
Recomendamos a seguinte regra prática : Como um iniciante, você deve começar com 50% da dose recomendada para seu primeiro cultivo com fertilizantes minerais, observe a reação da planta e aumente se necessário. Ao crescer organicamente, você deve começar com cerca de 70% da dosagem do esquema.
Como plantar maconha e fazer a colheita
Depois de todo o processo de germinar, plantar a maconha e nutrir, chegou o momento da colheita das suas flores. É importante saber, qual o momento certo para colher meu pé de Cannabis?
As principais características da maconha pronta para colher são:
Pistilos Mudam de Cor – Os pistilos da fêmea mudam de cor conforme a planta vai se desenvolvendo e vão ter outras cores bem diferentes dos pelos brancos lá do início.
Tricomas – Os Tricomas são as glândulas repletas de resina que se formam nas flores. Esses ganham uma coloração mais amarelada (âmbar) conforme vão amadurecendo, chegando a ficar quase marrons. Acompanhando esse processo fica fácil saber a hora de de colher.
O ideal é utilizar uma lupa para fazer isso.
Se você já identificou que está na hora de colher as flores, não se esqueça de fazer o flush, que é uma limpeza da planta. Mas somente quando se faz um cultivo mineral.
Secagem das flores de maconha
Mesmo após a colheita, ainda não é hora de fumar as flores, pois as flores ainda estão úmidas e muito vivas para serem consumidas.
Todos os buds comercializados em mercados legais ou consumidos pelos growers passam por um processo de secagem e cura da maconha antes de estarem prontos para fumar, bongar, colocar na comida ou vaporizar.
Não vale a pena pular a etapa da secagem porque você está ansioso para fumar.
Por isso, veja como fazer a secagem da maconha em casa:
- Coloque os galhos em um local escuro entre 16 ºC e 22 ºC, com um pouco de ventilação;
- Pendure os caules de cabeça para baixo em varais ou use redes de secagem;
- Deixe a maconha secar por no mínimo duas semanas até 30 dias;
- Quando você conseguir quebrar um dos galhos e ver que ele está completamente seco, a etapa foi concluída.
- É importante não secar suas buds em um jornal ou papelão.
- Isso pode acabar afetando o sabor e aroma da planta, além de não serem aerados – o que dificulta a evaporação da maconha e aumenta as chances de mofar.
APRENDA COMO FAZER A SECAGEM DA MACONHA APÓS A COLHEITA
Cura da maconha
Quando seus buds estiverem secos, é hora de fazer o armazenamento e cura deles, processo essencial para retirar o gosto de mato da planta. É nesse momento que sua maconha irá ganhar mais sabor e aroma.
Para fazer a cura da maconha:
- Coloque os Buds em um pote de vidro ou outro recipiente hermeticamente fechado;
- Deixe o pote em um ambiente escuro mais 20 a 30 dias;
- Abra o recipiente uma vez ou outra para as flores respirarem um pouco.
- Pronto! Depois desse período você terá feito todo o processo de plantar a maconha em casa e agora é só consumir como você achar melhor – fumando a maconha, bongando, comendo, etc.
Como plantar maconha em casa sempre: fazendo clones para não precisar de sementes
Se você ver que as suas plantas estão bonitas e elas são fêmeas, você pode fazer clones delas. Isso mesmo!
É possível clonar plantas de cannabis que já se mostram fêmeas e saudáveis. Assim é possível continuar cultivando outra planta com as mesmas características que essa anterior.
Isso elimina a necessidade de comprar mais sementes, pois o cultivo já começa com o clone que também pode vir daquele amigo grower que já cultiva há mais tempo.
O importante é fazer o clone na hora certa, e da maneira correta.
Leis de drogas no Brasil – Lei 11.343 de 2006
É proibido plantar Cannabis no Brasil? É sim! Mas pela Lei de Drogas em vigor no país, cultivadores(as) devem ser enquadrados como usuários, no artigo 28 da lei, quando o cultivo de maconha for para uso próprio.
Mas infelizmente essa lei nem sempre é aplicada corretamente. Por isso, muitos growers que são pegos plantando maconha acabam tendo que responder também no artigo 33, embora não seja o certo. Por isso é muito importante conhecer o direito do cultivador.
Hoje em dia, também é possivel você conseguir um habeas corpus para fazer um cultivo medicinal. Mas além dos custos processuais poderem sair bem caro, você também precisará já estar com suas plantinhas crescendo para poder entrar com o habeas corpus.
Portanto, é fundamental saber disso na hora de cultivar. Esconder as plantas e o grow é muito importante para não correr riscos desnecessários.
Dicas de como plantar maconha escondido!
Para você que quer plantar maconha em casa, veja algumas dicas de como cultivar sem ser descoberto:
- Atenção para disfarçar o cheiro da maconha. Principalmente em um cultivo indoor que pode alertar vizinhos próximos ou visitas. No caso de um grow interno, um filtro de carvão é essencial para solucionar esse problema. Caso o grow seja ao ar livre, é bom ver até onde esse cheiro vai.
- Verifique se o seu cultivo ao ar livre não pode ser visto de nenhum dos ângulos possíveis.
- Não tenha balança de precisão em casa. Muito menos armas e outros objetos que possam confundi-lo com um criminoso, e não com um grower, caso aconteça algo.
- Paciência e segredo são chaves para o sucesso.