A primeira licença para dispensário de maconha recreativa foi promulgada na semana passada. O Annie’s Central City Dispensary, do grupo Strainwise, foi o primeiro estabelecimento a receber a licença para vender canábis sem fins medicinais. O grupo possui mais oito dispensários no estado, todos medicinais.
Erin Phillips, o porta-voz da Strainwise, disse ao The Huffington Post que a empresa recebeu uma licença local e estão à espera de aprovação da licença estadual para colocar a loja em funcionamento. Os primeiros dispensários recreativos abrirão as suas portas pela primeira vez na história dos EUA em 01 de janeiro de 2014.
“O Colorado está se movendo para a frente e deixando a proibição da maconha para trás”, diz Mason Tvert, diretor de comunicação do Marijuana Policy Project e codiretor da campanha que resultou na legalização da erva. “Pela primeira vez na história, aqueles que vendem maconha estão recebendo licenças por parte do Estado. A maconha será vendida para adultos por empresas legítimas contribuintes em vez de cartéis de drogas no mercado negro”.
“Não vai demorar muito para que os eleitores e legisladores em outros estados decidam adotar políticas semelhantes”, acrescentou Tvert. “A maconha é menos prejudicial do que o álcool, e está finalmente começando a ser tratada dessa maneira”.
O The Denver Post informou que a Divisão de Leis da Maconha do estado, a agência reguladora responsável por fiscalizar a venda da erva no varejo, aceitou 136 pedidos de licenças para dispensários recreativos. Os que apresentaram as solicitações no mês de outubro terão a resposta sobre o seu pedido até o final do ano e, se aprovado, podem abrir portas em 1º de janeiro.
A lei estadual exige que apenas as empresas que já estão licenciadas para a venda de maconha medicinal e estão regularizados com o Estado podem solicitar uma licença para a recreativa. Há cerca de 550 dispensários de maconha medicinal no Colorado que podem candidatar-se a licenças de vendas recreativas.
Embora o anúncio histórico de que o Departamento de Justiça iria permitir que tanto o Colorado quanto Washington teriam novas leis sobre a maconha tenha sido feito há menos de três meses, a maconha legal já é um dos mercados de em maior crescimento nos EUA e está prestes a ultrapassar a expansão do mercado mundial de smartphones.
“A maconha é uma das indústrias de mais rápido crescimento”, disse Steve Berg, ex- diretor do Wells Fargo Bank e editor do relatório. “Internamente, não fomos capazes de encontrar qualquer mercado que está crescendo tão rapidamente. Os empresários e investidores privados estão migrando para mercados de maconha”, afirma Berg. “Aqueles que realmente compreenderem a dinâmica do mercado vai colher grandes recompensas”.
Os eleitores de Colorado aprovaram a venda limitada, posse e cultivo de maconha para fins recreativos legais para os adultos e mais de 21 em 2012. Por lei, os adultos podem portar até uma onça de maconha, ou 28 gramas, ou cultivar até seis plantas em casa com apenas três floração. A maconha home-grown só pode ser para uso pessoal e não pode ser vendida. No entanto, adultos podem presentear um ao outro a quantidade permitida.