Certamente uma das genéticas de Cannabis mais famosas da história, a Purple Haze é uma strain híbrida com dominância de Sativa (85% sativa / 15% indica) que veio de um potente cruzamento entre as raras, mas populares Purple Thai x Haze há bastante tempo atrás.
A Purple Haze foi assim nomeada em homenagem à clássica música de Jimi Hendrix, que faz referência ao LSD e por conta da sua flor roxa. Foi muito popular na efervescente e pra lá de brisada década de 1960, justamente quando Hendrix fez muito sucesso e essa genética de Cannabis também.
Com teores de THC que variam de 14 a 19%, em média, apresenta buds longos e densos em forma de pimenta, verde claros com tonalidades roxas, cobertos por tricomas longos e finos que variam entre roxo claro e escuro e uma fina camada de tricomas brancos leitosos e resina pegajosa. Purple Haze tem um aroma doce de frutas vermelhas e um sabor pungente de frutas silvestres com um toque de especiarias.
Efeitos da genética e uso medicinal da Purple Haze
Entre seus efeitos está uma forte estimulação cerebral imediata, acompanhada por uma intensa criatividade e sensação de contentamento. Muitos descrevem se sentir mais sociáveis e enérgicos após o consumo dessa strain.
Medicinalmente é usada no tratamento de pacientes que sofrem de condições como fadiga, casos leves a moderados de depressão, estresse crônico, ansiedade. Há ainda indicações de que as qualidades cerebrais da cepa podem ajudar a manter o foco em casos de distúrbios de déficit de atenção.
Fisicamente, essa strain pode aliviar inflamações menores, como dores de cabeça ou cólicas. Como tende a gerar padrões bastante fortes de pensamento recursivo, ela não é uma boa opção para pacientes com tendência ao pânico ou paranóia.

Linhagem dessa strain
De acordo com Sam, o Skunkman, a cepa é originária da Colômbia, um fenótipo do cultivar Haze padronizado que ele criou durante aquele período. Purple Haze parece ser um dos vários fenótipos Original Haze que descendem de sementes colombianas estabilizadas que foram cultivadas pelos Haze Brothers, de acordo com a empresa Royal Queen Seeds. Ela se tornou o mais popular desses fenótipos, levando a vários híbridos e variações nas décadas seguintes.
Cultivando a Purple Haze
Embora muito conhecida, essa é uma strain fácil de plantar em casa com as dicas do Growroom. Ela tende a crescer alta e pode precisar ser podada para caber em espaços de cultivo internos limitados. Com um grower paciente pode ser elevada ao seu potencial máximo em 16 a 20 semanas quando cultivada indoor.
Na floração, ela libera um buquê de aromas terrosos e adocicados. Apesar de ser uma genética difícil de encontrar, é uma strain clássica conhecida e desejada por maconheiros mundo afora.

Texto por Renata Lopes