Indice do post
ToggleFotos: Prensa 420
Nesta semana, o Growroom publicou dicas para iniciar o seu cultivo caseiro. Se você já conseguiu identificar e providenciar o local ideal para o seu cultivo, é hora de começar a considerar a escolha das sementes que irá cultivar. Você não deve escolher somente a espécie que quer, mas deve também considerar se a melhor opção para o cultivo é a partir de sementes ou clones. É importante observar que, a partir da genética , o ambiente de cultivo pode ter uma forte influência sobre os traços físicos da planta. Portanto, ambientes de cultivos diferentes podem (e irão) produzir resultados diferentes.
Cultivando um clone x cultivando a semente
Em áreas onde o cultivo é permitido, você pode obter suas mudas ou clones facilmente. Porém, a seleção quase sempre oferece uma gama estreita de escolha em seus efeitos medicinais. Por exemplo, existem muitos tipos diferentes de “Kush” que possuem efeitos extremamente similares. Entretanto, existem benefícios no cultivar a partir de clones saudáveis e livres de insetos. Eles incluem:
- Sexo conhecido (fêmea) – isso irá gerar buds carregados de resina, e não de pólen. Também significa uma chance menor de semeadura acidental em seu jardim;
- As plantas estão quase sempre disponíveis depois da colheita se você quiser começar outra safra. Não é necessário manter as áreas de cultivo como um berçário para produzir enxertos;
- A fonte do clone deve ser capaz de fornecer informações de cultivo valiosas. Claro, isso só é realidade quando você trabalha com uma fonte de sementes confiável;
- Hábitos de crescimento e época de colheita serão os mesmos para cada planta do mesmo clone – isso possibilita um ciclo de cultivo uniforme em todo seu jardim.
Além dos clones, você tem a opção de começar a partir de sementes, que lhe dão uma gama de possibilidades de escolha muito mais ampla. A seleção de sementes pode ser vasta, com um número cada vez maior de criadores, bancos e grupos de sementes da canábis. Você deve acrescentar dez dias ou mais ao calendário de cultivo para a germinação e transformação das sementes em brotos. Porém, existem algumas vantagens importantes em começar com sementes. Algumas delas incluem:
- Começar livre de problemas, com muito vigor – nenhum inseto ou doenças são carregados nas sementes. Cultivadores experientes sabem o quanto isso é importante para o sucesso do cultivo;
- Híbridos F1 (primeira geração de cruzamento) podem demonstrar um fenômeno natural conhecido como “vigor do híbrido”. A descendência mostra o melhor de ambas as seleções parentais em cruzamentos híbridos comprovados;
- A planta da canábis começa seu desenvolvimento das sementes para as raízes, os clones não. Uma raiz ancora as plantas de forma mais firme, e pode ajudar a prevenir que uma planta de tamanho médio a largo fique com muito peso no topo e acabe prejudicada pelo vento;
- Você pode cultivar novas plantas quando precisar, já que as sementes podem ser armazenadas. Usando cercado, sementes feminizadas com sementes regulares podem garantir 100% de plantas femininas que crescem e terminam quase iguais de tempos em tempos.
Dica: Sementes regulares permitem que você selecione características específicas, notadas a partir do cruzamento de plantas parentais. Entretanto, você vai ter que tirar alguns machos do jardim para produzir buds sem sementes.
Escolhendo a espécie certa de canábis para suas necessidades e espaço
Se você tem pouco espaço para cultivar, selecionar uma planta que cresça razoavelmente, e ao mesmo tempo tenha as qualidades que você almeja, deve estar no topo de sua lista de prioridades. Linhagens de Indica pura, assim como muitos “Afghani”, tendem a ficar próximos ao chão, com efeitos típicos mais físicos.
Plantas da linhagem das Sativas (como as variedades “Haze” ou “Thai”), podem ficar enormes rapidamente, fazendo com que o espaço entre as áreas de buds seja grande em comparação com as Indicas. Muita luz incide sobre a planta, fazendo com que você tenha menos trabalho de corte no momento da colheita, que pode ter alto rendimento. Se o espaço for pequeno, é melhor evitar sementes de Sativa na sua escolha. A solução típica para a maioria dos cultivadores é o cultivo de híbridos – que cruzam e balanceiam as características desejadas das strains Indica e Sativa. Alguns híbridos têm se tornado bastante populares nos últimos anos como “Skunk#1“, “Platinum Cookies” e “Grand Daddy Purple”.
É recomendado que você dedique a primeira poda para selecionar uma planta-mãe para clonar a partir de sementes. Algumas cruzas podem ser mais estáveis que outras com sementes, e uma grande variedade pode significar também uma ampla gama de opções que você pode fazer para alcançar as características que deseja (efeitos, rendimento, hábitos de crescimento). Uma vez que a seleção for feita, você terá sua própria espécie por quanto tempo manter a planta-mãe. Contudo, alguns pacientes necessitam de resultados mais consistentes ou imediatos. Nesse caso, clones ou sementes feminizadas são uma escolha certeira, já que elas vêm de fontes confiáveis. A partir daí, os produtores podem ir diretamente para a produção de buds e conferir se as plantas realizam o previsto nos termos de tamanho, hábitos de cultivo e qualidades de colheita. Considere cuidadosamente suas necessidades e sua realidade para fazer a escolha de sementes. Se você fizer isso, passará mais tempo relaxando e aproveitando o alívio de seu cultivo medicinal, ao invés de viver lutando para fazer a planta se encaixar à sua realidade.
Mais informações sobre cultivo você encontra no nosso fórum do Growroom