O surfista australiano Mark Richards ganhou o Campeonato Mundial de Surf de 2011, mas de acordo com a Associação Internacional de Surf, a ISA, o exame antidoping constatou THC em seu corpo. O surfista foi forçado a devolver suas medalhas mais de dois anos depois de ganha-las.
Richards é o primeiro surfista com uma medalha de ouro que tem resultado positivo para THC sob o sistema ISA (International Surfing Association) que, supostamente, está em vigor desde 1992. O surfista disse que sabia que ele iria passar no teste antidoping após a competição e disse que ficou surpreso ao descobrir que o resultado foi positivo. Mark admite que fumou maconha no passado, mas diz que o teste detectou resíduos da substância, já que ele afirma não ter fumado antes da competição
O ISA decidiu tornar público o resultado do teste dois anos depois de feito e nove meses após o surfista ter devolvido suas medalhas. Por essa razão, ele se sente perseguido pela associação. “Não acho que eu tenha feito algo errado, porque não era para melhorar o desempenho. Eu não obter qualquer benefício com isso. Sinto que estou sendo perseguido por nada”., afirma. “É um golpe que surgiu agora, depois de tanto tempo . Tenho vivido uma montanha-russa emocional. Isso aconteceu há dois anos e terminou há nove meses, eu só quero acabar com com isso”.
A Associação Mundial Antidoping, que rege as políticas de teste do ISA, aumentou recentemente o nível de THC permitido a um atleta para 150 nanogramas por mililitro de sangue. Tendo em mente que THC o inativo, significa que os atletas profissionais com baixo teor de gordura corporal podem fumar mais ou menos até a semana do evento e ainda estar dentro de níveis aceitáveis. De acordo com as novas regras, não se pode dizer com certeza se Richardson teria falhado no teste.
Alguns estão até perguntando se o teste de drogas está sendo muito restrito. A lenda do surf Kelly Slater diz que só foi testado uma vez em 2012.
Além da medalha destituída, Richards e sua equipe foram proibidos de competir por três meses. Com o título de Richards desconsiderado, o porto-riquenho Carlos Cabrero é o campeão de 2011.